sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CONVOCATÓRIA


Ao abrigo dos estatutos do Partido Social Democrata, convoco a Assembleia de Secção de Castelo de Paiva do PSD, para uma reunião ordinária a realizar no próximo dia 2 de Março de 2010 (terça-feira), pelas 21 horas, nas instalações da ACICP – Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, sitas na rua Prof. Egas Moniz, na freguesia de Sobrado, deste Concelho, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

1 – Apresentação pela Comissão Política Concelhia das Contas do Exercício de 2009
2 - Análise e discussão da situação política nacional
3 - Análise e discussão da situação política local
4 – Outros Assuntos

Castelo de Paiva, 11 de Fevereiro de 2010


Presidente da Mesa da Assembleia de Secção
_____________________________
Paulo Ramalheira Teixeira

CONVOCATÓRIA


Ao abrigo dos estatutos do Partido Social Democrata e por decisão do Conselho Nacional do PSD realizado a 12 de Fevereiro de 2010, convoco a Assembleia de Secção de Castelo de Paiva do PSD, para uma reunião extordinária a realizar no próximo dia 1 de Março de 2010 (segunda-feira), entre as 18 horas e as 20 horas, nas instalações da ACICP – Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, sitas na rua Prof. Egas Moniz, na freguesia de Sobrado, deste Concelho, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

1 – Eleição dos Delegados ao XXXII Congresso do PSD (Extraordinário)

N.P. as listas candidatas a Delegados deverão ser entregues ao Presidente da Assembleia de Secção até às 24 horas do dia 26 de Fevereiro, na seguinte morada:

Paulo Ramalheira Teixeira – lugar da Carvalha – Sta.M.Sardoura-4550 738 Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, 17 de Fevereiro de 2010

Presidente da Mesa da Assembleia de Secção
_____________________________
Paulo Ramalheira Teixeira

jÁ ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A XIII FEIRA DO VINHO VERDE DE CASTELO DE PAIVA


INICIATIVA MUNICIPAL CONTINUA A DESPERTAR GRANDE INTERESSE
JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A XIII FEIRA DO VINHO VERDE


A XIII Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva já tem data confirmada, realizando-se nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2010. As inscrições para a participação dos expositores já estão abertas desde o dia 15 de Fevereiro e terminam a 31 de Março.

A exemplo das edições anteriores, para este evento municipal, que cada vez desperta mais entusiasmo e motiva forte adesão, as inscrições estão abertas a naturais e/ou residentes no concelho de Castelo de Paiva.
Para além dos produtores vitivinícolas individuais ou de marca, dos restaurantes, das tasquinhas, do artesanato e das IPSS do concelho, também as autarquias do município podem participar nesta grande iniciativa que promove as potencialidades do Município Paivense e que, todos os anos, no primeiro fim de semana de Julho, cativa milhares de visitantes a vir a Castelo de Paiva para três dias de loucura, na rota do melhor vinho verde do Mundo, entre saberes e sabores.

GIRP/COliveira

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Educação e Acção Social são os grandes objectivos do executivo cinfanense para os 4 anos de mandato


Pereira Pinto, fala pela primeira vez ao Castelo de Paiva on-line.
José Manuel Pereira Pinto, venceu as Eleições Autárquicas de 1997 ao então social democrata Prof. Cerveira Pinto.
Nas últimas eleições conseguiu a maior vitória desde que é presidente de câmara.
O edil cinfanense e candidato pelo Partido Socialista “esmagou” o candidato do PSD (Laureano Valente) por uma vantagem de 3457 votos.
Nesta entrevista o presidente da câmara, refere que os principais objectivos passam pela educação e pela acção social.



O edil, também se pronunciou sobre uma futura ligação á A4(uma reivindicação antiga do município). O Autarca referiu-se quanto á decisão tomada pelo governo em não construir o IC35, e na qual que Pereira Pinto diz viria a beneficiar sobretudo os habitantes do sul do concelho cinfanense .



E quanto á Zona industrial, Pereira Pinto referiu:



Clique para ouvir a entrevista na íntegra

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

: Escolas de Castelo de Paiva promoveram Desfiles de Carnaval e Rede Social organizou Festa Convivio


Agrupamento do Couto Mineiro também brincou ao Entrudo

ESCOLAS DE CASTELO DE PAIVA

PROMOVERAM DESFILE DE CARNAVAL

* Freguesia de Pedorido manteve tradição do Enterro do Entrudo

Em tempo de folia e animação, o Carnaval voltou a sair à rua em Castelo de Paiva…a vila encheu-se de cor e de alegria, com os pequenos foliões a evidenciar toda a exuberância bem típica desta quadra festiva.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva promoveram, na passada sexta – feira, o habitual Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 500 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.
Também na mesma manha, o Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão brincou ao Carnaval, numa iniciativa que, percorrendo as ruas daquela vila do baixo concelho, juntou cerca de 900 alunos, pertencentes à EB 2.3 e ás escolas do 1º Ciclo do EB e Jardins de Infância, localizadas nas freguesias de S. Pedro do Paraíso, Raiva e Pedorido.
No final, os participantes protagonizaram um convívio, com concurso de danças, no espaço da EB 2.3 do Couto Mineiro, onde marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, o Vice-Presidente António Rodrigues e o Vereador José Manuel Carvalho, que já antes, tinham assistido, com natural entusiasmo, ao desfile que decorreu no Largo do Conde, em Sobrado.

ENTERRO DO ENTRUDO EM PEDORIDO

Entretanto, a exemplo de anos anteriores, o Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido voltou a promover os festejos do Carnaval 2010, com a realização de um programa interessante e bem animado, quer para Domingo Gordo, quer para o Dia de Entrudo.Assim, no passado Domingo, o programa apresentado contemplou, um desfile de Carnaval Infantil, onde participaram todas as crianças das escolas e jardim-de-infância da freguesia.Durante a tarde houve uma concentração de mascarados no Eirado e a animação musical esteve a cargo do Grupo Musical “ Jackson Magic Show “, tendo a organização assegurado um lanche para as crianças participantes.Já ontem à noite, aconteceu o momento alto dos festejos, com o tradicional Enterro do Entrudo, com início do cortejo fúnebre no Largo da Tileira, na zona da Póvoa, até ao lugar das Concas.A leitura da “ herança “ e as cerimónias finais lutuosas do Enterro do Entrudo realizaram-se no corredor da Ponte Velha, sobre o Rio Arda e na zona do Parque das Merendas a animação esteve em evidência com um animado arraial popular, abrilhantado pelo Conjunto Musical “ Maré Alta “, seguindo-se um concurso de máscaras com prémios até ao 3º classificado.
Recorde-se que esta iniciativa contou o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia local e população de Pedorido.

Rede Social de Castelo de Paiva
promoveu Convívio de Carnaval

Entretanto, o gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva promoveu, na tarde do passado dia 15 de Fevereiro, um Convívio de Carnaval “ Inter – Instituições ”, que teve lugar no Pavilhão Municipal de Desportos, e que contou com a participação das seguintes IPSS e instituições do concelho, envolvendo mais de 400 participantes.
No meio de muita animação e folguedo, convivendo com os mais idosos e com os dirigentes das instituições presentes, estiveram o presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, acompanhado do Vice-Presidente, António Rodrigues e do Vereador da Acção Social, José Manuel Carvalho, que no final fez um balanço muito positivo da iniciativa e louvou o trabalho das IPSS e do Gabinete Local da Rede Social.
· Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido
o Valências de Centro de Dia, Lar de Idosos, Prolongamento e CATL;
· Associação de Solidariedade Social de Bairros “Os Cucos”
o Valência de CATL e Prolongamento;
· Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios
o Crianças e Jovens do CAT;
o Formandos de Curso EFA;
· APPACDM de Castelo de Paiva
o Formandos / Utentes;
· Centro Social do Couto Mineiro do Pejão
o Valência de Lar de idosos;
· Centro Social de Sta Maria de Sardoura;
o Valência de Lar de Idosos, CATL e formação Profissional (cidadãos portadores de deficiência);
· Centro Social de Real;
o Valência Centro de Dia;
· Projecto Incluir;
· Associação de Jovens Sol Nascente de Sto Ildefonso
o Formandos de Curso EFA;
· Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva;
o Valências de Lar de Idosos e CAO;
Recorde-se que, a Rede Social de Castelo de Paiva dirigiu também, para este convívio, convites à participação nesta Festa de Carnaval, a outras instituições e IPSS de concelhos vizinhos, tendo marcado presença a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra

GIRP/COliveira

Um Sucesso!!!

É desta forma que direcção do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva comunica que o “ Baile de Carnaval à Moda antiga” realizado no dia 16 de Fevereiro de 2010 foi um SUCESSO, com a participação de mais de 200 pessoas no salão dos Bombeiros de Castelo de Paiva, deu para reviver o passado ao som dos “ FINFAS de paradela”. Este Baile deu ainda para o encontro de antigos elementos do nosso rancho e assim demonstrar que apesar das adversidades que tentaram causar ao Rancho mais antigo e único Federado do nosso Concelho, que o Rancho através de este apoio de popularidade esta bem se saúde e recomenda-se.

Desta forma como Presidente da Direcção do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva quero agradecer a todos os presente e também agradecer os apoios dos “ bombeiros de Castelo de Paiva”, “ Junta de Freguesia de Sobrado”, “ Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva”, “ Rádio Paivense FM” e também “ Câmara Municipal de Castelo de Paiva”.

Para consultar mais informações sobre este Rancho consulte:

http://www.ranchofolcloricodecastelodepaiva.blogspot.com/

Presidente da Direcção : Carlos Novais


Carnaval de Pedorido 2010

Organizado pelo Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido teve lugar este fim de semana mais uma edição do Carnaval Pedorido - 2010.
Assim, no passado Domingo, dia 14, o programa contou com um desfile de Carnaval Infantil, onde participaram todas as crianças das escolas e jardim-de-infância da freguesia.
Para além disso decorreu uma concentração de mascarados no Eirado que foi animado musicalmente pelo Grupo Musical “ Jackson Magic Show “.
O ponto alto das festividades estava marcado para a noite de terça feira(dia 16) com o tradicional Enterro do Entrudo( início do cortejo fúnebre no Largo da Tileira, na zona da Póvoa, até ao lugar das Concas).A leitura da “ herança “ e as cerimónias finais do Enterro do Entrudo realizaram-se como habitualmente junto da PONTE CENTENÁRIA.
A noite terminou com o baile de carnaval, no Parque das Merendas junto ao Rio Douro abrilhantado pelo Conjunto Musical “ Maré Alta “.

Leitura da herança (RESPONSO)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Limpeza

Pedorido em movimento.
Quero manifestar aqui o meu agrado pelo trabalho que o meu Amigo Artur Sousa está a desenvolver na Freguesia de Pedorido.Refiro-me a Limpeza que esta a ser feita junto as margens esquerda e Direita do Rio Arda, na Rua principal que é a nacional 222, e no Parque de Merendas, que já começa a ser digno de se poder visitar novamente .Lembro que o Parque de Merendas esteve quase sempre ao ABANDONO nestes últimos 4 Anos .Quero aproveitar esta oportunidade que este blogue me proporciona, para um chamado de atenção aos nossos Autarcas Câmara e Junta para a descarga de entulhos que esta a ser feita junto á nossa ponte CENTENARIA.Sempre disse que iria estar atento a tudo aquilo que se for passando na nossa Freguesia ,louvar quando for o caso ,e Criticar sempre de forma construtiva.Um abraço Amigo para todos aqueles que se preocupam com os interesses da nossa TERRA.
José Luís Pinto. ex Membro da Assembleia de Freguesia de Pedorido

Bruno Vieira, soma e segue e é Campeão de Aveiro


Hoje, 16-02-10, Bruno Vieira conquistou de forma autoritária o título de Campeão Distrital de Aveiro em corta-mato no escalão de iniciados.
Estes campeonatos foram quanto a nós bem disputados, especialmente na vertente masculina, sendo evidente que ainda há um grande caminho a percorrer, se queremos ver o atletismo feminino ao nível do masculino na área da jurisdição da Associação de Atletismo de Aveiro.
O Grupo Desportivo, apresentou nestes campeonatos os irmãos Vieira, Pedro, José e Bruno, os dois primeiros infantis, o terceiro, o Bruno, o campeão iniciado.
Bruno entrou confiante, fez uma corrida com rigôr tactico e quando assim é, associado à categoria do atleta, o desenho para a vitória fica feito.
José Vieira, irmão do campeão ficou a escassos dois segundos do pódio, deixando transparecer que a ansiedade o tolheu, mesmo assim, um quarto lugar não é de desmerecer.
Pedro, mais modesto, contudo voluntarioso, participou ao seu nível.

Resultados
Infantis Masc - 4º José Vieira/ 32º Pedro Vieira

Iniciados Masc - 1º Bruno Vieira

Baile de Carnaval

O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, organizou um Baile de Carnaval bem como um concurso de Mascaras
Este evento carnavalesco contou com a presença do Grupo "Maré Alta ". Esta organização está inserida no plano de actividades do grupo.
O Secretario: José Luís Pinto

Grupo Desportivo no pódio de Mogadouro com acompanhantes de luxo


Mogadouro e o nordeste, região de Miguel Torga, acordou fria, talvez a aconselhar um leito quente ou uma acolhedora lareira transmontana. Foi neste contexto que o Grupo Desportivo, partiu para a primeira jornada do Circuito Nacional Salomon. A partida foi dada em Castelo de Paiva às 5 horas, tendo a chegada ao Mogadouro acontecido 4 horas mais tarde, restavam duas horas para a comitiva se restabelecer do desgaste da viagem. Às 11 horas quando foi dado o tiro de partida de certeza passou pelo pensamento dos atletas de Castelo de Paiva, a necessidade de possuirem melhores condições de forma a que o apelo ao sacrifício seja menos evidente. Contudo, e às primeiras passadas esses pensamentos (legitimos) fazem parte do passado e todos se lançam na procura dos melhores lugares. O ar entra gelado, tolhe a respiração. A corrente sanguínea não tem condições para cumprir o seu papel. Os mais principiantes temem na presença de alguns sintomas (novos para eles) quando o percurso empina e o chão duríssimo por causa do gelo torna difícil a passada, enfim... partiu-se, existe o dever de chegar bem. Avista-se o estádio municipal com a sua pista de atletismo, a meta está próxima. Chegados, tenta-se saber se está tudo bem, era preciso chã quente, uma palavra amiga, na ausência, resta confortarem-se mutuamente. Fica sempre algo por realizar. É importante deixar boa imagem para o Grupo Desportivo, para Castelo de Paiva.
Estar no pódio com o Maratona Clube de Portugal e o Núcleo de Atletismo de Matosinhos, é um excelente prémio para quem fez uma longa viagem em cima da hora de competição.
O Grupo Desportivo fez-se representar em Mogadouro por 7 atletas e 6 caminheiros.

Resultados


Geral Fem

1ª Milka Jerotich (Nike) 00:57:56

2ª Mónica Silva (Maratona Clube Portugal) 01:00:31

3ª Cátia Galhardo (A.R, Estrelas do Sul) 01:00:46

9ª Amélia Vieira 01:08:19 (8ª Elite F)

Geral Masc

1º Kenneth Kiplimo (Nike) 00:47:54

2º Rui Teixeira (Maratona Clube Portugal) 00:47:57

3º Nuno Costa (Maratona Clube Portugal) 00:48:35

7º Vítor Barbosa 00:52:44 (6º Elite M)

11º Sérgio Azevedo 00:54:23 (8º Elite M)

12º Carlos Silva 00:54:27 (3º M40)

22º Joaquim Barbosa 00:58:50 (10º Elite M)

36º Fernando Ramos 01:03:35 (9ª M45)

46º Manuel Vieira 01:08:28 (2º M55)

Colectivo

1º Maratona Clube de Portugal 02:37:03

2º N.A. Matosinhos 02:37:11

3º GDCCP 02:41:34

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva