quinta-feira, 14 de agosto de 2008

AGRIVAL 2008 - Arranca este fim de semana


Penafiel promove uma vez mais a Agrival - Feira Agrícola do Vale do Sousa, mostra das potencialidades desta região, com reconhecido estatuto a nível nacional. De 16 a 24 de Agosto são muitas as iniciativas que vão passar pelo «palco» da Agrival.Sendo esta uma região onde a agricultura continua a ser uma das actividades predominantes, haverá muitas acções direccionadas para o mundo rural, designadamente os concursos de broa de milho, de pão-de-ló, de melão casca de carvalho e da cebola. Destaque ainda para o concurso de gado bovino, uma prova de perícia de tractores, a realizar sob a orientação da Direcção Regional da Agricultura e a I Festa do Caldo Galego. Como não podia deixar de ser, o vinho verde assume o seu lugar de honra, pela mão da própria confraria. As adegas de vinho verde do Vale do Sousa e Baixo Tâmega receberão a visita dos confrades e a Comissão de Viticultura junta-se à festa de produtores e engarrafadores na habitual sessão de prova de vinhos com cunho promocional. O folclore e o artesanato continuam a merecer lugar de destaque. Durante a semana da feira, os artesãos trabalharão ao vivo e ao som dos vários espectáculos de folclore. Verdadeiras romarias passam pela feira, sendo de dar realce ao dia de Penafiel, da Cebola e de S. Bartolomeu. Depois de uma noite em que o diabo anda à solta, como reza a tradição, o dia amanhece com dezenas de agricultores a mostrarem orgulhosamente as cebolas. Os preços são convidativos o que traz milhares de forasteiros à Agrival. Este produto alimentar tornou-se de tal maneira famoso que foi criado o concurso da cebola com entrega de prémios para a qualidade e quantidade.As noites são preenchidas essencialmente com música.

AROUCA - BATMAN NA TELA DO CINEMA AO AR LIVRE


Uma noite de Verão repleta de aventura, na companhia do super-herói Batman, é a proposta da Câmara Municipal para mais uma sessão de Cinema ao Ar Livre. «Batman: O Cavaleiro das Trevas» tem batido recordes de bilheteira em todo o mundo, e é o filme escolhido para a sessão de 23 de Agosto, às 22 horas, no Terreiro de Santa Mafalda.
A Warner reúne neste filme o realizador Christopher Nolan com o actor Christian Bale, que regressaram para continuar a guerra de Batman contra o crime. Com a ajuda do Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do Promotor Público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman entra em acção para destruir o crime organizado em Gotham City. O trio revela-se eficaz no início, porém depressa ficam reféns de um poderoso criminoso em ascensão: Coringa (Heath Ledger), que fará Gotham mergulhar na anarquia e forçará o Cavaleiro das Trevas a quase ultrapassar a linha que separa o herói do justiceiro. Um filme a não perder dia 23 de Agosto pelas 22h00 no Terreiro Rainha Santa Mafalda.
GICMA

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Arouca - Biblioteca Municipal Dinamiza " BEBETECA "

Informação institucional
De Setembro a Novembro, a Biblioteca Municipal promove a Bebeteca. Serão seis sessões de formação, a cargo de Sylviane Rigolet, para pais, avós, encarregados de educação e especialmente destinadas aos bebés dos 6 aos 36 meses. A Bebeteca promete momentos únicos de aprendizagem, de partilha e prazer, à volta da leitura e de áreas complementares. Venha conhecer a Bebeteca.
Como objectivos principais, a Bebeteca pretende mediar e sugerir aos encarregados de educação estratégias de desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, para que estes saibam motivar, desde cedo, as crianças para a linguagem oral e escrita e promover, de forma harmoniosa, a evolução do bebé em todas as áreas: inteligência, motricidade, comunicação e afectividade.Assim, a Bebeteca, está organizada de forma a fornecer uma curta (mas específica) formação aos responsáveis educativos que desejam envolver-se activa e significativamente na formação dos seus bebés. Proporcionará também, em cada sessão, uma animação especialmente destinada aos mais pequenos.De 15 em 15 dias, aos sábados de tarde, entre as 16 horas e as 18:30, os encarregados de educação, juntamente com os seus bebés, poderão participar, durante sensivelmente duas horas, num programa especialmente concebido para eles, num máximo de 10 bebés participantes.A formação irá iniciar-se com uma reunião preparatória, a 4 de Setembro, às 21 horas, decorrendo as seguintes sessões aos sábados, das 16 horas às 18:30, na Biblioteca Municipal de Arouca, conforme o seguinte calendário:
1.ª sessão: 6 de Setembro de 2008;2.ª sessão: 20 de Setembro de 2008;3.ª sessão: 11 de Outubro de 2008;4.ª sessão: 25 de Outubro de 2008;5.ª sessão: 15 de Novembro de 2008;6.ª sessão: 29 de Novembro de 2008.
NOTAS:Esta formação é gratuita, no entanto, a inscrição é obrigatória.Participação limitada a 10 bebés, sendo as inscrições confirmadas pelos serviços da Biblioteca Municipal de Arouca.Cada bebé tem que ser inscrito no mínimo a 5 das 6 sessões.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Evolução endividamento da Câmara reduziu para 37,8%


NOTA DE IMPRENSA

Endividamento Líquido da Câmara de Castelo de Paiva reduz 37,8%

Na sequência do apuramento do endividamento líquido municipal, o Município de Castelo de Paiva conseguiu reduzir o seu endividamento líquido em 2.674.801 euros, de 2007 para 2006, a que corresponde uma redução de 37,8%.
De acordo com a legislação em vigor vai ser devolvido ao Município de Castelo de Paiva 50% da verba que lhe foi deduzida desde Dezembro de 2007 e pelo Governo Central foi ainda determinado a cessação da redução às transferências orçamentais para a Autarquia Paivense, que perfazia o montante de 40.000 euros por mês.
O Executivo Municipal, liderado por Paulo Teixeira, congratula-se com este anúncio efectuado através de um Despacho conjunto de Suas Excelências o Ministro de Estado e das Finanças e o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, assinado em 6 de Agosto último.
Para o Presidente da Autarquia Paivense “este esforço efectuado pelo Município é um prémio ao trabalho de contenção que toda a Autarquia Paivense tem vindo a desenvolver nos últimos anos, tendo em vista o cumprimento da Lei das Finanças Locais e os Orçamentos de Estado apresentados anualmente pelo Governo”.
Apesar das limitações conhecidas de todos, o Município de Castelo de Paiva tem procurado continuar os investimentos previamente definidos e aprovados no Plano de Actividades, continuando por isso a aumentar os seus recursos para o investimento em infra-estruturas, nomeadamente, rede viária, abastecimento de água, que muito valorizam a qualidade de vida de todos os Paivenses, sendo exemplo disso entre outros casos, a empreitada em fase final de conclusão da nova Biblioteca Municipal, o processo em curso para o concurso público da nova Escola de Real, o concurso público já aberto para a execução da EM 504 (estrada municipal), entre o Pejão e a Ponte do Arda, o projecto da Variante na Ladroeira, e a continuação da remodelação do Parque Escolar.
São milhões de euros de obras que continuam a ser investidos no nosso concelho por parte do Município, representando essas obras compromissos financeiros que estão devidamente programados.
Por último refira-se que o valor do Activo Liquido da Câmara Municipal de Castelo de Paiva é de 19.623.934,72 € e o valor do Passivo (bancos e fornecedores) da Câmara Municipal cifrou-se no final do ano de 2007 em 14.190.010,61 €.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Castelo de Paiva, foi dos municipios que reduziu em mais de 20% o excesso de endividamento

As câmaras de Lisboa e Santarém foram as únicas a eliminar a totalidade do excesso de endividamento permitido em 2007, sendo ordenada a devolução à autarquia lisboeta de cerca de 350 mil euros retidos em 2006.
O despacho conjunto da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministério das Finanças e da Administração Pública a que a «Lusa» teve acesso indicou ainda que os municípios de Castelo de Paiva, Guarda, Nazaré, Torres Novas, Trancoso, Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Poiares reduziram em mais de 20 por cento o excesso de endividamento, cessando assim a redução de 10% prevista nas transferências.
De uma lista de 19 municípios apenas a autarquia lisboeta tem já confirmada a devolução do montante retido, enquanto no caso da Câmara Municipal de Santarém, a devolução do montante correspondente aos 10% das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF), retido no âmbito do limite de endividamento permitido pela lei do orçamento, está condicionada à prestação de esclarecimentos sobre as contas da autarquia.
Os que mantêm excesso de endividamento
Os municípios de Carrazeda de Ansiães, Fornos de Algodres, Mangualde, Mondim de Basto, Santa Comba Dão, São Pedro Sul e Vouzela mantiveram o excesso de endividamento e consequentemente serão mantidas as deduções mensais de 10% do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF).
O apuramento do endividamento líquido municipal relativo a 2007 apurou ainda que os municípios de Ansião, Lourinhã e Ourique reduziram entre 10 a 20% o endividamento permitido. Carrazeda de Ansiães foi o município cuja variação do excesso de endividamento líquido registou maior percentagem (375,5%), enquanto que no médio e longo prazo foi Santa Comba Dão com 35 pontos percentuais de aumento do endividamento, conclui a «Lusa».
Agência Financeira

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva