sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Nove distritos com aviso Amarelo devido à previsão de frio, neve e vento

Nove distritos do continente estão hoje sob aviso Amarelo devido à previsão de frio, neve e ventos fortes, segundo o Instituto de Meteorologia. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco estão com aviso Amarelo, o segundo de uma escala de quatro, devido à previsão de ventos com rajadas que poderão atingir os 90 quilómetros por hora, a neve nas terras altas e às baixas temperaturas. De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), o distrito de Évora foi colocado com aviso Amarelo devido ao frio. Prevê-se para hoje, nas regiões do Norte e Centro, céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado até ao meio da manhã na Beira Interior. O IM prevê ainda períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, queda de neve acima dos 900 a 1000 metros, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, a partir da tarde, e vento em geral fraco de sudoeste tornando-se moderado temporariamente a forte com rajadas que poderão atingir os 80 km/hora nas terras altas. No sul, espera-se céu muito nublado, chuvisco no litoral oeste e vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte a partir da tarde com rajadas até 80 km/hora nas terras altas.
(Lusa)

Nota de Imprensa


No dia em que se comemora a entrega do foral ao concelho

Câmara de Castelo de Paiva vai homenagearautarcas falecidos desde Abril de 1974


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai homenagear, na manhã do feriado de 1 de Dezembro, em cerimónia pública a realizar no espaço do Auditório Municipal, os autarcas do concelho falecidos desde Abril de 1974 a Novembro de 2008. Trata-se de um acto singelo, mas de grande significado, realizado precisamente no dia em que, há 495 anos, o Rei D. Manuel II entregou o Foral ao concelho de Castelo de Paiva, que contará com a participação da Academia de Musica de Castelo de Paiva.Ao todo são oito dezenas de ex - autarcas, oriundos das nove freguesias do município paivense que, com dedicação, zelo e empenhamento, serviram o concelho nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Câmara e Assembleia Municipal, que agora são reconhecidamente recordados pela edilidade de Castelo de Paiva, presidida por Paulo Teixeira.Lopes de Almeida, presidente da Assembleia Municipal, refere que esta é uma homenagem justa e de grande dignidade, tendo em conta que, “ os nossos autarcas foram homens e mulheres que deram o melhor de si em prol da defesa dos interesses do Município e dos seus concidadãos “.O presidente da AM destaca, ainda, que “ eles merecem ser recordados, porque foram homens e mulheres que, com grande abnegação e com grandes sacrifícios pessoais e familiares, colocaram os interesses colectivos, da terra de Paiva, acima dos interesses pessoais, e participaram activamente na vida colectiva do concelho, no Município, nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Câmara e Assembleia Municipal e também nas instituições e agremiações do concelho “.Para o presidente Paulo Teixeira, o que se pretende com este gesto nobre e de grande dignidade, “ é manifestar gratidão, carinho e recordar todos quantos, muitas vezes em situações precárias, fizeram o melhor pelo progresso de Castelo de Paiva “.O edil paivense evidenciou que, “ todos os autarcas, agora recordados e homenageados pela autarquia, e eleitos após a Revolução de Abril, contribuíram decisivamente para a consolidação da democracia e do Poder Local, dando o melhor de si para o bem estar das populações que representaram, muitas das vezes com sacrifício pessoal e familiar “.Valorizando o acto, num dia histórico para o concelho, Paulo Teixeira não deixa de enaltecer e evocar o passado e aquilo que representa para o município, salientando que as Autarquias Locais são um dos principais motores do desenvolvimento do país e estes homens e mulheres paivenses que, ao longo de 34 anos de Democracia, deram de si á causa autárquica, merecem justamente esta homenagem, que em jeito de tributo, a Câmara Municipal lhes presta nesta data tão significativa.

Carlos Oliveira / GIRP

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Grupo Colombófilo de castelo de Paiva, vai organizar a XXVII Exposição de pombos

Numa iniciativa do Grupo Colombófilo de Castelo de Paiva, vai decoorer nos dias 5 ,6 e 7 de Dezembro no átrio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva a XXVII Exposição de pombos. Esta inciativa conta com o apoio da edilidade paivense(CMCPV) e da Associação Columbófila Distrito do Porto.

PROGRAMA:
05 Dez. – 21 h às 23h. – Entrega de Pombos
06 Dez. – 09 h às 13h.
– Classificação dos Pombos
06 Dez. – 15 h às 21h.
– Abertura da Exposição ao Público
07 Dez. – 10 h às 19h.
– Abertura da Exposição ao Público
07 Dez. – 16.30 h
– Entrega de Prémios

Obras adjudicadas nas freguesias de Cinfães e de Travanca

A Câmara Municipal de Cinfães adjudicou as obras dos Caminhos Municipais do Outeiro a Gatão (empresa Montalvia – Construtora, SA, por 144.252,95 euros), na freguesia de Travanca; e de Sequeiro Longo a Sande (Montalvia – Construtora, SA, por 113.245,30 euros), na freguesia de Cinfães; e da requalificação da Zona da Lomba (empresa Lourenço & Madureira, Lda., por 254.004,49 euros), na freguesia de Cinfães.
GAP

Cinfães - CPCJ vai promover acção de formação

“Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) / Escolas – Interacção” é a acção de formação a realizar amanhã, dia 28, na Escola Secundária de Cinfães.
A iniciativa é da responsabilidade da CPCJ de Cinfães, em colaboração com a equipa de apoio às escolas do Douro Sul, e destina-se aos presidentes dos Conselhos Executivos, coordenadores dos directores de turma, coordenadores dos conselhos de docente e elementos das CPCJ de Cinfães, Moimenta da Beira, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e de Vila Nova de Foz Côa.
A acção de formação decorrerá a partir das 10h00.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Castelo de Paiva na Rota da Inclusão

Castelo de Paiva na Rota da Inclusão, dia 28 de Novembro, instalações da ACI de Castelo de Paiva.
O programa é o seguinte:
Seminário:
Castelo de Paiva na Rota da Inclusão
9h:30m - Recepção
Visita às Oficinas Tradicionais do Projecto Incluir
10h00m - Sessão de abertura
- Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva
Dr. Paulo Teixeira
- Vereador da Acção Social - Prof. Manuel Rocha
- Coordenador do Projecto Incluir
Dr. António Rocha - Avaliação do Projecto Incluir 2007 e mecanismos de sustentabilidade.
Celebração de Protocolo de Colaboração entre ICA
(Incluir Cooperativa Artesanal) e ACICP (Associação
Comercial e Industrial de Castelo de Paiva)
Apresentação do (mini) Filme do Projecto Incluir
10h45m - IEFP – Coordenador do Núcleo de Gestão do Centro de Emprego de São João da Madeira – Dr. Vitor Pedro
Associação Nacional de Direito ao Crédito - Dr.ª Joana Afonso - O Empreendedorismo: Incentivos e Microcrédito
11h00m - Confederação Nacional das Instituições de
Solidariedade
Presidente da Direcção da Confederação - Padre Lino Maia
Boas práticas para a inclusão social
11h15m - Intervalo
11h45m - Certificação Escolar - Entrega de certificados
12h00m - Centro Regional de Segurança Social de Aveiro
Interlocutora do Projecto Incluir - Dr.ª Laura Santos
12h45m - Almoço na Oficina de Gastronomia do Projecto Incluir
Realiza-se no dia 3 de Dezembro de 2008 o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência a ter lugar no Salão Nobre da CM e no Pavilhão Municipal de Desportos.
PROGRAMA:
SALÃO NOBRE CÂMARA MUNICIPAL
09h:00: Abertura do Secretariado
Recepção aos Participantes e abertura da exposição de trabalhos;
09:30: SESSÃO DE ABERTURA
Presidente do CLAS de Castelo de Paiva,
Prof. Manuel Rocha
Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva,
Dr. Paulo Teixeira
Director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, Eng. Celestino de Almeida
10:00: A Deficiência em Castelo de Paiva
Dr.ª Albertina Casaca
Dr.ª Carla Freitas
10:30: Intervalo para Café

10:45: Desporto Adaptado: uma realidade acessível
Dr. Joaquim Dias [Futebol Clube do Porto];
Dr. Ricardo Dias [Futebol Clube do Porto];
Desporto Adaptado: Histórias de Vida
Testemunhos de Desportistas
12:00: Debate
12:30: Intervalo para Almoço


PAVILHÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS
14:00: Actividades desenvolvidas pelos cidadãos portadores de deficiência:
CERCIÁGUEDA:
Grupo Folclórico / Fanfarra
CERCIESPINHO:
Grupo de Dança Expressiva “Sorrisos”
AICIArouca: Grupo Folclórico
CODeficiente Incluir: Desfile de Moda
CODeficiente Incluir & CAO Sta Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva: Apresentação Conjunta
16:00: Lanche Convívio
16:30: Largada de Balões e Encerramento

Nota de Imprensa

No dia em que se comemora a entrega do foral ao concelho
Câmara de Castelo de Paiva vai homenagear autarcas falecidos desde Abril de 1974
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai homenagear, na manhã do feriado de 1 de Dezembro, em cerimónia pública a realizar no espaço do Auditório Municipal, os autarcas do concelho falecidos desde Abril de 1974 a Novembro de 2008. Trata-se de um acto singelo, mas de grande significado, realizado precisamente no dia em que, há 495 anos, o Rei D. Manuel II entregou o Foral ao concelho de Castelo de Paiva.Ao todo são oito dezenas de ex - autarcas, oriundos das nove freguesias do município paivense que, com dedicação, zelo e empenhamento, serviram o concelho nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Câmara e Assembleia Municipal, que agora são reconhecidamente recordados pela edilidade de Castelo de Paiva, presidida por Paulo Teixeira.Lopes de Almeida, presidente da Assembleia Municipal, refere que esta é uma homenagem justa e de grande dignidade, tendo em conta que, “ os nossos autarcas foram homens e mulheres que deram o melhor de si em prol da defesa dos interesses do Município e dos seus concidadãos “.O presidente da AM destaca, ainda, que “ eles merecem ser recordados, porque foram homens e mulheres que, com grande abnegação e com grandes sacrifícios pessoais e familiares, colocaram os interesses colectivos, da terra de Paiva, acima dos interesses pessoais, e participaram activamente na vida colectiva do concelho, no Município, nas Assembleias e Juntas de Freguesia, na Câmara e Assembleia Municipal e também nas instituições e agremiações do concelho “.Para o presidente Paulo Teixeira, o que se pretende com este gesto nobre e de grande dignidade, “ é manifestar gratidão, carinho e recordar todos quantos, muitas vezes em situações precárias, fizeram o melhor pelo progresso de Castelo de Paiva “.O edil paivense evidenciou que, “ todos os autarcas, agora recordados e homenageados pela autarquia, e eleitos após a Revolução de Abril, contribuíram decisivamente para a consolidação da democracia e do Poder Local, dando o melhor de si para o bem estar das populações que representaram, muitas das vezes com sacrifício pessoal e familiar “.Valorizando o acto, num dia histórico para o concelho, Paulo Teixeira não deixa de enaltecer e evocar o passado e aquilo que representa para o município, salientando que as Autarquias Locais são um dos principais motores do desenvolvimento do país e estes homens e mulheres paivenses que, ao longo de 34 anos de Democracia, deram de si á causa autárquica, merecem justamente esta homenagem, que em jeito de tributo, a Câmara Municipal lhes presta nesta data tão significativa.
Carlos Oliveira / GIRP

Colectividades receberam 36,5 mil euros

A Câmara Municipal de Cinfães disponibilizou 50 por cento do subsídio anual às colectividades culturais e recreativas do concelho, num total de cerca de 36,5 mil euros.
Foram contempladas com metade do subsídio de manutenção para 2008 a Associação C. R. D. Rancho Folclórico de Tendais (1.800,00 euros); Associação C. R. D. Rancho Folclórico de Vilar de Arca – Piães (1.800,00); Associação C. R. Rancho Infantil de Tendais (1.260,00); Associação R. C. Fornelos - Rancho Folclórico de S. Martinho de Fornelos (1.500,00); Associação de Recreio Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (1.800,00); Associação R. de Nespereira Grupo Folclórico de Nespereira (1.800,00); Rancho Folclórico e Etnográfico da Gralheira (600,00); Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo (1.800,00); Rancho Folclórico da Santa Quitéria – Tendais (1.500,00); Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira (1.500,00); Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Ribeira de Tendais (600,00); Associação C. R. – Grupo Coral de Sta. Cristina de Tendais (600,00); Associação de Cultura e Desporto de Cinfães (4.200,00); Associação de Defesa do Vale do Bestança (900,00); Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais (750,00); Associação para o Desenvolvimento Económico, Social, Cultural e Desportivo de Tendais (360,00); Associação Desportiva de Travanca - Rancho Infantil as Moleirinhas (1.250,00); Associação Desportiva, Recreativa e Cultural "Os Mantanas" (900,00); Associação Juvenil de Nespereira (600,00); Associação Moto Clube Cinfanense (600,00); Associação por Boassas (360,00); Associação Promotora de Melhoramentos e Defesa dos Interesses do Lugar de Vilar de Arca (1.122,00); Associação Recreativa Cultural dos Jovens de Desamparados (600,00); Associação R. C. e D. de Espadanedo (600,00); Casa do Cinfanense – Porto (300,00); Casa do Concelho de Cinfães - Lisboa (300,00); Casa do Povo de Nespereira (600,00); Centro Social e Paroquial de Travanca (1.500,00); Grupo C. e D. de Pindelo (900,00); Velhas Guardas de Souselo - Associação C., D. e R. (900,00); Associação Eco-Turismo Douro Paiva (900,00); Associação Patrimonial, Cultural, Recreativa e Ambiental de Sonoso (900,00); Corpo Nacional de Escutas - Delegação de Cinfães (480,00); Corpo Nacional de Escutas - Delegação de Oliveira (480,00); e o Corpo Nacional de Escutas - Delegação de Tendais (480,00).
Os subsídios foram entregues ontem, dia 25, nos Paços do Concelho.
GAP

Já estão disponíveis o preço dos bilhetes para o jogo Cinfães - F.C.Porto



Já estão disponíveis os preços dos bilhetes para o Jogo da Taça de Portugal que vai por frente a frente C.D.Cinfães - F.C.Porto, a realizar no dia 13 de Dezembro a partir das 14h30 e com direito a transmissão televisiva pela Sporttv1.


Os Bilhetes serão postos à venda no início de Dezembro. Os preços a practicar serão para:


- Bancada Central Coberta (sócios) - 6€


- Bancada Central Coberta (não sócios) - 22,50€


- Bancada Central Descoberta - 18€


- Bancada Topo - 15€

terça-feira, 25 de novembro de 2008

VIVA O NATAL EM AROUCA


A partir de 5 de Dezembro, são várias as actividades alusivas ao Natal que vão animar diversos espaços em Arouca. Na abertura, o conhecido chefe Hélio Loureiro apadrinha o concurso «Arouca: um doce especial». Os alunos das escolas do concelho vão cantar o Natal para assinalar a abertura das festividades. Haverá um musical e distribuição de prendas, para todos os pequenos arouquenses. A 13 de Dezembro, a Orquestra Camerata Antiqua da Universidade de Aveiro dará um concerto na Igreja do Mosteiro, sob a direcção de Vasco Negreiros, e a 27 de Dezembro, haverá o tradicional Concerto de Natal. O programa termina a 2 de Janeiro, com o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Silver Strings, de São Petersburgo. Consulte aqui o programa.
NATAL 2008 - AROUCA
Programa
Sexta-feira, 5 de Dezembro
21:30 Inauguração da Iluminação e da Música de NatalPraça Brandão de Vasconcelos
«Vamos cantar o Natal» (Alunos da Escola Secundária de Arouca, E.B. 2/3 de Arouca e E.B. 2/3 de Escariz)Frente ao Mosteiro de Arouca 22:00 Divulgação pública do concurso «Arouca: um doce especial», seguido de prova de docesSala D. Domingos de Pinho Brandão
Quinta-feira, 11 de DezembroSexta-feira, 12 de Dezembro
- Musical «Os Amigos do Natal», pela Companhia de Dança de Aveiro e Palhaço Mário Faísca.- Entrega de presentes aos alunos do ensino Pré-primário e do 1º Ciclo do MunicípioPavilhão multiusos dos Bombeiros Voluntários de Arouca

Sábado, 13 de Dezembro
21:30 ConcertoOrquestra Camerata Antiqua da Universidade de AveiroIgreja do Mosteiro de Arouca
Sábado, 27 de Dezembro
21:30 CONCERTO DE NATAL- Banda musical de Arouca- Orfeão de Arouca- Grupo coral de UrrôIgreja do Mosteiro de Arouca
Sexta-feira, 2 de Janeiro
21:30 Concerto de Ano NovoOrquestra Silver Strings (São Petersburgo, Rússia)Cinema Globo d’Ouro
Organização: Câmara Municipal de AroucaColaboração: Paróquia de Arouca, Escola Secundária de Arouca, E.B. 2/3 de Escariz, E.B. 2/3 de Arouca, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca, Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, restaurantes, bares e confeitarias do concelho.

GICMA

Alunos visitaram Ecocentro de Paredes

No passado dia 20 de Novembro, 29 alunos do 5º D, da Escola EB 2,3 de Paredes, visitaram o Ecocentro de Paredes.
Acompanhados pela professora Marinha Lager, os alunos tiveram a oportunidade de aprender como funciona e para que serve um ecocentro.
Ficaram a conhecer o percurso que os diferentes resíduos fazem, desde que saem das nossas casas, passando pelo ecocentro, até ao momento em que são encaminhados para os Centros de Triagem e para as empresas de reciclagem.
Durante a visita aprenderam os percursos dos seguintes resíduos: Papel e Cartão, Plástico, Vidro, Metais, Madeiras, Resíduos Verdes, Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), Monstros (e.g. sofás e colchões), Lâmpadas fluorescentes, óleos alimentares usados e óleos usados de motor, lubrificação e transmissão.
Tiveram, ainda, a oportunidade de observar alguns dos utilizadores do ecocentro a fazerem a separação dos resíduos pelos respectivos contentores.
GICMP

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Paivense, sofre 3ª derrota consecutiva

E aí está a 3ª derrota consecutiva, o Paivense cai para 15º lugar, logo acima da terrível linha de água. Recorde-se que descem 3 equipas directamente mais as necessárias para abrir vagas suficientes para as equipas que possam descer dos nacionais, e não faltam candidatos, SJ Ver, Avanca, Valecambrense ou Águeda estão em dificuldades na 3ª divisão nacional.
No entanto não me parece que haja motivos para grandes dramatismos ou para os Paivenses ficarem em pânico com a situação. É indesmentível que a fase não é boa, mas a verdade é que o Paivense não tem sido muito inferior aos seus adversários e este domingo não fugiu à regra.
Zé Tó surpreendeu ao colocar Agostinho no banco jogando com Rafael mais recuado no terreno, diga-se que ex-jogador do Cinfães demonstrou estar muito mais à vontade no centro do terreno do que onde jogou esta partida. O jogo começou equilibrado, o Paços mais ofensivo (como lhe competia) foi mais perigoso mas sem dar a sensação que o golo era inevitável, diga-se aliás que as oportunidades foram surgindo devido a falhas de marcação da defesa paivense.
Na segunda parte a toada manteve-se até aos 1o minutos, altura em que o Paivense começou a aparecer com mais perigo, nesta fase Pardieiro esteve muito perto do golo (grande defesa de Zé Manel). O árbitro auxiliar Ricardo Salvador começou a aparecer na partida, com foras de jogo no minimo discutíveis foi irritando Zé Tó, até que um fora de jogo mal assinaldo a Zé Manel deixa o Paivense desconcentrado e Gustavo desceu pelo corredor direito, ao tentar cruzar a bola saí directa à baliza apanhando Cubilhas desprevenido, estava feito o 1-0. A partir daqui não houve futebol, foi mais um festival entre a equipa de arbitragem e o banco do Paivense acabando Zé Tó por ser expulso.
Uma palavra para o Prof. José Carlos (treinador do Paços Brandão), foi um prazer revê-lo e de uma simpatia sem limites, obrigado.
Domingo o Paivense recebe o Gafanha.


































www.sportingclubepaivense.blogspot.com

Comissão municipal vai solicitar esclarecimentos à EDP

A Assembleia Municipal de Cinfães deliberou constituir uma comissão para solicitar esclarecimentos à EDP, nomeadamente em relação ao trabalho desenvolvido pelo empresa no concelho.
O grupo de trabalho será constituído pelos Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipais, por um representante do PS e da coligação PSD/CDS-PP na Assembleia Municipal e por um presidente de Junta de Freguesia.
A Assembleia Municipal de Cinfães elegeu ainda, durante a sessão de 21 de Novembro, os representantes do Município na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Foram eleitos Mário Luís Correia da Silva (PS), António Cláudio Semblano de Oliveira (PS), Paulo Manuel Vieira Monteiro (PS), Armando Pinto Campos (PS) e Albérico Branco Pereira Camelo (PSD/CDS-PP).
GAP

“Camaleão” juntou mais pequenos

No âmbito do Programa Famílias, a Casa da Cultura foi palco, no passado domingo, de mais um espectáculo, no âmbito do Programa Famílias, para os mais pequenos.
Recorde-se que o Programa Famílias é uma programação regular de espectáculos de teatro, dança, música, teatro de marionetas, destinados a crianças entre os 12 meses e os 12 anos de idade acompanhadas de pais, tios ou avós, que se realiza aos domingos naquele espaço cultural paredense.
"Camaleão e as Batatas Mágicas" esteve a cargo da Companhia de Teatro do Vale do Sousa e Pés na Lua.
O espectáculo registou grande afluência de público e teve como objectivo transmitir às crianças a importância da educação cívica e das referências para a cidadania de forma divertida.
Sinopse
Era uma vez … era uma vez … o avô Feliciano que vivia na sua quinta da Batata, na companhia das suas netas Lúcia e Maneco e ainda do Gaspar que era … que era o cão que guardava a quinta. Mas … será que guardava mesmo?
Bom, o avô Feliciano, que era muito engenhocas, certo dia “inventou” umas batatas. Umas batatas especiais. Quer dizer, eram umas batatas tão especiais, tão especiais, que eram mágicas. Ora, lá para as bandas da quinta do avô Feliciano andava um ladrão cujo nome não interessa agora saber. Era ladrão e pronto. Ora, será que o ladrão vai roubar, ou pelo menos tentar roubar as mágicas batatas? É bom não esquecer que a quinta é guardada por um cão …
GICMP

Autarquia entregou prémios nas escolas

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira e o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Mendes entregaram, no passado dia 21 de Novembro, os prémios relativos aos concursos “Inventa a História, Nós Fazemos o Filme”; “Artistas Digitais” e Marchas Populares.
Na iniciativa, que teve como público-alvo os alunos do pré-escolar, dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, participaram várias escolas dos diferentes níveis de ensino.
Concurso “Inventa a História, Nós Fazemos o Filme” (alunos do pré-escolar, 1.º e 2º ciclos, contemplados com três computadores e uma impressora)
1º Jardim-de-infância de Trás as Eiras – Sobrosa
2º E. B. 2,3 de Cristelo
3º E.B. 1 de Lage – Parada Todeia
Menção honrosa EB 1 de Lages - Cete
Artistas Digitais (alunos do 1.º ciclo, contemplados com um computador, uma impressora e uma web cab)
E.b.1 Trás as Vessadas – Gandra (conquistou 1.º, 2.º e 3.º prémios)
Marchas Populares (alunos do pré-escolar e 1.º ciclo contemplados com três computadores)
1º Classificado: ADIL –– Lordelo
2º Eb1 de Chãos – Bitarães
3º Obra de Assistência Social de Sobrosa

“EMPREENDEDORISMO”

Debate
Dia 3 de Dezembro de 2008, pelas 18 horas
Casa da Cultura de Paredes
Falar de empreendedorismo é falar da capacidade humana de suplantar limites. É também falar de conhecimento, inovação, sabedoria, visão, ousadia e coragem. Neste debate, o segundo que a APPIS realiza, pretende debater todos estes conceitos e a forma como interligados podem tornar uma sociedade mais competitiva.
Programa
Abertura
Celso Ferreira – Presidente do Município de Paredes
António Rocha – Presidente da Direcção da Associação Paredes Pela Inclusão Social
Debate
Carlos Daniel - Moderador
Peter Kelly – Helsinki Scholl of Creative Entrepreneurship
Vitor Figueiredo – Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação
Miguel Monteiro - Introduxi - Computadores, Multimédia e Serviços, S.A.
Convidados: Comunidade educativa e sector empresarial

Programa PROVERE – oportunidade de financiamento

No passado dia 21 de Novembro realizou-se, no auditório da Casa de Cultura de Paredes, uma sessão de esclarecimento sobre o programa PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, dirigida a todos os potenciais investidores públicos e privados no Concelho de Paredes.
Esta acção foi apresentada pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Pedro Mendes, que se congratulou com a presença de potenciais investidores e focou a importância deste Programa como oportunidade para o investimento e desenvolvimento local. Rosário Machado, directora da Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS) apresentou os principais aspectos que caracterizam a Rota e os resultados da sua intervenção para a valorização do Património e José Portugal, da empresa Quartenaire Portugal, expôs as linhas orientadoras deste programa.
Refira-se que o PROVERE não é um programa de financiamento directo de iniciativas, pois o seu financiamento resultará dos programas operacionais do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). No entanto, tem por objectivo estimular, de forma sustentável, a competitividade dos territórios, através da dinamização de actividades económicas inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos locais.
Os investidores do município foram convidados a apresentar projectos de investimento que visem a inovação e a qualificação das empresas, assim como o desenvolvimento integrado da região.
A Valsousa – Comunidade Urbana do Vale do Sousa, através da RRVS, apresentou, portanto, a Estratégia de Eficiência Colectiva que está a ser elaborada e será submetida até Janeiro, para efeitos de reconhecimento formal, ao ON.2 – O Novo Norte, inserido no âmbito do QREN.
As principais áreas de desenvolvimento prendem-se com o Touring Cultural e Paisagístico, o Enoturismo e o Turismo de Natureza, dentro das quais poderão ser apresentados projectos.
Estando ainda a decorrer o período de apresentação de candidaturas, os interessados poderão contactar o Município de Paredes e/ou consultar o site da RRVS: www.rotadoromanico.com.
GICMP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva