sábado, 13 de dezembro de 2008

Requalificação em Nespereira também avança no início do ano

As obras de requalificação do antigo largo da feira de Nespereira também terão início a 5 de Janeiro, com um prazo de execução de seis meses. A empreitada foi adjudicada ao Consórcio Sociedade de Empreitadas do Marco, Lda, e Matelfe – Instalações Eléctricas, Lda., por 261.501.57 euros.
“A intervenção prevê a redefinição do perfil viário da EN 225, na zona contígua ao largo, com a regularização do seu limite, construção de passeios e zona de estacionamento automóvel”, como já anunciou a Revista Municipal de Cinfães de Julho/Agosto/Setembro de 2008. “O coreto, o pelourinho e as árvores” do largo, localizado no centro da vila de Nespereira, “serão mantidos e as fontes reposicionadas para integrarem os muros propostos”. A requalificação prevê ainda a integração de quiosque para venda e de novas instalações sanitárias.

Auditório vai avançar

A construção do Auditório Municipal de Cinfães vai começar no início de 2009, depois de concedido o visto pelo Tribunal de Contas à empreitada da Autarquia. A obra terá início a 5 de Janeiro e estará a cargo da empresa Santana & Companhia, SA, à qual foi adjudicada por 1.067.492,83 euros. O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de 12 meses.
O Auditório é um anseio do Município que começou a concretizar-se em 2004, ano em que a Autarquia adquiriu as Quintas da Fervença e do Aido, na vila de Cinfães. A obra será edificada na Quinta da Fervença, entre a Rua Coronel Numa Pompílio e a Rua Capitão Salgueiro Maia, onde também será construída a Biblioteca Municipal.
O edifício terá uma sala principal com capacidade para cerca de 200 pessoas sentadas e será equipado com bancada retráctil e palco amovível, possibilitando uma utilização múltipla. Cinema, artes performativas ou conferências são iniciativas que o Auditório poderá vir a acolher.
A relação do interior do imóvel com a área envolvente será potenciada com um fundo de palco envidraçado, permitindo criar um cenário natural às actividades promovidas.
GAP

O NATAL NA CASA DA CULTURA DE PAREDES

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Paredes vai levar a cabo diversas actividades para os mais pequenos, dos 6 aos 12 anos de idade, no período das férias de Natal. Neste sentido, nos dias 22, 23, 29 e 30 de Dezembro vão decorrer na Casa da Cultura de Paredes, entre outras actividades, as seguintes iniciativas: Oficina de Expressão Dramática, dinamizada pela Companhia de Teatro Filandorra (22 e 23 Dezembro) e Oficina de Expressão Plástica “A Expressão Criativa” (29 e 30 de Dezembro)A inscrição tem o custo de 10 euros e tem um limite máximo de 20 elementos.
Horário das Actividades:
8h45 às 12h45 e das 13h45 às 18h00

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cinfães -Fotografia, literatura e início da Cantata de Natal para o fim-de-semana

“Do Douro ao Montemuro pelo Bestança” é o título da exposição fotográfica a inaugurar amanhã, dia 12, às 17h30, no Museu Serpa Pinto. As fotografias são da autoria de Lourenço Pereira, natural de Souto do Rio, freguesia de Cinfães*.
Lourenço Pereira “apaixonou-se pela fotografia, ainda criança, quando na câmara escura, com o fotógrafo profissional, sr. Nicolau de Sousa Pinto, viu 'aparecer' num papel, mergulhado num líquido, uma imagem”.
A exposição “Do Douro ao Montemuro pelo Bestança” poderá ser visitada até ao próximo dia 9 de Janeiro.
No sábado, 13 de Dezembro, será apresentado o livro “À Lareira do Montemuro – Histórias de Lobos”, de Jorge Ventura. Edição da Associação para a Defesa do Vale do Bestança. A obra será apresentada na Casa da Cultura de Cinfães, às 17h00.
Também no sábado terá início a Cantata de Natal, na Igreja Paroquial de Moimenta, a partir das 21h30. Vão actuar o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães. A Cantata de Natal irá realizar-se, pelo concelho, em todos os sábados até 17 de Janeiro
Solidariedade com as crianças do município
Na próxima semana, entre 15 a 18 de Dezembro, serão distribuídas ofertas natalícias pelas crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A Câmara Municipal de Cinfães irá oferecer mochilas às crianças da EPE e fatos-de-treino aos alunos do 1.º CEB.
Entre 15 a 23 de Dezembro serão distribuídos os brinquedos recolhidos na campanha de solidariedade do Banco Local de Voluntariado de Cinfães.
GAP

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

No próximo dia 15 de Dezembro - CM de Castelo de Paiva e ADRIMAG promovem sessão de informação sobre o PRODER

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em conjunto com a ADRIMAG, vão realizar, no próximo dia 15 de Dezembro, segunda-feira, pelas 14h00, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva, uma sessão de informação da abordagem LEADER do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural e que visa esclarecer todos os potenciais investidores do concelho.Sendo a ADRIMAG, de cuja direcção faz parte a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, uma das entidades beneficiárias do Programa PRODER / LEADER, foi atribuído um valor superior a 15.000.000 € (quinze milhões de euros) para incentivo aos projectos de investimento.Assim, e atendendo a que o primeiro período de candidaturas para o público em geral, deverá acontecer durante o primeiro trimestre de 2009, a autarquia convida todos os interessados, independentemente do tipo de projecto ou de investimento, a participar nesta sessão de informação, agora agendada.
GIRP/COliveira

Divulgação do PRODER na Casa da Cultura de Cinfães

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) vai promover uma sessão de divulgação do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) – Abordagem LEADER (Ligações entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural), na próxima segunda-feira, dia 15, na Casa da Cultura de Cinfães.
A sessão terá início às 10h00 e incidirá sobre o Sub-Programa 3 do PRODER, relativo à dinamização das zonas rurais.
A ADRIMAG é uma das entidades beneficiárias do PRODER/LEADER, com uma dotação total de 15.738.302 euros para incentivo aos projectos locais de investimento, entre 2007 e 2013.
G.A.P

Pai Natal chegou de helicóptero ao centro da vila

CM de Castelo de Paiva, AP e ACIpromovem acções de animação natalícia

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em parceria com a AP – Associação para a Promoção de Castelo de Paiva e a ACI – Associação Comercial e Industrial está a promover, desde o passado Domingo, uma série de iniciativas relacionadas com a animação do período natalício que se avizinha. Apesar da instabilidade climatérica, o programa arrancou em grande, com a apoteótica chegada do Pai Natal ao centro da vila, transportado de helicóptero, para distribuir sorrisos e surpresas pelas crianças do concelho. O grande destaque do programa deste ano aconteceu na tarde de Domingo, um momento de magia para centenas de crianças, com o Pai Natal a chegar ao centro da vila, transportado de helicóptero e a protagonizar a desejada abertura da Casa do Pai Natal, uma iniciativa que cativou miúdos e graúdos, com o carrossel de Natal sempre muito concorrido durante toda a tarde.Trata-se de actividades diversas, gizadas para assegurar a animação das ruas da vila de Castelo de Paiva, com magia, cor e muita diversão, num programa promovido em conjunto pela Associação Comercial e Industrial e a AP Castelo de Paiva, que se estende até ao dia 21 de Dezembro, contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.No próximo Domingo, dia 14, está agendado o Encontro de Pais Natal e o “Passeio Motard” está marcado para o dia 21 de Dezembro, acções que complementam um programa que encerra em beleza, com um espectáculo da Academia de Musica de Castelo de Paiva e uma entrega de presentes ás crianças das escolas do concelho.Para além do envolvimento da edilidade paivense, da ACI e da AP, esta iniciativa contará com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho.
GIRP/COliveira

1º Raid TT do JRC Power reuniu concorrentes de 12 concelho

O presidente da autarquia paivense, Paulo Teixeira, deu a partida oficial, a partir das instalações do Pavilhão Municipal de Desportos, em Castelo de Paiva, aos concorrentes que participaram, no Domingo passado, no 1º Raid TT, organizado pelo JRC Power, uma iniciativa desportiva que reuniu uma centena de participantes, oriundos de 12 concelhos da região norte e que, apesar da instabilidade climatérica, constitui um rotundo sucesso. Com um percurso repleto de trilhos a evidenciar dificuldades acrescidas, contemplando a freguesia de Bairros, principalmente pelas margens do Rio Paiva, a prova do JRC Power passou também pela zona de Santo Adrião e pelo miradouro da Senhora da Mó, no vizinho concelho de Arouca. Jorge Lima, actual presidente da FPTT- Federação Portuguesa de Todo Terreno, esteve presente e louvou a iniciativa como forma de promoção da modalidade e de projecção de uma terra que tem realizado já, provas de excelente nível.Para além do apoio da Câmara Municipal, a iniciativa teve o apoio da FPTT, Instituto de Desporto de Portugal e dos Bombeiros Voluntários de Castelo de PaivaO jantar de encerramento com todos os participantes foi no Hotel S. Pedro e marcou presença o presidente Paulo Teixeira que, enaltecendo a iniciativa, considerou-a como um forte contributo para a promoção e divulgação do concelho, já referenciado com boas condições para a prática desta variante do desporto motorizado.Ricardo Caetano, da organização, fez um balanço positivo deste 1º Raid TT e convidou todos os presentes a visitar o espaço na Internet dedicado a esta iniciativa que, segundo foi referido, tem continuidade garantida: www.jrcpower.blogspot.com
GIRP/ Carlos Oliveira

Presidente Paulo Teixeira visitou XXVII Exposição Columbófila

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira visitou, no passado fim-de-semana, a XXVII Exposição Columbófila de Castelo de Paiva, uma iniciativa do Grupo Columbófilo local, que decorreu no átrio principal da Câmara Municipal.

O programa teve boa adesão de entusiastas e começou no dia 5 de Dezembro com a entrega de pombos, realizando-se no dia seguinte a classificação dos pombos, seguindo-se a abertura da exposição ao público.

Na tarde de Domingo, teve lugar a habitual cerimónia de entrega de prémios, um acto onde esteve presente o edil paivense, que enalteceu o evento e deixou palavras de incentivo ao Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva, pela sua dinâmica e pela acção em prol da dignificação da columbofilia no concelho.

Esta exposição contou com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da Associação Columbófila do Distrito do Porto, tendo o presidente da Direcção do Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva, Almiro Moreira, feito um balanço muito positivo da jornada.

GICMCPV

Câmara de Castelo de Paiva incentiva apoio às pequenas e médias empresas através do FINICIA

A Câmara de Castelo de Paiva deliberou na última reunião do Executivo Municipal, aprovar a proposta apresentada pelo Vice – Presidente, Rui César Castro, no sentido da autarquia paivense assumir a sua parte na constituição do Fundo de Investimento, que fica afecto a este programa de apoio ás pequenas e médias empresas, cabendo à edilidade paivense uma participação na ordem dos 25.000 euros. Recorde-se que o presidente Paulo Teixeira já, em anterior reunião ordinária, tinha dado a conhecer o modelo de protocolo financeiro e de cooperação, tendo informado que o montante global do Fundo se situava nos 125.000 euros, cabendo ao município paivense a quota de 25.000 euros, sendo que o montante de financiamento por projecto podia ir até ao limite de 45.000 euros, desde que seja assegurada a criação de dois postos de trabalho.Rui César Castro considerou que este é um instrumento fundamental para permitir ás pequenas e médias empresas serem financiadas para desenvolver a sua actividade, e nesse sentido avançou com a proposta de concessão de empréstimo até 45.000 euros a empresas ou iniciativas que visem a criação de dois ou mais postos de trabalho, já contando com o promotor, sob a forma de incentivo e à taxa de juro bonificada e o reembolso total do capital.Nesta fase, a autarquia paivense vai subscrever unidades de participação até 25.000 euros para empresas industriais, turísticas e agrícolas, mas refere o responsável municipal que este Fundo, se tiver boa adesão, pode vir a ser reforçado, potenciando o incentivo do micro - crédito na perspectiva de ajudar e apoiar os pequenos investidores e as pequenas iniciativas empresariais.
GIRP/COliveira

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Prevenção de situações de perigo e de abandono escolar

A Rede Social e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cinfães têm em curso, desde o início do ano lectivo, dois projectos de prevenção de situações de perigo e do absentismo, abandono e do insucesso escolares: a Equipa de Integração Escolar e o Observatório do Abandono Escolar.
A Equipa de Integração Escolar, constituída por professores, representante da CPCJ, psicólogo e assistente social, foi criada nos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e de Souselo e nas Escolas Secundária e Profissional.
Entre outros objectivos, o projecto prevê “contribuir para a articulação efectiva entre as Escolas/Agrupamentos e a CPCJ”; “promover o combate ao absentismo/abandono e insucesso escolares no concelho de Cinfães”; e “contribuir para a diminuição das situações de perigo”. O Observatório do Abandono Escolar foi criado com o objectivo de recolher “informação adequada ao estudo da problemática” a que se dedica, “identificando as suas causas, por forma a colaborar com o sítio escola numa definição de prioridade de intervenção e das soluções para a resolução da referida problemática. Com os dados recolhidos, pretende-se criar uma “base de dados do abandono escolar, abordando também o absentismo e insucesso escolares desses alunos”.
O que é a CPCJ de Cinfães?
“É uma instituição oficial não judiciária, com autonomia funcional, que promove os direitos da criança/jovem e previne, ou põe termo, a situações de perigo”.
Objectivos da intervenção:
“A CPCJ de Cinfães visa afastar do perigo em que se encontram as crianças/jovens, proporcionando-lhes condições para promover e proteger a sua saúde, segurança, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral”.
Como sinalizar as situações de perigo à CPCJ?
“A CPCJ intervém a partir do conhecimento de situações que envolvam crianças ou jovens em perigo, com base na informação ou participação, tão fundamentada quanto possível por parte de:
qualquer um dos seus membros;
familiares das crianças ou jovens;
qualquer membro da comunidade;
da própria criança ou jovem.
A participação pode ser feita:
pessoalmente, na sede da comissão (Casa dos Outeirinhos);
por escrito (CPCJ, Casa dos Outeirinhos, 4690 – 893 Cinfães);
por telefone (255 563 584);
por fax (255 563 584);
por e-mail (cpcjcinfaes@mail.telepac.pt);
de qualquer outra forma e de modo anónimo.”
Quando se considera que uma criança/jovem está em perigo?
“- Está abandonada ou entregue a si própria;
- Sofre de maus tratos físicos, psiquícos, ou é vítima de abuso sexual;
- Não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
obrigada a trabalhos excessivos ou inadequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudiciais à sua formação ou desenvolvimento;
- Está sujeita a comportamentos que directa ou indirectamente afectem a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional;
- Assume comportamentos ou entrega-se a actividades ou consumos que afectem gravemente a sua saúde, segurança, educação, formação ou desenvolvimento integral, sem que os pais, representantes legais ou detentores da guarda de facto procurem remover essa situação.”
Quando intervém a CPCJ?
“A intervenção para a promoção e protecção da criança/jovem tem lugar quando os pais, representante legal, ou quem tenha a guarda de facto ponha em perigo a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral, ou quando esse perigo resulte da acção ou omissão de terceiros ou da própria criança ou jovem, e que aqueles não se oponham de modo adequado a remover esses perigos.”
Medidas que a CPCJ pode aplicar:
“Apoio junto dos pais; Apoio junto a outros familiares; Confiança do menor/jovem a pessoa idónea; Apoio para autonomia de vida; Acolhimento familiar; Acolhimento em instituição.”
GAP

Centro Social Santa Maria de Sardoura, vai organizar desfile de moda

O Centro Social de Santa Maria de Sardoura, como entidade executora, e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, como entidade promotora, no âmbito do Projecto Incluir vão organizar um Desfile de Moda que será realizado no próximo dia 12 de Dezembro de 2008 pelas 14h30m na discoteca Autarquia. Serão protagonistas deste evento grande parte dos beneficiários do Projecto Incluir que irão brindar os presentes com um desfile realizando assim o sonho de pisar uma "passerelle".
CSSMS

PS REUNE COM ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVA


Esta 4.ªfeira, pelas 17h, o Partido Socialista de Castelo de Paiva, na sua linha de proximidade de actuação e de preocupação com os problemas e anseios dos Paivenses, vai reunir com a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, na Sede desta Instituição. Em análise estará a situação Comercial e Industrial do Concelho de Castelo de Paiva.

Pelo Gabinete de Imprensa do PS Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, 8 de Dezembro de 2008.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva