sexta-feira, 14 de novembro de 2008

F.C.Porto, visita Cinfães na 5ª eliminatória da Taça de Portugal

O FC Porto (I Liga), campeão nacional em título e finalista vencido na edição do ano passado da Taça, será o adversário do Clube Desportivo (CD) de Cinfães (III divisão, série C) nos oitavos-de-final da Taça de Portugal em futebol.
Nos jogos anteriores da prova, o CD de Cinfães eliminou o Clube Desportivo Ribeira Brava (série A da II Divisão B), na Madeira, em jogo da II eliminatória, a 14 de Setembro (empate a 1 golo durante 120 minutos de jogo e vitória por 3-5 em grandes penalidades); na III eliminatória, derrotou a equipa do União Sport Clube Paredes (III divisão, série B), também como visitante, a 19 de Outubro (vitória por 1-2); e venceu o jogo contra a equipa do Centro Desportivo de Fátima (II Divisão, Série C), por 1-0, na IV eliminatória, a 9 de Novembro, em Cinfães. O clube cinfanense ficou isento na primeira eliminatória.
O jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal está agendado para 14 de Dezembro.

CNT Paredes/Sel. Nac. Sub-16 visita a Casa da Cultura


O Centro Nacional de Treino Paredes Rota dos Móveis (Selecção Nacional deBasquetebol Sub-16) visitou esta semana a Casa da Cultura de Paredes. Os 12jovens oriundos de todo o país, que vivem, estudam e treinam semanalmente noConcelho de Paredes, desde Setembro passado, tiveram assim a oportunidade deconhecer o espaço e as suas principais valências. Recebidos com toda asimpatiapela produtora executiva - Drª Anabela Machado – a equipa percorreu oPalaceteda Granja com enorme curiosidade. Para Rui Alves, técnico responsável peloprojecto, “cumprimos hoje parte de dois objectivos importantes para nós:contribuir para a formação multidimensional destes jovens ao nosso cuidado eproporcionar-lhes uma experiência diferente, fora da rotina daescola/treino,promovendo também uma instalação local de grande qualidade que é a Casa daCultura de Paredes”.
O CNT Paredes Rota dos Móveis / Sel Nac Sub-16, projecto de parceria entre aCâmara Municipal de Paredes e a Federação Portuguesa de Basquetebol, vive emregime de concentração com o objectivo de preparar a participação noCampeonatoda Europa de 2010.
Recordamos que este é já o segundo ciclo de preparação, pois entre 2006 e2008outra geração de basquetebolistas passou por Paredes, alguns deles já comenormesucesso na modalidade, de relevo nacional e internacional.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Primeira geminação de Cinfães será assinada com o município de São Filipe (Cabo Verde)

Cinfães e São Filipe (Ilha do Fogo, Cabo Verde) vão passar a ser municípios geminados, depois de assinado o acordo de geminação durante as III Jornadas Europeias do Desenvolvimento, a decorrer entre 15 e 17 de Novembro, em Estrasburgo, França. A geminação será a primeira a concretizar pelo município de Cinfães.

A Autarquia justifica a assinatura do acordo com São Filipe dada, sobretudo, “a ligação de Serpa Pinto, explorador africanista e cinfanense, a Cabo Verde”. No arquipélago africano, existem dois monumentos erigidos em honra de Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, em S. Filipe e na capital do País, Praia.

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento (JED), da responsabilidade da Comissão Europeia, “reúnem todos os anos 3000 participantes, oriundos de todos os continentes, que representam mais de 1200 organizações do sector do desenvolvimento”, segundo a organização. “Uma oportunidade única para estabelecer diálogos, encontros e parcerias inovadores”.

A Comissão Europeia pretende aproveitar a realização das JED, cujo tema é “O Poder Local e o Desenvolvimento”, “para dinamizar parcerias de Geminação para o Desenvolvimento com os países do Sul”. “Se cada autarquia, com os seus meios, mesmo limitados, decidisse lançar-se numa geminação com uma cidade, um concelho, um distrito, uma província ou uma região do Sul, o mundo transformar-se-ia e a pobreza diminuiria rapidamente”.

O programa das JED está disponível na Internet, em www.eudevdays.eu.

No Dossier de Candidatura para o Desenvolvimento com S. Filipe – Cabo Verde, entretanto aprovado pela Comissão Europeia, a Câmara Municipal de Cinfães sublinha que os programas de geminação, “com base na associação e no trabalho conjunto de questões” comuns aos municípios, são “um instrumento importante na procura de soluções e na formação de solidariedades estratégicas, cooperação e troca de informação relevante”. “No mundo global é a interacção e não a localização que se revelam importantes”.

A Câmara Municipal de Cinfães tem como objectivos, entre outros, “contribuir para a redução da pobreza num país africano de língua portuguesa”; “contribuir para fomentar a confiança mútua, a amizade e compreensão a um nível pessoal e cívico, de celebrar e reforçar os fortes laços históricos e culturais que as unem e de reconhecer um interesse mútuo no empreendimento de programas de cooperação cultural, social, educativa, turística, económica”.

A Autarquia cinfanense também pretende promover “iniciativas de intercâmbio e de animação entre jovens estudantes de escolas de ambos os territórios, no campo da formação e da formação contínua, das iniciativas culturais e do desporto”; e incentivar as “relações bilaterais entre entidades congéneres dos dois municípios (escolas, associações de bombeiros, empresas, IPSS)”.

O Município de Cinfães estará representado nas JED, em Estrasburgo, pelo Presidente da Câmara Municipal, Prof. Pereira Pinto, e pela Vereadora da Autarquia responsável pelos pelouros dos Assuntos Sociais e da Educação, Enf.ª Fátima Sousa.

GAP

Câmara Municipal de Cinfães, promove várias iniciativas

Crianças do Município vão receber mochilas e fatos-de-treino
As crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Município de Cinfães vão receber mochilas e fatos-de-treino, na sequência da tradicional oferta natalícia da Câmara Municipal. As mochilas (num total de 452) serão entregues às crianças da EPE e os fatos-de-treino (999) aos alunos do 1.º CEB.
A escolha do material a oferecer teve por base as carências das crianças assinaladas pelos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) contratados pela Autarquia, esclarece o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Prof. Pereira Pinto.
Recolha de brinquedos até 28 de Novembro

A II Campanha de Recolha de Brinquedos do Banco Local de Voluntariado de Cinfães está a decorrer até ao próximo dia 28 de Novembro.
Os donativos (brinquedos, livros e jogos pedagógicos), para as crianças carenciadas do concelho, podem ser entregues na Casa dos Outeirinhos (sede do Banco Local de Voluntariado de Cinfães), nas Juntas de Freguesia do concelho e a instituições parceiras da iniciativa como a Câmara Municipal, Ecomarché, Motoclube Cinfanense, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e Rede Social de Cinfães (Casa dos Outeirinhos), Serviço Local de Segurança Social, Paróquias, Conselho Inter-técnicos, Corpos de Escutas, Associações de Jovens, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Rotary Club, Santa Casa da Misericórdia, Agrupamentos de Escolas, Escola Profissional e a Escola Secundária.

Instituto Português de Oncologia precisa de pijamas
O Instituto Português de Oncologia volta a promover a iniciativa “Movimento Pijaminha”, para recolher pijamas a entregar às crianças que estão a realizar tratamentos de quimioterapia. “Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente”, justificam os responsáveis do IPO.
Em Cinfães, os donativos podem ser entregues na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, sita na Casa dos Outeirinhos. Também se aceitam ofertas de pantufas, chinelos, meias, robes e fatos-de-treino.

Feira Agrícola foi um sucesso

Decorreu esta manhã nas instalações da Escola Secundária de Castelo de Paiva, mais uma edição da Feira Agrícola. Nesta certame bastante participado estiveram presente todas as Escolas do Agrupamento Vertical de Castelo de Paiva. Foram várias as centenas de pessoas que ali se deslocaram e entre os presentes encontrava-se também o Presidente da Câmara.
Uma das partes da feira








Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. O edil paivense foi sempre muito solicitado pelos alunos para comprar os diversos artigos ali expostos.








Fátima Almeida, Presidente do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, serviu de cicerone a Paulo Teixeira, numa visita guiada á feira.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

1oª Subida do Vale de Sameiro em Atletismo



O Municipio de Manteigas, prepara-se para receber os melhores atletas de montanha naquela que será a última prova da especialidade em 2008.

Esta prova, realiza-se sempre num cenário de festa, á imagem deuma volta ciclística. Não é na última etapa que se decide grande coisa, e, aqui também já está quase tudo definido.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, é a colectividade que mais galardões irá receber, fruto de uma época excepcional que realizou neste circuíto. No plano individual muitos serão também os atletas paivenses a serem prendados, destacando-se: Carlos Silva, Vitor Barbosa, Nuno Azevedo e Nuno Sousa, atletas que figuram no Top 10 da modalidade.

Tributo aos "CAMPEÕES"

Houve festa em Castelo de Paiva. E não foi para menos. Cinco campeões nacionais individuais. E todo o colectivo do Grupo Desportivo. "Foi uma festa linda" dizia uma jovem. Compreende-se. Ela viu-se representada nas três mulheres homenageadas (Amélia Vieira, Patrícia Monteiro e Adélia Tavares) e gostou até porque em Castelo de Paiva não é comum a mulher ombrear de igual para igual com o homem. Esta é também a bleza do atletismo, a modalidade mais democrática que existe.




Juntamente com estes atletas, foi como o anunciado prestado tributo a Carlos Silva e Nuno Sousa também eles campeões de Portugal e campeões ibéricos.





E para que a festa terminasse em beleza todo o colectivo do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, viu reconhecido o título de Campeão Nacional e Ibérico.




Por Manuel Vieira

Campanha de Solidariedade - Natal 2008 - Natal diferente!

Os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Cinfães, vão participar numa campanha de solidariedade intitulada " Natal 2008 - Natal diferente! - NATAL 2008 - ESPALHE ESSA IDEIA." Esta acção terá como ajudar crianças mais necessitadas a ter um Natal feliz porque "Existem crianças pedindo um casaco, uma blusa, ou um simples doce... "
Para o Natal 2008 (espalhe essa ideia) Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal? Sim... Natal... daqui a pouco ele chega. Que tal ir a uma agência dos Correios e pedir uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Pai ou Mãe Natal delas? Há a informação de que existem pedidos inacreditáveis. Existem crianças pedindo um casaco, uma blusa, ou um simples doce... É UMA ideia. É só pedir a carta e entregar o presente numa agência dos correios até o dia 20 de Dezembro. Os próprios correios se encarregam de fazer a entrega.
DIVULGUE P/ OS SEUS AMIGOS Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Pai Natal;
- a segunda, quando deixamos de acreditar
- a terceira, quando nos tornamos Pai Natal!!!
CTT abrem a sua rede à solidariedade
Combate à pobreza
Os CTT vão pôr a sua rede à disposição do combate à pobreza e à exclusão social. A partir de 1 de Dezembro próximo, os Correios de Portugal põem em marcha um projecto que, durante os próximos meses, permitirá a qualquer pessoa ajudar quem mais precisa de forma gratuita. Este projecto é uma iniciativa dos CTT inscrita na sua política de responsabilidade social. Surgiu da constatação de que ninguém como os CTT tem capacidade para chegar a todas as localidades e a todos os habitantes do País. Por isso, os Correios vão fazer um envio massivo de um folheto informativo por todas as casas do País. Esse folheto, que será acompanhado de um saco específico para o transporte dos donativos, informará a população sobre as instituições de solidariedade aderentes ao projecto e que tipo de bens necessitam. Com esse esclarecimento em mente, bastará a qualquer pessoa deslocar-se a uma das quase 1000 Estações de Correio existentes de Norte a Sul do País com o seu donativo. Uma vez lá, ser-lhe-á fornecida gratuitamente uma caixa de transporte em cartão. O autor do donativo apenas terá de encher a caixa e escolher a instituição destinatária, entre as várias possíveis, sem precisar de indicar uma morada. Os Correios tratam do transporte e da entrega, de forma totalmente gratuita. A lista de instituições de solidariedade social aderentes é uma lista aberta. Neste momento, os CTT estão em contacto com algumas dezenas de instituições, de carácter nacional e local. Está já confirmada a adesão de instituições como a Abraço, ACAPO, Acreditar, Ajuda de Berço, Ajuda de Mãe, Aldeia de Crianças SOS, Associação Portuguesa de Surdos, Casa do Caminho, Casa do Gaiato, Centro Helen Keller, Comunidade Vida e Paz, Cruz Vermelha Portuguesa, GIRA, FENACERCI, Liga Nacional Contra a Fome, Refúgio Aboim Ascensão e Associação Sol. Outras serão anunciadas nos próximos dias. Os bens elegíveis para doação dependem das necessidades de cada instituição e das limitações logísticas e incluirão bens como roupa, calçado, agasalhos, artigos de higiene, brinquedos, produtos de limpeza, pequenos electrodomésticos ou de entretenimento, entre outros. Para esta grande iniciativa de carácter nacional, os Correios vão disponibilizar não apenas os seus voluntários, de um universo de 16 mil trabalhadores, como a sua rede: quase 1000 Estações de Correios, 370 Centros de Distribuição Postal e 3702 veículos de transporte que, todos os dias, percorrem cerca de 240 mil quilómetros. Este projecto dos CTT é complementado por uma iniciativa protagonizada por uma empresa detida a 100% pelos CTT, a PayShop, e que permite que qualquer cidadão faça donativos em dinheiro, a partir de um euro, em 4500 locais de todo o País: 3500 agentes PayShop e quase 1000 Estações de Correio. É convicção dos CTT – Correios de Portugal que esta iniciativa permitirá democratizar a solidariedade e eliminar barreiras geográficas.

Caminhada nocturna em Paredes - Outdoor em Grande

No passado dia 10 de Outubro decorreu em Baltar, a primeira caminhada nocturna.
Pelas 22h15 contavam-se já 42 pessoas, devidamente equipadas, para começar a aventura. Estava uma noite muito agradável, o cenário era de uma típica noite de verão.
De lanterna na mão, os amantes da natureza mostravam impaciência para começar.
À entrada do kartódromo de Baltar deu-se início ao que veio a ser uma noite diferente. Ao longo do percurso, algumas pessoas iam comentando, “se estivéssemos em casa estaríamos de comando na mão sentados no sofá”. Ora, numa altura em que cada vez mais se ouve falar das vantagens que advêm da prática de uma Actividade Física regular faz todo o sentido que se criem condições para não haver desculpas e ficar em casa a ver a “novela”.
O Outdoor é um programa de Actividade Física ao Ar Livre, organizado pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, que funciona todos os sábados de manhã e de tempos a tempos à sexta à noite. Como se acredita que a sexta à noite é uma boa altura para se lançar mais este desafio aos “fiéis atletas” a ideia prosseguiu. Para além da presença dos “tais fiéis”, a iniciativa contou com a participação de muitas outras pessoas. Pais e filhos, jovens casais e até colegas professores, todos deram o exemplo de como se pode passar uma noite diferente, longe do stress do dia-a-dia.
GICMP

Nota de Imprensa


VII JANTAR DE NATAL SOCIALISTA será no próximo dia 13 de Dezembro!

Os Órgãos Concelhios do Partido Socialista e da Juventude Socialista de Castelo de Paiva estão já a organizar a 7.ª edição do Jantar de Natal do PS Paivense. A iniciativa terá lugar no próximo dia 13 de Dezembro (Sábado), pelas 19h30, na Sede do Rancho Folclórico de S. Martinho.O preço individual é de 7,50€.Estarão presentes destacados membros Distritais e Nacionais do Partido. O convite dirige-se aos militantes, simpatizantes, autarcas e amigos do Partido Socialista.As reservas poderão ser feitas até próximo dia 8 de Dezembro, junto dos primeiros eleitos pelo PS em cada uma das freguesias ou através dos seguintes contactos: 934603067 / 968051020/ 926339796 / 938581719 / 919778932

Contamos, mais uma vez, consigo!

Os Órgãos Concelhios do Partido Socialista e da Juventude Socialista de Castelo de Paiva

Castelode Paiva, 11 de Novembro de 2008

Câmara de Paredes atribui subsídios a associações do concelho

Presidente da Câmara cumpre mais uma promessa: Conferências de S. Vicente de Paulo viu o seu subsídio aumentado

A Câmara Municipal de Paredes deliberou, em reunião do Executivo Municipal, a atribuição do subsídio anual às Conferências de S. Vicente de Paulo e Delegações da Cruz Vermelha de Vilela e Sobreira, Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Paredes e Agrupamentos de Escuteiros.
Desta forma, aos núcleos da Cruz Vermelha foi concedido um subsídio no valor de 15400 euros; às Conferências de S. Vicente de Paulo do concelho 12750 euros (750 euros cada).
Recorde-se que em 2007, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, prometeu às Conferências um aumento do subsídio este ano, porque “têm um papel muito importante no terreno” e a promessa acaba de ser cumprida.
À semelhança do ano anterior, as Corporações de Bombeiros concelhias
Vão receber um subsídio de 26 mil euros cada.
Finalmente, os Agrupamentos de Escuteiros vão receber os subsídios referentes aos anos de 2007/2008 de 500 euros cada (6 mil euros , na totalidade).

Câmara de Paredes atribui subsídios a associações do concelho

Presidente da Câmara cumpre mais uma promessa: Conferências de S. Vicente de Paulo viu o seu subsídio aumentado

A Câmara Municipal de Paredes deliberou, em reunião do Executivo Municipal, a atribuição do subsídio anual às Conferências de S. Vicente de Paulo e Delegações da Cruz Vermelha de Vilela e Sobreira, Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Paredes e Agrupamentos de Escuteiros.
Desta forma, aos núcleos da Cruz Vermelha foi concedido um subsídio no valor de 15400 euros; às Conferências de S. Vicente de Paulo do concelho 12750 euros (750 euros cada).
Recorde-se que em 2007, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, prometeu às Conferências um aumento do subsídio este ano, porque “têm um papel muito importante no terreno” e a promessa acaba de ser cumprida.
À semelhança do ano anterior, as Corporações de Bombeiros concelhias
Vão receber um subsídio de 26 mil euros cada.
Finalmente, os Agrupamentos de Escuteiros vão receber os subsídios referentes aos anos de 2007/2008 de 500 euros cada (6 mil euros , na totalidade).

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

C.D.Cinfães venceu o Fátima e já está na 5ª Eliminatória da Taça de Portugal


Uma vitória por um golo(Rui Gonçalves) valeu ao Clube Desportivo (CD) de Cinfães (III divisão, série C) o apuramento para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol. O clube cinfanense derrotou a equipa do Centro Desportivo de Fátima (II Divisão, Série C) no jogo de ontem, dia 9, em Cinfães.
A 5ª eliminatória da Taça de Portugal vai disputar-se a 14 de Dezembro.

Deviam ser multados por excesso de velocidade...


O Paivense deslocou-se ontem até à vila de Cucujães onde foi derrotado por 2-1. E foi um desfecho que espelha perfeitamente o que se passou dentro do relvado.
Zé Tó, na impossibilidade de utilizar Ângelo, deslocou Helder para o centro da defesa e colocou Agostinho na lateral esquerda. A grande supresa acabou por ser na frente onde utilizou João Carlos como elemento único. Foi o primeiro jogo esta época em que Paulinho e Parente estiveram simultaneamente no banco.
A primeira parte da partida foi confusa, sempre com algum ascendente da equipa da casa, a verdade é que a bola dificilmente rondava as balizas tal era a confusão no meio do campo. Aos 15 minutos numa jogada de insistência a bola acaba por ficar à mercê de Márcio que completamente só não perdoou e fez o 1-0. O Paivense reagiu, foi o melhor período da equipa, e Parente (entrou para o lugar do lesionado Oliveira) isolado não falhou e atirou para o fundo da baliza de Hélio. Foi o primeiro golo de Parente na presente época e levou o jogo empatado para o intervalo .
Ao intervalo Ribeiro (treinador do Cucujães) venceu o jogo, lançou Brinca e Ilidio na frente de ataque. Este último Ilidio arrancou para uma grande segunda parte, pondo a cabeça em água à defensiva paivense. As oportunidades de golo sucediam-se e dava a sensação que o golo do Cucujães era inevitável. A elevada velocidade colocada pelos novos elementos do ataque cucujanense provocou estragos de tal ordem que Zé Tó ia experimentando várias soluções no flanco esquerdo para parar Ilidio. Mas, ainda havia mais um "speedy gonzalez" no banco do Cucujães, Ribeiro lançou Vitor Ferreira que passado poucos minutos finaliza ao segundo poste mais uma excelente jogada de Ilidio pela esquerda do ataque do Cucujães.
Zé Tó ainda lançou Paulinho, mas a verdade é que a superioridade do Cucujães não se pode colocar em causa. Até ao fim, destaque para um lance em que Parente e Agostinho ficam isolados, mas este último precipitou-se e tocou a bola na direcção do guarda redes Hélio, e um fora de jogo muito mal assinalado a Parente após um excelente passe de Tavares.
Resultado justo, num jogo em que nada se pode apontar à atitude dos atletas do Paivense. Simplesmente aconteceu futebol e este domingo o Cucujães foi melhor.




















In Blog não oficial S.C.Paivense

Campeonato Regional Centro/Norte em Karaté disputou-se em este fim de semana em Castelo de Paiva

Decorreu este fim de semana no Pavilhão Municipal dos Desportos de Castelo de Paiva, o Campeonato Regional Centro/Norte em Karaté e trouxe até Castelo de Paiva os novos campeões.
Este evento foui organizado pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva da Federação Portuguesa de Karaté e da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Segundo a organização este evento desportivo traduziu-se num enorme sucesso e segundo Manuel Vieira "deixou em aberto a possibilidade de continuar a acontecer em Castelo de Paiva mais manifestações desta índole".
Ficam aqui algumas imagens de evento desportivo como por ex: a consagração de uma das atletas do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva.


Presença de Paulo Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva


Atleta no do G.D.Castelo de Paiva, no 1º lugar do pódio
Alguns dos combates realizados









Fotos sobre concelho Castelo de Paiva