sábado, 17 de abril de 2010

Programa do Rotary Club de Castelo de Paiva para o mês de Abril


A água cristalina

Ontem mais uma vez foi organizado um concerto dos alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva. O que é de aplaudir organizações destas.
No entanto lamento que muitos dos Pais não conseguiram ver nada.
Sou Pai e como tal ontem pretendia ver e ouvir o meu filho a cantar no Auditório. Sim... pretendia, pois a confusão era tal que não consegui.
Os porfessores e bem, pediram para ir apenas 2 pessoas por menino, e com é normal seriam os Pais. Mas não. O que se assistiu foi famílias (quase inteiras) a assistirem aos seus filhos, netos, sobrinhos, primos sentadas... e assistir por outro lado aos Pais com filhos ao colo e em pé, impávidos e muito descansados pois ninguém ofereceu o seu lugar a ninguém. Enfim, falta de educação. Alguns Pais nem sequer conseguiram ver nada, apenas ouvir.
De quem será a culpa? Da organização? Também. Dos Pais? Também. Dos Avós? Também. Dos Tios? Também. Dos Primos? Também.
Para a próxima, que será provavelmente a curto prazo, proponho à organização mais atenção e aos Pais que peçam à restante família que fiquem em casa e deixem os outros Pais assistirem os seu filhos.

J. Gonçalves

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ABERTURA DOS XXIV JOGOS DESPORTIVOS

COM A ABERTURA DOS XXIV JOGOS DESPORTIVOS

CM DE CASTELO DE PAIVA VAI PROMOVER

COMEMORAÇÕES DO 36º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL







Música, poesia, tertúlia, teatro, bandas de música, desporto, solta de pombos e desfile das colectividades concelhias são as principais iniciativas que vão marcar os festejos do 25 de Abril, organizados pela autarquia paivense. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva já deu a conhecer o programa das comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril, agendado para os próximos dias 23, 24 e 25 de Abril, e que, como é habitual, integra as cerimónias de abertura dos Jogos Desportivos, que este ano apresentam a sua 24ª edição.

Para o dia 23, Dia Mundial do Livro, está previsto teatro na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, pelas 10h30, com a participação do Centro Social de Real, seguindo-se pela tarde, a partir das 14h30, um “ Encontro de Gerações “.
No dia 24 de Abril, sob o tema “ CANTAR ABRIL “, haverá animação musical no Largo do Conde, com a actuação, pelas 21h30, do Coro Pequenos Girassóis, de Fornos, seguindo a exibição da Universidade Sénior de Castelo de Paiva e o encerramento com o Grupo de Musica Tradicional Portuguesa, “ P’ra Pular “.
No feriado do 25 de Abril, as iniciativas começam bem cedo, com uma Tertúlia sobre o 25 de Abril, ás 10 horas, no espaço da Biblioteca Municipal, com a presença de várias personalidades convidadas, enquanto a tarde será preenchida pelo habitual Desfile das Associações do concelho e exibição da Fanfarra do Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, sendo realizada às 15 horas a abertura da 24ª edição dos Jogos Desportivos, uma iniciativa municipal que se prolonga até ao final de Setembro e movimenta atletas de todas as freguesias do concelho.
Para além de uma Solta de Pombos, e de provas de gira-voléi e ténis de mesa, haverá a habitual jornada de atletismo no Largo do Conde, terminando as comemorações com uma actuação da centenária Banda Musical de Fornos.
25 DE ABRIL FESTEJADO EM FOLGOSO - RAIVA

Também a ARCAF – Associação Recreativa Cultural e Ambiental e Patrimonial de Folgoso, em conjunto com a União Desportiva Cultural e Recreativa de Folgoso e o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, em colaboração com o Conjunto Maré Alta, vão promover, na noite do dia 24, as comemorações do 36º aniversário da Revolução de Abril.
A iniciativa, que decorre nas instalações da União Desportiva de Folgoso, começa ás 21h30 com uma festa popular com o Conjunto Maré Alta, seguindo-se ás 23h30, um período reservado ás intervenções alusivas à efeméride do 25 de Abril de 1974 e depois, à meia – noite, a saudação colectiva com Grândola Vila Morena, cantada por todos os participantes.
A festa, que terá uma entrada simbólica de 2 cravos, continuará noite dentro, com a actuação do Conjunto Maré Alta.


CAMINHADA DO DIA DA MÃE





Entretanto, o Grupo de Escuteiros de Castelo de Paiva e os gabinetes de Desporto e Cultura da edilidade paivense, vão promover, no próximo dia 2 de Maio, pelas 9 horas, uma CAMINHADA DO DIA MÃE, uma iniciativa que apresenta um percurso que privilegiará acessos de monte e estrada e cuja concentração terá lugar junto à Igreja Paroquial de Fornos, local para onde também está agendado o final da jornada.
Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição junto dos referidos gabinetes e devem utilizar calçado confortável para um percurso atractivo e de dificuldade média.

GIRP/Carlos Oliveira

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, promove a “Semana das Artes”

Aproveitando a realização da Feira do Livro, o Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, leva a efeito a Semana das Artes.
No espaço físico da escola vão decorrer ateliers de pintura mural, facial, manipulação fotográfica digital, macramé, escultura e tapeçaria.
Confirmado está a presença do artesão José Luís Garcia”O génio das lâmpadas”
De realçar o facto de que todos os dias do certame haverá actuações musicais (das 9 ás 12h15)

Escola Secundária de Castelo de Paiva, volta a organizar a “Feira do Livro”


Escola Secundária de Castelo de Paiva, volta a organizar a “Feira do Livro”

Aí está mais uma edição da Feira do Livro da Escola Secundaria de Castelo de Paiva.

Por isso de 19 a 23 de Abril de 201º, vários editores vão marcar presença uma vez mais num dos eventos mais concorridos do concelho paivense.

A sessão solene de abertura está marcada para as 21 horas do dia 19 (Segunda-Feira), e onde vão actuar” Ensemble de Guitarras “da Academia de Musica, seguindo-se o habitual Porto de Honra.

Durante estes cinco dia que compõe a feira, estão agendadas varias actividades entre as quais se destaca o teatro, encontro com escritores e ainda uma Sessão de hipnose...

«HÁ BROA NO MUSEU», A 18 DE ABRIL


Informação institucional

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, é motivo para «Geo(Des)envolver» uma parceria entre «AroucaInclui»/ ADRIMAG, AGA - Associação Geopark Arouca e Museu Municipal/ Câmara Municipal de Arouca. Para além de um percurso pedestre «Na senda dos moinhos», há visitas gratuitas ao Museu Municipal e momentos de folclore, culminando com a confecção e prova de broa tradicional.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, é motivo para «Geo(Des)envolver» uma parceria entre «AroucaInclui»/ ADRIMAG, AGA - Associação Geopark Arouca e Museu Municipal/ Câmara Municipal de Arouca. Para além de um percurso pedestre «Na senda dos moinhos», há visitas gratuitas ao Museu Municipal e momentos de folclore, culminando com a confecção e prova de broa tradicional.

O dia inicia-se com o percurso pedestre «Na Senda dos Moinhos», com a duração de aproximadamente duas horas e que conduz a uma visita guiada e gratuita aos moinhos de Figueiredo (Burgo, Arouca). Durante a tarde realiza-se uma visita gratuita ao Museu Municipal, a actuação do rancho folclórico «As Lavradeiras de Canelas» e a dinamização da actividade «Há Broa no Museu», com a confecção e degustação da broa tradicional.

Participe e venha reviver a tradição da cultura arouquense.

09:45 | Ponto de encontro, no Museu Municipal

10:00 | Início do percurso «Na senda dos moinhos»; Visita aos moinhos de Figueiredo.
Duração: duas horas.

12:30 | Almoço livre

14:30 | Visita ao Museu Municipal;
- Actuação do rancho folclórico «As Lavradeiras de Canelas»
- «Há broa no Museu»: confecção de broa de milho;
- Degustação da broa/bolo.


Mais informações:
Museu Municipal (256940250).

Programa Maio Cultural em Oliveira do Arda Raiva Castelo de Paiva

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA) está indignada e não consegue compreender a forma grosseira como o processo de introdução de portagens


A Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA) está indignada e não consegue compreender a forma grosseira como o processo de introdução de portagens nas auto-estradas A41 e A42 tem vindo a ser tratada pelo Governo.

O estudo encomendado pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, no qual o Governo se baseia para sustentar as suas decisões de introdução de portagens na A41 e A42, está repleto de incorrecções técnicas e mesmo omissões graves.

O Vale do Sousa continua a ser uma das regiões mais pobres do país, não tendo sido criadas quaisquer alternativas às auto-estradas já existentes.

Por isso e por não compactuar com esta situação de descriminação, a Associação de Municípios, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 16 de Abril pelas 14 horas, uma conferencia de imprensa na sua sede na Praça D. António Meireles (Lousada) e que vai contar com a presença de todos os Presidentes de Câmara do Vale do Sousa.


Nota de Imprensa


Informação inconstitucional

3ª Ciclo-Peregrinação a Fátima

Abriram as inscrições para a 3ª Ciclo-Peregrinação a Fátima.

O evento é novamente organizado pelo pároco das paróquias de Raiva, Pedorido e Lomba de Castelo de Paiva e Gondomar, e realizar-se-á nos dias 17 e 18 de Julho deste ano.

As inscrições são limitadas e decorrerão até ao dia 31 de Maio para os interessados residentes daquelas 3 paróquias, podendo depois abrir-se um novo período, para pessoas de outras paróquias.

Se bem que no geral o evento decorrerá dentro dos moldes das duas edições anteriores, a organização introduziu para este ano algumas novidades, não só no trajecto, como na actividade em si.

Castelo de Paiva, 14 de Abril de 2010

Cantar Abril

Informação institucional
A Associação P’ra Pular, em cooperação com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vai promover no próximo dia 24.Abril.2010, às 21H30, no Largo do Conde, o evento “Cantar Abril”.

Inserido nos XIV Jogos desportivos de Castelo de Paiva a Associação P’ra Pular, convidou o Coral Infanto-Juvenil “Os Pequenos Girassóis”, A Tuna da Universidade Sénior de Castelo de Paiva e o Grupo P’ra Pular, musica tradicional portuguesa, (secção música) desta Associação para o aludido evento.

Assinalar a “revolução dos cravos” e promover a participação de um leque alargado de gerações (crianças, jovens, adultos e seniores) são os objectivos.

Convidam-se pois, todos paivenses e não só, a participarem nesta festa que se pretende viva e símbolo de uma das mais importantes conquistas de Abril de 74.

A Liberdade!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Concerto Pedagogico


Banda Musical de Fornos, vai realizar almoço convívio para festejar o seu 101 aniversário


Informação institucional

A Banda Musical de Fornos, Centro de Cultura e Desporto vai comemorar o seu 101 aniversário no dia 25 de Abril, para o efeito organizará um almoço convívio na Escola Secundária de Castelo de Paiva onde podem entrar todos os sócios e simpatizantes, para o efeito terão de se inscrever junto dos elementos da Direcção.

Após o almoço, no Largo do Conde de Castelo de Paiva, a Banda dará um concerto que abrirá os XXIV Jogos Desportivos, que terá início às 16H00, mais tarde todos os elementos vão dirigir-se para a Igreja de Fornos, onde prestarão uma homenagem a todos os músicos, sócios e dirigentes falecidos, após essa justa homenagem, na sede irá inaugurar-se um painel de azulejos com o nome de todos os sócios do centenário.

Este acontecimento será o encerramento da comemoração do centenário.

A Banda Musical de Fornos agradece a todos que, com seu o apoio, tornaram possível comemorar mais um aniversário.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Antigos alunos do Liceu Nacional de Penafiel, vão reunir a 19 Junho

Os últimos alunos do Liceu Nacional de Penafiel e que na época abrangia também o concelho de Castelo de Paiva vão reunir-se a 19 de Junho de 2010.
Para mais informações aceda ao site http://liceunacionaldepenafiel.blogspot.com/

Curta-metragem do Projecto Gaiato Escolhe no Indie Lisboa




http://www.indielisboa.com/indiejunior/


A Curta-Metragem “Mixar Caminhos”, realizada no âmbito do “Projecto Gaiato Escolhe”, da Casa do Gaiato (Paço de Sousa, Penafiel) vai estar presente na 7ª Edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, que decorrerá de 22 de Abril a 2 de Maio. O filme faz parte da secção Júnior.

A Curta-Metragem foi produzida pelo Projecto, sob a direcção do realizador Ricardo de Almeida. O guião do filme, baseado na história de um jovem “preso” no mundo da droga que é levado a uma reflexão e tomada de decisão, foi criado por um dos rapazes da Casa do Gaiato e desenvolvido com a coordenação de José Rui Rocha. O elenco é constituído por não-actores, maioritariamente da Casa, sendo a equipa técnica constituída por uma equipa de jovens realizadores enquadrados por vários profissionais do meio audiovisual.

A apresentação da Curta será no dia 27 de Abril às 14h00 na sala 1 do cinema São Jorge. Será constituída por visionamento e debate, contando com a presença dos realizadores Ricardo de Almeida e João Salaviza, de representantes e jovens do “Programa Escolhas”.


domingo, 11 de abril de 2010

É festa… e só festa!!! Vereador do desporto não reviu o trabalho de casa!

Hoje, quando tudo parece já inventado, a verdadeira mudança centra-se nos pormenores.

O Sr. Vereador do desporto da autarquia paivense, convidou para estar presente à inauguração dos XXIV Jogos Desportivos, uma figura relevante do atletismo nacional. O Sr. Prof. João Campos, é de facto uma personagem cativante e que tem nos últimos anos a seu curso a maior figura do atletismo nacional e uma das melhores do mundo, Fernanda Ribeiro. Esteve também ligado ao projecto do atletismo do Futebol Clube do Porto, principalmente no tempo em que o investimento financeiro na modalidade foi relevante, é ainda um dos técnicos mais conceituados ao serviço da Federação Portuguesa de Atletismo. Foi convidado para estar presente, também (talvez) pelas suas origens Paivenses, e, é aqui que se encontram os pormenores.

Se é paivense porque é que ninguém em Castelo de Paiva o conhece?

Se é paivense, porque é que as colectividades de Castelo de Paiva ligadas ao atletismo nunca sugeriram a sua vinda a Castelo de Paiva?

Será que tão grata figura, que se movimenta nos corredores de decisão virá a Castelo de Paiva explicar porque motivo em 2007 a campeã nacional júnior de corrida em montanha, Amélia Vieira, não foi seleccionada; em 2008, a campeã nacional, Patrícia Monteiro, da Clark de Castelo de Paiva, sofreu igual discriminação juntando-se à referida atleta do Grupo Desportivo nas preteridas?

Nunca tomamos conhecimento que o prof. tivesse, até como paivense, explicado porque é que em 2006 Silvana Pimenta, do FC Penafiel e em 2009 Bebiana Soares do mesmo clube merecessem a honra de representar Portugal, desfrutando do mesmo currículo das atletas de Castelo de Paiva, isto é, serem campeãs de Portugal, e as jovens paivenses tivessem sido ignoradas.

Daí achar que foi de uma ingenuidade flagrante o referido convite e o trabalho de casa mal feito.

Penso que os dois clubes que se dedicam em Castelo de Paiva à defesa do atletismo não entendem o convite, a tão sapiente figura, como uma provocação.

O que penso é que dia 25 de Abril, se tiver saúde lá estarei no Largo do Conde e com o máximo entusiasmo a comemorar a revolução de Abril e a abertura dos XXIV Jogos Desportivos de Castelo de Paiva.

Manuel Rocha Vieira ex candidato á Câmara Municipal de Castelo de Paiva

Amélia Vieira, 1ª sub-23 nos 10000m das Beiras, Vítor Barbosa também no pódio


Dois atletas do Grupo Desportivo no pódio dos 10000m das Beiras foi o que resultou destes Campeonatos realizados sob égide da Associação de Atletismo no centro de estágios do Luso.

Os 10000m são uma distância com tradição em Portugal, quem não se lembra do recorde do mundo estabelecido por Fernando Mamede, da melhada de ouro de Fernanda Ribeiro nos Jogos Olímpicos!? Foram resultados fabulosos, marcas excelentes; não foi o que aconteceu no Luso, aqui, as marcas foram mediócres, paupérrimas, existe a atenuante do forte calor que se fez sentir e todos sabemos o efeito que as primeiras canículas provocam no desempenho dos atletas, contudo, era expectável melhores tempos. Amélia Vieira, que vale com toda a segurança 38,30 na distância, não conseguiu sustentar o ritmo tendo essa quebra tido reflexos no tempo final. Vítor Barbosa, também sentiu dificuldades e por isso mesmo não conseguiu melhorar o seu tempo. Rafael Lopes, junior, e Fernando Ramos, veterano, fizeram estreia na distância, por isso pouco há a dizer. Para a história fica a conquista de mais dois lugares de pódio para os nossos atletas nuns campeonatos pouco participados e com marcas que não prestigiam o evento.

Resultados

Distrital

Absolutos Fem - 2ª Amélia Vieira 41 21,71 (1ª Sub-23)
Absolutos Masc - 3º Vítor Barbosa 32 58,69/ 9º Rafael Lopes 37 34,97 (4ºJunior)/ 10º Fernando Ramos 38 53,32

Beiras

Absolutos Fem - 2ª Amélia Vieira (1ªSub-23)
Absolutos Masc - 4º Vítor Barbosa/ 11º Rafael Lopes/ 12º Fernando Ramos

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva