quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo de 2010

Nota de imprensa

Educação e Acção Social são prioridade - Assembleia aprova orçamento de 29 milhões


A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou, ontem, o Orçamento e o Plano de Actividades para 2010. Os documentos foram aprovados por maioria, com 6 abstenções dos deputados eleitos pelo PSD. A Educação e a Acção Social são as principais apostas para o próximo ano. Pereira Pinto, autarca cinfanense, defende que o Orçamento e Plano de Actividades assumem de forma clara, a responsabilidade na definição e preparação do futuro do concelho, garantindo rigor e estabilidade. Os documentos prosseguem as premissas estabelecidas em anos anteriores: continuar a estratégia de rigor, contenção da despesa e redução de endividamento; manter as prioridades claramente definidas, a Educação e Acção Social, e criar condições para a realização dos projectos municipais tirando o máximo benefício das oportunidades de co-financiamento estabelecidas pelo QREN e comparticipações do Orçamento do Estado.Segundo o presidente do município de Cinfães, o Orçamento agora aprovado e que totaliza uma verba que ronda os 29 milhões de euros, pretende dar continuidade às obras e projectos em fase de execução, indo de encontro às necessidades da população e autarcas das respectivas freguesias. Funções Sociais no topo das prioridades Os documentos têm na Educação e Acção Social as áreas prioritárias de intervenção. De referir que, na Educação, foi desenvolvido, nos últimos anos, um vasto conjunto de acções, nomeadamente, a construção de novos equipamentos, bem como a requalificação dos existentes, também a implementação do programa de actividades de enriquecimento curricular, prolongamento de horários, generalização do serviço de refeições escolares a todas as escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, o Orçamento e Plano para 2010 reflectem a necessidade de reforçar o investimento realizado e desenvolver uma acção concertada assente nos seguintes objectivos estratégicos: promover o aumento da qualidade educativa concelhia, articular políticas de educação e formação, racionalizar e redimensionar o parque escolar de acordo com as propostas na Carta Educativa.Relativamente ao sector da Acção Social, outra área que tem estado no topo das prioridades do município, para 2010 prevê-se a continuidade dessa aposta, nomeadamente, no apoio aos novos equipamentos bem como aqueles em fase de construção. Está também previsto o apoio para a execução de algumas acessibilidades a esses mesmos equipamentos, como por exemplo ao Lar Residencial da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo.
G.A.P.
Câmara Municipal de Cinfães

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, reune pela última vez no ano de 2009

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, reúne pela última vez este anos.

Oiça aqui parte desta assembleia muito concorrida em termos de público. Devido a um problema aúdio pedimos desde já desculpas pela qualidade de som apresentado.



1ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09




2ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09




3ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09





4ª Parte da Assembleia Municipal Castelo de Paiva 30 Dez 09


terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Desemprego diminuiu pela primeira vez este ano em Aveiro

Aveiro, 29 Dez (Lusa) - O desemprego no distrito de Aveiro diminuiu pela primeira vez este ano, segundo a União de Sindicatos de Aveiro (USA), que desvaloriza esta diminuição, considerando que se trata de uma "redução manipulada".

Segundo a USA, que cita dados do Instituto de Emprego de Formação profissional (IEFP), em Novembro passado havia 37843 pessoas inscritas nos centros de emprego do distrito, menos 260 que no mês anterior, o que representa uma diminuição de 0,68 por cento.

No entanto, esta estrutura sindical afecta à CGTP/IN realça que o número de desempregados registados só não é maior porque o IEFP "tem vindo a fazer uma limpeza sistemática dos ficheiros".

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Almeida, coordenador da USA disse que "nos primeiros nove meses deste ano, essa limpeza totalizou no distrito 22412 desempregados registados, e só no mês de Setembro, foram retirados dos ficheiros 3573 desempregados".

"Se considerarmos que metade dos desempregados anulados dos ficheiros estão correctos, então estaremos a falar de um número de desempregados real que ronda os 50 mil", adiantou o mesmo responsável, que perspectiva que, no próximo ano, o desemprego no distrito vai continuar a aumentar.

"No distrito vivemos e trabalhamos sobretudo para o mercado interno que para se desenvolver implica poder de compra das populações, nomeadamente dos trabalhadores e reformados. Ora, havendo um ataque à negociação da melhoria dos salários e aumentos das pensões de 1,2 por cento não é por aqui que dinamizamos o mercado interno", concluiu.

Joaquim Almeida recorda, por outro lado, o clima de incerteza que se vive nas empresas de calçado Rohde e Investvar (que utiliza a marca Aerosoles), que representam cerca de 1600 trabalhadores.

O número de desempregados registados em Novembro no distrito de Aveiro representa 10,22 por cento da população activa do distrito.

Em termos de variação mensal o desemprego registado desceu ligeiramente em 11 dos 19 concelhos do distrito (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Mealhada, Oliveira do Bairro, Ovar, São João da Madeira, Sever do Vouga e Vagos).

As mulheres continuam a ser as mais afectadas, estando inscritas no mês de Novembro 21596 desempregadas, correspondendo a 57,06 por cento do desemprego no distrito.

Ao nível etário a falta de trabalho atinge principalmente a faixa etária dos 35 aos 54 anos, com 16746 desempregados, o que corresponde a 44,25 por cento do desemprego registado no distrito, mas o desemprego de jovens com idade inferior a 35 anos é já de 37,57 por cento, estando inscritos 14219 jovens.

Aveiro, continua a ser o quinto distrito com mais desemprego registado.


Tribunal de Aveiro analisa hoje novo pedido de falência da Aerosoles

O Tribunal de Aveiro começou hoje a analisar o pedido de insolvência do grupo norte-americano Aerogroup Internacional sobre a Investvar. A empresa que ainda utiliza a marca Aerosoles considera, no entanto, que não existe fundamento para este processo.

O "Diário Económico" refere que o pedido do grupo norte-americano vai começar a ser analisado hoje pelo Tribunal de Aveiro, recordando que em causa estão 1,5 milhões de euros de dívida da empresa portuguesa junto do grupo americano, a qual reporta à falta de pagamento de “royalties”.

Já a Investvar, empresa que detém a marca Aerosoles até final de Fevereiro de 2010, disse ontem desconhecer a existência de qualquer pedido de insolvência intentado pela Aerogroup Internacional, proprietária da marca Aerosoles, considerando "não existir fundamento para tal processo de insolvência". Na passada quinta-feira,

"A administração do grupo Investvar considera não existir fundamento para tal processo de insolvência (caso ele efectivamente exista)", disse a empresa em comunicado.

Como o Negócios tinha já avançado, o pedido de insolvência do Aerogroup, proprietário da marca de calçado Aerosoles, deu entrada na comarca do Baixo Vouga, em Aveiro, a 22 de Dezembro, depois de os italianos da Ka&Ka já terem feito o mesmo pedido há cerca de três meses por causa de uma dívida de 500 mil euros relativa a serviços de design.

Jornal de Negócios

Município adere ao programa “Fruta nas Escolas”

A autarquia de Cinfães aderiu ao projecto da Comissão Europeia “Fruta para as Escolas”. A candidatura apresentada ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas foi aprovada e aplica-se às escolas do 1º ciclo, onde serão distribuídas este ano lectivo, obrigatoriamente, maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates.

O Regime de Fruta Escolar, instituído no âmbito da União Europeia, consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas. O objectivo é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis, não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares.

As necessidades e produtos a disponibilizar serão avaliados anualmente. Este ano lectivo serão distribuídas maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates.

Além da distribuição de frutas e legumes, o programa exige aos Estados-membros a elaboração de estratégias que incluam iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares, designadamente, a organização de visitas a quintas, a mercados e a centrais hortofrutícolas, assim como fornecimento de sacos de sementes destinados à realização de sementeiras.

A entrega de materiais didácticos alusivos à temática, como livros, cadernos de actividades, jogos, DVD e CD-ROM, e a realização de actividades que contribuam para o enriquecimento da página electrónica do Regime de Fruta Escolar são outras das medidas propostas.

São ainda contempladas nestas medidas de acompanhamento a distribuição aos professores de livros e de material didáctico sobre hábitos de alimentação saudável e, ainda, iniciativas que visem potenciar o Regime de Fruta Escolar junto dos agregados familiares das crianças.

G.A.P.


Iniciativa insere-se no programa “Cinfães Natal” - Câmara promove Mês do Teatro

Janeiro será dedicado ao teatro.A Câmara Municipal de Cinfães preparou um programa destinado à população escolar, concretamente aos alunos do 1º ciclo. A programação arranca dia 7 de Janeiro e assenta em duas ideias-chave: a Escola vai ao Teatro e o Teatro vai à Escola. A iniciativa insere-se no programa “Cinfães Natal” e conta com a parceria do Teatro Regional da Serra do Montemuro.

O Mês do Teatro começa com uma ida à aldeia de Campo Benfeito, na freguesia de Gosende, em Castro Daire, onde está sedeado o Teatro Regional da Serra do Montemuro. Serão contempladas, no dia 7 de Janeiro, as escolas do 1º ciclo de Boassas, Oliveira, Vila Nova, Desamparados, Covelas, Ferreiros, Bustelo e Gralheira. Os alunos terão a oportunidade de assistir à peça “Mãos Grandes”, um espectáculo divertido e acessível, com uma forte vertente pedagógica.

Depois será a vez de o Teatro vir à escola no dia 27 também com a exibição da peça “Mãos Grandes”. Assim, às 10h a companhia Teatro Regional da Serra do Montemuro deslocar-se-á ao Centro Escolar de Fonte Coberta e da parte da tarde, às 14h30, irá passar pelo Centro Escolar de Stº. António em Santiago de Piães.


“Mãos Grandes”


Trata-se de uma peça com personagens divertidas e coloridas de palmo e meio que dão vida a um espectáculo dirigido essencialmente para as crianças. Cada vez mais a nossa sociedade nos afasta de tradições e costumes, que um dia estiveram bem presentes em todas as aldeias do país. O moinho e o forno tornaram-se locais sem vida, sem cor, sem emoções. O Teatro Regional da Serra do Montemuro tenta renascer estes espaços e dar a conhecer aos mais pequeninos que o pão não vem das superfícies comerciais, que há todo um processo que vale a pena conhecer. O uso dos fantoches aproxima as crianças, estimula a sua curiosidade e atenção. As cores e os movimentos despertam a sua criatividade.



G.A.P.

Câmara Municipal de Cinfães


segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presépios enfeitam a vila de Nespereira


Informação institucional
A vila de Nespereira está a viver, este ano, a quadra natalícia com um espírito diferente. Respondendo ao repto lançado pelo presidente da Junta, Mário Leitão, a população construiu vários presépios pelos lugares da freguesia. Ao todo, são 10 os presépios que podem ser apreciados nos lugares de Ervilhais, Pindelo, santa Marinha, Lourosa, Paradela, Pereira, Feira, Vila Chã, vista Alegre e Feira Franca. Os presépios estarão expostos até ao dia de Reis.

Filipe Valente, foi reconduzido no cargo de presidente Centro Social de Real

Filipe Valente, venceu as eleições para  a presidência do Centro Social de Real com 134 votos, tendo-se registado 3 nulos e 2 votos em branco.




O fascínio das S.Silvestres


Há largos anos que os amantes da corrida prestam homenagem ao Papa Silvestre (pensamos que terá sido o fervor ao catolicismo que levou o primeiro organizador das corridas de fim de ano a denominá-las de corrida de S.Silvestre) falecido no último dia do ano. Nos dias de hoje há um vasto leque de provas deste género (em Castelo de Paiva já se realizaram duas 1984/1985), que se realizam antes e depois do último dia do ano, o que, quanto a nós retira o simbolismo a estes interessantes eventos.



Contudo, os milhares de atletas portugueses continuam a ocorrer às S.Silvestres, optando pela prova que mais apreciam. O Grupo Desportivo tem dado preferência à prova de Gaia. O percurso é belo, na zona ribeirinha, tendo só um senão para os atletas de Castelo de Paiva, o traçado é demasiado plano e com um traçado destes os beneficiados são os atletas rápidos, mas os atletas mais resistentes como os do Grupo Desportivo, também retiram benefícios de se confrontarem com atletas de velocidade.



Foram 6 os atletas de Castelo de Paiva, que ajudaram à festa, festa que reuniu 563 atletas classificados e 51 equipas completas. Obtendo o Grupo Desportivo o 10º lugar, o que para quem encara estas provas como de preparação... não está mal!



Resultados

 

Seniores Fem - 13ª Amélia Vieira

Seniores Masc - 21º Sérgio Azevedo/ 28º Vítor Barbosa

Vet +40 anos - 16º Carlos Silva/ 28º Alberto Silva

Vet +45anos - 21º Fernando Ramos

Colectivo - 10º GDCCP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva