sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Ninfa do Douro apresentado hoje no Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Paiva

Livro “ A Ninfa do Douro “ apresentado hoje na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva O livro “
A Ninfa do Douro “, a nova obra literária de Manuel Araújo da Cunha, vai ser hoje apresentado, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, numa cerimónia onde vão marcar presença o presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, e o Vereador do Pelouro da Cultura, Manuel Rocha e António Arlindo, o autor do prefácio do novo livro. Trata-se de mais uma edição da editora “ Livros Calíope “, de um autor da região, que volta a surpreender com mais uma magnífica obra dedicada ao Rio Douro e a toda a sua emblemática envolvencia….


GIRP/COliveira

Notícias sobre o concelho de Cinfães

980 mil euros para projectos socais
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou atribuir financiamentos de 30 por cento a três instituições do concelho com projectos aprovados no âmbito dos Programas de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) I e II:
- 504.290,34 euros à Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira, para construção de creche, lar de idosos e serviço de apoio domiciliário (obra adjudicada por 1.680.967.86 euros, financiada com 707.016.00 euros pelo PARES II), com capacidade de resposta para 133 utentes e geradora de 27 postos de trabalho;
- 297.687,42 euros ao Centro Social e Paroquial de Tendais (revogando anterior deliberação que previa o financiamento de 20 por cento por parte da Autarquia), para construção de lar de idosos (obra adjudicada por 992.291,43 euros, financiada com 453.000 euros pelo PARES I), com capacidade de resposta para 30 utentes e geradora de 15 postos de trabalho;
- 179.398,63 euros à Santa Casa da Misericórdia de Cinfaes, para construção de lar de idosos (obra adjudicada por 597.995,46 euros, financiada com 285.831.00 euros pelo PARES II), com capacidade de resposta para 16 utentes e geradora de 7 postos de trabalho.
Projecto Colmeia apresenta propostas de âmbito social
O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) será concretizado, no Município de Cinfães, através do projecto “Colmeia”, dinamizado pela Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (ASSRN), entidade coordenadora local do programa no concelho.
Num plano de acção perspectivado para três anos, elaborado pela Rede Social de Cinfães em conjunto com a ASSRN, estão previstas, entre outras, as criações de um Gabinete de Apoio à Empregabilidade, de um espaço para o Sítio da Família, de três espaços de socialização (espaço sénior) para os idosos do Concelho e de três centros digitais para a comunidade.
As propostas de trabalho foram apresentadas ao Instituto de Segurança Social e aguardam aprovação.
A Câmara Municipal de Cinfães aderiu ao CLDS a 5 de Maio passado. Segundo a Rede Social de Cinfães, o programa tem como finalidade “promover a inclusão social de forma multi-sectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”; e visa “mobilizar a comunidade como um todo; activar as parcerias locais no âmbito da Rede Social; rentabilizar os recursos da comunidade; e promover o princípio da subsidiariedade, através de parcerias”.
48 mil euros para Instituições de Solidariedade Social
As Instituições de Solidariedade Social do concelho, que já apresentaram a aprovação do Plano de Contas de 2008 e o Plano de Actividades de 2009, vão receber subsídio anual de seis mil euros, atribuído pela Câmara Municpal de Cinfães.
São contempladas a Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião; Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães; Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira; Associação de Solidariedade Social de Souselo; Centro Social de S. Martinho de Fornelos; Centro Social e Paroquial de Tendais; Associação de Solidariedade Social de Espadanedo; e Santa Casa da Misericórdia de Cinfães.
60 mil euros para as corporações de bombeiros
As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira vão receber um subsídio de 30 mil euros cada, para o corrente ano, da parte da Câmara Municipal.
Modernização administrativa em curso
A Câmara Municipal de Cinfães adjudicou a aquisição de infra-estruturas (hardware e software) para a plataforma de gestão documental, posto de atendimento e balcão único dos serviços administrativos municipais à empresa Integrator – Tecnologias de Informação, Lda., por 74.810,41 euros.

Período Crítico de 1 de Julho a 15 de Outubro
O período crítico de prevenção contra incêndios florestais vai vigorar de 1 de Julho a 15 de Outubro, durante este ano, segundo determinação do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (ver Portaria em anexo).
Durante o Período Crítico, definido no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, são asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais, nomeadamente:
- Proibição de realização de queima de sobrantes e realização de fogueiras;
- Proibição de queimadas para renovação de pastagens;
- Proibição de lançamento de balões com mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes;
- Outras medidas incluídas no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de Junho.
Representantes no Agrupamento de Saúde e no Conselho da Juventude
A Assembleia Municipal de Cinfães designou Maria de Fátima Sousa representante do órgão deliberativo da Autarquia no Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I - Baixo Tâmega (Cinfães, Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende).
Os partidos políticos com representação na Assembleia Municipal de Cinfães designaram Albérico Camelo (PSD), Aníbal Rocha (CDS/PP) e Paulo Monteiro (PS) representantes partidários no Conselho Municipal da Juventude.
Piscina Municipal Descoberta abre ao público
A Piscina Municipal Descoberta vai abrir ao público a partir de amanhã, dia 27 de Junho, funcionando todos os dias, entre as 13h00 e as 20h00. Ver tabela de taxas em anexo.
Quanto à Piscina Municipal Coberta, será encerrada ao público a partir de hoje, dia 26 de Junho.
Descontos em festivais com o Cartão Jovem Municipal
Os titulares do Cartão Jovem Municipal de Cinfães poderão usufruir de descontos de 2,5 euros no bilhete diário e de 5 euros nos passes multi-diários dos seguintes Festivais de Verão:
- Sumol Summer Fest - 26 e 27 de Junho – Ericeira;
- Delta Tejo - 3, 4 e 5 de Julho – Lisboa;
- Super Bock Super Rock - 11 de Julho – Porto;
- Super Bock Super Rock - 18 de Julho – Lisboa;
- Sudoeste Tmn -6, 7, 8 e 9 de Agosto - Zambujeira do Mar;
- Super Bock Surf Festival - 13 e 14 de Agosto – Sagres;
Mais informação em www.cartaojovem.pt.
Estado financia obra da Fábrica da Igreja
A obra de adaptação da Residência Paroquial em Centro Paroquial, da responsabilidade da Fábrica da Igreja de Cinfães, será comparticipada em 70 por cento pelo Estado (cerca de 68 mil euros, num investimento elegível de, aproximadamente, 97 mil euros), no âmbito do Sub Programa 2 do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva.
O contrato de financiamento foi assinado a 24 de Junho, no Governo Civil de Viseu.
Biografia de António Saiote por autora do concelho
A biografia do clarinetista António Saiote, da autoria de Florbela Faria, natural do concelho de Cinfães, será apresentada no próximo dia 4 de Julho, no Centro Paroquial de Nespereira.
A apresentação da obra, na freguesia natal da autora, decorrerá a partir das 16h30.
Segundo a organização da iniciativa, António Saiote é o “maior vulto português, e um dos maiores a nível mundial, de sempre na área do clarinete”.
Editais do Dia da Defesa Nacional em Julho
O Ministério da Defesa Nacional anuncia que os editais do Dia da Defesa Nacional serão publicados a partir de Julho, nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Escolas e na Internet, em www.mdn.gov.pt.
Segundo divulgação oficial, a comparência obrigatória ao Dia da Defesa Nacional, “no ciclo de 2009/10 destina-se:
- Aos jovens do sexo masculino nascidos em 1991;
- Aos jovens do sexo masculino nascidos em 1990, convocados para o Dia da Defesa Nacional 2008/09, que tenham ainda o processo de adiamento em curso;
- Às jovens, nascidas em 1990, que tenham efectuado o recenseamento militar em Janeiro de 2008, convocadas para o Dia da Defesa Nacional 2008/09, que tenham ainda o processo de adiamento em curso;
- Às jovens nascidas em 1991, que queiram cumprir este dever militar e as convidadas a participar no Dia da Defesa Nacional no período de transição para a extensão deste dever militar ao sexo feminino.”
Mais informações em www.mdn.gov.pt ou através da Linha Azul 808 22 23 24.
Descida do Mondego em Canoa
A Associação para a Defesa do Vale do Bestança está a organizar uma descida do Rio Mondego em Canoa. A actividade vai realizar-se a 4 de Julho e as inscrições terão que ser efectuadas até ao próximo dia 1 de Julho.
Mais informações em www.bestanca.com ou através do 917 619 080.
G.A.P.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

S. João de Castelo de Paiva voltou a ser um êxito



Quim Barreiros foi o Rei da Festas.

S.João de Castelo de Paiva voltou a superar expectativas.


40 anos de Marcha Populares numa festa que é do POVO Num ambiente de alegria e folguedo, a autarquia de Castelo de Paiva contabilizou mais um sucesso com as Festas de S. João 2009, manifestação popular que, durante seis dias, fez o povo sair à rua para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho e este ano cantou-se os parabéns pelos 40 anos de Marchas Populares nas festas do município. Por terras de Paiva, a tradição ainda se mantém e a população paivense preparou-se a preceito, uma vez mais, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João 2009, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ aperitivo “ para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.Registando uma forte adesão popular, as Festas São Joaninas superaram as expectativas e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde.Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso proposto pela edilidade paivense que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes.A música popular, as bandas de música, os grupos musicais, os fados, as marchas populares foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente á população, no final da tarde de ontem, dia de Feriado Municipal.As festas, promovidas pela Câmara Municipal, em colaboração com a Comissão Central, arrancaram na noite de Sexta-Feira, dia 19 com animação de rua e uma noitada com a actuação do Grupo Musical “ Os Populares Bairristas “.No Sábado, foi a vez de se exibir no palco instalado no Largo do Conde, o Grupo Notas Soltas, outro grupo oriundo do concelho.Já no Domingo, a tarde foi preenchida com a actuação do Conjunto “ DU ARDA ” e à noite, na escadaria da Igreja Matriz de Sobrado, realizou-se uma Sessão de Fados, com a participação do grupo “ Velha Guarda Coimbrã “. Na noite dia 22, foi a vez do grupo “ Pé de Dança “ se apresentar no palco instalado no Largo do Conde.A animação começou bem cedo no dia 23, véspera do Feriado Municipal, logo pela manhã, com os Bombos do Grupo Carapuças, de Espadanedo, a percorrer as ruas da vila, seguindo-se a realização do desfile das Marchas Populares Infantis no Largo do Conde, integrando mais de 1200 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.À noite, as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Frutuária, Fonte e Vale da Rua, as quatro marchas que, como habitualmente, evoluíram na zona do largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.Como sempre, a música, as letras, os arcos e o colorido dos trajes foram aspectos que não foram deixados ao acaso e continuaram envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva continuam a acarinhar à quatro décadas, uma efeméride que não passou despercebida e foi recordada pelo Reverendo Padre Alberto Laranjeira e pelo presidente da CM, Paulo Teixeira, ambos a partilhar o sentimento de alegria e satisfação pelo êxito que esta manifestação bem popular conseguiu atingir.Pela noite dentro, depois das marchas, e porque o momento potencia a folia e a diversão, realizou-se o esperado o concerto musical do famoso artista Quim Barreiros e a sua banda, seguindo-se a depois a actuação do Grupo “ JET SET “ até ás tantas da madrugada, não sem antes ser ter realizado um vistoso espectáculo de Fogo Piro – Musical, com mais de meia – hora de duração.No dia de ontem, Feriado Municipal, voltou a destacar-se o sempre apreciado Concerto Musical, realizado durante a tarde, e protagonizado pela Bandas de Música de Fornos que culminou com uma exibição em frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se ao final da tarde, no espaço aprazível da Quinta do Pinheiro, a Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes, este ano com uma adesão verdadeiramente surpreendente.Em época de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva ainda é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo. A edilidade paivense faz um balanço positivo destas festas e sugere uma nova manifestação popular no primeiro fim de semana de Julho, agora que estamos a poucos dias da grande loucura que é a Feira do Vinho Verde, um certame de grandeza nacional, que a população acarinha e que a autarquia se orgulha de promover.


GIRP/COliveira

António Rodrigues Fernandes é Candidato pelo PS a Real

António Rodrigues Fernandes é o Candidato do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Real


O Partido Socialista tem a honra e o orgulho de contar com a capacidade de trabalho, competência e dedicação de António Rodrigues Fernandes.É reconhecido por todos, o afecto e o empenho que António Rodrigues Fernandes coloca ao serviço das causas que abraça, e a Presidência da Junta de Freguesia de Real será a próxima. António Rodrigues Fernandes tem 51 anos de idade, é casado, tem dois filhos e é, e sempre foi, da Freguesia de Real. É reformado da Actividade Bancária, após uma vida profissional de grande responsabilidade, tendo sido Gerente Bancário na Novarede, Banco Mello e BCP Atlântico. Actualmente, António Rodrigues Fernandes é empresário na área da Promoção / Mediação Imobiliária e Aconselhamento Financeiro. António Rodrigues Fernandes marcou a geração do nascimento do Associativismo em Real, tendo sido Presidente da 1ª Comissão Instaladora do Real Atlético Clube, sócio fundador, sócio efectivo n.º 1, Vice-Presidente e Presidente da Direcção, Presidente do Conselho Supremo, Secretário da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal.António Rodrigues Fernandes é, também, Presidente do Conselho Fiscal do Centro Social de Real desde 2003.Essas são apenas algumas das razões que fazem de António Rodrigues Fernandes um homem de grande notoriedade e competência, que honra tanto a sua própria Freguesia, Real, como o Concelho de Castelo de Paiva. O Partido Socialista manifesta, também, uma palavra de apreço e de reconhecimento ao Engenheiro Carlos Castro, o nosso candidato nas Autárquicas 2005 à Freguesia de Real, que, por razões de natureza pessoal, não estará disponível para continuar a protagonizar qualquer candidatura nas próximas Eleições, mas faz questão de afirmar o seu total apoio a António Rodrigues Fernandes.






Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha






Partido Socialista – Castelo de Paiva Autárquicas 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

Castelo de Paiva prepara-se para viver as Festas do S. João 2009

Festejos são o aperitivo para a Feira do Vinho Verde

Quim Barreiros em Castelo de Paiva

nas grandes festas do S. João 2009




As grandiosas Festas de S. João 2009 de Castelo de Paiva tem hoje à noite o seu ponto alto, com um espectáculo musical no espaço do Largo do Conde, bem no “ coração “ da urbe paivense, e um espectáculo do famoso Quim Barreiros, naquele que é um evento de grande animação e folguedo. Por todo o país, no mês de Junho, realizam-se as Festas Populares, bailaricos, sardinhadas e vendem-se manjericos para homenagear os Santos Populares, mas em Castelo de Paiva quem manda é o S. João e a festa espalha-se pelas ruas da Vila, onde se sente a folia em cada esquina, numa alegria contagiante que serve de aperitivo para a grande LOUCURA que é a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, já no primeiro fim de semana de Julho. Motivos não faltam para vir a Castelo de Paiva e percorrer as suas ruas num ambiente festivo que deve ser vivido com intensidade e redobrada alegria…

Esta iniciativa festiva, da responsabilidade da autarquia paivense, é um evento que arrasta milhares de visitantes ao concelho, sendo que as Festas de S. João, este ano com Quim Barreiros e a sua banda como “ cabeça de cartaz “, são o verdadeiro “ aperitivo “ para o grande momento que é a Feira do Vinho Verde, uma aposta ganha da Câmara Municipal que, em boa hora, arrancou com o certame em 1998, e cuja 12ª edição tem lugar no primeiro fim de semana de Julho.

Por terras de Paiva, a tradição ainda se vai mantendo e os paivenses preparam-se, uma vez mais, em maré de Santos Populares, para comemorar com grande alegria e animação, as Festas de S. João, tempo de foliões á solta, de loucura e folguedo, num ambiente único que, nesta terra, até dá direito a Feriado Municipal.

Registando uma forte adesão por parte da população, as festas São Joaninas costumam atrair milhares de visitantes, em busca da diversão, da animação tradicional, do premiado vinho verde e da famosa gastronomia regional.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não vão faltar os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso que vai privilegiar os próximos dias, desde 19 a 24 de Junho.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais, os fados, as marchas populares são participações que estão asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribui gratuitamente á população, no final da tarde do dia 24 de Junho.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, em colaboração com a Comissão Central, começaram já na noite de Sexta-Feira, dia 19, com animação de rua e uma noitada com a actuação do Grupo Musical “ Os Populares Bairristas “, de Castelo de Paiva.

No Sábado, dia 20, foi a vez de se exibir no palco instalado no Largo do Conde, o Grupo Notas Soltas, também oriundo do concelho.

Para Domingo, dia 21, a tarde esteve preenchida com a actuação do Conjunto “ DU ARDA ” e à noite, na escadaria da Igreja Matriz de Sobrado, teve lugar uma Sessão de Fados, com a participação do grupo “ Velha Guarda Coimbrã “.

Já ontem, dia 22, os espectáculos musicais prosseguiram, com a exibição do Agrupamento Musical “ Pé de Dança “, que actuou ás 22 horas.

No dia de hoje, véspera do Feriado Municipal, a animação começou bem cedo, logo pela manhã, com Grupos de Bombos a percorrer as ruas da Vila e com a realização do desfile das Marchas Populares Infantis no Largo do Conde, integrando mais de 1200 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.

Logo à noite, as Marchas Populares voltam a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Frutuária, Fonte e Vale da Rua, as quatro marchas que vão evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e o colorido dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham à quase quatro décadas.

Pela noite dentro, depois das marchas, e porque o momento potencia a folia e a diversão, está agendado o concerto musical do famoso e popular artista Quim Barreiros e a sua banda, seguindo-se a actuação do Grupo “ JET SET “ até ás tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistosos espectáculo de Fogo Piro – Musical.

Amanhã, dia 24, Feriado Municipal, destaca-se o sempre apreciado Concerto Musical, realizado durante a tarde, e protagonizado pela Banda de Musical de Fornos que culminará a sua actuação com uma exibição em frente ao edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se ás 18 horas, no espaço aprazível da Quinta do Pinheiro, a Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes. Para Domingo, dia 28 de Junho, a edilidade paivense anuncia outra iniciativa de grande interesse, um Encontro Nacional de Fanfarras, a partir das 15 horas, no centro da vila.

Em época de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo.

A edilidade paivense convida e sugere uma semana de animação constante, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer as suas festas, a sua beleza e potencialidades turísticas, agora integradas na Rota do Românico, e a poucos dias da grande loucura que é a Feira do Vinho Verde, um certame de grandeza nacional, que a população acarinha cada vez mais e que é o orgulho do município.



Carlos Oliveira /GIRP

Campeonato Distrital Absoluto de pista ao ar livre

A inacabada pista de atletismo instalada no Campus Universitário da U.A., acolheu no dia 20/21 de Junho o Campeonato Distrital Absoluto. Dezenas de atletas passaram e passearam o adestramento treinado de forma abnegada alguns já com décadas de actividade. Estes campeonatos não proporcionaram resultados excepcionais, valeram sobretudo para mostrar, que se houver algum investimento neste milenar desporto, melhores resultados acontecerão.
Somente quatro atletas (todos femininos, saúde-se) de Castelo de Paiva marcaram presença; Amélia Vieira, do Grupo Desportivo obteve um bom 3º lugar nos 5000m à frente de Patrícia Monteiro 4ª e de Adélia Tavares 7ª da A.D. Clark. Andreia Teixeira, atleta juvenil da Clark, competiu nos 400m barreiras e no lançamento do dardo, tendo sido 7ª nas barreiras e 4ª no dardo.
Grande Prémio de S.João de Cinfães
Esteve mal, muito mal a organização deste evento, não merecia a Câmara Municipal de Cinfães (face ao investimento que faz) o desleixo demonstrado e pela empresa “responsável” da prova. Cinfães têm com este Grande Prémio, contribuído para o engrandecimento do atletismo, tem também com este grande prémio ajudado à democratização desportiva, pois sabe-se que o atletismo, mais de que qualquer outra modalidade, serve todos os extractos sociais e culturais. As duas equipas de Castelo de Paiva, Grupo Desportivo e A.D. Clark, marcaram uma forte presença nesta festa do atletismo dos nossos vizinhos e amigos de Cinfães, conquistando algumas subidas ao pódio, dos 29 atletas inscritos por estas duas equipas, 17 do Grupo Desportivo e 12 da Clark, cortaram a linha de meta 13 do Grupo Desportivo e 7 da Clark.
Resultados
Benjamins A Fem – 2ª Sara Sousa (Clark)
Benjamins A Mas – 5º Ruben Barbosa / 6º Duarte Ribeiro (Clark)
Benjamins B Masc – 3º Pedro Vieira (GDCCP)
Infantis Masc – 4º José Vieira (GDCCP)
Iniciados Fem – 6ª Ana Paula Pinto (Clark)
Iniciados Masc – 1º Bruno Vieira (GDCCP)
Juvenis Fem – 3ª Andreia Teixeira (Clark)
Juniores Masc – 3º Rafael Lopes (GDCCP)
Seniores Fem - 6ª Amélia Vieira (GDCCP)
Vet Fem – 3ª Adélia Tavares / Elisabete Barbosa (Clark)
Seniores Masc – 12º Vítor Barbosa / 13º Sérgio Azevedo / 20º Joaquim Barbosa /27º António Moreira / 29º Fernando Duarte (GDCCP)
Vet 1 Masc – 13º Carlos Silva (GDCCP)
Vet 2 Masc – 8º Fernando Ramos (GDCCP)
Vet 4 Masc – 2º Manuel Vieira (GDCCP)
Colectivo – 2º GDCCP

Pelouro da Cultura da C.M. Castelo de Paiva/ Departamento das Artes do GDCCP/ Companhia Girassol = Sucesso


Sala lotada, para assistir ao espectáculo levado à cena no Auditório Municipal de Castelo de Paiva, pela Companhia Girassol, integrada no departamento das artes do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva.

Patrícia Andrade montou um excelente sarau, que, contou com actuações muito boas e que prendeu a numerosa assistência (apesar do sufocante calor que se sentia na sala) tal a graciosidade e leveza de movimentos dos bailarinos.

O espectáculo intitulado “Gaiola sem Pássaro” contou ainda com alunos da Escola Secundária de Cinfães e elementos do CAO de Castelo de Paiva.

GIGDCPV

Festival de Folclore


O Rancho Folclorico de Nossa Senhora das Amoras leva acabo no próximo dia 4 de julho pelas 21H o seu Festival de Folclore. A edição deste ano conta com grupos de diversos pontos do País desde Trás dos Montes ao Alentejo.Assim ficam reunidas condições para uma boa propaganda de folclore.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Eexecutivo Muncipal inicia hoje Roteiro Social pelo concelho


Périplo inicia-se hoje na freguesia de RealExecutivo Municipal inicia hojeo Roteiro Social pelo concelho Na sequencia de uma proposta recentemente apresentada pelo Vice-Presidente, Rui César Castro, o Executivo Municipal de Castelo de Paiva, presidido por Paulo Teixeira, vai hoje dar inicio ao Roteiro Social pelo concelho, protagonizando uma visita detalhada a todas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social. Segundo o edil paivense, pretende-se com esta iniciativa, conhecer melhor as instituições, o trabalho que promovem, a obra em curso, assim como perspectivar o futuro destas entidades que, no domínio da intervenção social, já empregam três centenas de pessoas em todo o município.O périplo pelas IPSS, neste Roteiro Social, começa hoje, 22 de Junho, com uma visita ás instalações do Centro Social de Real, agendada para as 19 horas, onde os autarcas paivenses terão a oportunidade de ficar a conhecer, também, a obra em curso das novas instalações desta IPSS da freguesia de Real.
COliveira/ GIRP

“CARLOS CANDAL” - MINEIROS DO “PEJÃO” NÃO ESQUECEM O AMIGO


Carlos Manuel Natividade da Costa Candal (Aveiro, 1 de Junho de 1938 – Coimbra, 18 de Junho de 2009) foi político e advogado Português.
Foi membro fundador do Partido Socialista e deputado por aquele partido, primeiro na assembleia constituinte, depois na Assembleia da Republica por diversas legislaturas e por fim, no Parlamento Europeu. Em 1995, foi cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro e enfrentou nessa eleição, entre outros, Paulo Portas e Pacheco Pereira. A disputa desse círculo foi uma das mais polémicas, sendo a razão dessa polémica o breve manifesto anti-Portas em Português suave, da sua autoria. Em 2001, candidatou-se ao cargo de bastonário da ordem dos advogados, mas as eleições foram ganhas por José Miguel Júdice.
No Inverno gélido de 1995, uma data que marca a Historia de Castelo de Paiva, com o encerramento da E.C.D. (Empresa Carbonífera do Douro). Os Mineiros do Pejão travavam então uma luta que durou um mês, contra a perca dos seus postos de trabalho. Um encerramento decretado pelo então Primeiro-ministro do governo PSD, Aníbal Cavaco Silva.
Carlos Candal que defendia de forma intransigente os interesses de todos os Aveirenses, juntava-se assim aos “Mineiros do Pejão”marcando presença em plenário, dando força aos trabalhadores da E.C.D na luta pelos seus postos de trabalho.

Gonçalo Rocha Sempre Presente


Na sexta-feira, a noite era de festa com o III Sarau Desportivo do Centro Social e Paroquial de Sobrado. Gonçalo Rocha, Candidato Socialista à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, assim como centenas de Paivenses, não quis perder o espectáculo de magia, onde o papel principal pertenceu aos mais pequenos.Sem dúvida, uma noite inesquecível, pela sua riqueza e genuinidade. Uma iniciativa para se aplaudir de pé, e que Gonçalo Rocha defende que não pode parar, mas sim alargar-se a todas as crianças do Concelho. No sábado de manhã, Gonçalo Rocha esteve presente no funeral do Carlos Candal, um dos Fundadores Históricos do Partido Socialista, em Aveiro. Foi com grande pesar que Gonçalo Rocha prestou esta última homenagem ao Homem das causas da Liberdade: Carlos Candal.Durante a tarde, Gonçalo Rocha e António Lopes, Candidato Socialista à Junta de Freguesia de Sobrado, andaram a falar “olhos nos olhos” com os Paivenses residentes nesta Freguesia, nomeadamente no lugar de Gração de Além, ouvindo os seus principais anseios. Pois só assim é possível dar uma resposta política ajustada às verdadeiras necessidades dos Paivenses. A noite de sábado também era de festa e de despedida, no Agrupamento Vertical de Escolas do Couto Mineiro. E Gonçalo Rocha, acompanhado pela sua Família, não faltou à Noite das Francesinhas, responsabilidade dos alunos daquela escola, no último dia da “Semana Aberta”.


Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha


Partido Socialista – Castelo de Paiva


Autárquicas 2009

Víctor Rodrigues (Re)Candidata-se pelo PS na Freguesia de Fornos


O Partido Socialista de Castelo de Paiva tem a honra e o orgulho de contar com a, já demonstrada, capacidade de trabalho, competência e dedicação de Víctor Rodrigues na sua (re)Candidatura à Presidência da Junta de Freguesia de Fornos.Víctor Rodrigues, já conhecido de todos nós, tem 31 anos de idade e é Engenheiro Agrário. Na vida política, candidatou-se à Junta de Freguesia de Fornos, pela primeira vez, em 2005, ganhando as eleições. E desde então realiza um mandato com elevada dedicação. Apesar das dificuldades que encontrou e que continua a encontrar, nomeadamente a discriminação sentida por parte do executivo camarário, Víctor Rodrigues desenvolveu e continua a desenvolver um trabalho que é reconhecido por todos, na Freguesia de Fornos. Esse trabalho faz parte de um projecto que ainda não está acabado, por isso deve continuar para o bem do progresso e do desenvolvimento da Freguesia de Fornos.

Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Partido Socialista – Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva