sábado, 5 de dezembro de 2009

A.D.Casal, venceu o Bairros em futsal

A.D.C. Bairros e Casal, defrontaram-se este sábado no Pavilhão Municipal dos Desportos em Castelo de Paiva naquele que foi o primeiro derby concelhio - época 2009/2010.

A equipa da Freguesia de Fornos,  levou de vencida a equipa Bairrista por 5 – 3.

Com esta vitória a equipa do Casal passa a somar o 11 pontos contra os 16 da equipa orientada por J.A.Picão 

Sete distritos em alerta amarelo até segunda-feira

Lisboa, 05 Dez (Lusa) - Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Viseu estão hoje em alerta amarelo devido ao mau tempo, com chuva, vento forte e agitação marítima previstos até segunda-feira.

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), destaca-se a persistência de períodos de chuva intensa durante o dia de hoje e domingo até ao início da tarde.

No distrito do Porto haverá forte precipitação, sobretudo durante a tarde de domingo, ao passo que na região Centro a chuva será moderada entre domingo e a madrugada de segunda-feira.

Face às previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou o alerta amarelo (o terceiro numa escala de cinco) apenas para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra a partir das 15:00 de hoje e até às 12:00 de segunda-feira.

Para os restantes distritos do Continente, que de manhã estavam também em alerta amarelo, a ANPC reduziu o alerta para o nível azul, no mesmo período.

A Protecção Civil alerta para os riscos do mau tempo previsto, nomeadamente inundações por transbordo de rios, cheias rápidas em meio urbano, deslizamentos de terras ou eventuais dificuldades com embarcações.

Outras consequências previsíveis neste cenário de chuva são a possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima e o aumento do número de acidentes de viação, devido ao piso molhado ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de medidas de precaução relativamente ao não atravessamento de zonas inundadas ou de grande intensidade de escoamento de água e à possibilidade de formação de lençóis de água nas estradas.

Adverte ainda para a necessidade de cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras e a adequada fixação de estruturas soltas como placards e andaimes por causa do vento forte.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Agenda Desportiva

Futebol

1ª Divisão Distrital A.F.Aveiro

- Mourisquense – Paivewnse - Dom. 15 H

2ª Divisão Distrital A.F.Aveiro


Canedo – S.Martinho – Dom. 15 H


Futsal



Campeonato Distrital da 2ª Divisão A.F.Aveiro



A.D.C.Bairros – A.D.Casal – Sab. 18 H (Pav.Mun.Castelo de Paiva)


INATEL – Aveiro

Paraíso – Oliveirense – Sab. 15 H
Real – Perrinho – Dom. 10 H

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, lança blog

Centro Social do Couto Mineiro do Pejão , no ano em que festeja o seu 30º aniversário, acaba criar o seu espço na internet. A partir de agora e  num simples click poderá consultar a suas actividades atravês do  blog em www.cscmpejao.blogspot.com

Aqui fica uma breve caracterização desta  Instituição do Couto Mineiro do Pejão

“O Centro Social do Couto Mineiro do Pejão é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública inscrita na Direcção Geral de Acção Social, prioritariamente vocacionada para a intervenção junto da população mais carenciada, crianças e idosos.
 
Fundado em 1979, com seis funcionários e pouco mais de 30 crianças, foi crescendo e tem actualmente as seguintes respostas sociais:

Creche (3 salas) 40 crianças;
Pré-escolar (3 salas) - 66 crianças;
CATL Sede - 60 crianças;
CATL Paraíso - 40 crianças;
Lar de Idosos – 16 utentes;
SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) – 40 utentes;
Acordo Atípico – 155 utentes.


Nos dias de hoje o Centro Social oferece um extenso leque de serviços de apoio à população, mais concretamente às crianças e idosos. Constitui-se assim como referência no concelho de Castelo de Paiva, ao testemunhar uma notável capacidade de afirmação do local e de auto-organização da população. 
Vocacionado desde o início também para o apoio na saúde, tem ao dispor dos utentes e associados, serviços médicos de clínica geral, nutricionismo, psicologia, terapia da fala, enfermagem entre outros.
Tem um quadro de pessoal com mais de 60 funcionários e alguns colaboradores avençados (médicos, enfermeiro, professores de ginástica, nutricionista, etc.).
Sempre dedicamos toda a atenção e carinho ao apoio e serviços que disponibilizamos à comunidade mas, a aposta na inovação e na qualidade dos serviços prestados é, no momento, o principal motivo para cimentar o nome da Instituição junto da comunidade e das organizações com quem trabalhamos e mantemos parcerias. “


CDU emite comunicado intitulado "Partido Socialista enganou os seus eleitores"


ique sobre a imagem para aumentar





Ministério da Economia deve anunciar decisão sobre Investvar na segunda-feira


Porto, 03 Dez (Lusa) - O ministério da Economia deve anunciar segunda-feira uma decisão relativa ao futuro da Investvar, que representa a marca Aerosoles, tendo agendado uma reunião com a presidente do Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra.

A dirigente sindical, Fernanda Moreira, confirmou à Lusa a existência de uma reunião no ministério da Economia na próxima segunda-feira, acrescentando estar ainda por definir a hora.

A presidente do Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra acredita que sairá do encontro a conhecer a decisão do Governo em relação ao maior grupo português de calçado, cujas fábricas estão paradas e os 650 trabalhadores têm os salários em atraso.

O ministro da Economia garantiu quarta-feira, à margem da comissão parlamentar de Economia, que "a decisão para a Investvar vai ser tomada muito brevemente nos próximos dias".

Em declarações aos jornalistas, Vieira da Silva disse estar "a estudar as últimas alternativas possíveis para […] tomar a decisão que melhor sirva os interesses de todos", prometendo que "os primeiros a conhecer a decisão serão os mais directos interessados".

Questionada pela Lusa, fonte da Investvar disse que a administração da empresa ainda não foi contactada para qualquer reunião com a tutela.

Está nas mãos do ministério da Economia avançar ou não com o plano de viabilização da Investvar, elaborado pela consultora Roland Berger, e que prevê a conversão das dívidas, no valor de 40 milhões, a sete bancos, em capital.

Conforme a Lusa adiantou, o presidente da Investvar, Pedro Ribeiro da Cunha, demitiu-se segunda-feira por considerar que "não estava a fazer nada", realçando que esperou 45 dias por uma decisão do ministério da Economia.

Em declarações, o gestor reforçou a sua confiança no plano de reestruturação, acrescentando que "os credores, os bancos, acreditaram e o principal actor, o ministério da Economia, não quis acreditar".

Aos jornalistas, Vieira da Silva explicou que pretende que "se encontrem soluções sustentadamente viáveis e que esta [empresa] não se transforme num departamento da administração pública".

O plano de viabilização, delineado pela consultora Roland Berger, prevê a conversão de 75 por cento da dívida (no valor de 40 milhões de euros) em capital do grupo, que será dividida em duas empresas autónomas, com vocação industrial e comercial respectivamente.

Em Fevereiro de 2010, chega ao fim uma relação de mais de 22 anos com os norte-americanos da Aerogroup, grupo detentor da marca Aerosoles, que a Investvar produz e comercializa na Europa, Médio Oriente e África e que vai substituir pela recém apresentada MoveOn.

CDU Castelo de Paiva convive e analisa

Os ex. candidatos à assembleia de freguesia de Santa Maria de Sardoura, pela CDU, organizaram em 1 de Dezembro, um convívio que serviu também para analisar o momento político/social que vivemos.
Na perspectiva dos presentes, há muito a fazer na busca de melhorar as condições de vida dos paivenses e dos portugueses em geral. Relevante também a especificidade do dia devido à incongruência dos procedimentos que estavam a acontecer. Por um lado comemorava-se, com júbilo, a restauração da nossa independência e em contraponto, exultava-se pela entrada em vigôr do Tratado de Lisboa, mesmo sabendo-se que com este tratado seremos cada vez menos nação; teremos que nos subordinar a um conceito federalista e assim nos tornaremos em uma região da União Europeia gorando-se a legitimidade de comemorar o 1º de Dezembro de 1640.
Fez-se também uma retrospectiva das eleições autárquicas e lamentou-se que os paivenses não se tivessem despido do preconceito que têm perante a CDU, mas ficou a certeza de que a fraca votação não vai esmorecer a capacidade de luta, até porque, cada vez mais se justifica o fortalecimento da capacidade de resistir, tendo em conta a falta de capacidade do poder vigente para realizar as tarefas prometidas.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tribunal condena assaltantes de balcões dos CTT a 11 e 5,5 anos de prisão efectiva

Porto, 02 Dez (Lusa) - O Tribunal de Paredes condenou hoje a 11 e cinco anos e meio de prisão efectiva os dois autores de sete assaltos a balcões dos CTT e supermercados na região do Vale do Sousa.

Fernando R. foi condenado a 11 anos por sete crimes de roubo agravado e um de falsificação de documentos (matrícula falsa).

Sandro D. foi condenado a cinco anos e seis meses de prisão efectiva por três crimes de roubo e um de falsificação.

O colectivo de juízes e jurados (requisitados pela defesa dos arguidos) deu como provados todos os factos da acusação segundo a qual o valor global roubado nos sete assaltos de Paredes (seis a estações de correios e um em supermercado) terá sido de cerca de 6.335 euros.

Em causa neste processo estiveram sete dos 19 assaltos que o grupo de Fernando R. terá perpetrado a balcões dos CTT e a supermercados na zona do Vale do Sousa, entre Dezembro de 2007 e Junho de 2008.

Segundo o processo, os arguidos utilizavam um Ford Fiesta para se deslocar aos estabelecimentos alvo.

Um deles permanecia dentro da viatura e o outro dirigia-se ao estabelecimento, de óculos de sol e chapéu, e coagia os funcionários a entregar-lhes o dinheiro que tinham em caixa com uma pistola de alarme adaptada para projécteis de calibre oito milímetros ou, noutros casos, com uma caçadeira de canos serrados.

Contactado pela Lusa o advogado de Fernando R., Fernando Moura, adiantou que irá recorrer do acórdão lembrando que o seu constituinte foi “condenado com base em declarações ilícitas que prestou à PJ após a sua detenção”.

Fernando Moura considera que o interrogatório ao seu cliente, um dia após a detenção “em flagrante delito”, é “nulo”, por alegadamente ter sido feito sem a presença de advogado.

“A lei é clara: uma pessoa presa em flagrante não pode prescindir de advogado”, havia afirmado o causídico, nas suas alegações iniciais.

O mandatário acrescentou que o recurso irá ainda incidir no requerimento que apresentou ao colectivo para juntar ao processo documentos que comprovavam que o seu cliente não se encontrava em Portugal na data de um dos crimes, o que o tribunal indeferiu.

O próximo julgamento de Fernando R. e Sandro D., por mais assaltos aos CTT, terá início a 17 de Dezembro, em Paços de Ferreira, também com recurso a tribunal de júri.

Intervenção do Estado na empresa será decidida "nos próximos dias"


Cortesia da TSF

Lisboa, 02 Dez (Lusa) - O ministro da Economia garantiu hoje que a decisão sobre o futuro da empresa portuguesa de calçado Aerosoles será anunciada nos próximos dias, adiantando estar a estudar as alternativas possíveis para servir todos interesses em causa.

"A decisão para a Investvar vai ser tomada muito brevemente, nos próximos dias", disse Vieira da Silva aos jornalistas à margem da comissão parlamentar da Economia.

As declarações do ministro foram feitas depois de os deputados presentes na comissão parlamentar o terem questionado várias vezes, nas cerca de duas horas e meia de reunião, sobre os apoios concedidos à Aerosoles e sobre a demissão do presidente desta empresa.

A demissão de Pedro Ribeiro da Cunha foi hoje de manhã explicada à Lusa pelo próprio, que afirmou considerar que tinha "sido usado no processo para chegar às Legislativas", estranhando a mudança de atitude do Governo após as eleições.

"Estamos a estudar as últimas alternativas possíveis para que possamos tomar a decisão que melhor sirva os interesses de todos", afirmou Vieira da Silva, adiantando que "os primeiros a conhecer a decisão serão os mais directos interessados".

Durante a comissão, o ministro assegurou não haver "nenhum afastamento do Governo face à Investvar" e disse que o Governo tem "acompanhado a situação com a empresa num quadro difícil" para encontrar uma solução viável.

"Pretendemos que se encontrem soluções sustentadamente viáveis e que esta não se transforme num departamento da administração pública", adiantou.

Grupo Desportivo associa-se ao luto por Jorge Lopes


Jorge Lopes, categorizado jornalista, ao morrer deixou o atletismo de certa maneira orfão.

A forma como abordava o desempenho dos atletas, sempre com elevada linguagem, fazia dele, um jornalista apreciado por todos aqueles que têm lutado pela modalidade que mais títulos conquista para Portugal.

Nunca tivemos o privilégio do contacto directo, mas é seguro que a linha desportiva do Grupo Desportivo bebeu muitos conhecimentos do grande Jorge Lopes, assim sendo, o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, está de luto pelo passamento desta grande figura do atletismo.
GDCPV

Academia de Música de Castelo de Paivaas, vai encerrar as comemorações do 20º aniversário com um concerto

No dia 3 de Dezembro, pelas 21.00h no Auditório Municipal, encerram-se as comemorações do 20º aniversário com um concerto que tem a participação dos laureados das Olimpiadas da Música que integram os Jogos Desportivos de Castelo de Paiva.
Os vencedores das olimpíadas dividem-se em cinco categorias desde crianças da Iniciação Musical até aos jovens que frequentam o ensino secundário de Música. Participaram nas Olímpíadas 89 concorrentes, tendo chegado à final 25, após as provas eliminatórias que decorreram no passado mês de Julho.
Alguns dos vencedores da categoria mais elevada, nos anos anteriores, são actualmente jovens que seguiram carreiras musicais de elevado nível.
Por isso, justifica-se a manutenção desta actividade no Plano de Actividades desta Academia.
AMCP

Autarcas e técnicos da CM de Castelo de Paiva visitaram instalações e serviços da edilidade de Águeda


Autarcas e técnicos da Câmara de Castelo de Paiva visitaram serviços e instalações da autarquia de Águeda



No passado, representantes da Câmara Municipal de Castelo de Paiva estiveram de visita ás instalações e serviços da Câmara Municipal de Águeda, para tomarem conhecimento das ferramentas administrativas e de gestão corrente, utilizadas por esta autarquia do distrito de Aveiro, considerada um bom exemplo em termos de funcionalidade administrativa.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva fez-se representar pelo presidente Gonçalo Rocha, pelo vereador, José Carvalho, por dois chefes de divisão e por um técnico de informática. O presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, recebeu e deu as boas-vindas aos representantes deste município e explicou o trabalho que tem sido realizado, quais as vantagens, o que se teve de melhorar, quais as medidas tomadas e respondeu às questões que lhe foram colocadas pelos autarcas paivenses.
Os políticos e os técnicos da edilidade paivense tiveram a oportunidade de contactar com os vários serviços da Câmara Municipal de Águeda, assim como tomar conhecimento dos procedimentos implementados no que se refere à agilização dos processos administrativos e à desburocratização de serviços.
Para tal, os representantes do Município de Castelo de Paiva foram orientados pelo presidente da Câmara de Águeda e visitaram as Secções de Obras Particulares, Contabilidade, Secretaria-geral, Aprovisionamento e o GAM (Gabinete de Apoio ao Munícipe).
Contactaram, por exemplo, com o modo de trabalho com a ferramenta administrativa Workflow (instrumento que permite acompanhar e monitorizar – em formato digital e em permanência – o andamento de qualquer processo administrativo), com os Web Services, disponibilizados aos munícipes pela Câmara, e com as infra-estruturas informáticas, entre outros.

GIR/COliveira

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ministério da Economia garante que recebeu gestor demissionário do grupo Investvar

Lisboa, 01 Dez (Lusa) - O Ministério da Economia garante que recebeu o gestor Pedro Ribeiro da Cunha, que se demitiu da presidência do Investvar, o maior grupo de calçado português, por considerar que foi marginalizado pela tutela.

Fonte oficial do Ministério da Economia assegurou à agência Lusa que Pedro Ribeiro da Cunha foi recebido pouco depois da tomada de posse do novo Governo "pelo secretário de Estado [Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento], Fernando Medina, e pelo próprio ministro [Vieira da Silva]".

A tutela nega assim as declarações do gestor à Lusa, que disse nunca ter sido recebido no ministério e acusou a tutela de preferir "falar com os sindicatos do que com a entidade patronal". Pedro Ribeiro da Cunha disse ainda temer "ter sido usado no processo para chegar às legislativas".

O Ministério da Economia, que tem nas mãos a decisão sobre o futuro do representante da marca Aerosoles, reiterou ainda que mantém "o esforço e o empenhamento em encontrar uma solução para resolver a situação da Investvar".

Pedro Ribeiro da Cunha - que, em Março, foi escolhido pelo ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, para liderar o processo de reestruturação do grupo até então presidido pelo fundador, Artur Duarte - apresentou segunda-feira a demissão da presidência do Investvar.

Rancho Folclórica Nª Senhora das Amoras, organiza "Ceia de Natal"


O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras leva acabo no próximo dia 18 deste Mês a sua ceia de Natal ,que será na sua Sede pelas 21h .
O Secretário: José Luís Pinto

Pedro Ribeiro da Cunha receia ter sido "usado para chegar às legislativas"

Porto, 01 Dez (Lusa) - Pedro Ribeiro da Cunha, que se demitiu da presidência do grupo Investvar, disse à Lusa que receia "ter sido usado no processo para chegar às legislativas", estranhando a mudança de atitude do Governo."Tenho receio de ter sido usado neste processo para chegar às eleições", disse hoje à Lusa, acrescentando que, antes das legislativas, "toda a gente apontava para a viabilidade do grupo".O gestor afirmou que "foi feito um plano [de reestruturação] que é viável, em que os credores, os bancos, acreditaram, mas o principal actor, o Ministério da Economia, não quis acreditar".Pedro Ribeiro da Cunha apresentou segunda-feira a demissão da presidência do Investvar por considerar que tem sido marginalizado pelo Ministério da Economia, a quem cabe decidir o futuro do maior grupo português de calçado, que representa a marca Aerosoles."Bati com a porta e renunciei aos cargos que exercia no Investvar, pedindo a demissão ao conselho fiscal", revelou o gestor, que, em Março, foi escolhido pelo ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, para liderar o processo de reestruturação do grupo até então presidido pelo fundador, Artur Duarte. "O secretário de Estado nunca falou comigo, mas com a presidente do Sindicato [do Calçado] falou várias vezes. Preferiu falar com os sindicatos do que com a entidade patronal, o que me espanta no Ministério da Economia", criticou.Ribeiro da Cunha admite que se sentiu marginalizado, considerando que "não estava a fazer nada", referindo que "ontem [segunda-feira] foi a data limite para continuar a liderar este processo".O gestor disse desconhecer as intenções para a empresa: "Não faço a mais pequena ideia", afirmou, realçando que esperou 45 dias por "uma solução por parte do Estado" sem que o tivessem contactado. "O ministro disse que nunca tinha dito que tomaria uma decisão até ao final do mês, numa afirmação absolutamente fantástica, porque o secretário de Estado já tinha dito várias vezes que haveria uma resposta até ao final do mês", garante o gestor, que se manterá em funções até ao dia 31 de Dezembro. "Durante um mês vou continuar a ser presidente a não ser que seja substituído antes disso, porque o pedido de demissão produz efeitos legais no dia 31 de Dezembro", acrescentou. Em declarações à Lusa, Ribeiro da Cunha realçou "a tragédia social" dos cerca de 650 trabalhadores das três fábricas do grupo que têm os salários em atraso. "É horrível. Não pagamos os salários de Novembro, não pagamos o 13.º mês e a empresa não tem fundos para fazê-lo, o que é uma tragédia social. Há 650 trabalhadores que vão ficar numa situação dramática", referiu.O plano de viabilização, delineado pela consultora Roland Berger, prevê a conversão de 75 por cento da dívida (no valor de 40 milhões de euros) aos sete principais bancos em capital do grupo, que será dividido em duas empresas autónomas, com vocação industrial e comercial respectivamente. Em Fevereiro de 2010, chega ao fim uma relação de mais de 22 anos com os norte-americanos da Aerogroup, grupo detentor da marca Aerosoles, que a Investvar produzia e comercializava na Europa, Médio Oriente e África e que vai substituir pela recém apresentada MoveOn. 

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Chave Loto 2


Concurso nº48/2009
9 13 15 19 25 40+23

“HOMENAGEM A DR.BARREIRO DE MAGALHÃES”


TESOUREIRO DA JUNTA DE FREGUESIA DE PEDORIDO, ANTONIO MIRANDA, CONTRA…
Ainda sob a presidência de João Campos, era realizada em Pedorido mais uma Assembleia de Freguesia datada de 11 – 10 – 2008.
Entre os pontos da ordem de trabalho constava a leitura de correspondência recebida. Na referida correspondência era então lida uma carta enviada por António Pinto, a qual pedia ao Sr. Presidente da mesa a inclusão na ordem de trabalho dum ponto, o qual seria, “Homenagem ao Dr. Barreiro de Magalhães”, o que foi aceite.
António Pinto havia convidado varias figuras do Mundo do ciclismo a estarem presentes, no sentido de sensibilizarem o executivo para tal tema. Presentes estiveram, Alberto Carvalho, Joaquim Leite, fizeram-se representar, Marco Chagas, António Pinto, João Gomes, Joaquim Andrade, Fernando Carvalho, entre outros nomes do Ciclismo a Federação Portuguesa de Ciclismo havia de ser representada por Delmino Pereira que por razões de força maior o impossibilitaram de estar presente e que acabaria por enviar correio electrónico a informar tal indisponibilidade. A grande nuance quanto a uma presença era a de Serafim Ferreira, ex director da volta a Portugal e um dos maiores nomes do jornalismo desportivo nacional no que ao ciclismo diz respeito, de resto, um dos maiores amigos do Dr.José Barreiro de Magalhães. Maior destaque quanto a presenças era sem duvida a da família que se fazia representar pelos filhos Manuel José, também este medico da volta, como também de Abílio Barreiro, (hoje campeão do mundo em box como treinador da modalidade).
A proposta já anteriormente discutida no tempo em que o actual secretario da Junta era seu presidente, José Manuel Barbosa, foi uma vez mais aceite tal como na altura, embora então o ex presidente não tivesse acarretado a vontade do povo.
Nesta assembleia de 11 de Outubro as coisas teriam outro caminho e para que o caminho fosse outro, era criada uma comissão na qual constam, o executivo da Junta mais os membros da anterior assembleia adicionando a estes os nomes de Manuel Rodrigues (Neca, ex presidente da Junta e Assembleia de Freguesia de Pedorido) e de António Pinto, este ultimo, acumulando o cargo em representação da família.
Com a eleição de Artur Freitas, havia a necessidade de dar continuidade ao processo e então a comissão convida a Junta de Freguesia para uma reunião, Artur Freitas que na altura da mencionada assembleia estava presente, quando convidado para este concilio disse nada saber do assunto, assunto esse que lhe seria relembrado.
Aceite a reunião, esta acabaria por ser realizada a 2 de Novembro, com a presença dos filhos de Dr. Barreiro de Magalhães, tudo correu dentro da normalidade e onde seriam discutidos pontos interessantes nos quais se destacava um encontro necessário para o efeito a ter com a Câmara Municipal, no sentido de saber se esta estaria disponível para a realização de obras exigidas pelo Escultor para assim se poder colocar o Busto do Dr.Barreiro, um encontro que aconteceu a 24 do corrente mês, com a presença de Dr. Gonçalo Rocha e do vereador das obras públicas António Rodrigues. Ao contrário de Artur Sousa, o Sr. Presidente da Câmara disse conhecer bem o processo, lembrando a sua presença assídua nas diversas assembleias de Freguesia em que o ponto era discutido, já o Sr. Vereador louvava tal iniciativa e aproveitava a oportunidade para lembrar momentos vividos com Dr. Barreiro e mesmo lembrou ter sido motorista do Medico na volta a Portugal em Bicicleta, uma Homenagem que peca por ser tardia, disse.
A Câmara Municipal não só apoia a iniciativa, como também se prontificou a fazer as obras de melhoramento no espaço onde vai ser colocado o Busto do Dr. Barreiro de Magalhães, espaço este que ficará de frente à casa onde este viveu durante cerca de 30 anos, junto à igreja matriz de Pedorido, entre as ruas Dr. Manuel de Pinho e a Rua da Igreja, um espaço que segundo se prevê seja denominado por, Praça Dr.José Barreiro de Magalhães.
ANTONIO MIRANDA, CONRA…
Já quase no termo do encontro com a Câmara Municipal, há uma voz retrógrada que se levanta, a do tesoureiro da Junta de Freguesia, este pedindo a palavra depois de várias horas calado e sem nunca ter usado da palavra nas anteriores reuniões, este senhor disse, “não aceitar que a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, faça qualquer investimento nesta homenagem, por entender que o dinheiro investido nesta obra pode fazer falta para outras iniciativas, disse mais, não admitir um dia bater à porta da Câmara e ter por resposta que esta não tem dinheiro sabendo que investiu numa obra desnecessária.”
Neca Rodrigues indignado com tais afirmações preferiu remeter-se ao silêncio dizendo que a resposta a tais afirmações graves será dada em local próprio, já António Pinto com a irreverência que lhe é reconhecida, disse exigir o máximo de respeito pela memoria do Dr. e pelos sentimentos da família agora por demais ofendida com estas afirmações, elevando tom.
AP levou mesmo José Luís Pinto a tomar medidas prudentes evitando assim que os ânimos se alterassem ainda mais, por conhecer bem o seu comparsa e a forma como este se poderia estar a preparar para responder a tais graves situações que não fosse a da via das palavras. Uma situação observada em silêncio por Dr. Gonçalo Rocha e António Rodrigues.
No cerne deste imbróglio está o facto de existir no programa eleitoral de Artur Sousa uma Homenagem a Luís Aranha e que a Junta de Pedorido a cumprir o prometido terá que custear, se bem que, a justiça desta homenagem nunca foi posta em causa. António Miranda pode estar descansado, a comissão de Homenagem ao Dr. Barreiro de Magalhães unirá pelo certo esforço para que esta homenagem em nada prejudique a tesouraria da JF de Pedorido, mas ficará esta comissão atenta quanto a quem irá pagar a Homenagem ao Benemérito da casa da Povoa.
António Pinto

Nota de imprensa

A Associação Desportiva do Couto Mineiro (ADCM) vai fazer a apresentação pública do equipamento da sua equipa de cicloturismo no próximo dia 5 de Dezembro, no Restaurante “A Casa do Zé” em Sobrado.
Para além dos corpos sociais da Associação e dos seus associados, o jantar contará com a presença dos 3 Presidentes de Junta de Freguesia do Couto Mineiro, do Presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e do Vereador José Manuel Carvalho.
No final do jantar será ainda entregue o equipamento aos associados presentes, bem como oficializada a inscrição colectiva e individual da asociação e dos seus sócios na Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de bicicleta, que permitirá que todos beneficiem de um seguro anual de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, sempre que pratiquem a modalidade individual ou colectivamente, salvo em competição.
Recorde-se que a ADCM comparticipa com cerca de 40% no custo da inscrição individual na Federação do sócio que esteja no pleno gozo dos seus direitos.
Embora tenha apenas um ano de funcionamento, esta secção de cicloturismo tem já associados de 6 freguesias do concelho, pretendo alargar-se às demais.
Os sócios que ainda não se inscreveram para o jantar, podem fazê-lo pelos meios habituais, até ao final do dia 02 de Dezembro.
Castelo de Paiva, 30 Novembro de 2009


A Direcção

Grupo assalta estabelecimento comercial e põe-se em fuga

Lisboa, 30 Nov (Lusa) - Um grupo de encapuzados e munidos com uma arma de fogo assaltaram hoje de madrugada um estabelecimento comercial, em Paredes, após o qual se puseram em fuga em duas viaturas, disse fonte da GNR.

"Os indivíduos arrombaram a porta da Confeitaria Delícia com a ajuda de um pé-de-cabra e furtaram uma máquina de tabaco", adiantou a mesma fonte, acrescentando que o assalto ocorreu numa urbanização de Paredes, no Vale do Sousa.

Segundo os depoimentos obtidos pelas autoridades policiais que estiveram no local, o alarme do estabelecimento comercial disparou no decorrer da invasão, o que terá alertado os moradores que espreitaram pelas janelas das respectivas habitações.

"Quando viram as pessoas, o grupo ameaçou-os com a arma e disparou para o ar", relatou a mesma fonte.

De acordo com as descrições fornecidas pelos vizinhos, o grupo era constituído por cinco ou seis indivíduos, que se puseram em fuga num furgão Mitsubishi branco e um veículo ligeiro de passageiros de cor escura.

"Desconhecem-se as matrículas das viaturas", declarou fonte da GNR, acrescentando que a Polícia Judiciária esteve no local e que as investigações "irão prosseguir".

domingo, 29 de novembro de 2009

Festa de encerramento do ano foi um sucesso


A Banda Marcial de Bairros, levou  a efeito este sábado(28 Novembro) na sua sede o  habitual jantar de encerramento com a "tradicional feijoada" aberto aos sócios e simpatizantes desta colectividade da freguesia de Bairros.

Foram muitos os que se quuiseram juntar a esta iniciativa promovida por uma colectividade com muitos anos de história.


 

NOTA DE IMPRENSA


No passado dia 10 de Novembro numa extensa entrevista à Rádio Independente Paivense o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Gonçalo Rocha, referiu a determinada altura que o Executivo anterior não adquiriu um único metro quadrado de terreno para a criação de zonas industriais ou para a instalação de indústrias.

Disse também que “nesta matéria o concelho esteve parado nos últimos anos. Que se um investidor quisesse um terreno não tínhamos um m2 de terreno para oferecer. Que se Castelo de Paiva tivesse mecanismos isto seria diferente… e que o CACE tem situações delicadas para resolver….”

Porque isto não corresponde à verdade, os Vereadores do PSD relembram que:

a) desde 1998 a Câmara Municipal presidida por Paulo Teixeira pagou mais de 1.286.622 euros na aquisição dos terrenos para a construção da Zona Industrial de Lavagueiras, na freguesia de Pedorido.

b) no mandato anterior a este o Executivo do PSD concluíu a 2ª fase da Zona Industrial de Felgueiras, em Sobrado com a ligação à Ladroeira (Bairros), num investimento de 328.202 euros e adquirimos mais de 2.400 m2 de terreno.

Com esta obra instalaram-se 4 empresas naquela zona industrial, a saber Fernando Duarte Rodrigues, empresa de distribuição de gaz, a Vidraria do Pedro e do Alfredo e a Garagem Miradouro.

Com isto criaram-se postos de trabalho.

c) como o Senhor Presidente sabe, porque também aprovou como Vereador, para uma empresa como a NAUTILUS construir a actual fábrica, oferecemos o terreno na Zona Industrial de Felgueiras, foram mais de 20 mil m2 de terreno.

d) avançamos para a elaboração do Plano de Pormenor da Zona Industrial da Cruz da Carreira (publicado a 23 de Setembro de 2009 no Diário da República, estando o projecto de execução a ser realizado.

e) gostávamos também de relembrar os menos atentos que foi o Executivo do PSD que promoveu a constituição do PAIVAFINICIA.

Trata-se de um fundo de financiamento aplicado a Iniciativas Empresariais de Interesse Regional, criado através de uma parceria público - privada que envolve a intervenção de diversas entidades: o Município de Castelo de Paiva, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), a Sociedade de Garantia Mútua, a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva e a Caixa de Crédito Agrícola Mútua.

Relativamente ao que o Presidente da Câmara referiu a um jornal local no passado dia 21 que “os terrenos que estão implantados e área industrial são a preços exorbitantes, entre os 40 e os 50 euros por m2”. Isto é falso pois existem terrenos adquiridos à pouco tempo a 7,5 e a 10 euros na futura Zona Industrial da Cruz da Carreira e existem terrenos a serem vendidos a 15 euros na Zona Industrial de Felgueiras.

Como se pode ver é diferente a realidade que o Presidente da Câmara anuncia e a realidade de Castelo de Paiva.

Neste ponto os Vereadores do PSD aconselharam o Presidente da Câmara a ler o Regulamento de Incentivos ao Investimento, aprovado pela Câmara e Assembleia Municipal, nomeadamente o artigo 3º, do Capítulo 1 e aí se pode ver de que forma a Câmara pode ajudar os potenciais investidores.




Castelo de Paiva, 26 de Novembro de 2009




Os Vereadores do PSD


Paulo Teixeira


Rui César Castro


Vanessa Pereira



Nota de Imprensa


CONTRATAÇÃO DE SECRETÁRIOS ONERAM COFRES MUNICIPAIS



Agradecendo a divulgação da presente nota de imprensa, junto uma tomada de posição dos Vereadores do PSD na reunião do Executivo Municipal realizada no passado dia 26 de Novembro, no Salão Nobre dos Edifício dos Paços do Concelho

Os Vereadores do PSD no Executivo Municipal de Castelo de Paiva criticaram na reunião quinzenal do Município, realizada ontem o reforço em 7 mil euros (1.400 contos) da rubrica Despesas com o Pessoal, na sequência da contratação ao exterior de dois secretários, para o gabinete de apoio ao Vice-Presidente da Câmara e ao Vereador em Permanência.

Não que discordemos da necessidade de um secretário em cada um desses gabinetes de apoio, mas porque o actual Presidente da Câmara, numa entrevista concedida ao Jornal de Paiva, de 21.11.2009, disse:

“O nosso objectivo é trabalhar com todos os funcionários porque sem eles não conseguimos implementar melhorias na nossa acção. São aliados importantíssimos. Temos de evitar recorrer ao exterior para servir a Câmara”

É sempre bom saber que um Adjunto recebe 80% do vencimento de um Vereador e um Secretário recebe 60% do Vencimento do Vereador.

Recordamos ainda que Gonçalo Rocha, em 11.11.2009 disse à Rádio Independente Paivense que “A Câmara está tecnicamente falida. Sabemos da situação pelos documentos aprovados na CM. Nós queremos saber a real situação financeira da CM” e que a propósito de mais um Vereador a tempo inteiro no Executivo liderado pelo PSD, Gonçalo Rocha num comunicado a 28.10.2005 referia “É uma vergonha. Um escândalo e um descaramento, se atentarmos à difícil situação financeira da Câmara e aos muitos desempregados que vivem situações aflitivas no nosso Concelho.” Dois pesos e duas medidas.

Neste momento e considerando que ainda não nomeou pessoas para o seu Gabinete de Apoio, só com os dois secretários já nomeados (Sérgio Tavares afecto ao Vice-Presidente e Sérgio Gouveia do Gabinete do Vereador José Manuel Carvalho) os custos são superiores às despesas que o PSD tinha quando deixou a Câmara Municipal. As secretárias do Vice-Presidente e do Vereador em Permanência eram ambas funcionárias municipais.

Castelo de Paiva, 26 de Novembro de 2009

Os Vereadores do PSD

Paulo Teixeira, Rui César Castro, Vanessa Pereira

Nota de Imprensa


PSD CONGRATULA-SE COM AVANÇO DA ESTRADA MUNICIPAL, ENTRE O PEJÃO E A PONTE DO ARDA 

Os Vereadores do PSD no Executivo Municipal de Castelo de Paiva na reunião quinzenal do Município, realizada ontem congratularam-se com a obtenção do visto do Tribunal de Contas relativamente ao contrato da empreitada para alargamento e pavimentação da EM 504, entre o lugar do Pejão e a Ponte do Arda.

Recorde-se que o Executivo liderado por Paulo Teixeira deliberou a 30 de Janeiro de 2008 abrir o concurso para a realização desta importante acessibilidade a Castelo de Paiva, na sequência do que já havia feito e 1998 a 2008 entre a Cruz da Carreira e o lugar do Pejão.

A 3 de Junho de 2008 é fixada a lista dos concorrentes. A 25 de Fevereiro de 2009 foi adjudicada à empresa Irmãos Moreira esta obra. A 8 de Maio deste ano é assinado o contrato de empreitada e a 29 de Maio é consignada a obra.

Depois de a 23 de Setembro último a Câmara Municipal ter efectuado os esclarecimentos solicitados pelo Tribunal de Contas, a Câmara Municipal aguardava o Visto do Tribunal de Contas e a assinatura do Contrato de Financiamento da obra factos esses que vieram acontecer na última semana.

A partir do visto do Tribunal de Contas que foi a obtido a 18 de Novembro começam a contar os 175 dias para a empresa que ganhou o concurso poder executar a obra.

É um troço de uma via estruturante para o concelho de Castelo de Paiva e os Vereadores do PSD ficam satisfeitos por a obra poder agora ter o seu início.

Castelo de Paiva, 26 de Novembro de 2009

Os Vereadores do PSD

Paulo Teixeira, Rui César Castro, Vanessa Pereira


Fotos sobre concelho Castelo de Paiva