sábado, 27 de março de 2010

Pedro Passos Coelho, também vence em Castelo de Paiva com 61% dos votos



O Social Democrata Pedro Passos Coelho tem praticamente assegurada a vitoria nas directas para a liderança do PSD.
Castelo de Paiva, não fugiu á regra e o dirigente laranja venceu com 61%

Aqui fica o resultado do escrutínio:

Candidatura de Paulo Rangel 37,2%

Candidatura de Pedro Passos Coelho 62,8%

Candidatura de José Pedro Aguiar Branco 0%

Candidatura de castanheira Barros 0%

Votos Brancos: Zero

Votos Nulos: Zero

Recorde-se que Paulo Teixeira, desde o primeiro minuto apoiou Pedro Passos Coelho

Segundo noticia a Agencia lusa o Conselho de Jurisdição do PSD adiantou hoje que cerca de dois terços dos votos nas eleições diretas já estão contabilizados, confirmando que existe uma candidatura com “tendência de vitória” que “se afirma” em relação às outras.

Numa declaração na sede nacional do PSD, Assunção Esteves disse já estarem apuradas 220 das 360 secções, o que corresponde a “dois terços do conjunto dos votos desta noite, correspondentes a 30 mil votos”.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nota de Imprensa

O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva começa dia 10 de Abril de 2010 a sua caminhada pelo nosso País a demonstrar as raízes culturais e etnográficas do nosso Concelho. Ao longo dos 53 anos de existência este nosso Rancho sempre teve a responsabilidade de demonstrar pelo nosso País e Estrangeiro as suas raízes, e demonstrar que o nosso Concelho Paivense é rico a nível cultural e etnográfico.

Dia 10 de Abril – Festival Nacional de Mirandela

  • Rancho Folclórico de S.Tiago de Mirandela

Dia 30, 1 e 2 de Maio – Feira à Moda Antiga Arcozelo

  • Federação do Folclore Português

Dia 22 de Maio – Festival Internacional Ribatejano

  • Rancho Folclórico da Golegã

Dia 30 de Maio – Peregrinação do Folclore a Fátima

  • Federação do Folclore Português

Dia 5 e 6 de Junho – Feira à Moda Antiga Paranhos

  • Rancho Folclórico de Paranhos

Dia 4 de Julho – Festival Nacional de Alvorge – Leiria

  • Rancho Típico de Alvorge

Dia 17 de Julho – Festival Internacional de Mangualde

  • Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara

Dia 12 de Setembro – Festival Nacional Alto Minho

  • GRUPO ETNOGRÁFICO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Dia 1 a 3 de Outubro – Congresso Internacional de Folclore nos Açores.

  • Federação do Folclore Português

Informam-se todos os sócios do Rancho que queiram acompanhar o Rancho Folclórico nestas suas deslocações terão que ter as cotas em dia e informar a Direcção no prazo de 20 dias antes da deslocação.


Para mais informações sobre o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva.

http://www.ranchofolcloricodecastelodepaiva.blogspot.com/

Presidente da Direcção

Carlos Novais

Feirantes protestam em frente á Câmara Municipal de Castelo de Paiva

Esta manhã cerca de duas dezenas de feirantes protestaram junto á Câmara Municipal de Castelo de Paiva, por causa na nova lei que a edilidade paivense quer por em pratica relativamente á atribuição dos lugares para a feira quinzenal que se realiza a 6 e 21 de cada mês.
O sorteio para atribuição destes lugares está agendada para o dia 30 deste mês.
Já ontem uma delegação esteve presente na reunião de Câmara e no final fizeram a entrega de uma proposta a Gonçalo Rocha no intuito de suspender o concurso que se vai realizar no próximo dia 30 deste mês de Março


Hoje para além de empunharem cartazes, slogans alguns Soltaram como tais como "A feira não é tua, presidente vai para a rua"


Mário Costa, dos outros Manifestantes explicou ao Castelodepaiva-online, o porque desta revolta.

Respondendo ao Presidente da Associação de Feiras e Mercados da Região Nortede, José Manuel Carvalho, Vereador que detem o Pelouro de Feiras, referiu que estão reunidas as condições para a realização do sorteio. Mais segundo ele a Câmara está a cumprir a legislação em vigor (artº 42 /2008 de Março)
A Associação de Feiras e Mercados da Região Norte, apresentaram uma "Providência Cautelar" no Tribunal Judicial de Penafiel

quinta-feira, 25 de março de 2010

Um investimento de 1 milhão e 250 mil euros



Município financia Unidade de Cuidados Continuados

A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou esta manhã, por unanimidade, a proposta de financiamento
do Município para a concretização da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia, no valor de 1 milhão e 250 mil euros.
Trata-se de um equipamento de extrema importância para o Concelho que nascerá a partir das instalações onde funcionou o antigo Centro de Saúde de Cinfães. Um edifício actualmente devoluto e que a Santa Casa da Misericórdia quer transformar numa Unidade de Cuidados Continuados. Uma obra que será apoiada pela Administração Central, através do Programa Modelar, com o montante de 750 mil euros. No entanto, considerando que se trata de um investimento muito avultado, próximo de 2 milhões e 500 mil euros, montante que a Santa Casa da Misericórdia não conseguiria suportar, o Município de Cinfães decidiu financiar com 1 milhão e 250 mil euros, de modo a que, o Concelho não perdesse esta oportunidade.


GAP

O R.F. de Castelo de Paiva foi " Limpar Portugal"

O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva participou na freguesia de Bairros em parceria com a junta de Freguesia na iniciativa “ Limpar Portugal “, a iniciativa correu muito bem sendo também aproveitada para conviver junto da população de Bairros. Apesar de não ser uma área da Associação do Rancho mais antigo do nosso concelho, concluímos que o ambiente deve ser um tema a preservar por todas as associações paivenses. O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva esta sempre disponível para desenvolver o nosso Concelho seja em que área for. Parabéns a Câmara Municipal de Castelo de Paiva pela organização.

Presidente da Direção

Carlos Novais

Apenas uma lista encabeçada por António Novais concorre ás Eleições na Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva

António Novais, actual Presidente da ACICPV vai ser reconduzido no cargo uma vez que apenas existe uma lista ás próximas eleições da ACICPV para o Triénio 2010/2012.
No que toca a presidência da Assembleia Geral esta será presidida por Arlindo Manuel da Silva Alves e vai ter como Presidente do Conselho Fiscal Artur Manuel Cardoso Martins.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Idosa de 67 anos agredida diariamente pelo seu próprio filho

Foto Jornal Correio da Manhã
Uma idosa de 67 anos ao longo de quase dois anos foi agredida diariamente pelo seu próprio filho – Carlos Paiva de 40 anos e divorciado.
Este individuo já foi por diversas vezes detido mas mesmo assim continuava a cometer agressões atrás de agressões.
Segundo avançou a Paivense Fm, foi necessária a intervenção das forças de segurança para que a idosa residente no lugar da Mò freguesia de Real pudesse entrar em sua casa para retirar alguns pertences.
A violência era uma constante.
Carlos Paiva , foi viver com a mãe desde que a sua ex mulher e filha emigraram para França fartas dos actos violentos cometidos por este.
Esta manha foi o transbordar do copo.
Clara Paiva, teve que ser uma vez mais socorrida pelos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva para o Hospital Padre Américo no Vale do Sousa para ser socorrido

Armando Rodrigues, sobrinho da vítima em declarações á Paivense FM, explicou que este caso está a chocar os moradores do lugar.





Quem também se pronunciou sobre assunto foi Filipe Valente.
O Presidente da Junta de Freguesia de Real, diz-se chocado com toda esta situação.





Cortesia da Paivense Fm

Assinados protocolos de cooperação


O presidente da Câmara de Cinfães assinou, esta tarde, vários protocolos de cooperação com algumas instituições e entidades do Concelho, nomeadamente, a Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião, o Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos, a Junta de Freguesia de Santiago de Piães e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Cinfães. Foi também assinado um contrato de comodato com a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira.
No caso da Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião, a autarquia apoiou a aquisição de mais uma viatura, atribuindo 40% do custo total sem IVA, o que se traduz numa verba que ronda os 4.900 euros.
Em relação ao Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos, o protocolo de cooperação prende-se com o financiamento da execução da ligação do Centro à rede de saneamento existente no Lugar da Quintã. Um investimento próximo dos 10 mil euros que, a Câmara Municipal deliberou financiar na totalidade, ficando a infra-estrutura propriedade da autarquia.
A Junta de Freguesia de Santiago de Piães também foi contemplada com a atribuição de um subsídio, na casa dos 6.500 euros, para a construção da capela mortuária, correspondendo a 20% do custo total da obra.
No que se refere à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Cinfães, o protocolo de cooperação está relacionado com as obras de restauro da Residência e Salão Paroquial. Um investimento comparticipado pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, e subsidiado pela autarquia com uma verba que ronda os 31 mil euros, correspondentes a 20% do valor da adjudicação.
O presidente da Câmara Municipal assinou também com a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira um contrato de comodato de cedência das instalações da Escola Primária de Ervilhais, por um período de seis anos, para a criação do “Sítio da Família”. Um projecto inserido no Contrato Local de Desenvolvimento Social através do qual serão elaboradas acções de formação de carácter prático para mulheres na área da Gestão Doméstica e Parental.

GAP

Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, realiza trabalho notavél no concelho de Cinfães


A Associação de Solidariedade Social de Espadanedo tem vindo a fazer um trabalho notável em todo o concelho de Cinfães no que aos Cidadãos Portadores de Deficiência diz respeito tendo em funcionamento, neste momento, dois Centros de Actividades Ocupacionais. Esta associação é a única, neste concelho, que dá resposta à problemática da Deficiência e há poucos meses viu aprovado em sede de Segurança Social a construção do futuro Lar Residencial. Foi o único projecto aprovado, no destrito de Viseu, que mereceu uma comparticipação de 75%. Agora são necessários os outros 25% para que este Lar seja uma realidade a curto prazo. Nesse sentido a Associação de Solidariedade Social de Espadanedo realizará, no dia 1 de Abril, pelas 21h00, no salão Paroquial de Tarouquela, a I Gala “Noite Diferente”. Este espectáculo visa precisamente a angariação de fundos para a construção do futuro Lar Residencial “Nossa Senhora de Lurdes de Espadanedo”.
Atrevo-me a dizer, em nome da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, a todos aqueles que queiram e possam ajudar esta instituição que o façam com um donativo (seja ele monetário ou em especie) ou até mesmo fazendo-se associado. Todos juntos serão poucos para ajudar.

Norberto Mota

Programa de Governo 2009-2013, Orçamento de Estado 2010 – Prioridades e Estratégias

O Partido Socialista vai promover na próxima sexta-feira, 26 de Março, uma sessão/debate intitulada “Programa de Governo 2009-2013, Orçamento de Estado 2010 – Prioridades e Estratégias” na Concelhia de Cinfães. Segundo a opinião do Partido Socialista “o actual contexto político exige, cada vez mais, informação e debate de ideias, sobre as diferentes estratégias e opções nas diferentes áreas de governação. É fulcral debater os problemas conjunturais que afectam o País nos diferentes Distritos e nos diversos Concelhos, bem como fazer os respectivos balanços das estratégias implantadas e em curso.” Esta sessão será realizada na Associação de Solidariedade Social de Souselo pelas 21.00h e contará com a presença de Valter Lemos - Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional.


Norberto Mota

Páscoa Cinfães 2010


A autarquia voltou a preparar um programa cultural para assinalar a quadra festiva que atravessamos. Páscoa Cinfães 2010 foi o nome escolhido para esta programação que se estende até final de Abril, numa organização conjunta dos pelouros Acção Social, Cultura, Educação, Juventude e Turismo, com a colaboração de várias colectividades do Concelho.
O programa iniciou na passada segunda-feira com a comemoração do Dia da Árvore e da Água, na Casa da Cultura, e prossegue na próxima sexta-feira com a inauguração da exposição “Adereços do Desfile de Carnaval”, às 14h, no Museu Serpa Pinto.
Oficinas da Páscoa
A 29 de Março arrancam, na Casa da Cultura, as Oficinas da Páscoa destinadas aos mais novos. As actividades serão dinamizadas pelos professores das AEC’s e decorrerão também nas escolas do 1º ciclo de Tarouquela, Meridãos n.º 2, Nespereira, Gralheira e Cinfães. As Oficinas da Páscoa terão lugar até ao dia 8 de Abril, entre as 14h30 e as 17h30. Estão a ser organizadas diversas actividades, nomeadamente, teatro, peddy paper, acções de culinária e também sobre a reciclagem. As inscrições são gratuitas e abrangem crianças e jovens dos 3 aos 13 anos.

G.A.P.

Autarquia apoia escalões de formação


O executivo aprovou, recentemente, a atribuição de subsídios às colectividades desportivas, concretamente aos escalões de formação, para a época 2009/2010.
Manuel Domingos, vice-presidente da Câmara de Cinfães e vereador do pelouro do Desporto, espera que, com esta modalidade na atribuição de subsídios, as colectividades e, particularmente, as equipas de futebol mostrem uma postura mais competitiva. A política da autarquia passa também pelo incentivo à prática desportiva no Concelho.
A proposta, que contempla três escalões de atribuição, mantém os critérios de anos anteriores, ou seja, quanto melhor a classificação nos campeonatos, maior será também o subsídio. Assim, o valor atribuído varia entre cinco mil e dois mil euros. Ficou ainda definido que o prémio de subida ao Nacional é de 2.500 euros.

CAMPEONATO DISTRITAL:

JUNIORES “A”
1º Escalão – do 1º ao 4º classificado - € 5.000,00
2º Escalão – do 5º ao 7º classificado - € 4.500,00
3º Escalão – do 8º classificado ao último – a) - € 3.500,00
JUNIORES “B”
1º Escalão – do 1º ao 4º classificado - € 4.500,00
2º Escalão – do 5º ao 7º classificado - € 4.000,00
3º Escalão – do 8º classificado ao último – a) - € 3.000,00
JUNIORES “C”
1º Escalão – do 1º ao 4º classificado - € 4.000,00
2º Escalão – do 5º ao 8º classificado - € 3.500,00
3º Escalão – do 9º classificado ao último – a) - € 2.500,00
INFANTIS
1º Escalão – do 1º ao 4º classificado - € 3.000,00
2º Escalão – do 5º classificado ao último – a) - € 2.500,00
ESCOLAS
1º Escalão – do 1º ao 3º classificado - € 2.500,00
2º Escalão – do 4º classificado ao último – a) - € 2.000,00
a) Desde que participe até ao fim do respectivo campeonato.


GAP

Aprovados subsídios para as IPSS’S



A Câmara Municipal de Cinfães aprovou, esta semana, renovar o subsídio anual às Instituições Particulares de Solidariedade Social atribuindo a cada uma 6 mil euros. Um montante que será entregue em duas tranches de 3 mil euros e que contempla as seguintes instituições: Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião; Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães; Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira; Associação de Solidariedade Social de Souselo; Centro Social de S. Martinho de Fornelos; Centro Social e Paroquial de Tendais; Associação de Solidariedade Social de Espadanedo; Santa Casa da Misericórdia de Cinfães
GAP

terça-feira, 23 de março de 2010

Finanças de Cinfães assaltadas mas caixa forte não foi violada

Cinfães, 21 mar (Lusa) - A repartição de Finanças da vila de Cinfães foi assaltada na madrugada de hoje, mas a sua caixa forte não terá sido violada, disse à Lusa o presidente da junta de freguesia local que trabalha naquele serviço do Estado.
“Quando chegámos de manhã vimos uns vidros partidos e a porta danificada. Aparentemente não levaram nada”, contou o autarca Artur Barbosa.
Segundo acrescentou, o interior dos serviços não sofreu estragos significativos, aguardando-se neste momento a chegada de uma equipa especializada da GNR de Viseu para avaliar a situação.
Durante a manhã estiveram no local elementos do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento de Lamego da GNR para recolher as primeiras provas do assalto.
Para facilitar o trabalho das autoridades policiais, o serviço de finanças manteve-se encerrado.
A Lusa tentou sem sucesso contactar a GNR de Lamego.
Em julho do ano passado a mesma repartição de finanças daquela vila já tinha sido assaltada, apesar de os prejuízos não terem sido significativos.

REDE SOCIAL PROMOVEU FESTA DA PRIMAVERA EM CASTELO DE PAIVA.


No espaço do Largo do Conde
REDE SOCIAL E IPSS PROMOVERAMFESTA DA PRIMAVERA EM CASTELO DE PAIVA

O gabinete local da Rede Social de Castelo de Paiva, no âmbito das actividades que integram o Projecto MICAS, desenvolveu ontem á tarde, a Festa da Primavera, uma iniciativa que juntou idosos de várias IPSS do concelho no agradável espaço do Largo do Conde, no “ coração “ da vila paivense.
Presentes estiveram a Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas de Pedorido, o Centro Social de Real, o Centro Social de Sta Maria de Sardoura, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, instituições que proporcionaram aos seus idosos, acompanhados de funcionários e técnicos, momentos agradáveis de convívio e diversão, protagonizando a iniciativa de enfeitar o Largo do Conde com flores, despertando assim o período primaveril, que agora se inicia.Esta foi uma acção que mereceu o aplauso de todos, tendo no final Andreia Gomes, responsável da Rede Social de Castelo de Paiva, elogiado a iniciativa e a adesão conseguida, evidenciando que, “estes momentos de convívio são salutares para o bem estar destes idosos e cidadãos portadores de deficiência que assim, podem ver o seu trabalho reconhecido e divulgado em espaços públicos do concelho “.


GIRP/COliveira

Vale do Sousa: GNR atenta a movimentações de grupo suspeito de vários crimes

Paredes, 23 mar (Lusa) - As autoridades policiais do Vale do Sousa estão atentas às movimentações de um grupo nómada constituído suspeito da prática dos crimes de coação e extorsão, confirmaram à Lusa os comandantes da GNR dos destacamentos de Penafiel e Felgueiras.
“Estamos empenhados no sentido de não permitir que o grupo instale o seu acampamento nesta região, porque sabemos que, por onde tem passado, tem causado um sentimento de insegurança na região”, disse à Lusa o capitão Adriano Rocha, do Destacamento Territorial de Penafiel.
Este grupo, constituído maioritariamente por cidadãos espanhóis, mas também por franceses e portugueses, está referenciado pelas autoridades da região norte por ser suspeito da prática de vários ilícitos criminais.
No ano passado, alguns elementos chegaram a ser detidos pela GNR de Felgueiras quando tentavam coagir pequenos empresários locais ao pagamento de quantias avultadas pela prestação de pequenos serviços, nomeadamente o afiamento de facas e ferramentas.
Nos últimos dias, o grupo esteve na zona de Braga e Esposende, tendo também passado pela Trofa e Vila Nova de Gaia.
Na segunda feira, o grupo formado por cerca de por cerca de 80 elementos instalou-se num terreno propriedade da Câmara de Paredes, próximo da Zona Industrial de Baltar.
Alertada pela população, uma força da GNR, formada por algumas dezenas de militares do Destacamento de Penafiel, deslocou-se ao local, convidando o grupo nómada a abandonar o terreno.
Após alguns minutos de diálogo, o grupo acabou por seguir em direção à autoestrada 4.
Poucas horas depois foi detetada a sua presença no centro de Lousada, quando foram avistadas cerca de 20 viaturas que se preparavam para parar num terreno privado em frente à pista da Costilha.
A GNR, agora através dos meios do Destacamento de Felgueiras, esteve no local, solicitando aos elementos do acampamento que não parassem ali, mas estes, numa primeira fase, recusaram-se.
Segundo o capitão Babo Nogueira, comandante deste destacamento, os elementos do grupo só aceitaram abandonar o local quando chegaram reforços policiais.
“Foi preciso eles perceberem que estávamos determinados em fazer cumprir a lei”, vincou à Lusa o oficial.
As autoridades da região, segundo Babo Nogueira, estão informadas das movimentações do grupo e as últimas informações apontam para a possibilidade de estar agora na Área Metropolitana do Porto.

Limpar Portugal-Limpar Castelo de Paiva foi um sucesso e vai ter repetição para breve



INICIATIVA FOI UM SUCESSO QUE VAI TER REPETIÇÃO
Mais de duzentos voluntários participaramna acção “Limpar Portugal -Limpar Castelo de Paiva “* recolhidas mais de 12 toneladas de lixo"


Foi um sucesso a acção de recolha de lixo e erradicação de lixeiras no concelho de Castelo de Paiva, uma iniciativa integrada no projecto cívico “ Limpar Portugal ”, criado na sequência de uma experiência idêntica ocorrida na Estónia, e que, no passado Sábado, se realizou por todo o território nacional, sendo que, neste município, o grande objectivo desta operação foi a limpeza das lixeiras ilegais dispersas pelas diversas freguesias paivenses, tendo sido recolhidas cerca de 12 toneladas de lixo.Sob a coordenação da Câmara Municipal, o Grupo de Castelo de Paiva contou com mais de duas centenas de voluntários para esta acção de limpeza, destacando-se a colaboração das Juntas de Freguesia, colectividades locais e muitos particulares que não quiseram deixar de participar e de dar o seu contibuto à iniciativa, tendo marcado presença o presidente da CM, Gonçalo Rocha, o Vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues e o Vereador José Manuel Carvalho , entre outros autarcas. Decorrido o processo da inventariação e registo de lixeiras em cada uma das freguesias de Castelo de Paiva, cujo trabalho contou com a imprescindível colaboração das respectivas Juntas de Freguesia, a iniciativa teve uma boa adesão de inscritos e, a exemplo do País, também acabou por ser um sucesso em Castelo de Paiva , daí que a autarquia paivense e as entidades parceiras queiram em breve, repetir esta acção municipal. A concentração dos voluntários registou-se ás 8h30 junto das respectivas sedes das Juntas de Freguesia, acontecendo depois a partida desses locais em direcção às lixeiras identificadas pelas oito freguesias abrangidas, já que Real não participou na iniciativa. A coordenação local desta acção foi da responsabilidade da Câmara Municipal com a colaboração das respectivas Junta de Freguesias e passou também pelo fornecimento aos voluntários de sacos e luvas, assegurando depois o transporte do lixo removido, num total de mais de 12 toneladas.Em termos de logística, nesta acção em Castelo de Paiva, estiveram envolvidos 4 camiões, 7 carrinhas, duas máquinas retroescavadoras, tractores da Câmara Muncipal e das Juntas de Freguesia, uma ambulancia do Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e até uma carroça de tracção animal participou nos trabalhos realizados no espaço da ADEP, em Sobrado. No final do dia, e para assinalar o êxito desta acção, teve lugar uma festa – convívio no espaço da ADEP em Sobrado, com os participantes da iniciativa LIMPAR PORTUGAL – LIMPAR CASTELO DE PAIVA, onde para além da animação musical e da presença do Quarteto de Trompetes da Academia de Musica de Castelo de Paiva, houve a exibição de vídeos e fotografias registadas durante a acção por todo o concelho, tendo marcado presença vários responsáveis municipais, nomeadamente o edil paivense Gonçalo Rocha e o Vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues.
GIRP/Carlos Oliveira

Veteranos - S.C.Paivense defronta S.C.Rio de Moinhos


FREGUESIA DE NESPEREIRA DEU O EXEMPLO



Apesar da fraca adesão de voluntários numa terra populosa
FREGUESIA DE NESPEREIRA DEU O EXEMPLO NA INICIATIVA “ LIMPAR PORTUGAL

“ A exemplo de outras freguesias do concelho de Cinfaes, também a vila de Nespereira, apesar da fraca divulgação que houve a propósito deste projecto cívico, participou na iniciativa " LIMPAR PORTUGAL " e, através da coordenação da Junta de Freguesia, pôde contar com 30 voluntários para colaborar na limpeza de um zona de lixeira localizada junto à Estrada Municipal entre a freguesia e o vizinho lugar de Vilar de Arca. Com um total de 2217 habitantes, totalizando uma percentagem de 1,35% de adesão, não se pode dizer que os nespereirenses aderiram a esta iniciativa de cariz ambiental, mau grado o número elevado de colectividades desporticas e culturiais que a maior freguesia do concelho de Cinfaes apresenta.E, na verdade, tão fraca adesão registada, não se consegue perceber e justificar, restando evidenciar a notória falta de civismo e preocupação ambiental, perante uma causa que toca a todos e que a população nespereirense deveria nutrir mais carinho e respeito pelo asseio e limpeza da própria freguesia.Mas como diz o ditado, “só fazem falta os que cá estão ”, a iniciativa, de âmbito nacional, na freguesia de Nespereira, iniciou-se manhã cedo na zona da Vista Alegre, perto dos viveiros de coelhos, junto à Estrada Municipal que estabelece ligação com Vilar de Arca, da freguesia de Piães. Ali, naquele local, uma das entradas da freguesia, amontoavam-se montanhas de terra, servida de aterro, lixos de obras, misturado com imensos detritos de vários géneros. Desde colchões, cadeiras, malas, sanitas, bidões, etc, a paisagem daquele local tem mostrado, ao longo do tempo, um vazadouro de porcaria, uma imagem feia e deprimente, nada condizente com a entrada de uma terra, que até tem o estatuto de Vila.A este projecto de limpeza e de irradicação desta lixeira a céu aberto, aderiu a Junta de Freguesia local, através do seu Presidente, Mário Leitão, contando com o seu “braço-direito” no Executivo local, Alves Pinto, assim como um grupo de jovens da terra, voluntários e estudantes na Escola Secundária Prof. Dr. Flávio Pinto Resende, de Cinfães, tal como os Bombeiros Voluntários de Nespereira, que também abraçaram esta causa, e se fizeram representar na limpeza da lixeira ali existente. Também estiveram presentes dois casais, sendo um deles originário da freguesia de Nespereira.Foi um trabalho longo e cansativo, mas que levou todos os presentes a encarar a tarefa com boa disposição e alegria, pelo bom serviço que prestaram à comunidade e à freguesia, procurando potenciar uma terra mais limpa, agradável e atractiva.No final da manhã, após ter sido feita uma triagem do lixo ali espalhado, os detritos foram localizados à beira da estrada, esperando a passagem dos camiões municipais, para deslocar o lixo para o Ecocentro de Cinfães.Apesar do enorme esforço ali aplicado com o trabalho deste valoroso grupo de voluntarios, denotou-se que aquela zona da Estrada Municipal que liga até Vilar de Arca, tornou-se uma zona muito critica, relativamente ao constante abandono de detritos domésticos pela via, estragando a bonita paisagem que circunda Nespereira, numa das zonas bem atractivas da freguesia.No final registamos a opinião de uma das estudantes voluntarias, Andreia Ferreira, que se mostrou muito feliz e satisfeita por ter participado nesta acção e ter dado o seu contributo para a limpeza de um foco de poluição na freguesia, não deixando de evidenciar o recado para que, de futuro, “ as pessoas não voltem a sujar o que andamos a limpar, com o objectivo de termos a nossa terra mais limpa, saudável e mais bonita para quem nos visita “.




Carlos Oliveira

Grupo Cénico de Bairros , á procura de novos talentos

“II MOSTRA DE VINHO E PRODUTOS RURAIS DE REAL”


Depois do sucesso do primeiro evento, vai realizar-se nos próximos dias 27 e 28 de Março, a “ II MOSTRA DE VINHO E PRODUTOS RURAIS DE REAL

.
Este evento tem como objectivo principal a promoção da freguesia. Real é uma terra predominantemente rural, onde ainda se mantêm vivas muitas tradições, podendo encontrar-se, para além do excelente vinho verde, os mais variados produtos rurais, tais como: mel, broa caseira, bolo com rojões, licores caseiros, fumeiro, pão-de-ló, doces tradicionais e muitos petiscos.
O evento é organizado por uma comissão, constituída por elementos da Assembleia e Junta de Freguesia, e conta com o apoio da Câmara Municipal no aluguer e montagem dos stands.
Participam neste certame, produtores de vinho, Artesãos, restaurantes, talhos, Instituições Privadas de Solidariedade Social, Associações e Comissões de Festas, todos naturais, sedeados ou com produção na freguesia de Real.
A organização conta com trinta e um expositores inscritos, mais seis que na edição anterior, sinal da motivação e do empenho dos Realenses em promover a freguesia de Real.
A inauguração da Mostra será no sábado, dia 27, pelas 14h e o encerramento no domingo às 21h, estando previsto um extenso programa de animação adequado a toda a população.
GIRPJFR
22/Março/2010

Para angariação de fundos, Comissão de Festas em Honra de Santo Ildefonso e S. José organizam leilão


segunda-feira, 22 de março de 2010

UTENTES DE CASTELO DE PAIVA PODEM SER ENCAMINHADOS PARA O HOSPITAL S.SEBASTIÃO EM SM DA FEIRA

S.SEBASTIÃO É TAMBÉM HOSPITAL DE REFERÊNCIA
UTENTES PODEM SER ENCAMINHADOS PARA SANTA MARIA DA FEIRA


Os utentes de Castelo de Paiva podem agora ser encaminhados, e acolhidos sem constrangimentos, no Serviço de Urgência, de consulta externa e internamento do Hospital de Santa Maria da Feira, em iguais circunstâncias às do Hospital do Padre Américo, em Penafiel.
A proximidade dos utentes de Castelo de Paiva com o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (em Santa Maria da Feira), bem como com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (em Penafiel), determinou a decisão da Administração Regional de Saúde do Norte no sentido de permitir que a referenciação possa ocorrer para qualquer uma destas unidades hospitalares.
Aquela Administração Regional, no âmbito da colaboração mútua que existe para a resolução das situações relacionadas com a prestação dos cuidados de saúde, acolheu deste modo a reivindicação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e as razões por esta alegadas, e materializou o justo anseio da população paivense.
GIRP/COliveira

domingo, 21 de março de 2010

Triunfo serrano em Lourosa


Começamos a ter contacto com Lourosa através do futebol. Os confrontos entre o Paivense e o Lourosa, eram quase sempre dramáticos; do lado de lá, eramos apelidados de serranos; do lado de cá, ripostávamos com o termo de corticeiros. Quase sempre havia contacto físico. Nesse tempo, esta zona do concelho da denominada Vila da Feira, era pujante. A oferta de trabalho era múltipla, o poder de compra das populações altíssimo, com todos estes condimentos Lourosa conquistou o estatuto de cidade. Entretanto tanto se alterou, o desemprego prolifera, afectando toda a região, fazendo com que as estruturas outrora musculadas se apresentem hoje em avançado estado de anemia.


A delegação do Grupo Desportivo presente no XXXIII Grande Prémio da Lourocoope foi,e, é sempre bem acolhida em Lourosa. Os confrontos de atletismo nada têm a ver com aquilo que se passava/passa no futebol e o triunfo colectivo associado ao óptimo desempenho individual dos principais valores; Bruno Vieira 2º em Iniciados/Juvenis, Amélia Vieira 3ª em Juniores/Seniores Fem, Sérgio Azevedo 4º sénior, Vítor Barbosa 6º sénior, Joaquim Barbosa 9º sénior e Carlos Silva 8º veterano, reforçaram a simpatia que os guerreiros da montanha, grangearam com as sucessivas boas prestações.


Resultados


Benjamins Fem - 12ª Helena Silva
Infantis Masc - 9º Rafael Nunes/ 32º Pedro Vieira
Ini/Juv Masc - 2º Bruno Vieira
Veteranos - 8º Carlos Silva/ 50º Manuel Vieira
Jun/Sen Fem - 3ª Amélia Vieira
Jun/Sen Masc - 4º Sérgio Azevedo/ 6º Vítor Barbosa/ 9º Joaquim Barbosa/ 17º António Moreira/ 47º Rui Barbosa/ 49º Vicente Vieira/ 57º Carlos Oliveira
Colectivo - 1º GDCCP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva