sexta-feira, 11 de julho de 2008

Arouca - Começou a universidade de verão


Informação institucional
O presidente da Câmara Municipal de Arouca e a vice-reitora da Universidade do Porto, Prof. Maria de Lurdes Fernandes, estiveram presentes na sessão de abertura da Universidade de Verão, a decorrer em Arouca, até dia 26 de Julho. A Universidade de Verão inicia-se com o curso de História da Arte, prosseguindo, depois, com os cursos de Saúde, Botânica, Geologia, Literatura e Desenvolvimento Regional. Em paralelo, decorrem várias conferências, abertas ao público, para as quais é necessária inscrição prévia. As aulas decorrem no Mosteiro de Arouca e na Biblioteca Municipal, estão previstas várias visitas de estudo, e está também disponível uma programação cultural complementar às aulas.
Esta iniciativa, promovida pela Universidade do Porto (UP), em pareceria com a Câmara Municipal, é inédita em Portugal, e tem como tema «Ciências e Culturas em contexto regional».
Estão disponíveis 6 módulos: Geociências, Botânica, Saúde, Arte, Literatura e Desenvolvimento Regional. A escolha dos módulos prendeu-se com algumas características intrínsecas do concelho de Arouca, o que levou a que temas como o volfrâmio, a arte e o património fossem praticamente transversais a todos os módulos.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

19 de Julho, das 15h00 às 24h00, no Parque José Guilherme

Exposição de Carros, Bicicletas e Medalhas

No âmbito das Festas da Cidade e do Concelho de Paredes vão decorrer várias iniciativas no Parque José Guilherme, entre as quais uma exposição e venda de Filatelia, Notafilia, Madalhística, Relógios e Antiguídades.

Ao mesmo tempo vai decorrer uma exposição de Carros, Charretes, Motos, Bicicletas e Numística que tem como organizador o Clube de Automóveis Antigos e Clássicos de paredes e que vai para a 3ª edição.

Importa referir que os três eventos contam com o apoio da Câmara Municipal de Paredes e da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda.

AROUCA - CINEMA AO AR LIVRE, COM INDIANA JONES

Informação Institucional

Sábado, dia 12 de Julho, a partir das 22 horas, no Terreiro de Santa Mafalda, Indiana Jones volta a viver as suas aventuras. É mais uma sessão de cinema ao ar livre, programada pela Câmara Municipal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Arouca.

Durante a Guerra Fria, o arqueólogo Indiana Jones quase cai numa emboscada preparada pelos soviéticos. Mas a sua conduta continua a levantar suspeitas, levando o Governo a forçar a sua dispensa junto da Universidade. O Dr. Jones conhece, então, Mutt, que o alicia a partir á descoberta da Caveira de Cristal de Akator, um objecto que está na base de lendas, medos e superstições. Sucede que os exploradores não estão sozinhos nesta busca.

Celso Ferreira elogia preferência por Paredes no investimento da Sousacamp e criação de novos postos de trabalho

Foi com grande satisfação que o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, se associou a esta visita. Refere que “o projecto merece grande carinho. Não é todos os dias que os empresários avançam para um investimento sem ter garantias dos fundos comunitários a que se candidataram”. Considera a empresa “importante para Paredes, para a região e para o país”.

De acordo com Celso Ferreira, esta região sendo a mais deprimida do país carece de investimento e neste sentido, “este projecto da Sousacamp, além do investimento que enriquece Portugal e o concelho de Paredes, trás consigo duas grandes mais-valias: cria emprego e qualificado; valorizando os trabalhadores”.

A empresa que o autarca já intitula de líder, “será uma referência”, pois nas suas palavras “escolheu a melhor localização estratégica”.

Apelou ao ministro da Agricultura para que “não deixe que as empresas das outras unidades disponíveis para concurso, vão para Espanha”.

Felicitou os responsáveis pela Sousacamp “pelo trabalho realizado e pelo potencial económico e social que podem desenvolver a partir daqui”.

GICMP

O Grupo Sousacamp abriu este mês uma unidade de produção agrícola de cogumelos – a terceira do grupo na freguesia da Madalena, no concelho de Paredes

O Grupo Sousacamp abriu este mês uma unidade de produção agrícola de cogumelos – a terceira do grupo - na freguesia da Madalena, no concelho de Paredes, que vai criar 150 postos de trabalho e representa um investimento de nove milhões de euros. O Grupo lidera o mercado nacional de cogumelos frescos.

Uma segunda unidade está já projectada para Paredes num investimento de mais 11 milhões de euros, que criará condições para mais 110 postos de trabalho.

Os responsáveis abriram as portas da empresa para dar a conhecer o seu projecto. Ao convite compareceram o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, o Director Regional de Economia e o Director Regional da Agricultura, entre outros., que tiveram oportunidade de visitar esta nova unidade de produção, que desenvolve a sua actividade nas áreas de produção, embalagem e comercialização de cogumelos.

Esta unidade deverá produzir e embalar entre 3500 a 4000 toneladas de cogumelos por ano, das quais 60% destinam-se à vizinha Espanha.

Recorde-se que a Sousacamp foi criada em 1989 e assume-se como um complexo de produção e comercialização de cogumelos e composto orgânico.

A primeira fábrica do grupo foi construída na pequena aldeia de Benlhevai, concelho de Vila Flor e a segunda em Mirandela.

Na gama de produtos da empresa figuram os cogumelos silvestres, brancos e castanhos, pré-embalados e avulsos e são também comercializados cogumelos congelados e cogumelos desidratados.

No entanto, segundo o administrador, Artur Sousa, o projecto mais "arrojado" do grupo está a ser construído na zona industrial de Vila Real, tendo sido classificado como um Projecto de Interesse Nacional (PIN).

terça-feira, 8 de julho de 2008

ULTRA TRAIL DE REGRESSO À SERRA DA FREITA



Percorrendo trilhos de rara beleza, pelo meio das paisagens de rara beleza da Serra da Freita, está de volta o Ultra Trail. Para os ultra maratonistas, a prova é de dificuldade elevada, ao longo de 51 quilómetros, com início às 6 horas e partida e chegada no parque de campismo do Merujal. Há ainda um percurso de menor dificuldade, a Corrida da Freita, com partida e chegada no mesmo local. Neste caso, será apenas 16 quilómetros, com partida às 10 horas, do mesmo local. O Ultra Trail Serra da Freita 2008 é uma organização conjunta da Confraria Trotamontes, da Associação dos Amigos da Cultura e do Desporto de Ponte de Telhe e da Câmara Municipal de Arouca.
A prova Ultra Trail Serra da Freita 2008 é apresentada ao público e à comunicação social no próximo sábado, dia 12 de Julho, a partir das 16 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Estará presente nesta apresentação Carlos Duarte, especialista brasileiro na organização deste tipo de provas.
PROGRAMA
12 Julho, Sábado
17h00 - Briefing no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arouca17h00 - Abertura do secretariado no Parque de Campismo do Merujal19h30 - Jantar para os participantes do Ultra 22h00 - Encerramento do Secretariado 13 Julho, Domingo
05h30 - Re-abertura do secretariado05h45 - Chamada de atletas do Ultra e assinatura de livro de ponto06h00 - Partida do Ultra Trail Serra da Freita10h00 - Partida da Corrida da Freita11h00 - Previsão de chegada dos vencedores13h00 - Início do almoço para todos os participantes 16h00 - Limite para os últimos classificados do Ultra (10 horas de prova)
16h00 - Cerimónia de Entrega de prémios
GICMA

PT Paredes Com Teatro prossegue

Informação Institucional
Prossegue no próximo fim-de-semana o programa PT Paredes com Teatro, da responsabilidade do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes, que visa a promoção da cultura e o envolvimento dos cidadãos paredenses, cujo propósito é a promoção, o apoio e o desenvolvimento do teatro amador no concelho de Paredes.
12 de Julho
O Grupo de Jovens de Vandoma apresenta a peça “Sonho de uma noite de Verão”, pelas 21h30, na Casa da Cultura de Paredes
«É das muitas comédias de William Shakespeare, a mais conhecida e data do Séc. XVII. Trata-se de um comédia de enganos passada em Atenas com referências mitológicas. A história começa com os preparativos do casamento do Duque Teseu com Hipólita. Teseu é chamado para resolver uma disputa amorosa entre a romântica Hermia e seu pai Egeu. Hermia ama Lisandro, mas seu pai não gosta da ideia e quer força-la a casar com Demétrio. Teseu define o destino da jovem apaixonada e por isso Hermia e Lisandro decidem fugir para a floresta. Enquanto isso, Demétrio é perseguido incessantemente por Helena, sua profunda apaixonada, que se humilha para conseguir o seu amor.
Os quatro encontram-se numa floresta povoada de fadas e duendes e sofrerão as travessuras do duende Puck. Oberon, o Rei das Fadas, está em pé de guerra com Titânia, a Rainha das Fadas. Como forma de vingança, Oberon arma com Puck um plano ardiloso envolvendo uma poção mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser vivo que vir pela frente.
Enquanto isso, um grupo de actores amadores ensaia uma peça para o casamento do Duque. Um destes actores é o Fundeiro, a quem Puck transforma num homem com cabeça de burro e Oberon usa a poção em Titânia para que ela se enamore pelo asno. As confusões armadas por Puck levam a que os casais se apaixonem pelos pares errados, mas no final tudo acaba em bem!»

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Certame atraiu milhares de visitantes a Castelo de Paiva


11ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato
confirmou excelência de um evento com estatuto nacional.
Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas realçou potencial da Sub-Região do Paiva.


Durante três dias de intensa animação, milhares de visitantes passaram por Castelo de Paiva, na 11ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, que continua a manter o objectivo inicial, relacionado com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região.

Na cerimónia de abertura, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Medeiros Vieira, o presidente Paulo Teixeira, evidenciou a sua satisfação pela projecção que o evento já conseguiu atingir em mais de década de existência, ao afirmar-se cada vez mais na região dos vinhos verdes, realçando que o certame, “ para além de ser um reconhecimento aos agricultores paivenses que se dedicam de “ corpo e alma “ ao sector da vinha, representa uma excelente oportunidade de promoção e de negócio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a nossa cozinha regional, a beleza do nosso artesanato, a dinâmica das nossas Juntas de Freguesia e a pujança do nosso associativismo, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber “.
O edil paivense não deixou de se regozijar com os prémios conquistados pelos vinhos do concelho, um bom argumento para manter o sucesso da feira e um motivo de esperança num futuro melhor para todos os viticultores da Sub Região de Paiva que, na sua opinião, “ devem apostar mais na qualidade e procurar expandir a comercialização, potenciando a qualidade dos vinhos aqui produzidos “.,
Valorizando a acção desenvolvida no âmbito do projecto de reconversão vitícola na região e a importância da criação da Sub Região de Paiva, o autarca voltou a insistir na força e representatividade da Adega Cooperativa, agora integrada na Viniverde, e aludiu à união dos produtores locais para que, possam projectar ainda mais, o nome de Castelo de Paiva, num sector onde a concorrência é cada vez mais competitiva e desenfreada.
Depois de deixar uma palavra de agradecimento a todos os expositores, à Adega Cooperativa, à Cooperativa Agrícola e à Associação Comercial de Castelo de Paiva, pelo seu trabalho e envolvimento no certame, Paulo Teixeira referiu-se ao Enoturismo como fundamental para o desenvolvimento turístico do concelho, ao interesse da Rota do Românico e abordou projectos que estão previstos neste sector, destacando depois, algumas obras fundamentais para o desenvolvimento do concelho, como o IC 35, que em matéria de acessibilidades é o grande anseio que o município quer ver, urgentemente, concretizado.
Em jeito de homenagem, neste dia festivo, o edil paivense aproveitou a ocasião, para evidenciar a prestação dos atletas do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, colectividade bicampeã de montanhismo e de escalada, em mais uma participação internacional, na Taça Ibérica em Madrid, numa presença que mereceu o incondicional apoio da autarquia de Castelo de Paiva.
O Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas gostou do que viu e mostrou-se impressionado com a dinâmica que o concelho já apresenta no sector da vinha e exortou os expositores a continuar com esta pujança, ajudando a consolidar o progresso que o concelho precisa e merece, deixando algumas indicações sobre as novas regras impostas pela União Europeia orientadas para este importante sector agrícola.
Incentivando os produtores paivenses, a aguçar o engenho e arte, Luís Medeiros Vieira incentivou a aposta na competitividade e na melhoria da qualidade, de forma a conquistar o mercado internacional e a conseguir prestígio e maior rentabilidade das explorações vitícolas, realçando o reforço do cooperativismo e a concentração empresarial, tendo em vista a redução de custos, consolidar maior dinâmica na exportação, permitindo ao mesmo tempo, enfrentar melhor a concorrência dos vinhos provenientes do “ Novo Mundo “.
A jornada de abertura ficou também marcada pelas intervenções do presidente da Assembleia Municipal, Lopes de Almeida, do presidente da Cooperativa Agrícola Paivense, Carlos Castro, e do presidente da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva, António Azevedo, todos eles congratulando-se com o êxito que esta mostra já alcançou, e pela presença do Adjunto do Governo Civil de Aveiro, Fernando Mendonça, pelos deputados da Assembleia da República, Costa Amorim e Luís Montenegro, pelo presidente da CM de Vale de Cambra, dos representantes das CM de Penafiel e de Paredes, do presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinho Verdes, de directores da Regiverde e de figuras emblemáticas da TV e do mundo do espectáculo, para alem de outras personalidades e autarcas da região.
Na tarde de Sábado, foi a vez do presidente da CM de Cinfães, Pereira Pinto, visitar o concelho e ficar a conhecer a grandeza do certame e a dimensão do sector vitícola em Castelo de Paiva, tal como o actor António Capelo e o Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, que passou pelo recinto da feira, assim como um jornalista espanhol do Diário de León, especializado na temática vitivinícola.
Já no Domingo, e no âmbito da apresentação de um “ biscoito gigante “, produzido por pastelarias da vila, foi a vez de outras entidades e autarcas visitarem o certame e elogiarem a iniciativa municipal.
Para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade de Castelo de Paiva, o evento voltou a contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde não faltou o folclore local e a musica tradicional portuguesa, para além de outras atracções que potenciaram dinamismo ao programa apresentado pelo edilidade paivense.
Foi pois, a oportunidade única de apreciar os vinhos dos produtores da Sub Região do Paiva, muitos deles premiados no concurso anual da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CVRVV, degustar a saborosa cozinha regional paivense, e ao mesmo tempo ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, que este ano teve algumas novidades, como bailes à moda antiga animados com musica tradicional portuguesa.
Num evento que já é uma referência nacional no sector vitícola, marcaram presença 15 produtores de marca e a Adega Cooperativa de Castelo de Paiva, para além de cinco restaurantes e diversos espaços dedicados ao sector do fumeiro e dos enchidos, bem como à doçaria regional paivense, ao artesanato e ás próprias autarquias e diversas IPSS do concelho.
A animação da feira contou com o folclore do concelho, traduzido nas actuações dos grupos folclóricos, “ Danças e Cantares do Paraíso”, “ S. Martinho “, “ Bairros “, e Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, para além da participação muito aplaudida da famosa Banda do Galo, da cidade de Barcelos e da Bandinha da Alegria, de Alcobaça. O programa da animação musical também integrou vários Grupos de Concertinas, os grupos de musica tradicional portuguesa “ Pr’a Pular “, e “ Trova à Toa “, e ainda o Grupo de Gaiteiros Lenga lenga , de Sendim – Miranda do Douro, que actuaram pela primeira vez neste certame.





Melhor Verde Tinto do Mundo soma prémios





Para alem da Adega Cooperativa, com os seus vinhos e espumantes, vários foram os produtores individuais representados nesta feira, sendo de destacar a excelente qualidade de vários vinhos apresentados, assim como do famoso Espumante de Vinho Verde “ Saramagosa “, também muito procurado e apreciado pelos visitantes.
Ao nível do artesanato estiveram patentes cerca de 20 expositores, mostrando o que de melhor sabem fazer com os cobres artísticos, rendas, bordados, tapeçarias, cestaria, rochas ornamentais, construções em xisto, trabalhos em ferro, arranjos decorativos, entre outras actividades tipicamente artesanais.
Rui César Castro, vice-presidente da CM e responsável pela iniciativa, fez um balanço positivo desta 11ª edição, mostrou-se satisfeito pela adesão dos expositores e fez questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, vai continuar a ser verdadeira “ imagem de marca “ de Castelo de Paiva, capaz de arrastar multidões e promover o município além fronteiras.
As parcerias assumidas, a novidade do “ marchandinsing “ para promover a feira, o envolvimento das casas comerciais para o Biscoito Gigante, o controle da qualidade do vinho apresentado pelos produtores, a aposta na animação local e a presença de diversas figuras públicas nos três dias do certame, foram argumentos que o vereador responsável pela feira apresentou para justificar o sucesso do evento, ultrapassando todas as expectativas da organização.
No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, o convite da autarquia para três dias de grande festa orientou milhares de visitantes oriundos de todo o país e estrangeiro para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da SUB REGIÃO DE PAIVA, neste caso, com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a continuidade de um certame cada vez mais referenciado a nível nacional.
GIRP/Carlos Oliveira

domingo, 6 de julho de 2008

Taça Ibérica - Carlos Silva, foi 3º

Foto GDCPV

Grupo Desportivo, bi-campeão nacional de montanhismo e escalada, como anunciamos, disputou a 1ªTaça Ibérica. Motivado pelo facto dos comissários ainda não terem divulgado as classificações colectivas só nos é permitido noticiar os resultados individuais dos atletas de Castelo de Paiva. Carlos Silva destacou-se ocupando o terceiro lugar no pódio tendo Nuno Sousa obtido o 23ºlugar e Nuno Azevedo o 42º. Nesta importante competição a equipa paivense viu-se inesperadamente amputada de dois importantes elementos, Vítor Barbosa e Rui Barbosa pelo facto de falecimento de um familiar próximo.
Dia 17 de Agosto em Oliveira do Hospital ocorrerá a segunda jornada desta competição que põe em confronto o Campeão de Portugal e as selecções das regiões de Espanha.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva