sexta-feira, 23 de maio de 2008

Municípios são maus pagadores - Castelo de Paiva é um dos 11 municípios com informação em confirmação.

Paços de Ferreira é dos Municípios da região do Vale do Sousa que mais demora a pagar aos seus fornecedores.Em contrapartida, o município de Paredes é o mais célere nos pagamentos.
Segundo dados publicados na página da internet da Direcção Geral das Autarquias locais (www.dgaa.gov.pt) o município de Paços de Ferreira tem um prazo médio de pagamento (PMP), registado no fim do quarto trimestre de 2007, de 185 dias, isto é, superior a meio ano. Este valor é mais do dobro daquilo que os restantes municípios desta região praticam e é superior ao Prazo Médio de Pagamento ponderado pelo valor anual de aquisições de bens e serviços, dos municípios que forneceram dados (285), que é de 136 dias. As Fontes da Direcção Geral para a elaboração da referida lista do Prazo médio de Pagamento, divulgada a 30 de Abril de 2008, foram os próprios municípios que transmitiram os dados através das aplicações SIAL e SIPOCAL. Da região do Vale do Sousa, Castelo de Paiva é um dos 11 municípios com informação em confirmação. Penafiel está na lista dos 32 municípios com informação em falta. Mas a lista que divulga os prazos médios de pagamento dos municípios portugueses tem uma variação enorme: vai de um dia (em Pampilhosa da Serra) a 671, quase dois anos, em Oliveira de Azeméis. As principais cidades do país constam das listas sem dados: o Porto está na lista dos municípios com informação em confirmação e Lisboa e Braga também tinham informação em falta.As diferenças no pagamento aos fornecedores são grandes: Aveiro tem um PMP de 549 dias, Coimbra de 204 e Viana do castelo de 83 dias, por exemplo.Se alargarmos a análise ao Tâmega podemos verificar que Amarante tem PMP de 18 dias, o Marco de Canaveses 37 e Cinfães de 5 dias. Na Maia esse prazo chega aos 312, mas no Ave, Santo Tirso 90 d ias, Guimarães 55 e Famalicão 26.
In Imediato(Jornal Regional de Paços de Ferreira)

Marco Paulo, vai ser cabeça de cartaz nas festas Sanjoaninas de Castelo de Paiva



A edição deste ano das festas de S.João de Castelo de Paiva, vai ter como cabeça de cartaz o cantor Marco Paulo.
Marco Paulo, com um palmarés invejável tem mais de 70 discos publicados e muitos discos de platina. Quase todos os discos foram grandes sucessos. As canções com maior sucesso foram: "Eu Tenho Dois Amores", "Maravilhoso Coração".
Com mais de três milhões de discos vendidos, Marco Paulo é, a par de Amália Rodrigues, o campeão de vendas da história da indústria fonográfica portuguesa. É o detentor do maior número de discos de ouro e platina atribuídos a um só artista em Portugal. No total somam-se mais de 75 galardões.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Autarcas Socialistas de S.Martinho desafiam a Comitiva do PSD a ir ao Caminho das Curtinhas!


Informação institucional

Os Autarcas Socialistas de S. Martinho ao tomarem conhecimento da visita do PSD, no próximo Sábado, àquela freguesia, não poderiam ficar indiferentes a essa iniciativa e aproveitam para desafiar a Comitiva "Laranja" a visitar o Caminho das Curtinhas. Para os Socilistas, - que tanto têm reclamado junto da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal pelas obras naquele acesso, esta será uma oportunidade de "ouro" para o PSD, e de uma vez por todas, assumir a realização daquela obra.
Manuel Francisco, membro na Assembleia de Freguesia pelo PS, considera "uma vergonha e um escândalo o estado daquele caminho, que nem sequer é digno de andar a pé". Ainda para este Autarca Socialista, "Neste momento, é impossível ir ao local uma ambulância, os habitantes praticamente não têm condições para entrar e sair de casa." Convém recordar, que esta obra tem vindo a ser prometida pelo PSD há vários anos.
A População do lugar das Curtinhas e o Autarcas Socialistas da Freguesia, ficam à espera da resposta do PSD no próximo Sábado.
Os Autarcas Socialistas de S. Martinho
Castelo de Paiva, 21 de Maio de 2008.

Nota de imprensa - Bispo do Porto vai estar em visita pastoral a freguesia de Sobrado e será recebido na CM


D. Manuel Clemente será recebido nos Paços do Concelho
Bispo do Porto vai realizar
visita pastoral à freguesia de Sobrado


A convite do reverendo Padre Alberto Laranjeira, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, vai estar em Castelo de Paiva a partir da próxima Sexta-feira, iniciando uma Visita Pastoral de três dias á freguesia de Sobrado, sede do município paivense.

O prelado será recebido ás 11h30, nos Paços do Concelho, numa sessão de Boas – Vindas, presidida pelo presidente Paulo Teixeira, seguindo-se o almoço no Jardim Infantil de S. Geão, do Centro Social de Sobrado, com sacerdotes locais e autoridades do concelho.
Da parte da tarde, a visita pastoral inicia-se com uma passagem pela EB1 de Sobrado, depois pelo Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, Lar de Idosos e Hospital da Santa Casa de Misericórdia e pelas instalações do Centro de Saúde, GNR e Bombeiros Voluntários. À noite, a partir das 21 horas, está agendado um encontro com os grupos da pastoral
No sábado, durante a manhã, haverá um encontro com os grupos de catequese, de tarde um encontro com os pais e, a partir das 19 horas, D. Manuel Clemente vai presidir à celebração eucarística na Igreja Paroquial de S. Martinho, sendo auxiliado pelo Reverendo Alberto Laranjeira, terminando a jornada ás 21 horas com a realização de uma Assembleia Pastoral.
No Domingo, o Bispo do Porto vai presidir, ás 10h30, na Igreja Matriz de Sobrado, á celebração eucarística com a participação de 28 crismandos, seguindo-se depois o almoço de encerramento da visita pastoral, assistindo durante a tarde, a um concerto musical, com a participação da Banda Marcial de Bairros, no espaço da nova alameda junto à igreja paroquial em Sobrado.
Para o Reverendo Padre Alberto Laranjeira, “ este será um momento de júbilo para todos os paroquianos de Sobrado, que devem sentir orgulho e alegria, por poder receber na comunidade, o principal responsável pela nossa diocese “.

GIRP

CINFÃES-REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE DE LAZER DAS TRINCHEIRAS

Informação institucional
Foi (hoje) lançado o Concurso Limitado para a apresentação de propostas para a requalificação do Parque de Lazer das Trincheiras na freguesia de Oliveira do Douro, num valor base estimado em 31.600,00 €. Esta é mais uma obra que irá contribuir para o bem estar da população local, bem como servir de infraestrutura de atractivo para os transeuntes que visitarem aquela freguesia.

terça-feira, 20 de maio de 2008

PSD de Castelo de Paiva vai reunir para debater candidaturas


Informação institucional

No seguimento da deliberação da Comissão Politica do Partido Social Democrata de Castelo de Paiva, vai realizar-se uma Assembleia de Secção sobre a Eleição Directa do Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata.

Esta Assembleia pretende esclarecer os militantes do Partido no Concelho de Castelo de Paiva e, assim, promover a participação e militância de todos os sociais-democratas Paivenses.
Esta reunião extraordinária vai realizar-se no próximo dia 23 de Maio de 2008 (Sexta-Feira), pelas 21 horas, nas instalações da ACICP – Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, sitas na rua Prof. Egas Moniz.

PSD vai visitar a Freguesia de S. Martinho






Informação institucional

O Partido Social Democrata e a Juventude Social Democrata vão fazer uma visita à freguesia de S.Martinho, no próximo Sábado – dia 24, no âmbito da iniciativa SEMPRE PRESENTES POR CASTELO DE PAIVA.

A Comissão Politica do Partido Social Democrata e a Juventude Social Democrata irão reunir com a Junta de Freguesia, Autarcas, dirigentes Associativos e População para melhor se inteirarem dos seus projectos, ambições e planos.
Pelas 14 horas terá lugar uma conferência de imprensa em Vila Verde, no Café Retiro de Vila Verde onde serão apresentados os resultados da visita.

Fernando Peres foi o 2º melhor português




Açores Team cumpriu objectivos
no Rallye de Portugal 2008


As classificativas em terra da Região do Algarve foram recentemente palco de mais uma edição do Rally de Portugal, este ano integrado no Intercontinental Rally Challenge (IRC).
A equipa “ Açores Team “ atingiu em pleno os seus objectivos nos dois dias de prova que contaram para o Campeonato Nacional de Ralis. O primeiro lugar do Grupo N nacional e a entrada do Top 10 da classificação geral veio premiar a equipa “ Açores Team “ pela brilhante prova realizada, um resultado que deixou o portuense Fernando Peres muito satisfeito e com boas perspectivas para o resto do campeonato.
“Acabamos por fazer uma "boa operação" para o campeonato, mas nem tudo foi simples. Conseguimos aproximar-nos do FIAT, estamos à frente do Adruzilo e o Pascoal e o Bernardo ficaram mais longe. Em relação ao Grupo N, o facto de as equipas que não estão inscritas no campeonato nacional, "roubarem" pontos, fez com que o nosso primeiro lugar (entre os portugueses do grupo N) não tenha valido tantos pontos como a prestação do Adruzilo. Mas a próxima prova do Campeonato é o SATA Rallye dos Açores e aí costumamos fazer bons resultados. Esperamos que a tradição se mantenha”, refere o piloto Fernando Peres.
A equipa que representa a Região Autónoma dos Açores entrou para este rali com uma forte motivação e grande responsabilidade, uma atitude notória logo na Super Especial e que foi ainda mais evidente no “sprint final” na ultima especial de classificação.
“Sim, foi importante este nosso “ataque” na última especial e arriscamos tudo. Esta vitória não é só nossa, mais uma vez agradecemos aos nossos patrocinadores a confiança na nossa equipa. É uma responsabilidade grande representar uma região como os Açores e ficamos, naturalmente, satisfeitos quando os resultados e a consequente exposição aparecem. Pensamos que os Açores nunca terão tido tanto tempo de divulgação num rali como neste. E nesta prova bastante dura, a palavra de agradecimento para a equipa técnica, tem um significado ainda mais especial do que nas outras provas. Só quem esteve presente é que sabe como eles trabalharam para mudarem a caixa de velocidades sem sequer penalizarmos. No sábado, também diagnosticaram e resolveram de forma rápida e eficaz, os pequenos problemas que estas provas originam quando se tenta andar depressa”, conclui o tri – campeão nacional de ralis, Fernando Peres, que ainda recentemente venceu o Rali Sical nos Açores, apostando tudo na defesa do título regional, brilhantemente conquistado em 2007.
Por Carlos Oliveira

Município de Paredes assinala Dia Municipal do bombeiro

Tendo em conta que o Socorro à população do Município de Paredes é assegurado pelas cinco Corporações de Bombeiros Voluntários com actividade no concelho, a Câmara Municipal de Paredes declarou oficialmente o último domingo do mês de Maio, como o Dia Municipal do Bombeiro.
Esta homenagem tem como principal objectivo enaltecer o importante contributo dado na segurança, protecção e socorro da população, bens e animais, bem como expressar o reconhecimento público a quem arrisca a sua vida na ajuda ao próximo.
Assim, o Pelouro de Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes, em colaboração com as cinco Corporações de Bombeiros do Concelho vai assinalar o Dia Municipal do Bombeiro, no próximo dia 25 de Maio, de acordo com o seguinte programa:
Programa
10h00 - Formatura e Hastear da Bandeira Nacional (Parque José Guilherme)
- Cerimónia de Entrega de Condecorações, no Salão Nobre dos Paços do Concelho
- Desfile apeado até à Igreja
12h00 – Missa na Igreja Matriz
15h00 -Exposição de Meios e Equipamentos dos Bombeiros Voluntários (Parque da Cidade)
- Exposições Temáticas (Parque da Cidade)
17h00- Desfile Motorizado
GICMP

Paulo Teixeira na Assembleia da República para reivindicar o avanço das acessibilidades


Nota de Imprensa

FALTA DE ACESSIBILIDADES LEVAM PAULO TEIXEIRA À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Tendo em vista sensibilizar os deputados da Nação para a necessidade de ser cumprido o Plano Rodoviário Nacional previsto para o concelho de Castelo de Paiva e a região em que se insere, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira vai estar amanhã, dia 21, na Assembleia da República onde será recebido pelos Grupos Parlamentares do PCP, Os Verdes e do Partido Social Democrata.
Neste momento, o edil paivense aguarda a data da reunião com os Grupos Parlamentares do CDS, do Bloco de Esquerda e do PS. Deste último já existiu um contacto telefónico, de um deputado que representa a região.
Em cima da mesa, vão estar em análise os projectos do IC35, da Variante à EN 222 (troço Covide - Canedo), EN 225 e da Variante Externa de Carreiros, acessibilidades que o autarca de Castelo de Paiva considera fundamentais para o desenvolvimento do concelho e que, a sua concretização era já um compromisso do Governo do Engenheiro António Guterres, considerando também, que existe um compromisso assumido na visita efectuada a este concelho por parte do Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, em Dezembro de 2005.
GIRP /COLIVEIRA

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Utentes da Piscina de Lordelo rumaram à Serra da Freita


Passeio Pedestre à Serra da Freita

Inserido no Plano Anual de Actividades da Piscina Municipal de Lordelo decorreu, no passado dia 11 de Maio, um passeio Pedestre à Serra da Freita, em Arouca.Contou com a participação de 80 utentes de todas as faixas etárias, acompanhados por 5 professores. Chegados ao Parque de Merendas, do Parque de Campismo do Merujal, fizeram uma pequena pausa para um rápido lanche e iniciaram o Percurso Pedestre.Foram escolhidos 2 percursos com grau de dificuldade e distâncias diferentes; o Percurso n.º 15 "Viagem à Pré-História" com 18 Km e grau de dificuldade médio/alto e o Percurso n.º 16 "Caminhada Exótica" com 8 Km e grau de dificuldade baixo/médio. A opção por estes 2 percursos teve como critério a possibilidade de todos os utentes puderem participar, pois ambos se cruzavam na Frecha da Mizarela (uma queda de água com cerca de 70 m)
. Após uma pequena recuperação, o grupo mais fresco ("os caminheiros), continuou o seu percurso nas margens do Rio Caima até ao Junqueiro, atravessou a serra pela zona das Mamoas, passou pela aldeia de Albergaria da Serra e chegou ao Parque de Merendas por volta das 17h30, juntando-se ao 1º grupo para um lauto e atrasado almoço e alegre convívio.De realçar a inexcedível colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, Núcleo de Vilela – Paredes, que acompanhou todo o grupo com um veículo de emergência, disponibilizando meios de comunicação que permitiram manter permanente contacto entre vários postos.

Nespereira - A repetição de um evento de sucesso



Corridas de Rolamentos em Nespereira
integradas no Programa do “ Maio Cultural “

Apesar da instabilidade climatérica que se fez sentir, voltaram a ser um êxito, as corridas de carros de rolamentos ontem realizadas em Nespereira - Cinfães, um evento desportivo organizado pelo Rancho Folclórico local e integrado no programa “ Maio Cultural “, promovido pela Junta de Freguesia, presidida por Mário Teixeira.

Presentes estiveram mais de 60 participantes, sendo que 16 pilotos, distribuídos por cinco colectividades, integravam o Campeonato Nacional da especialidade, todos eles elogiando a espectacularidade da pista da Rampa da Pedra da Moura, com 3,2 km de forte declive e curvas muito acentuadas, um cenário que continua a cativar o público, que esteve em força nesta iniciativa, sem dúvida a mais emblemática do programa “ Maio Cultural “ em Nespereira.
Hélder Francisco, um dos responsáveis pela entidade promotora do Campeonato Nacional, enalteceu a organização e fez questão de evidenciar que, “ este é, sem dúvida, um dos traçados mais atractivos e espectaculares ao nível do calendário nacional, não só pela sua extensão e enquadramento paisagístico, mas essencialmente porque potencia andamentos muito fortes, logo muita emoção e adrenalina nos concorrentes, e entusiasmando o público que cada vez ocorre mais a este tipo de competição “.
O presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Mário Teixeira, congratulou-se com mais este êxito desportivo, não deixando de realçar o excelente trabalho do Grupo Folclórico de Nespereira na organização da prova, que considerou ser uma mais valia no programa do Maio Cultural, promovido pela autarquia local, destacando que é uma iniciativa com continuidade garantida.
Tony, um dos pilotos do team “ Juventude de Sanguedo “, foi o vencedor incontestado da prova principal, pontuável para o Campeonato Nacional, não sendo de ignorar a conquista da “ pole-position “, que lhe permitiu garantir vantagem logo na fase inicial da descida.
Destaca-se o bom trabalho da organização, que denotou sempre, uma grande preocupação com as questões de segurança, reforçando a colocação de pneus e fardos de palha nas zonas consideradas mais perigosas do traçado, sendo de enaltecer, também, o excelente trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Nespereira e a GNR de Cinfães, que colaboraram activamente na realização do evento.

Reportagem de Carlos Oliveira

Paivense empata em S.Vicente de Pereira

Foto António Pinto
O Sporting Clube Paivense na sua última deslocação da presente temporada foi a S.Vicente de Pereira empatar a zero. O Sporting Clube Paivense tinha sofrido uma derrota no Municipal da Boavista por duas bolas a zero na última jornada frente aos Amigos do Cavaco. Recorde-se que a equipa mais representativa do concelho de Castelo de Paiva já tinha garantido há duas jornadas atrás o acesso a 1ª Divisão Distrital de Aveiro. No outro encontro onde interveio outra equipa do concelho...o Sardoura a orientado por José António Picão recebeu e venceu por um concludente 4 – 1 a equipa do Beira Vouga.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva