sábado, 5 de junho de 2010

Começaram os festejos em Honra de S.Gonçalo.

Começaram esta sexta feira ao fim da tarde os festejos em honra de S.Gonçalo, Nª Senhora de Fátima e  Stº António.
Festividades que só terminam no próximo domingo

Vista panorâmica sobre o arraial


O Presidente Câmara Gonçalo Rocha e o Vice António Rodrigues não faltaram á festa


Não faltaram as sardinhas o entrecosto e as costeletas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Maio Cultural" de Nespereira

Junta de Freguesia e colectividades unidas no evento

"Maio Cultural" de Nespereira com balanço muito positivo


Concluída mais uma edição do programa “ Maio Cultural “ na freguesia de Nespereira é tempo de balanço e Mário Leitão, actual autarca desta vila do fundo do concelho, não deixa de evidenciar a sua satisfação por tudo ter corrido bem, pela boa adesão conseguida nas diversas iniciativas culturais e desportivas e de ter ultrapassado as expectativas iniciais, em virtude de algumas modificações protagonizadas.

Durante um mês, a freguesia engalanou-se para mostrar a sua cultura, a sua música, os seus costumes e tradições, a pujança e a dinâmica do movimento associativo local, dando a conhecer as suas potencialidades, a sua gastronomia e, mais importante do que tudo, a sua forma airosa, acolhedora e hospitaleira de bem receber.

As colectividades locais, a grande parte responderam à chamada da Junta de Freguesia, e deram a melhor colaboração ao evento, que já é uma referencia no panorama cultural do concelho de Cinfães, não só pela boa qualidade das iniciativas, ma também pelo programa diversificado que apresenta.

E a verdade é que Nespereira já não passa sem esta jornada de cultura e actividade desportiva, mau grado os custos neste tempo de crise que se atravessa e as inúmeras carências que a terra ( com denominação de Vila ) apresenta, onde nem sequer existe abastecimento de água ( o que existe é rudimentar, sendo da exclusiva responsabilidade da Junta de Freguesia ), muito menos saneamento básico, para não falar de outras estruturas e serviços fundamentais para quem tem o direito de ter um aceitável nível de qualidade de vida.

O novo elenco autárquico presidido por Mário Leitão rompeu com o passado e alguns hábitos no “ Maio Cultural “ e apresentou um programa variado, onde a novidade da animação musical foi uma constante em todos os fins-de-semana do mês, desde a participação de grupo de bombos, bailes tradicionais com as orquestras locais, concerto da Banda Musical de Nespereira e também da Orquestra de Sopros, actuação da Escola de Musica da Casa do Povo de Nespereira, Grupos de Concertinas, Cantares Tradicionais, exibição da Banda Militar da Região Norte, actuação de Tunas Académicas e Encontro de Coros.

Neste conjunto de acções e iniciativas, houve também lugar ao Teatro, aos Jogos Tradicionais, Peddy –Paper, Concurso de Pesca, Futebol e Atletismo, Feira Rural à Moda Antiga com destaque para o artesanato e gastronomia local, uma Tertúlia inédita sobre “ Nespereira entre gerações “, Exposições de Pintura e Fotografia, o sempre atractivo “ Raid ao Ardena “, para concluir com a emblemática prova de Carrinhos de Rolamentos, cuja Rampa da Pedra da Moura continua a ser pontuável para o Campeonato Nacional da “ Formula Roll “, embora este ano, com menos concorrentes e menos público, talvez motivado pela inversão de datas, deixando de ser no inicio do mês para passar a encerrar o programa.

Para além da colaboração das colectividades locais, este evento da Junta de Freguesia de Nespereira, contou com o apoio da edilidade cinfanense.



Textos e Fotos de Carlos Oliveira

Agrupamento Escolas Couto Mineiro do PEJÃO - Cursos CEF para o próximo ano lectivo 2010/2011

Oferta dos cursos CEF e Profissionais do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão
(AECMP), para o próximo ano lectivo.

Vereador do desporto recebe Grupo Desportivo


A pedido do Grupo Desportivo, o vereador do desporto da autarquia paivense, José Manuel Carvalho, recebeu no dia 1-06-2010 pelas 18h45 uma delegação do emblema de Castelo de Paiva para uma reunião de trabalho.
O vereador fez-se acompanhar do seu acessor, Sérgio Gouveia, tendo a delegação do Grupo Desportivo a seguinte formação: Manuel da Rocha Vieira, presidente da direcção; José António dos Santos Vilela, presidente da Assembleia Geral e um dos responsáveis pela secção de ténis; Manuel dos Santos Gonçalves, Vice-Presidente para as instalações e Sérgio Nuno Ferreira Azevedo em representação dos atletas.

Da agenda constava os seguintes itens:
Polidesportivo da Quinta do Pinheiro;
2ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva;
Departamento das artes do Grupo Desportivo;
Oficina do atletismo de Castelo de Paiva;

Pode dizer-se que todos os itens foram tratados com toda a frontalidade e numa perspectiva do engrandecimento comum. O presidente do Grupo Desportivo, sempre numa posição de parceiro pôs o vereador ao corrente dos objectivos da colectividade mais eclética de Castelo de Paiva. Focando que a colectividade por si presidida nunca foi e não é de caractér político-partidário, mas sim uma instituição que nutre um enorme orgulho em representar todo o concelho de Castelo de Paiva.
José Manuel Carvalho, mostrou-se receptivo aos argumentos apresentados, prometendo todo o empenho sempre que as causas forem no caminho do interesse de Castelo de Paiva e garantiu logo ai, que, a 2ª Corrida das Vindimas será uma realidade a contecer a 19 de Setembro de 2010. Que o Polidesportivo irá ser vistoriado por si, para depois ser encontrado o formato ideal de forma a que possa servir o maior número possível de utentes. Que o departamento das artes também merece toda a atenção, até porque, abrange várias correntes, desde Ballet, Yoga, Dança, palestras, culminando no Karaté, estando a câmara a fazer um certo esforço com a cedência de instalações no Largo do Conde, no pavilhão dos desportos e até na piscina sem custos, para a colectividade. Quanto à oficina de atletismo em espaço aberto, diz o Sr. Vereador que é uma proposta objectiva e legítima até porque há a necessidade de assegurar a continuidade de alguns elementos que estão a sobressair na região e já com resultados nacionais. No fim foi vísível no rosto de todos os intervenientes a importância da reunião acontecida, sendo destacada a grande cordialidade que pairou naquela hora e meia de debate.

Semana aberta no Agrupamento Escolas do Couto Mineiro do Pejão


!º Passeio TT Souselo FC, realiza-se este fim de semana (Domingo)


Este fim de semana


quarta-feira, 2 de junho de 2010



Iniciativa integrada no “ Maio Cultural “
CORRIDAS DE ROLAMENTOS EM NESPEREIRA TIVERAM MENOS GENTE E MENOS PARTICIPANTES


Não foi o êxito de outrora e de anteriores edições, mas não deixaram de ser interessantes as corridas de rolamentos disputadas no passado Domingo em Nespereira, um evento desportivo organizado pelo Rancho Folclórico da localidade e integrado no programa do “ Maio Cultural “, promovido pela Junta de Freguesia daquela vila cinfanense, presidida por Mário Leitão.

Debaixo de um sol abrasador, as corridas deste ano registaram menos público e menos participantes, apenas 34 no total, sendo que apenas 13 pilotos, distribuídos por quatro colectividades, integravam o Campeonato Nacional da especialidade ( Fórmula Roll ), todos eles voltando a elogiar a espectacularidade da Pista da Pedra da Moura , com 3,2 km de forte declive e curvas muito acentuadas, um cenário que continua a cativar o publico nesta iniciativa, considerada das mais emblemáticas do programa do “ Maio Cultural “.
Mas se, no aspecto nacional faltaram algum dos pilotos habituais em Nespereira, também ao nível da Classe Livre, notaram-se várias ausências de participantes frequentes, muitos deles da própria freguesia que, sempre ajudavam a dar um colorido e uma animação maior ao evento, fruto da sua criatividade e irreverência desportiva.
Apesar de tudo, um dos responsáveis da entidade promotora do Campeonato Nacional enalteceu a organização, falou da questão da prova habitualmente ser disputada no inicio do mês de Maio e agora ter passado para o final, evidenciando depois que este é um dos traçados mais atractivos e espectaculares do calendário nacional, não só pela sua extensão e enquadramento paisagístico, mas pelo facto de potenciar um andamento muito forte, logo com muita emoção e adrenalina nos concorrentes, entusiasmando o publico presente ao longo do percurso.
O novo presidente da Junta de Freguesia, Mário Leitão congratulou-se com mais este sucesso do Grupo Folclórico de Nespereira na organização da prova, que considerou uma mais valia no programa do Maio Cultural, que teve um balanço positivo, destacando que a iniciativa tem continuidade garantida.
António Santos, um dos pilotos do team “ Juventude de Sanguedo “ foi o vencedor incontestado da prova principal, terceira jornada pontuável para o Nacional, não sendo de ignorar a conquista da “ pole-position “ que lhe permitiu garantir vantagem na fase inicial da descida, logo à frente de Jorge Brandão, do Team “Cruz das Eiras” e de Mário Castro, da Juventude de Sanguedo.
Na Classe Livre, José Pinto garantiu o triunfo final, seguido de Carlos Vieira e de António Resende, que repetiu a boa participação realizada no ano transacto, completando assim o pódio desta categoria.
Destaca-se o excelente trabalho da organização, que denotou sempre, uma grande preocupação com as questões de segurança, reforçando a colocação de pneus e de fardos de palha nas zonas consideradas de maior perigosidade do traçado, sendo de enaltecer também, o excelente trabalho dos Bombeiros Voluntários de Nespereira e da GNR de Cinfães, que colaboraram activamente na realização do evento.
Depois de Baguim do Monte em Gondomar, Covelas na Trofa e agora em Nespereira, o Campeonato de Formula Roll de Rolamentos prossegue na conhecida pista de Fermêdo, no concelho de Arouca.

REPORTAGEM DE CARLOS OLIVEIRA – TEXTO E FOTOS



Uma presença muito elogiada e aplaudida
GRUPO SONDAGEM “ ARRASOU “NA FEIRA SOCIAL DE PAIVA



O Agrupamento Musical SONDAGEM protagonizou um actuação de excelente nível no segundo dia da Feira Social de Castelo de Paiva, um certame da Rede Social e da autarquia local que se realizou no passado fim de semana no centro daquela vila vizinha.

Apesar de estar presente limitado ao essencial e utilizando o som e aparelhagem disponibilizada pela organização e pelo Grupo “Pra Pular”, a verdade é que o AGRUPAMENTO SONDAGEM realizou uma boa exibição e conseguiu contagiar a população presente no Largo do Conde, que aderiu em força á boa musica de baile que, durante 1h30, cativou quem ali esteve.
Carlos Oliveira fez apresentação do grupo e fez questão de destacar o gesto nobre e altruísta da nossa participação e colaboração neste evento da Rede Social de Castelo de Paiva que reuniu as IPSS que, naquele concelho, prestam intervenção social.
E não faltaram elogios, na expectativa de que outras presenças podem ser efectivadas num tempo próximo, já que todos aplaudiram e gostaram desta presença, amiga e desinteressada, do Agrupamento Musical Sondagem perante o público paivense.
E quanto mais não seja, lá nos encontraremos de novo, na freguesia de Real, nas afamadas festas em honra da Senhora da Saúde, no próximo dia 28 de Agosto…até lá um abraço aqui da malta.



RP/ Grupo Sondagem
Vila Viçosa / Arouca

Cinfães - Alunos finalistas do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Concelho passearam de barco sobre o rio Douro




Os alunos finalistas do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Concelho passearam de barco sobre o rio Douro, no passado dia 28 de Maio.
Os participantes, cerca de 300 (crianças e responsáveis das escolas), foram divididos em dois grupos e fizeram uma viagem entre os cais fluviais do Concelho de Cinfães: Porto Antigo, na freguesia de Oliveira do Douro, e Escamarão, na freguesia de Souselo, possibilitando aos alunos a passagem por uma das maiores eclusas da Europa - a barragem de Carrapatelo.
Pereira Pinto refere que esta acção visa dar a conhecer, particularmente aos alunos, a beleza paisagística e toda a história que o Douro encerra. O autarca cinfanense defende que, estas iniciativas são fundamentais para a dinamização e divulgação da região.


GAP

Cristalina a gota de água


Festa da Criança 2010


Nos proximos dias 5 e 6 de Junho, vai realizar-se em Oliveira do Arda, na Zona de Lazer do Arda (CROKA) a festa da Criança.
Esta é uma organização do Grupo Jovens Esperança de Oliveira do Arda, colectivo Crokas Rock; Associação Pais do Couto Mineiro Pejão e grupo Teatro Revelação.





Iniciativas integradas no programa da Feira Social
Edil Gonçalo Rocha esteve presenteno
Festival das Sopas e na iniciativa Gira-Vólei


A terceira edição do Festival das Sopas, promovido pelo Centro de Saúde de Castelo de Paiva e integrado no programa da Feira Social foi um sucesso e mereceu o elogio do presidente da CM, Gonçalo Rocha, que valorizou a importância da iniciativa, não só pela dinâmica das entidades representadas, mas pela forma de se divulgar um dos pratos elementares da cozinha portuguesa, num momento único para saborear uma dúzia de sopas de apetecível e elevada qualidade. No final da prova, organizada pelo Centro de Saúde local e que teve uma boa adesão, o júri atribuiu o primeiro lugar à Sopa da Flor, apresentada pelos Serviços Sociais dos Trabalhadores da CM de Castelo de Paiva, mas distinguiu a grande qualidade de todas as outras sopas presentes no festival, que terá continuação assegurada no próximo ano.No mesmo dia, e também integrado no programa da Feira Social, realizou – se a Caminhada pela Saúde com mais de 50 participantes, percorrendo um trajecto desde a vila até ao Largo do Adro em Real, ao mesmo tempo que se disputou no espaço anexo aos Paços do Concelho, uma jornada desportiva de Gira-Volei, que teve a participação de muitos jovens e que foi acompanhado pelo edil paivense Gonçalo Rocha que, também fez questão de marcar presença na zona ribeirinha do Castelo, em Fornos e visitar os trabalhos de decoração e arranjos florais para a Procissão de Velas, que se realiza há 50 anos naquela localidade, saindo da Praia do Castelo para a Igreja Paroquial e que encerra o mês de Maria.






GIRP/C.Oliveira

Empresa de Insersão da ASS Espadanedo

Informação institucional
A Associação de Solidariedade Social de Espadanedo viu aprovada no passado mês de Dezembro de 2009, pelo IEFP de Lamego a criação da sua “Empresa de Inserção” que tem como objecto de acção a prestação de serviços na área da jardinagem, agricultura, floricultura, limpezas de matas, bermas e valetas, de estradas e caminhos, limpezas gerais e multi-serviços de manutenção e preservação de espaços e infra-estruturas.Esta empresa agora aprovada e criada tem a sua autonomia financeira própria, por legislação aplicável, dependendo no entanto a sua gestão e administração da direcção da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo.A criação desta Empresa terá uma forte componente de desenvolvimento social e económico, com relevante impacto, nomeadamente na criação de postos de trabalho e no desenvolvimento de Actividades Socialmente Úteis para a integração dos seus utentes.Em questões de postos de trabalho, esta Empresa visa a criação directa de sete postos de trabalho.Criamos desta forma uma estrutura que estará ao serviço de toda a população do concelho de Cinfães, capaz de desenvolver e dar resposta à solicitação de qualquer cidadão que se veja confrontado com pequenos problemas de arranjos ou limpezas no seu lar ou na sua empresa. O arranque e funcionamento pleno desta empresa está previsto ser no próximo dia 1 de Junho, havendo já serviços contratados com particulares, empresas e entidades.Quem quiser usufruir dos serviços desta empresa poderá solicitar orçamentos grátis telefone 255 649 027 ou pelo mail:

Criança morre afogada no tanque de lavar roupa

Um menino de dois anos morreu, ontem, terça-feira, afogado num tanque de lavar roupa em Paçô, Oliveira do Douro, concelho de Cinfães. Chamados ao local, os bombeiros fizeram tudo para o reanimar. Sem sucesso. Os pais da criança estão em estado de choque.
"A equipa que seguiu na ambulância com Suporte Básico de Vida (SBV) fez tudo para reanimar o menino no local do acidente. Mas não conseguiu. Acabou por morrer a caminho do centro de saúde", lamentou, ontem, Jorge Tavares, operador dos Bombeiros Voluntários de Cinfães.
O acidente, que vitimou Rodrigo Francisco Monteiro, de dois anos e meio, ocorreu a meio da tarde, cerca das 17 horas, num quintal a cerca de 200 metros da casa onde a criança vivia com a mãe Paula Colaço. O pai André Monteiro, a trabalhar na construção civil em Bilbau, Espanha, soube no País Basco do dramático acontecimento.

Brincadeira fatal
Aproveitando-se do facto da mãe ter ido a casa buscar uma máquina de cortar relva, para limpar o pátio que seria palco de uma festa de comunhão, amanhã, onde uma prima de Rodrigo seria comungada, o pequeno Rodrigo terá ido brincar para junto do tanque que serve, ao mesmo tempo, para lavar roupa e para regar.
"Nestes casos, basta uma fracção de segundo para acontecer uma desgraça como esta", lamenta Jorge Teresinho, presidente da Junta de Oliveira do Douro.
Os 80 centímetros a um metro de altura do tanque, não foram obstáculo para que a criança conseguisse subir e cair lá dentro. "Quando a mãe deu conta da falta do miúdo, procurou por todo o lado. Acabou por encontrá-lo, desfalecido, dentro do tanque", disse, ao JN, uma vizinha da família.
Nélia Monteiro, uma das tias do pequeno Rodrigo, garantia ontem, muito emocionada, que parecia temer a tragédia. "Aquele menino não parava quieto. Temi que uma tragédia destas acontecesse. Adorava-o tanto e agora nem sabemos como lidar com tudo isto", desabafava.
Ao lado, um primo de Rodrigo lembrava que foi preciso, muitas vezes, ir buscar o menino ao meio da estrada que passa próximo de casa, na margem do Douro. A tia e madrinha, Maria Adosinda, mostrava-se muito preocupada com o estado de saúde da mãe do pequeno Rodrigo e da tia que encontrou o menino a boiar no tanque. As duas mulheres estavam ontem a ser apoiadas por uma equipa de psicólogos.
A tragédia chamou a atenção da vizinhança que num acto solidário se concentrou em casa dos pais do menino.

in http://jn.sapo.pt/

terça-feira, 1 de junho de 2010


Com múltiplas actividades no Parque das Tílias
CM DE CASTELO DE PAIVA FESTEJOU HOJE O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

* Alunos de todas as escolas e freguesias deram colorido à festa

Sob o lema “ Pintar um Sorriso “, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva comemorou hoje o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, promovendo uma série de actividades orientadas para a população escolar e todas as crianças do concelho. A iniciativa foi um sucesso, do agrado de professores e alunos, e juntou mais de mil crianças de todas as escolas e freguesias do município…

As actividades programadas desenrolaram-se no aprazível espaço do Parque da Tílias, em Sobrado, e para além da animação musical, registou-se um conjunto de participações orientadas para cativar as crianças, como a dança, jogos tradicionais, exibição de palhaços, provas desportivas e muitas surpresas.
O presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, ao lado do Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, acompanhou de perto esta jornada festiva e fez questão de manifestar o seu contentamento por ver conseguida uma grande participação de crianças e pais que, todos juntos, puderam partilhar as emoções de um dia especial, onde a animação e o convívio foi sempre uma constante.
Nesta iniciativa municipal, colaboraram os Agrupamentos Escolares do concelho, a Biblioteca Itinerante da CM, as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, a ADEP com a cedência do espaço, os Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, e a GNR que orientou o tráfego naquela zona da entrada na urbe paivense.

GIRP/Carlos Oliveira

Torneio de Badminton AJAACP


Associação Juvenil, Ambiental e Arqueológica de Castelo de Paiva vai realizar o Torneio de Badminton, no âmbito dos XXIV Jogos Desportivos de Castelo de Paiva.
O torneio será realizado no próximo domingo, dia 6 de Junho, a partir das 14h30, no Pavilhão Municipal de Sobrado.

As inscrições são gratuitas e o Associação Juvenil, Ambiental e Arqueológica de Castelo de Paiva vai realizar o Torneio de Badminton, no âmbito dos XXIV Jogos Desportivos de Castelo de Paiva.
Será no próximo domingo, dia 6 de Junho, a partir das 14h30, no Pavilhão Municipal de Sobrado.
As inscrições são gratuitas. Os 3 melhores classificados serão distinguidos com prémios. Todos os participantes receberão uma t-shirt alusiva ao evento.



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Três dias de música, dança, desporto, festival das sopas, palestras e outras actividades
QUARTA EDIÇÃO DA FEIRA SOCIAL FOI UM SUCESSO EM CASTELO DE PAIVA


· Secretária de Estado Idália Moniz presente na abertura do certame


Foi um rotundo sucesso a 4ª edição da Feira Social de Castelo de Paiva, um certame aberto a todas as IPSS do concelho e promovido pelo gabinete local da Rede Social de Castelo de Paiva, que decorreu durante o fim de semana, no espaço do Largo do Conde, na urbe paivense, registando-se um saldo muito positivo da jornada, conforme partilharam o edil local Gonçalo Rocha e também Andreia Gomes, técnica responsável da Rede Social da autarquia paivense.

A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, presidiu á cerimónia de abertura desta edição da Feira Social de Castelo de Paiva, e para além da presença da representante do Governo, e do edil paivense Gonçalo Rocha, estiveram presentes o Governador Civil de Aveiro, a Directora do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro, Helena Terra, entre outras entidades, autarcas e dirigentes associativos.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Castelo de Paiva louvou as instituições e as pessoas que dispensaram o seu trabalho e os seus recursos para a concretização da iniciativa e empregaram todo o entusiasmo para que esta iniciativa tenha impacto e seja um sucesso.
Gonçalo Rocha falou no papel importantíssimo da Rede Social na luta contra a pobreza e exclusão social, potenciando e rentabilizando a organização de parcerias, que na sua perspectiva são o motor fundamental dos processos de planeamento da intervenção e desenvolvimento social.
O autarca paivense não esqueceu a questão do desemprego que também atinge o concelho, como também abordou a questão da deficiência, do envelhecimento da população e a elevada proporção de baixa instrução e qualificação profissional que ainda se regista, problemas para os quais defendeu uma resposta urgente, numa solução articulada, multidisciplinar e de complementaridade.
Já a Secretária de Estado agradeceu o convite da autarquia e enalteceu a iniciativa e o trabalho desenvolvido pela Rede Social e pelas IPSS presentes, “ um trabalho esforçado e notável, promovido ao longo de todo o ano, por homens e mulheres sem rosto, orientado para aqueles que mais precisam “
Recordando o seu trabalho de autarca, e a importância das parcerias nesta área da acção social, Idália Moniz deixou uma mensagem de esperança a todos os agentes envolvidos nesta dinâmica social, considerando notável o trabalho desenvolvido pelos núcleos da Rede Social junto das comunidades, na sua perspectiva “ um instrumento fundamental para identificar as fragilidades do nosso território nesta área da intervenção social e aplicar as melhores medidas para ultrapassar as dificuldades “, não deixando de destacar que estas instituições devem continuar a merecer o melhor carinho e apoio, tendo em conta a tarefa e a missão que lhes estão atribuídas.
Durante três dias de programa no Largo do Conde, há a destacar as diversas actividades protagonizadas pelas instituições representadas, assim como uma acção de sensibilização junto dos automobilistas sobre prevenção rodoviária, a Caminhada pela Saúde, o III Festival de Sopas, o Festival de Tunas, a musica de baile com o conhecido Agrupamento Musical Sondagem e a musica tradicional com o grupo “ Pra Pular “, o cançonetista Celso Coelho, a presença do Tino de Rans, os jogos tradicionais, as danças urbanas, as provas desportivas e uma gincana de motos a encerrar os três dias de feira, que teve uma forte adesão de visitantes, ultrapassou todas as expectativas da organização que, para o próximo ano, promete uma feira ainda mais participada e repleta de animação.



GIRP/Carlos Oliveira

Mais uma vitória. 13 Kms do Guincho, entre serra e mar na posse do GDCCP


Voltamos mais uma vez à zona saloia de Lisboa. Voltamos a conhecer o doce sabor da vitória. Continuamos a elevar o nome de Castelo de Paiva.
A 4ª jornada do Circuito de Montanha desenrolou-se num cenário espectacular, esta zona é lindíssima e os 8 elementos da comitiva paivense, embora ja habituados a estas andanças, nunca se cansam de admirar tanta beleza, contudo a razão primeira é a competição e na competição o Grupo Desportivo deixa sempre todo o suor na competição, e quando isso acontece os resultados compensam.
Carlos Silva e Vítor Barbosa lutaram até ao fim pela vitória individual, não o conseguiram, mas conseguiram com o 2º e 4º lugar, respectivamente colocarem a equipa no lugar mais alto do pódio. Destaque ainda para Joaquim Barbosa, 6º classificado e para Amélia Vieira, 5ª feminina. Os restantes elementos Rui Barbosa, Fernando Ramos, António Moreira cumpriram.
Manuel Vieira, o líder da colectividade também se apresentou à partida, contudo não pôde chegar à meta, uma vez que sofreu um aparatoso acidente que o obrigou a ser assistido no Hospital de Cascais para tentar debelar as nefastas consequências do arreliador tombo.

Resultados

2º Carlos Silva (1º M40) 00:48:25

4º Vítor Barbosa (1º Elite M) 00:48:43

6º Joaquim Barbosa (3º Elite M) 00:51:121

4º Fernando Ramos (3º M45) 00:57:04

22º António Moreira (9º Elite M) 00:59:07

26º Rui Barbosa (12º Elite M) 01:00:575

8º Amélia Vieira (2ª Sub-23) 01:06:50

Colectivo
1º GDCCP

Investvar: Fábricas de Castelo de Paiva devem fechar

As dificuldades financeiras da Investvar vão levar ao encerramento de duas fábricas em Castelo de Paiva.A Glovar e a ILPE Ibérica, ambas já em processo de insolvência, podem lançar no desemprego cerca 200 pessoas.A administração da Investvar deu conta, no inicio da passada semana, que não tem condições para manter a laboração daquelas participadas.Os trabalhadores aguardam uma reunião com o presidente da Câmara local, Gonçalo Rocha, mas as esperanças de viabilizar as fábricas são poucas.A Glovar (produção de sapatos) abriu em 2000. Fernando Fernandes, há nove anos na empresa, perdeu “as poucas esperanças” após ouvir as palavras do presidente do conselho de administração, Jorge Pereira da Costa. “Acho que agora só nos resta lutar pelas indemnizações”, declarou.Na Glovar, os 115 trabalhadores, que estão a um mês de ver terminar o lay-of iniciado Janeiro, têm a receber cerca de um milhão de euros.Curiosamente, era essa a verba exigida por um suposto investidor que terá manifestado interesse em assumir a gestão da fábrica de calçado, mais a cedência gratuíta de instalações. A proposta foi recusada pela Investvar.Já a Ilpe Ibérica, que fabrica solas, emprega quase 70 pessoas, embora apenas uma dezena se mantenham a laborar por falta de encomendas.A Investvar, actualmente sob gestão do Fundo de Recuperação de Empresas, está reduzida actualmente às fábricas que possui em Esmoriz e na India, onde produz a nova marca própria (Move On) depois de ter perdido a licença de utilização do calçado Aerosoles.Dia 2 de Junho, realiza-se no tribunal de Comércio de Aveiro a próxima Assembleia de Credores da DCB, uma das principais unidades fabris do grupo, onde trabalham 350 pessoas, aguardando-se pela votação do plano de viabilização. Além da Glovar e da Ilpe Ibérica, a Investvar pediu também a insolvência da Gestvar, uma empresa com 30 colaboradores que presta serviços ao grupo.Já o futuro da Investshoes, a contas com um passivo de 22 milhões de euros, passa pela alineação de activos, no caso a rede de retalho (lojas em Portugal, França, Suiça e Itália).O plano de restruturação aponta para um corte de 50% na força laboral, ainda não concretizado em que termos exactos.
Holding vai ser liquidadaA Assembleia de Credores da Investvar Comercial, holding que agrupa as actividades do grupo, aprovou a liquidação da sociedade que tem como activos participações em várias outras sociedades.Na mesma audiência, o Tribunal de Comércio da Comarca do Baixo Vouga não deu provimento ao recurso presentado pelo Aerogroup, detentor da marca Aerosoles, que a Investvar comercializou até final de Fevereiro. O grupo norte-americano tinha pedido em Dezembro do ano passado a insolvência da Investvar Comercial por uma dívida de 1,5 milhões de euros de royalties.
Durante vários dias colocamos uma questão sobre as escolhas de Carlos Queirós para o Mundial de África do Sul.

“Concorda com as escolhas de Carlos Queirós para o Mundial de África do Sul ?

Os resultados foram os seguintes:

Sim 28%

Não 67%

Sem Opinião 5%

Banda do Mineiros do Pejão sofreram acidente


Os elementos da Banda dos Mineiros do Pejão, sofreram esta madrugada(1h45) um acidente rodoviário no lugar de Fragosa no concelho de Barcelos quando regressavam a casa após mais uma actuação.
O despiste deu-se após o motorista não ter conseguido controlar o autocarro devido a umas lombas colocadas no local do acidente mas sem prévia sinalização.
Segundo explicou, José Vieira Gonçalves, vice-presidente da banda, "o autocarro foi chocar com uma casa situada junto á face da estrada".
Deste acidente resultou alguns ferimentos mas ligeiros. Apenas dois elementos da banda tiveram que ter apoio hospitalar.
Foi chamada ao local uma viatura do INEM.

domingo, 30 de maio de 2010

Dia em cheio no Largo do Conde



Tunas Académicas deram espectáculo esta tarde no Largo do Conde


Inserido na Feira Social de Castelo de Paiva, que decorre desde ontem e que foi inaugurada por Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta da Reabilitalção.
O segundo dia começou com a caminhada pela saúde, seguindo-se a 3º festival de sopas que foi ganho pelo Serviços Sociais da Câmara 8 que venceram pelo segundo ano consecutivo com a sopa da flor, tendo ficado em 2º lugar a sopa líder, enquanto que a sopa á lavrador e a sopa rica repartiram o 3º lugar.
As cinco tunas convidadas pela organização tomaram conta da tarde.
Aqui ficam dois dos tremas interpretados:





Á noite a musica continou com as presenças do Agrupamento Sondagem, o artista Celso Pinheiro e o Grupo de Musica Popular Portuguesa "Pra Pular".

Agrupamento Sondagem


Celso Pinheiro, foi um dos artistas convidados a participar neste evento


A finalizar este Segundo dia da 4ª Feira Social de Castelo de Paiva, actuaram os Pra Pular – Grupo de musica popular portuguesa.
Marinheiro, foi um dos temas interpretados por este grupo paivense

Reportagem sobre 4ª Feira Social de Castelo de Paiva

Gonçalo Rocha - Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva


Andreia Gomes - Técnica da Rede Social


Actuação do Grupo de Dança da Associação Desportiva CJClark's

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva