sábado, 29 de agosto de 2009

Chave do Euromilhões



Concurso: 35/2009 Data do sorteio: 28/08/2009

Chave: 8 36 37 41 49 + 5 7

Faleceu Adriano Drupa

Antiga glória do Pejão Atlético Clube - P.A.C., faleceu pouco antes da meia noite desta sexta feira na sua residência, no lugar das Concas em Pedorido, Castelo de Paiva.
Adriano Drupa, é para muitos um símbolo de humildade e dedicação e sobre tudo de trabalho.
Foi um dos melhores jogadores do Futebol Paivense.
Foi na década de 60, que Drupa, se notabilizou ao serviço do Pejão. Cumprindo serviço militar em Angola, ainda jogaria pela selecção daquele País marcando um grande momento da sua carreira como internacional dos Palancas. Teve uma carreira curta, mas invejável.
Os seus maiores êxitos foram conquistados em Cesar.
Ali conheceu grandes momentos de glória em terras de Oliveira de Azemeis. Em Cesar era conhecido e tratado por Adrianinho, dado o carinho que todos lhe dedicavam. Ainda hoje em Cesar, Adrianinho é recordado como um grande jogador e Homem, onde lhe foi dedicado grande mérito desportivo.
Foi um dos fundadores do Grupo Desportivo de Pedorido,
Aqui para além atleta, treinador foi ainda dirigente desportivo durante vários. Por uma questão de saúde teve mesmo que deixar o associativismo.
O seu estado frágil de saúde já se arrastava há cerca 30 anos (hemofílico).
Adriano, deixa-nos um enorme legado, TRABALHO, DEDICAÇÃO e sobre tudo, HONESTIDADE
Certamente que ficará para sempre no memoria de todos nós.
Castelodepaiva-online, envia as sentidas condolência á família de Adriano Drupa.
Por António Pinto

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gonçalo Rocha felicita Cátia Rodrigues




É com muito orgulho que Gonçalo Rocha felicita a Paivense Cátia Rodrigues, que hoje abre as portas da sua empresa SALTYPULA.
SALTYPULA é uma empresa fabricante de calçado, e está a funcionar nas instalações do CACE – Centro de Apoio à Criação de Empresas, em Castelo de Paiva.
Cátia Rodrigues é uma jovem empresária, residente em Serradelo, na freguesia da Raiva, e faz parte da lista socialista candidata à Assembleia Municipal.
Gonçalo Rocha e toda a Equipa Socialista desejam a Cátia Rodrigues as maiores felicidades.

Notícias sobre concelho de Cinfães

Financiamento comunitário disponível

O período de apresentação de candidaturas a financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER)/Abordagem Leader está a decorrer até ao próximo dia 25 de Setembro, através da cooperativa Dólmen.
No concelho de Cinfães, poderão ser apresentados projectos a concretizar nas freguesias de Cinfães, Moimenta, Oliveira do Douro, Santiago de Piães, São Cristóvão de Nogueira, Souselo e de Tarouquela.
Os projectos a desenvolver nas restantes freguesias do concelho poderão submeter-se a candidatura de financiamento a partir do próximo dia 14 de Setembro, através da associação Adrimag.
Estão previstos apoios à criação, ou desenvolvimento, na exploração agrícola, de actividades económicas de natureza não agrícola; à criação e desenvolvimento de microempresas no território Douro Verde; às actividades turísticas e de lazer, nomeadamente na criação ou desenvolvimento de produtos turísticos, alojamento turístico de pequena escala e infra-estruturas de pequena escala, tais como centros de observação da natureza/paisagem, rotas/percursos, animação turística; à preservação do património rural construído (excepto o património histórico e monumental classificado), como, por exemplo, moinhos ou espigueiros; à refuncionalização de edifícios de traça tradicional para actividades associadas à preservação e valorização da cultura local; à preservação e recuperação de práticas e tradições culturais (espólio documental e material, artes e ofícios, folclore, música, trajes, receituário gastronómico); e à criação de serviços de apoio à infância, serviços de acompanhamento domiciliário a idosos e deficientes e serviços itinerantes de apoio social, bem como serviços de animação cultural e recreativa de base local e serviços de apoio a novos residentes.

Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Cinfães (Dra. Filomena Barbosa)
T. 255 563 248
Dólmen
T. 255 521 004 / 255 542 154
www.dolmen.co.pt
dolmen@sapo.pt
PRODER
www.proder.pt
Plano de Gestão e Salvaguarda do Bestança garante financiamento
O Plano de Gestão e Salvaguarda do Vale do Bestança irá ser financiado por fundos comunitários, depois de aprovada a candidatura apresentada pela associação de desenvolvimento rural ADRIMAG, através de consórcio público-privado que a Câmara Municipal de Cinfães integra, ao PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos).
Considerado projecto âncora na Estratégia de Eficiência Colectiva (PROVERE “Montemuro, Arada e Gralheira”), o Plano de Gestão e Salvaguarda do Vale do Bestança será financiado com cerca de 543 mil euros.


Passeio de Idosos com 1200 pessoas

O XI Passeio Anual de Idosos da Câmara Municipal de Cinfães vai realizar-se no próximo dia 3 de Setembro, ao Santuário de Fátima.
A iniciativa envolverá cerca de 1200 pessoas, das 17 freguesias do concelho.
Recepção aos Professores a 9 de Setembro
A Câmara Municipal de Cinfães vai promover recepção oficial aos professores que irão leccionar no concelho no ano lectivo 2009/2010, no próximo dia 9 de Setembro, nos Paços do Concelho (17h30).

Alunos premiados pelo Mérito
A entrega dos prémios de Mérito Escolar aos alunos dos 6º, 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, das Escolas do concelho, vai ser concretizada pela Câmara Municipal de Cinfães, a 11 de Setembro, em cerimónia a decorrer na Casa da Cultura (14h00).

Candidatura a plano de eficiência energética
A Câmara Municipal de Cinfães vai candidatar-se às medidas inscritas no Plano de Promoção da Eficiência no Consumo 2009/2010, da EDP, de instalação de relógios astronómicos para iluminação pública e de balastros electrónicos e lâmpadas eficientes nas escolas.
A EDP anuncia que a instalação de relógios astronómicos em equipamentos de iluminação pública (“cada um permitindo o controlo de 250 pontos de luz”) permitirá uma “redução estimada de 10% dos consumos energéticos das autarquias nesta área”.
“Os relógios astronómicos são equipamentos que efectuam o cálculo diário, com base em fórmulas astronómicas, do número de horas de Sol, da hora a que o Sol nasce e se põe, para determinada latitude de qualquer lugar da Terra. Os horários obtidos são para a posição exacta relativa ao do fuso horário da cidade em questão, havendo lugar a uma correcção de alguns minutos, caso a cidade não fique exactamente em cima do meridiano do fuso horário local (o que acontece na maioria das cidades)”.
A instalação de balastros electrónicos e lâmpadas eficientes nas escolas visa, igualmente, segundo a EDP, a “redução de consumos em iluminação”. “As lâmpadas fluorescentes T5 têm apenas 16 mm de diâmetro e são a nova geração de lâmpadas tubulares fluorescentes. Conseguem um aumento significativo na eficiência, relativamente às lâmpadas de descarga, produzindo menos calor, originando assim poupanças indirectas nos sistemas de climatização e diminuindo a potência total instalada em iluminação.
O desenvolvimento dos balastros electrónicos teve por base o aparecimento de novas tecnologias e a melhor eficácia obtida nas lâmpadas de descarga. As principais vantagens da utilização de balastros electrónicos são: perdas mais reduzidas que os convencionais, aumento em 50% do tempo de vida útil das lâmpadas, elevado factor de potência, eliminação da cintilação da luz e redução do ruído.”
Informações em www.eco.edp.pt.


Financiamento comunitário disponívelMil participantes esperados em concentração motard
A concentração anual do Moto Clube Cinfanense decorrerá entre hoje, dia 28, e domingo. A organização estima a participação de cerca de mil motociclistas.
As actividades programadas decorrerão no antigo externato da vila de Cinfães e nas estradas do concelho.
Hoje, a animação terá início a partir das 20h00, com música no antigo externato da vila de Cinfães.
Amanhã, a partir das 21h30, irá realizar-se o Passeio das Tochas. Os motociclistas partirão do antigo externato de Cinfães e, empunhando uma tocha, percorrerão as ruas da sede do concelho.
Para domingo anuncia-se passeio pelo concelho de Cinfães.


Karaoke e baile no Verão em Cinfães
Noite de karaoke (hoje, dia 28, 22h00) e baile com o grupo Impasse (amanhã, 22h00) compõem o programa de fim-de-semana da iniciativa Verão em Cinfães. Ao Largo da Fonte dos Amores, vila de Cinfães.
Polidesportivo de Fornelos
A Câmara Municipal de Cinfães adquiriu o terreno onde irá ser construído o Polidesportivo de Fornelos. O imóvel, em Forna (Quartas), custou 70 mil euros.
Obras na Junta de Freguesia de Moimenta
As obras de beneficiação do edifício da sede da Junta de Freguesia de Moimenta, orçadas em 5.200,00 euros, serão comparticipadas pela Câmara Municipal de Cinfães, em 50 por cento (mais IVA).

Obra em concurso na freguesia de Travanca
A obra de Grandes Reparações de Pavimentos Asfálticos e não Asfálticos de Estradas e Caminhos Municipais (Estrada Municipal de Santa Isabel a Covas, na freguesia de Travanca) será adjudicada por ajuste directo.
A Câmara Municipal de Cinfães convidou quatro empresas a apresentar propostas, com o preço base de 87.010,00 euros.

Subsídios para aquisição de viaturas
A Câmara Municipal de Cinfães irá atribuir subsídios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e ao Clube Desportivo de Cinfães para aquisição de viaturas. Os veículos, Ambulância tipo A1 (40.413,00 euros) e viatura de nove lugares (32.314,51 euros), respectivamente, serão subsidiados em 40 por cento.

Rusgas Populares em Nespereira



Nespereira vai receber hoje, dia 28, animação com Rusgas Populares. Na Praça do Mercado, a partir das 21h30. Ver programa em anexo.

Artesanato e Folclore em Fornelos
A freguesia de Fornelos irá receber o VII Festival de Folclore e a V Feira de Artesanato, amanhã, dia 29, e domingo, no Parque de Lazer de Macieira.
A abertura da Feira está agendada para as 17h00 de amanhã. Às 21h00 terá início o desfile com os grupos participantes no Festival de Folclore: Ranchos Folclóricos de S. Martinho de Fornelos; de Viegas (Santarém); de Vila Nova das Infantas (Guimarães); e Associação Etnográfica da Penajóia (Lamego).
No domingo, a Feira estará aberta entre as 14h30 e as 18h30. Às 15h30 haverá diversão musical.

Curso de concertina na Casa do Concelho de Cinfães, em Lisboa
As inscrições para o curso de Concertina - 2.ª fase, promovido pela Fundação Inatel na Casa do Concelho de Cinfães, em Lisboa, estarão abertas entre 1 e 25 de Setembro.
O curso terá a duração de 60 horas, entre 28 de Setembro e 18 de Dezembro (2/3 sessões semanais de duas horas - segundas e quintas-feiras: 18h00-20h00 ou 20h00-22h00; a terceira sessão semanal terá horário a acordar). A frequência da formação custará 182 euros.
As inscrições no curso deverão ser formalizadas na Loja INATEL, em Lisboa (ao Rossio), ou por telefone (210 027 150), e-mail (cultura@inatel.pt) ou via CTT (a/c Fundação INATEL - Direcção de Cultura / Calçada de Sant’Ana, 180 1169-062 LISBOA).
Mais informações em www.inatel.pt.

FESTA DE APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS PSD - ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2009


APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA DIA 5 - SANTA EUFÊMIA COM A PRESENÇA DE PAULO RANGEL



O Partido Social Democrata vai realizar a apresentação de todas as listas candidatas às próximas eleições Autárquicas no próximo dia 5, a partir das 16 horas no parque de Santa Eufêmia, em S. Pedro do Paraíso.

Será o momento dos Paivenses tomarem conhecimento público de todos os candidatos apoiados pelo PSD quer sejam militantes ou independentes. O PSD apresenta listas a todos os órgãos autárquicos, não tendo repetido nenhum dos candidatos em todas as suas listas.

Ao nível politico, para além da presença dos candidatos de Castelo de Paiva, estará presente o Deputado Europeu, Dr. Paulo Rangel – cabeça de lista nas ultimas Eleições Europeias, bem como o Cabeça de lista por Aveiro às eleições Legislativas, Eng. Couto dos Santos e o Presidente da Distrital do PSD Eng. António Topa.

Esta apresentação como é normal também será um momento de cultura e de festa, confirmados que estão todos os ranchos Folclóricos do Concelho.

A candidatura do PSD convida, assim todos os Paivenses para participarem nesta apresentação, bem como no lanche convívio que irá oferecer.

Rancho Folclórica Nossa Senhora das Amoras vai á Murtosa - Aveiro


No próximo Domingo(dia 30 Agosto) o Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, vai marcar presença em mais um Festival de Folclore desta vez na Murtosa (Aveiro).Iremos mais uma vez divulgar os nossos Costumes e Cantares bem perto da Capital do nosso Distrito.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Saltypula já está a funcionar

Começou hoje a laborar mais uma empresa no CACE - Centro de Acompanhamento e Criação de Empresas, situado nas antigas instalações da Clarks. Chama-se SALTYPULA, dedica-se ao fabrico de calçado, a empresária promotora é de Castelo de Paiva, chama-se Cátia Rodrigues e a unidade fabril para já emprega 7 pessoas.
Mai...a NAUTILUS fábrica recentemente construída também na Zona Industrial de Felgueiras, freguesia de Sobrado, começou já a sua produção.
O terreno onde se encontra instalada foi cedido pelo Município de Castelo de Paiva. No total irá empregar cerca de 50 postos de trabalho.

Ministro da Economia e Secretário de Estado da Industria vem a Castelo de Paiva


Paulo Teixeira, Presidente da Câmara , anunciou hoje na habitual reunião de executivo que o Ministro da Economia, Teixeira dos Santos, o Secretário de Estado da Indústria Prof. Castro Guerra e o Presidente do IAPMEI, vão estar de visita no próximo dia 31 de deste mês a fábrica de mobiliário “Cerne”.

União DesportivaSanta Isabel - Rio Mau, realiza prova de atletismo

A União Desportiva Santa Isabel - Rio Mau, vai realizar o II Grande Prémio de Atletismo de Rio Mau, já no próximo dia 6 de Setembro de 2009, a partir das 9. Esta prova está inserida no Circuito Municipal de Atletismo e calendário de provas da Associação de Atletismo do Porto.
As inscrições são grátis e haverá lembrança para todos os participantes
Quanto aos prémios ficam assim estabelecidos:
Prémios;
1.º, 2.º, 3.º lugar individual por escalões
1.º lugar por equipas/escalão

No que toca ás inscrições elas podem ser feitas da seguinte forma:
Desportave- Eventos Desportivos
Rua Ferreira de Lemos, 363- Apartado 124 4780 Santo Tirso
Fax: 252857147 E-mail: atletismo@desportave.pt

União Desportiva Santa Isabel 2005 – Rio Mau – Penafiel
e-mail udsi2005@gmail.com
Tlm. 918188375

Municipio de Penafiel
e-mail. desporto@cm-penafiel.pt

Junta de Freguesia de Rio Mau
( Posto de Correios)

Jovem Paivense, na Selecção Nacional de Sub - 15

Leandro Silva, atleta do F.C.Porto e natural de Castelo de Paiva, foi chamado a representar a Selecção Nacional de Sub-15 que hoje defronta a sua congénere espanhola, na Ciudad del Futebol, Las Rosas(Madrid).
Leandro, começou a practicar futebol na formação do S.C.Paivense e cedo demonstrou que tinha qualidades para o futebol. Por via disso, quer Sporting, Benfica e F.C.Porto, mostraram interresse no jogador, tendo este optado pela equipa portista(infantis).
Pelas boas exibições acabou por merecer a confiança do seleccionador nacional e estreou-se no Torneio de Leiria com a camisola de todos nós.
Parabéns

Torneio de FUTSAL - ADC Bairros


Associação Desportiva e Cultural de Bairros, vai leva a efeito no próximo dia 12 de Setembro no Pavilhão Municipal de Desportos - Castelo de Paiva um Torneio Futsal.
As inscrtições devem ser feitas até ao dia 9 de Setembro
O sorteio realiza-se no mesmo dia .
Para participar cada equipa terá de pagar 60 Euros de inscrição.


Este torneio, é apenas direccionado para pessoas que residam na freguesia de em Bairros ou que sejam sócios da Associação Desportival Cultural de Bairros.

COMUNICADO


O comité executivo reuniu na passada semana para deliberar sobre o futuro da Liga Terras do Paiva, tendo chegado às seguintes considerações:

Colocamos como condição essencial a adesão das equipas que estão a competir no Inatel para levarmos em frente a organização da Liga Terras do Paiva. Tivemos, por estas a maior consideração e respeito, foram elas as primeiras a saber da nossa vontade. Fomos reunir onde nos indicaram. Como já afirmamos por diversas vezes, a intenção era a realização de uma prova credível com sustentabilidade e com futuro garantido, não poderíamos correr o risco de organizar um campeonato que se assemelha-se a um torneio de verão.

Tendo isto em atenção e visto que o CCD Real, manifestou não estar interessado em participar na liga decidimos não avançar com o projecto. É com tristeza que o comunicamos, no entanto já tínhamos consciência que em Castelo de Paiva não seria tarefa fácil.

Infelizmente ainda existe a filosofia "se não estou sou contra”. Lamentamos mas não podemos mandar na casa dos outros.

Para quem julga que foi uma ideia no ar, ou pensa que não trabalhamos com determinação e prazer, fica parte do trabalho já realizado:

Reuniões preparatórias com os clubes actualmente a competir no Inatel
Reunião com Associações na Freguesia de Pedorido
Reunião com Junta de Freguesia de Pedorido
Elaboração do regulamento disciplinar e organizativo da competição
Criação do logótipo da Liga Terras do Paiva
Negociações com possíveis parceiros comerciais para as competições, estava tudo praticamente acertado
Criação do departamento de arbitragem, já com equipas preparadas para a competição
Calendarização dos sorteios e da competição
Reunião com o Executivo Municipal de Castelo de Paiva para apresentação do projecto
Ao trabalho já realizado dedicamos muitas horas do nosso tempo livre, não o damos como perdido mas lamentamos que se deixe fugir a oportunidade.

Os nossos sinceros agradecimentos aos nossos parceiros comerciais, aos clubes: Paraíso, Folgoso, Oliveirense, Sabariz e Vila Verde pela disponibilidade que demonstraram e ao Executivo Municipal pela abertura demonstrada.



Porque queremos o melhor para a nossa Terra, não nos melindramos que alguém pegue na ideia...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ana Paula Vitorino anuncia investimentos de 8,42 milhões no Douro Navegável

Porto, 26 Ago (Lusa) - A secretária de Estado dos Transportes anunciou hoje investimentos de 8,42 milhões de euros para o Douro Navegável, a lançar durante a próxima legislatura através do Instituto Portuário de Transportes Marítimos.

“Isto reflecte a aposta do Governo no desenvolvimento da Região e do Douro Navegável. O Douro é também um dos maiores recursos para o desenvolvimento de um projecto de turismo”, comentou à agência Lusa Ana Paula Vitorino após a apresentação dos investimentos passados e futuros naquela via navegável.

Para a próxima legislatura, estão previstas intervenções, maioritariamente de requalificação, no Cais da Régua (1,13 milhões de euros), Cais do Castelo (2,5 milhões de euros), Cais do Bernardo/Resende (827 mil euros), Cais do Pocinho (2,44 milhões de euros), Cais do Pinhão/Sabrosa (700 mil euros) e Cais da Pala-Baião (800 mil euros).

Nos últimos quatro anos, o Instituto Portuário de Transportes Marítimos, organismo responsável pelos investimentos feitos em coordenação com a administração central, levou a cabo cerca de 70 projectos de desenvolvimento em 14 dos concelhos abrangidos pelo Douro Navegável, num total de 48 milhões de euros.

Segundo a secretária de Estado, esta “não é uma aposta casuística mas porque no Douro existe um recurso que pode e deve ser valorizado por ser único e o principal de uma região que esteve esquecida durante muitos anos e agora foi retomada e pensada logo em 2005”.

A governante acredita que haverá um “desenvolvimento derivado destes investimentos”, dando como exemplo a própria Fluvina de Caldas de Aregos (Resende), um dos investimentos do Instituto Portuário de Transportes Marítimos inaugurado hoje de manhã e que “sem qualquer acção de marketing ou publicidade já está cheia”.

A nova infra-estrutura permitirá retomar a travessia fluvial de Resende para a margem de Baião, onde esta manhã foi também inaugurado o Cais de Aregos.

O presidente do Instituto Portuário de Transportes Marítimos, Miguel Sequeira, adiantou que as embarcações que irão assegurar o transporte entre as duas margens deverão começar a operar “na próxima Primavera”, inicialmente “com um serviço a pedido” sendo que o modelo final irá depender da quantidade de requisições.

Quanto às intervenções previstas para o Douro “assiste-se nesta fase à requalificação ou criação de condições e infra-estruturas de acostagem nos cais” mas, esclareceu aquele dirigente, “acima de tudo está em curso um estudo sobre a navegabilidade do Douro que irá permitir tomar decisões mais estruturadas” para “não se fazer uma manta de retalhos” no Rio.

LYL.

Lusa/fim

Sessão Pública de Apresentação dos Candidatos do PS


Sessão Pública de Apresentação dos Candidatos Socialistas

A Comissão Política do Partido Socialista de Castelo de Paiva anuncia que a Sessão Pública de Apresentação dos seus Candidatos à Assembleia Municipal, Câmara Municipal e às nove Juntas de Freguesia acontecerá já no próximo dia 12 de Setembro, sábado, a partir das 21h00, no Salão dos Bombeiros, sito nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.

Desde já, todos são convidados a estarem presentes nesta Sessão Pública de Apresentação, que contará, também, com a presença de vários convidados, que anunciaremos oportunamente.

Esta Sessão Pública de Apresentação é uma oportunidade de os Paivenses conhecerem melhor os Candidatos do Partido Socialista, bem como as suas principais linhas de acção projectadas para a Mudança em Castelo de Paiva.



Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

Nova biblioteca municipal acaba com problemas de falta de espaço - autarca

Viseu, 25 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Cinfães, José Pereira Pinto, anunciou hoje que, dentro de dois anos, deverá estar a funcionar a nova biblioteca municipal, um espaço que pretende que venha a ser frequentado por pessoas de todas as idades.

A construção da nova biblioteca encontra-se em fase de concurso público, pelo preço base de 1.359.285 euros, e surgirá junto do auditório municipal, uma obra superior a um milhão de euros que está na sua fase final.

José Pereira Pinto justificou à Agência Lusa a necessidade da biblioteca com o facto de, actualmente, ela funcionar "em três ou quatro salas da Casa da Cultura".

"O espaço é muito pequeno para os objectivos que temos e para os serviços que pretendemos disponibilizar aos nossos 20 mil habitantes", frisou.

Para colmatar os problemas da falta de espaço, há meia dúzia de anos a autarquia tem a funcionar uma biblioteca itinerante, "que tem tido muita procura, quer por parte das escolas, quer de jovens e adultos".

A biblioteca itinerante irá manter-se mesmo após a construção do nosso edifício, para que os livros cheguem às aldeias mais afastadas da sede do concelho, explicou.

A autarquia adquiriu os terrenos nas Quintas da Fervença e Aido em 2004, mas teve de aguardar que o projecto da biblioteca fosse aprovado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, tendo o projecto do auditório municipal avançado mais rapidamente.

A biblioteca terá secções de adultos e infantil, sala polivalente, área de animação, sala do conto e zonas de empréstimo, de consulta local e de periódicos e zonas de documentos áudio, vídeo e multimédia, um projecto que o autarca considera que "não é ambicioso".

"Temos apostado muito na área da cultura, que sempre considerámos ser um investimento que temos de fazer. Não estamos na estaca zero", frisou.

Segundo José Pereira Pinto, a biblioteca será um complemento e, através dela, a autarquia poderá dar resposta "a muitas solicitações das escolas".

AMF.

Lusa/fim

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nota Imprensa

Participação na Eucaristia na nova Basílica - Fátima
Decorreu ontem o primeiro de nove passeios ao Santuário de Fátima promovidos pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, para os idosos e reformados do concelho, que conta com o apoio logístico das Juntas de Freguesia.

Este passeio teve início, com a Freguesia do Paraíso, e pelas 11 horas os participantes tiveram oportunidade de assistir a uma homilia na nova Basílica de Fátima.
Convivio dos participantes nesta viagem a Fátima

O Presidente da Câmara, Paulo Teixeira, o Vice-Presidente, Rui César Castro, o Vereador Lino Pereira, o Presidente da Junta de Freguesia do Paraíso, Carlos Teixeira e o tesoureiro daquele órgão autárquico acompanharam todo o dia este Passeio.

O almoço foi oferecido pela Junta de Freguesia e decorreu numa unidade turística de Ourém, cuja envolvente o serviço de restaurante deliciou a todos.

De regresso a Castelo de Paiva os participantes efectuaram uma paragem nas Termas da Curia onde poderem conviver e lanchar.

Amanha, dia 26, os participantes pertencem à Freguesia de S. Martinho, e a Câmara Municipal estará representada pelo seu Presidente Paulo Teixeira e pelo Vereador Manuel Rocha.

25 de Agosto de 2009

Gonçalo Rocha passa fim-de-semana com Paivenses

Gonçalo Rocha passa fim-de-semana com os Paivenses
Gonçalo Rocha, Candidato Socialista à Câmara Municipal, tem estado diariamente em contacto directo com a população de Castelo de Paiva.
A exemplo disso, o fim-de-semana passado foi dedicado ao “porta-a-porta” que tem sido uma experiência muito enriquecedora para os Candidatos Socialistas que querem dar respostas aos Paivenses.
Na sexta-feira, ao final da tarde, a Equipa Socialista falou com os moradores da Freguesia de Pedorido.
Já no sábado, foi a vez de S. Pedro do Paraíso receber os Candidatos do PS, nomeadamente os residentes em Sta. Eufémia. A acção do “porta-a-porta” continuou durante a tarde na Freguesia de Sta. Maria de Sardoura.
No domingo, a Comitiva Socialista esteve em Bairros, ouvindo os maiores anseios dos Bairristas.
A receptividade dos Paivenses a esta iniciativa de um contacto directo, por parte dos Candidatos Socialistas, tem sido extraordinariamente positiva. É de notar a necessidade que a população de Castelo de Paiva tem em dialogar, directamente, com a comitiva política, expondo os seus problemas e as suas sugestões, numa esperança de mudança.



Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

Detidos quando faziam o décimo nono assalto

Foto tirada após o assalto
Dupla de 37 e 28 anos assaltou estações de correios, supermercados e talhos em vários concelhos do Norte. Usavam óculos de sol e chapéu

Dois homens, um de 37 anos e outro de 28, são suspeitos de terem realizado 19 assaltos a estações dos correios, supermercados e a um talho nos concelhos de Paredes, Lousada, Paços de Ferreira, Felgueiras e Amarante. Os crimes foram cometidos entre Dezembro de 2007 e Junho do ano passado e o primeiro julgamento, referente somente aos assaltos cometidos em Paredes, começa a 17 de Setembro próximo. Este processo envolve ainda outro jovem, acusado de um crime de roubo e de detenção de arma proibida.

Os primeiros assaltos ocorreram ainda em 2007, primeiro no Minipreço de Lustosa, em Lousada, e depois, no Supermercado Nogueira, ainda no concelho lousadense. Já em 2008, foi a vez da primeira estação dos CTT, em Baltar, assim como de mais um Minipreço, mas em Castelo de Paiva, serem assaltados.

O Nosso Talho, em Modelos, Paços de Ferreira, e outro Minipreço, mas em Carvalhosa, foram os estabelecimentos que se seguiram nesta onda de assaltos que passou igualmente pelos CTT de Lordelo, e Aparecida.

Em todos os casos, o método utilizado para realizar o assalto foi o mesmo. Dois indivíduos paravam um Ford Fiesta cinzento junto aos espaços comerciais e, enquanto um se mantinha ao volante da viatura, o outro entrava no estabelecimento disfarçado com uns óculos de sol e um chapéu.

Lá dentro, e segundo a acusação do Ministério Público, Sandro D., desempregado e residente na freguesia paredense de Mouriz, utilizava uma arma de alarme adaptada para balas de 8mm, para ameaçar os funcionários e obrigá-los a dar-lhe o dinheiro das caixas registadoras.

O mais depressa possível, Sandro D. regressava ao carro, que de imediato se punha em fuga.

Nalguns dos assaltos, o homem de 37 anos entrava nas estações de correios acompanhado e usava uma caçadeira de canos serrados.

Foi também assim que, em Março de 2008, foram assaltados os supermercados Minipreço de Rebordosa e de Amarante e os CTT de Longra, Vila Meã, Santa Marinha do Zêzere e Recarei.

Os dois homens foram detidos em Junho, no mesmo dia que terão assaltado os CTT de Rebordosa e, logo de seguida, o Minipreço de Meixomil.

No Ford Fiesta apreendido estava ainda um par de luvas, chapas de matrícula falsas, uma caçadeira e uma pistola carregadas com munições.

Na busca domiciliária à casa de um dos arguidos foi ainda encontrada uma besta, partes de outras armas e mais munições.

IN Diário Notícias

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ADDP promove Roadshow «Água da Torneira» até dia 3

As Águas do Douro e Paiva (AdDP) está a promover o Roadhow «Água da Torneira» até 3 de Setembro, com distribuição de copos com água da torneira, esclarecimentos sobre a importância da água e entrega de brindes alusivos à água da torneira, entre outras.
Decorrerão jogos e acções diversas de animação, segundo o divulgado em comunicado.

A campanha é desenvolvida em torno de três eixos: qualidade, aludindo aos procedimentos e medidas de controlo; acessibilidade, relativa à inexistência de restrições de quantidade; e preço.

A iniciativa, que arrancou a 15 de Agosto, conta com a parceria das Câmaras Municipais de Paços de Ferreira, Ovar, Santa Maria da Feira, Valongo, Baião, Amarante, Felgueiras, Lousada, Castelo de Paiva e Oliveira de Azeméis.

A iniciativa vai estar no sábado e no domingo em Baião. Dias 25 e 26 de Agosto, a equipa passa por Amarante. Felgueiras receberá a visita dias 27 e 28. Na Lousada, as sessões decorrem a 29 e 30 de Agosto.

No último dia do mês e no dia 1 de Setembro, o palco da acção é no Castelo de Paiva. Por fim, a encerrar a digressão, Oliveira de Azeméis acolhe, dias 2 e 3 de Setembro.

In Diário Digital

Chave do Loto 2


Concurso nº34/2009
2 7 14 21 30 49+43

Candidatura do PS lamenta actos de vandalismo


É com profunda tristeza que a Candidatura do Partido Socialista de Castelo de Paiva repudia os actos de vandalismo praticados nos seus outdoors, nomeadamente nas freguesias de S. Pedro do Paraíso e Pedorido.É um facto a força da nossa Candidatura, é um facto a vontade que os Paivenses têm em apostar na mudança. E esse facto incomoda algumas pessoas, levando-as a agir de forma inqualificável e anti-democrática.Estamos no século XXI, vivemos em regime de democracia, e o acto de vandalismo à propaganda política é punido por lei. A Candidatura Socialista, condena e reprova esses comportamentos, que acarretam elevados prejuízos materiais e financeiros, mas não se intimida. E o projecto de Mudança 2009 está cada vez mais forte, por mais que isso incomode algumas pessoas.


Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Partido Socialista de Castelo de PaivaAutárquicas 2009

Arraial P'ra Pular

Vai decorrer nos próximos dias 4, 5 e 6 de Setembro em Fornos "Arraial P'ra Pular & Festa do Vinho e dos Produtos Tradicionais de Fornos"

Não vai avançar o 1º Campeonato da "Liga Terra do Paiva"


Devido ao numero insuficiente de equipas(6), a organização da Liga Terra do Paiva, decidiu não avançar com o o 1º Campeonato de Futebol Amador .

Torneio de Futsal

O Grupo de Dinamização e Cultutra de Pedorido leva a efeito nos dias 3 e 4 de Outubro "Torneio de Futsal".
Clica na imagem para aumentar

Algumas das vergonhas de Pedorido.

Foto Nº 1 , caminho da margem do Rio Arda Concas/ Silvos.
A junta não limpa mas!!! Limpa o Manuel 29.

Foto Nº 2/3 o caminho publico ocupado por particular
Junto há zona Ribeirinha na margem esquerda do Rio Arda, enfrente ao " Jardim do Arda".
O S. João Campos na ultima Assembleia de Pedorido referindo-se a outros caminhos disse!!!que enquanto ele fosse Presidente de Junta nunca iria admitir que alguém ocupasse qualquer terreno que não lhe pertencesse.
Realmente meus caros Amigos deste Blogue é mesmo
De Rir, será que conhece Pedorido ?!
Mas de qualquer forma não será desculpa, pois alguns membros do Publico e da Assembleia nas sessões de Assembleia foram alertando o facto de alguns cidadãos desta Freguesia estarem a ocupar terrenos Públicos.
Mais uma vez o S. João Campos nada fez para resolver a situação vergonhosa nada benéfica para a Imagem da nossa terra junto dos milhares de Turistas que nos visitam .

Deixo agora só esta pergunta para os possíveis comentários: Será que os Paivenses querem aquilo que o Povo de Pedorido não quis !!!
Um Presidente de Assembleia Municipal que nada , nada mesmo fez pela sua terra ???.
José Luís Pinto. Membro de Assembleia de Pedorido

Novamente na capital

Grupo Desportivo, continua apesar de ainda estarmos em tempo de forte canícula, em intensa actividade.
Às malvas as férias, às malvas as pausas, o que estes atletas querem é treino, competição, acção muita acção.
Assim sendo, domingo 30 de Agosto, com partida e chegada junto à sede da junta de freguesia de S.Domingos de Benfica, paredes meias com o Jardim Zoológico, a colectividade mais relevante de Castelo de Paiva de todos os tempos, vai estar sem complexos na luta pelos melhores lugares, em mais uma etapa do Circuito de Montanha. Os atletas escalados do Grupo Desportivo para percorrerem os Trilhos de Monsanto são os seguintes:

Amélia Vieira
Carlos Silva
António Moreira
Vítor Barbosa
Sérgio Azevedo
Joaquim Barbosa
Manuel Silva
Manuel Vieira
Carlos Oliveira

GDCPV

domingo, 23 de agosto de 2009

CDU apresentou candidato Assembleia de Pedorido





A Coligação Democrática Unitário, apresentou o seu candidato á Assembleia de Freguesia de Pedorido.

Vitorino Silva Rodrigues, tem 53 anos, é residente no lugar da Póvoa - Pedorido e exerce actualmente a profissão de segurança.

Foi membro da Assembleia de freguesia de Pedorido entre 1993 e 1997.


Clique sobre o texto abaixo publicado para aumentar


Fotos sobre concelho Castelo de Paiva