quinta-feira, 2 de outubro de 2008

AROUCA -COMPLEXO DESPORTIVO PROMOVE MEGA AULA GRATUITA DE FITCOMBAT

No próximo sábado, dia 4 de Outubro, a partir das 17 horas, o Complexo Desportivo Municipal vai promover uma mega aula gratuita de uma nova modalidade: Fitcombat. Esta aula gratuita é aberta a maiores de 14 anos, sendo necessário uma inscrição prévia, que pode ser feita através do telefone 256 949 276. A aula decorrerá nas instalações do Complexo Desportivo.
O Fitcombat é uma variante da cardio, ferozmente energética, que combina disciplinas de auto-defesa como o karaté, kickboxing, tai chi e muay thai, acompanhada de música intensa.
GICMA

Vereadores Socialistas pedem agendamento de 3 Pontos para Reunião do Executivo Municipal

Segundo o site do PS de Castelo de Paiva, dá a conhecer que os Vereadores do Partido Socialista deram entrada de um Requerimento, dirigido ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, a solicitar o agendamento de 3 Pontos na Agenda de Trabalhos para a reunião do Executivo Municipal da próxima Quarta-feira, dia 8, a saber:



Ontem, os Vereadores do Partido Socialista deram entrada de um Requerimento, dirigido ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, a solicitar o agendamento de 3 Pontos na Agenda de Trabalhos para a reunião do Executivo Municipal da próxima Quarta-feira, dia 8, a saber:
Análise da actuação pessoal do Senhor Presidente da Câmara na última Assembleia Municipal de C. Paiva (de 26/09/2008);
Obras Municipais/Apoio e colaboração da Câmara Municipal com as Juntas de Freguesia;
Homenagem / À Academia de Música pelos seus 20 anos de relevante actividade, na pessoa do seu Director Pedagógico, Prof. Agostinho Vieira.
P`lo Gab de Imprensa do PS Castelo de Paiva.
Castelo de Paiva, 02 de Outubro de 2008.

Jovem de Pedorido foi agredido brutalmente junto da discoteca Autarquia

Tudo aconteceu na madrugada do dia 28 de Setembro junto à discoteca autarquia em Castelo de Paiva.
Passava pouco das 4 horas da madrugada quando Hugo Ricardo de 22 anos de idade, natural de Pedorido, foi abordado por dois indivíduos naturais do lugar de Oliveira do Arda (Raiva). Estes ao chegarem perto de Hugo, insultaram-no e ameaçaram-no.
Hugo Ricardo, com medo das ameaças dirigiu-se para o interior da sua viatura ignorando os agressores, atitude que enraiveceu os indivíduos.
Hugo é surpreendido com a entrada de um dos individuos ao entrar dentro da sua viatura e acaba por ser agredido barbaramente enquanto um segundo tenta estroncar a porta do lado oposto pontapeando a viatura .
Hugo Ricardo, desconhece o motivo de tais agressões. Assistido no centro de saúde de Castelo de Paiva e posteriormente no Hospital de Penafiel, Hugo encontra-se de baixa médica daí a justificação da forma brutal das agressões, apresentando varias escoriações faciais como também lesões da zona lombar com alguma gravidade o que o impossibilita de retomar a sua actividade profissional.
O caso foi denunciado à G.N.R de Castelo de Paiva.
Por António Pinto

No Parque da Cidade os mais pequenos participam na Festa das Vindimas

A Câmara Municipal de Paredes vai voltar a despertar uma das tradições mais emblemáticas do concelho junto dos mais jovens. Com o intuito de renovar e manter a expressão e o simbolismo das vindimas em Paredes, as crianças dos jardins-de-infância da Estrebuela e da Misericórdia vão participar na vindima, que terá lugar no Parque da Cidade de Paredes, amanhã, 3 de Outubro, a partir das 10h00. Será proporcionado um ambiente de festa onde a autarquia pretende transmitir aos mais novos a riqueza e a importância dos trabalhos da vindima e, ao mesmo tempo, incutir o espírito de trabalho em grupo e a valorização dos produtos locais. Refira-se que a Festa das Vindimas no Parque da Cidade constitui um espaço pedagógico privilegiado para o encontro e confraternização entre gerações, dando a conhecer a principal actividade desta estação do ano e promovendo o gosto e a valorização de uma actividade tradicional.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Nota de Imprensa

Mais de mil atletas envolvidos na iniciativa
Câmara Municipal de Castelo de Paiva promove cerimónia de encerramento dos XXII Jogos Desportivos

Conforme foi anunciado em recente Conselho Municipal do Desporto, Cultura e Juventude, a CM de Castelo de Paiva vai realizar no próximo Domingo, dia 5 de Outubro, pelas17.30 h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega dos prémios dos XXII Jogos Desportivos / 2008. No acto, para além do presidente Paulo Teixeira e do Vereador do Desporto e Cultura, Manuel Rocha, vão marcar presença atletas e dirigentes das diversas colectividades envolvidas neste evento municipal que, durante mais de cinco meses, decorreu, por todo o concelho, num ambiente fraternal, pleno de confraternização.Evidenciando a importância da iniciativa, o edil paivense continua a considerar o evento, como um forte incentivo para dinamizar e reforçar a vida associativa e, ao mesmo tempo, fortalecer a prática desportiva, numa terra onde, recentemente, a edilidade tem apostado forte para criar as melhores condições para que todos, sem excepção, possam praticar desporto e ter uma vida mais saudável.Recorde-se que a iniciativa “ Jogos Desportivos de Castelo de Paiva “ traduz o gesto e a vontade de um grupo de dedicados paivenses que, há 22 anos atrás, criaram este evento desportivo e cultural que tem sido, ao longo dos anos, a referência e a grande festa desportiva da família paivense.No total, foram mais de mil atletas envolvidos, numa iniciativa que se renova todos os anos e que é orientada para incentivar e promover a prática desportiva no concelho, bem como para fomentar o espírito de amizade e de confraternização entre todos os participantes, todos eles oriundos das nove freguesias do município paivense.


GIRP/COliveira

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Paulo Teixeira deixa cair a "máscara"!


Na última Sexta-feira, em plena Assembleia Municipal, Paulo Teixeira, talvez convencido de que "é dono" da Câmara Municipal, resolveu criar, bem à sua maneira, um episódio absolutamente condenável. Parece haver um calendário concertado de insultos com o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, que insultou, recentemente, o Presidente da Concelhia do PS, Gonçalo Rocha, chamando-lhe "porco". Desta vez, Paulo Teixeira, de forma provocatória e reiterada, ameaçou e insultou de “parasita” e de "cobarde" o Deputado Municipal do Partido Socialista, Gouveia Coelho que, indiscutivelmente, pelo seu empenho e paixão na defesa do concelho, merece, no mínimo, respeito.Paulo Teixeira chegou ao cúmulo de pretender expulsá-lo do Salão Nobre, insinuando que ele deveria abandonar o Concelho. Uma cena insólita, triste e vergonhosa, a fazer lembrar regimes de países de terceiro Mundo, que à falta de argumentos, o insulto e, quase, a agressão física são os que mais ordenam. Este tipo de comportamento, de conflito, de intriga, de insulto e de desrespeito pelos direitos e dignidade da oposição, tem vindo a ser, de forma reiterada, praticado pelo Sr. Presidente da Câmara. A sua prepotência, arrogância e a vontade de afastar tudo o que "mexe" já não têm limites para Paulo Teixeira. Vive, talvez, na ilusão de exercer o cargo sem oposição e quando alguém "levanta a voz" em nome da verdade, ele fala em: "expulsar" do Concelho. Na última Assembleia, com os seus habituais caprichos de falta de educação cívica, resolveu chamar também de "parasitas" a todos os paivenses que não se identificam com ele. Enfim, Paulo Teixeira no seu pior, copiando cenas do mesmo género de um bem conhecido companheiro madeirense! Paulo Teixeira não está bem!Os gravíssimos erros de gestão acumulados, o estado ruinoso das contas municipais, os seus problemas com a justiça, as suas condições emocionais bloqueiam as possibilidades de permanência no cargo. Mas, os paivenses não têm culpa.Todos os paivenses de bom senso, com ou sem filiação ou simpatias partidárias, não aceitam estes comportamentos de má educação, abusos de poder, arrogância e maus exemplos.É tempo de acabar com comportamentos que lembram o tempo dos “Coronéis”. Isto não é um quintal de 2 ou 3. É uma terra de gente séria, respeitadora e boa!Os paivenses, na sua esmagadora maioria, não querem gente prepotente a representá-los.Isto tem que dar uma grande volta, merecemos respeito e exigimos educação e civilidade.

Partido Socialista de Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, 30 de Setembro de 2008

Nota de Imprensa


No Jardim do Arda em Pedorido

CM de Castelo de Paiva promove II Paiva Rock 2008


Dando continuidade a uma iniciativa de sucesso, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover, no próximo Sábado, 4 de Outubro, a segunda edição do Paiva Rock. Trata-se de um evento musical, que congrega as principais bandas rock existentes no concelho, e que terá lugar a partir das 21h30 horas, no cenário do Jardim do Arda, na freguesia de Pedorido.A entrada é livre e pelo palco vão passar os grupos Vanguarda, Khalifa, Black Swan e Locked Minds. Para o presidente Paulo Teixeira, que recorda a adesão que o espectáculo teve ano transacto, é importante levar este tipo de iniciativas a outros pontos do concelho, daí a descentralização assumida pela autarquia, procurando contemplar outros locais e outras freguesias, com eventos de grande interesse e impacto cultural.

GIRP/COliveira

De 4 a 12 de Outubro - Paredes Rota dos Móveis na Intercasa 2008

A Rota dos Móveis vai marcar presença, mais uma vez, na Intercasa - Salão Internacional de Mobiliário, Decoração e Iluminação, que decorrerá de 4 a 12 de Outubro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.
No total estarão naquele certame cerca de 16 marcas do concelho de Paredes. O Espaço “Paredes - Rota dos Móveis” ocupará uma área de cerca de três mil metros quadrados e contará com a exposição da Cadeira Parade 08.
Recorde-se que a Intercasa é um certame anual que divulga os mais recentes lançamentos, ao nível do design e tecnologia, para o lar.
Posicionada no mercado de forma a responder às constantes mutações do sector, esta feira aposta na oferta de produtos de toda a fileira da casa e da decoração, que se revelem diferenciadores, competitivos e imbuídos de valor acrescentado.
No decorrer da edição deste ano serão desenvolvidas diversas actividades que visam apresentar peças portuguesas que se distingam pelo design.
Recorde-se que, à semelhança da Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis, com esta iniciativa o Município apostará fortemente, mais uma vez, na promoção e divulgação do mobiliário e design das empresas da Rota dos Móveis e apoiará os empresários paredenses.
Relembre-se que o concelho de Paredes é responsável por 65% da produção de mobiliário em Portugal.

Exposição "Faces da Ciência"

A Câmara Municipal de Paredes está a promover, desde o passado dia 20 de Setembro, em parceria com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, uma exposição intitulada “Faces da Ciência”, na Casa da Cultura de Paredes. Faces da Ciência é uma exposição que decorrerá até 31 de Outubro e foi pensada com o propósito de despertar a atenção do público para os grandes cientistas da história mundial – qual o seu contributo para a construção das sociedades modernas em áreas tão relevantes como a saúde, a indústria e a economia.Desde respostas dadas em euros (procurando quantificar um valor), a equipamentos que não se dispensam no dia-a-dia, passando por processos que suportam a vida das cidades. Através de todas estas respostas a exposição procurará, de uma forma original, mostrar aos cidadãos como é que estes homens influenciaram o nosso percurso. A exposição tem uma linguagem dupla, para adultos e para crianças: Para os adultos:5 volumes em paralelepípedo, com informação e fotografias dos cientistas em destaque, dispostos num circuito contínuo. Para os mais novos:Painéis em formato de estrela com ilustrações e informação dedicada a miúdos dos 8 aos 12.Um pequeno guia distribuído no início da exposição permitirá criar interactividade entre os mais novos e a exposição, com perguntas de descoberta e pequenos jogos. A exposição do projecto Sentidos da Ciência tem como principais objectivos: divulgar a Ciência através da vida e obra de grandes cientistas, recordar que por trás de qualquer nova tecnologia há um importante avanço científico e contribuir para a literacia científica. A autarquia disponibiliza um autocarro, todas as quartas-feiras da parte de tarde, para as escolas que queiram visitar esta exposição.
GICMP

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nota de Imprensa

Paulo Teixeira enalteceu a importância das parcerias com as IPSS
Rede Social de Castelo de Paiva promoveu II Feira Social
Vereador Manuel Rocha fez balanço positivo da iniciativa











Com o objectivo de divulgar a oferta social no concelho e os seus mecanismos de intervenção social, assim como divulgar a actividade dos parceiros da Rede Social, os equipamentos e acessórios para esta área social, realizou-se no passado fim de semana, na vila de Castelo de Paiva, a segunda edição da Feira Social 2008, um evento promovido pelo gabinete local da Rede Social e que contou com a colaboração das IPSS locais, dos parceiros da Rede e de várias empresas do concelho. Na cerimónia de abertura, que antecedeu a realização do seminário “ A saúde à sua mesa “, Manuel Rocha, vereador do Pelouro da Acção Social e presidente do Conselho Local da Acção Social – CLAS, falou na importância do evento e na dinâmica que tem sido criada na vertente social, possibilitando que Castelo de Paiva seja uma terra mais justa e solidária, onde o apoio à infância e à terceira idade são obrigações assumidas com grande dedicação. O vereador paivense, não deixou de aproveitar a oportunidade para manifestar o seu desagrado, tendo em conta que o reordenamento da rede escolar exige outras solicitações em matéria de transporte e refeições escolares e a autarquia continuar sem receber as devidas e justas comparticipações, obrigando a uma maior esforço financeiro, daí também enaltecer o papel das IPSS nas parcerias acordadas com a edilidade na prestação de alguns serviços ao nível do ensino básico.Já o presidente da CM de Castelo de Paiva congratulou-se com mais esta louvável iniciativa da Rede Social, enaltecendo as parcerias que têm sido desenvolvidas e o trabalho realizado em prol do concelho, com projectos de grande alcance social e de muito interesse no seio da comunidade local.Paulo Teixeira manifestou-se satisfeito pela conjugação de esforços entre todas as entidades, na resolução dos muitos problemas que ainda existem no concelho, ao nível da exclusão social, do apoio aos mais desfavorecidos, da violência doméstica e da protecção de menores.Realçando estes contributos para uma sociedade mais justa, harmoniosa e solidária, o edil paivense considerou que este tipo de iniciativa consegue envolver as pessoas no seu próprio meio, possibilitando a oportunidade de dar a conhecer as acções e o trabalho que vem sendo realizado, assim como promover um convívio salutar entre todos, ao mesmo tempo, fazendo um diagnóstico das necessidades que, na área social, ainda são evidentes e que interessa continua a trabalhar. O autarca agradeceu ás instituições que continuam a colaborar e a apoiar activamente a Rede Social, e não deixou de evidenciar a dinâmica das IPSS, referindo-se à colaboração activa ao nível das AEC’s – Actividades de Enriquecimento Curricular e de outras actividades, destacando também o papel do voluntariado no sucesso destas instituições que trabalham com grande dedicação e empenhamento valorizando a componente social da comunidade.Seguiu-se o seminário “ A saúde à sua mesa “ com intervenções de Odete Pinho, directora do Centro de Saúde local, que falou de obesidade e os seus riscos, das necessidades calóricas e das doenças e alimentos, assim como da hipertensão, das doenças cardiovasculares e do colesterol e dos factores de risco, e da nutricionista Sofia Sousa, que abordou a importância da culinária na saúde e os segredos para uma alimentação mais saudável e equilibrada, deixando uma série de conselhos úteis para reduzir o consumo de gorduras e melhorando os valores nutricionais.O primeiro dia da Feira Social completou-se com uma Noite Cultural no Auditório Municipal, com a participação da Tuna Académica da Escola Superior de Educação do Porto e actuação do Grupo de Teatro Disparates.O dia de Sábado foi dedicado ao “ Social em acção…” com a exposição a decorrer no espaço do Pavilhão Gimnodesportivo, relativa à participação das entidades parceiras e dos projectos de intervenção social, assim como as empresas de ajudas técnicas.Durante o dia houve aulas de aeróbica e quermesse social, bem como actividades para idosos e crianças, desfile de moda, atelier de pintura, rastreios de saúde e avaliação nutricional, teatro, bem como a participação da Associação RETO, com uma unidade móvel de aconselhamento na área das dependências e do CAD de Aveiro com campanha de prevenção do HIV/Sida. À noite a Feira Social encerrou com um espectáculo com “Tino de Rans” e animação com grupos locais.No Domingo, dedicado ao Dia Mundial do Coração, a iniciativa manteve as mesmas actividades, complementada com um baile durante a tarde e um convívio inter - parceiros da Rede Social com a partilha de um bolo gigante, confeccionado pela Oficina de Gastronomia do Projecto Incluir, do Centro Social de Sardoura.Durante os três dias do programa, a Rede Social, entidade promotora deste evento, promoveu uma recolha para o Banco Alimentar Concelhio, contando com a colaboração dos supermercados Douro, Lidl e Mini-Preço.No final, o Vereador Manuel Rocha fez um balanço muito positivo desta jornada social, agradeceu o envolvimento de todos os parceiros e a colaboração das diversas entidades, manifestando a vontade da Rede Social de Castelo de Paiva continuar com este evento, talvez numa data menos coincidente com este período das colheitas e das vindimas.




GIRP/COliveira

Antiga casa de Serpa Pinto cedida para construção de Museu, Restaurante e Hotel

A Quinta do Paço da Serrana, outrora residência de Serpa Pinto, vai acolher um museu, um restaurante e um hotel. Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto (1846-1900), celebrizado como explorador de África, nasceu na freguesia de Tendais (Cinfães) e residiu no Paço da Serrana, na freguesia de Oliveira do Douro.
A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou hoje, dia 29, contrato de comodato com a empresa Filtrimix – Unipessoal, Lda., para a cedência da Quinta, propriedade do Município.
Depois de assinado o contrato de empréstimo gratuito por 60 anos, a empresa compromete-se a executar e a explorar, para fins turísticos e culturais, a antiga casa de Serpa Pinto, “hoje em ruínas, fazendo dela a Casa Serpa Pinto” (espaço museológico); a antiga adega de pedra, “transformando-a num restaurante”; e assume ainda a responsabilidade de “construção de uma unidade hoteleira (Hotel/SPA), com 20 quartos”.
GICMC

Investimentos de 842 mil euros em 16 km de troços rodoviários

A Câmara Municipal de Cinfães anuncia a conclusão das obras de requalificação e beneficiação das estradas de Rebolfe a Chã (freguesia de Ferreiros de Tendais); do acesso à Boavista, em Oliveira do Douro; Pias – Souto do Rio – Bouça (Cinfães); e Vilar de Arca – Santo António (Santiago de Piães). Foram intervencionados mais de 9 km, num valor total de 453.351.25 euros.
Além destas vias, que visam melhor acessibilidade às populações servidas, em comodidade e segurança, estão em fase de conclusão as ligações das estradas de Moimenta-Tarouquela (3,250 km) e de Macieira (Fornelos) – Passantes (3,580 km), na freguesia de Nespereira. O investimento total é de 388.703.63 euros
Em fase de concurso, encontram-se as estradas de Sequeiro Longo – Sande (Cinfães) e de Choupo – Almas, na freguesia de Espadanedo, e o acesso a Figueiredo (Moimenta). As obras deverão ter início ainda durante 2008.
GAP

Sessão de divulgação do programa PROVERE na Casa da Cultura de Cinfães

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) vai promover uma sessão de divulgação do Programa de Valorização de Recursos Endógenos (PROVERE), na próxima segunda-feira, dia 6 de Outubro, na Casa da Cultura de Cinfães.
A sessão de divulgação visa potenciar iniciativas dos agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial que visem dar valor económico a recursos naturais, património histórico e saberes tradicionais.
A iniciativa está marcada para as 14h30.

Câmara Municipal de Paredes celebra Dia do Idoso

A Câmara Municipal de Paredes vai assinalar o Dia do Idoso no próximo dia 1 de Outubro, em Rebordosa. A iniciava do Pelouro de Desporto pretende juntar cerca de uma centena de idosos que frequentam as piscinas municipais e utentes da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa. Quanto ao Programa aás 9h00 haverá Recepção na Piscina Municipal de Rebordosa. seguindo-se uma aula de hidroginástica. Por volta das 10h30 segue-se Aula de ginástica (Praça da Comunidade/Pavilhão Gimnodesportivo Manuel Moreira Neto). seguindo-se ao final da manhã um lanche convívio. Da parte da tarde os mais idosos vão poder participar em jogos de cartas, dominó e boccia. Ainda antes de terminar este dia dedicado ao idoso a organização agendou uma outra aula de ginástica Aula de Ginástica para a Praça da Comunidade/Pavilhão Gimnodesportivo Manuel Moreira Neto. O dia termina com um Lanche Convívio /Baile .

Santo Agostinho salva a honra….




O Paivense, recebeu e venceu o Estarreja por duas bolas a uma, num jogo a contar para a 3ª Jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A.F.Aveiro. A historia deste encontro fica marcada pelas 4 expulsões (duas para cada lado) e também pelos dois golos apontados pelo lateral esquerdo Agostinho.
A equipa orientada por Vítor Vasconcelos, saiu para o intervalo a vencer mas também reduzida a dez jogadores devido á expulsão do central Jorge.
Tarefa complicada para a equipa de Castelo de Paiva, que a jogar com menos uma unidade, viu-se obrigada a recuar. Com isto o Estarreja tomou conta dos cordelinhos e numa mão muito duvidosa dentro da área de rigor levou a André Portal (árbitro) a assinalar a marca de grande penalidade. O Estarreja chegava assim á igualdade. Vítor Vasconcelos, arrisca tudo e coloca Zé Manel, no lugar de João Carlos. O Paivense ganha mais frescura no ataque e o ex jogador do Fornelos bem poderia ter marcado pelo menos por duas vezes. E como até á lavagem dos cestos é vindima, o Paivense através de Agostinho chega á vitória final no cruzamento da dirieita e na qual o lateral do paivense foi mais rápidos que os defensiores adversários fazendo assim o golo da vitoria quiando os adeptos já não acreditavam. Vitória justa do Paivense.
Arbitragem irregular.
Após a 3ª Jornda, Paivense é 5º classificado com 6 pontos os mesmos que Paços de Brandão e Pessegueirense.





domingo, 28 de setembro de 2008

Dia Internacional do Idoso assinalado com conferência e actividades recreativas

O Dia Internacional do Idoso vai ser assinalado pela Câmara Municipal de Cinfães com a realização de uma conferência e de actividades recreativas, na próxima quarta-feira, dia 1 de Outubro.
A conferência, sobre “Certificação da Qualidade nas IPSS”, decorrerá a partir das 9h30, na Casa da Cultura de Cinfães, com os técnicos da Segurança Social Rui Pina e Teresa Soares. Da parte da tarde, pelas 14h00, irão realizar-se as actividades recreativas, no Largo da Malhada, em Tendais. Estão previstos Torneio de Jogos Tradicionais, Cantares Populares e lanche com bolo comemorativo do Dia Internacional do Idoso.
A participação nas actividades recreativas está limitada aos utentes das Instituições de Solidariedade Social do concelho de Cinfães.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva