sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma iniciativa da Amnistia Internacional


MUNICÍPIO DE CASTELO DE PAIVA ADERIU AO DIA MUNDIAL “ CIDADES PARA A VIDA “



O município de Castelo de Paiva aderiu à iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”, que hoje decorre, e que pretende unir o mundo inteiro em torno da mesma causa: abolir a Pena de Morte.
Só em Portugal, pelo menos 16 cidades e vilas vão juntar-se a centenas de outras em todo o mundo e iluminar simbolicamente um edifício público ou um monumento histórico demonstrando a sua oposição à pena de morte e a favor da vida, sendo que, em Castelo de Paiva, a titulo simbólico vai ser iluminado o antigo edifício da cadeia com a colocação de um cartaz alusivo a iniciativa, exprimindo assim, num gesto simples, a afirmação do valor da vida.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Castelo de Paiva participou no estudo “ Cidades amigas das pessoas idosas  


Através da Associação VIDA, o concelho de Castelo de Paiva aderiu recentemente ao projecto “ Cidades Amigas das Pessoas Idosas “, tendo participado activamente no mesmo, através da aplicação de inquéritos a algumas pessoas idosas, solicitando que procedessem à descrição das vantagens e obstáculos com que se debatiam em determinadas áreas.

Assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
AHMIG e Câmara Municipal promoveram Tertúlia sobre “ Mulheres com liderança “  


Assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva em parceria com a AHMIG - Associação Homens e Mulheres para a Igualdade de Género, promoveu na noite da passada sexta – feira, uma Tertúlia no espaço do Café Central, tendo como convidadas três mulheres com liderança em empresas do concelho de Castelo de Paiva.

PSD DE CASTELO DE PAIVA É CONTRA A PROPOSTA DE REORDENAMENTO/AGREGAÇÃO DE AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS PARA O CONCELHO DE CASTELO DE PAIVA



PSD de Castelo de Paiva é contra a Proposta de Reordenamento/Agregação de Agrupamentos de Escolas para o concelho de Castelo de Paiva
Nota de Imprensa
O PSD de Castelo de Paiva, faz saber, que junta a sua voz à dos docentes, encarregados de educação, pessoal não docente, pais, contra a Proposta de Agregação de Agrupamentos de Escolas para o concelho de Castelo de Paiva.
Como já defendeu em 2010, o PSD de Castelo de Paiva considera que de criação de um Mega Agrupamento em Castelo de Paiva não irá contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de aprendizagem.

"Atletas da A.D.C.C J Clark participam em corrida solidária"


Realizou-se no dia 24 de Novembro de 2012, a 10ª Corrida Solidária do Bairro do Orreiro  em S. João da Madeira.
Foram cerca de duzentos atletas, repartidos por 25 clubes do distrito de Aveiro, que se quiseram associar a esta causa, onde a inscrição para participar nesta prova eram bens alimentares, recolhidos pelos clubes, para ajudar as famílias mais carenciadas do Bairro do Orreiro.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Resultados


Ficam os resultados desta enquete:
Esta enquete é mera apuração de opiniões sem valor científico - não se trata de pesquisa eleitoral 

Em Castelo de Paiva, a direita prepara-se para apresentar candidatura única à Câmara Municipal. Em face disso, pensa que a esquerda deveria proceder da mesma maneira
·         Sim
·          44.6% 
·         Não
·          39.3% 
·         Sem opinião
·          16.1% 
Total de votos: 56






SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado8.5%25.4%6.8%10.2%15.3%11.9%22%
  • Enquete criada no dia 12/11/2012

                                            

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Jornada desportiva de angariação de fundos
BOMBEIROS DE CASTELO DE PAIVA PROMOVEM 1º PASSEIO BTT SOLIDÁRIO


Continuando com a campanha de angariação de fundos para a aquisição do novo autotanque da corporação, a Secção Desportiva dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva vai promover, na manhã do próximo Domingo, dia 2 de Dezembro, o 1º Passeio BTT Solidário, uma jornada desportiva que contempla dois percursos diferentes, por trilhos emblemáticos do concelho.

A prova, com inicio marcado para as 9 horas, e secretariado localizado no quartel dos Bombeiros de Castelo de Paiva, apresenta dois trajectos distintos, um de dificuldade baixa com 35 km e outro, para os entusiastas mais exigentes desta modalidade, de dificuldade alta, com cerca de 50 km, privilegiando percursos entre as zonas serras e as zonas ribeirinhas do Douro.
A organização da Secção Desportiva dos Bombeiros perspectiva uma excelente jornada desportiva e uma boa adesão de participantes, garantindo tudo para que a prova decorra com normalidade e do agrado dos entusiastas do BTT, conciliando também a oportunidade de divulgar zonas inóspitas e outras de potencial turístico que merecem ser conhecidas e divulgadas.
Para além do seguro, ponto de reforço, lembrança, dorsal, apoio durante o percurso, banho quente, a organização tem agendado um almoço final de confraternização no salão principal das instalações dos bombeiros, onde está prevista a presença do edil paivense Gonçalo Rocha.
Neste âmbito, recorda-se que esta Secção Desportiva já promoveu a organização de alguns eventos com vista à angariação de fundos para a aquisição deste novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios, entre os quais se destacam o Passeio TT no dia 28 de Abril, Torneio Futsal 24h Inter-Bombeiros nos dias 14 e 15 de Abril, Cagada da Vaca no dia 30 de Junho e o Torneio da Sueca no dia 14 de Julho, sendo que, mantém-se a dinâmica da campanha de angariação de fundos que se encontra em curso, através do NIB 0018 0003 29719523020 70, e as inscrições para este evento, ainda podem ser feitas no quartel ou através do http://bvcastelopaivaeventos.blogspot.pt/

GIRP/COliveira

Folgoso recorda Padroeira dos Mineiros
CASTELO DE PAIVA VOLTA A FESTEJAR O DIA DE SANTA BÁBARA


Por iniciativa de um grupo de Mineiros do Pejão e amigos, com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia da Raiva, volta este ano a festejar-se o Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, com várias iniciativas marcadas para o próximo Domingo, dia 2 de Dezembro.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


No feriado de 1 de Dezembro
CASTELO DE PAIVA VAI DAR INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO FORAL


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai dar inicio, já no próximo feriado de 1 de Dezembro, às comemorações dos 500 anos do Foral à Terra do Paiva, uma iniciativa de grande alcance cultural que junta, no mesmo evento, actividades culturais, musicais e uma sessão de abertura com a intervenção do edil local e do conhecido Prof. e historiador Manuel Rocha como convidado principal.

Solicitada reunião urgente com Secretário de Estado
PRESIDENTE GONÇALO ROCHA NÃO ACEITA AGREGAÇÃO DE AGRUPAMENTOS ESCOLARES
·       decisão pode criar indisciplina, absentismo e quebra da qualidade do sistema educativo


O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, já se manifestou contra o processo de constituição de Agrupamentos e Mega – Agrupamentos de Escolas que o Ministério da Educação e Ciência pretende implementar, contestando o que a Castelo de Paiva diz respeito, fazendo tábua rasa da Carta Escolar do Município, numa decisão que está a provocar grande preocupação e instabilidade nas comunidades educativas locais, sendo que o autarca paivense já fez chegar a sua posição à DREN – Direcção Regional de Educação do Norte e solicitou uma reunião urgente ao Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar para analisar e debater este assunto, exigindo a manutenção dos dois agrupamentos existentes no concelho.

Campanha Solidária


Caminhada solidária


Associação  Homens e Mulheres para a Igualdade de Género, realizou no passado dia  30 de Setembro, e  transmitida no Porto Canal, uma caminhada solidária com o objetivo de  angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro,  bem como sensibilizar e capacitar as pessoas a melhorarem o controlo sobre a sua saúde, para uma sociedade mais informada e igualitária.


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O JANTAR DE NATAL
ASSOCIAÇÃO SOCIAL CULTURAL E RECREATIVA DE NOJÕES PROMOVEU MAGUSTO – CONVÍVIO


A ASCRN – Associação Social Cultural e Recreativa de Nojões, na freguesia de Real, em promoveu no passado Domingo, no centro daquela localidade, o seu Magusto – Convívio, com a participação dos associados e amigos desta IPSS de Castelo de Paiva.

Espero que esta evolução nas condições de trabalho do revolucionário clube de Castelo de Paiva contribua para que mais títulos sejam conquistados


Espero que esta evolução nas condições de trabalho do revolucionário clube de Castelo de Paiva contribua para que mais títulos sejam conquistados

No dia 8-11-2012 em reunião ordinária a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, por proposta do Sr. Vereador do desporto e cultura e que mereceu aprovação unanime do executivo composto por: Gonçalo Rocha, presidente; António Rodrigues, Judite Quintas, José Manuel Carvalho, Norberto Moreira, Rui César Castro e Vanessa Pereira, foram atribuídos subsídios às diversas colectividades para o exercício de 2012.
Pela primeira vez, saúde-se, foi executado um excelente trabalho, o pragmatismo é marca central neste trabalho, coisa rara, no “mundo” da política.

Para assinalar o Dia Universal dos Direitos da Criança
CPCJ de CASTELO DE PAIVA PROMOVEU ACÇÃO JUNTO DAS ESCOLAS



Na perspectiva de assinalar o Dia Universal dos Direitos da Criança, que decorreu no passado dia 20, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco - CPCJ de Castelo de Paiva, desenvolveu uma acção de informação com palestra na EB1 de Oliveira Reguengo, freguesia de Sardoura e na EB1 Casal da Renda, Paraíso  (escolas indicadas pelos Agrupamentos) em parceria com o Núcleo de Programas Especiais da GNR, com a participação dos guardas Bruno Fonseca e Liliana Sousa.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva