sexta-feira, 6 de junho de 2008

20 de Junho - Marchas Populares vão percorrer ruas da cidade de Paredes

Informação institucional
O Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Paredes vai promover as já tradicionais Marchas Populares, no próximo dia 20 de Junho, com início previsto para as 18h00.
Neste sentido, o respectivo pelouro convidou todas as instituições escolares e Centros Sócio-Educativos do concelho a desfilarem pelas ruas da cidade de Paredes.
A esta iniciativa aderiram cerca de 2000 participantes, distribuídos por: Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Jardins-de-infância, Creches, ATL e Centros Sócio-Educativos.
Dando continuidade à política de sensibilização/educação ambiental que tem vindo a ser desenvolvida nas escolas paredenses, o tema escolhido para as Marchas Populares de 2008 foi “Pegada Ecológica”.
Este tema, pela sua actualidade e pertinência, fortemente substanciado no ambiente urbano das cidades é um conceito amplo que possibilita às escolas utilizar o talento e a imaginação e, ao mesmo tempo, a formação/informação acerca da temática.
A concentração está prevista para o Largo da Estação, segue-se a Avenida da República e o final está previsto para o Parque José Guilherme.
À semelhança de anos anteriores prevê-se que centenas de pessoas se desloquem à sede do concelho para apreciarem os mais pequenos, que vestidos a rigor, desfilarão pelas ruas da cidade.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Nota de Imprensa

Castelo de Paiva mantém-se em ultimo lugar em matéria de reciclagem e continua muito longe dos objectivos estabelecidos…


Na última reunião camarária, o Sr. Vereador do Ambiente, Dr. Rui César Castro apontou, orgulhosamente, os números relativos à evolução na reciclagem no primeiro trimestre de 2008, que segundo ele, apontam um "forte crescimento da reciclagem em Castelo de Paiva."
Para a Juventude Socialista, tal divulgação, rodeada de enorme protagonismo político, e em contexto de uma Reunião de Câmara marcada por um jogo democrático, transparecia claramente o sentimento de culpa pelos maus resultados nestes últimos anos e uma clara tentativa de suavizar o real crescimento, ao qual não negamos, como se esse crescimento fosse determinante para alterar o péssimo resultado que Castelo de Paiva teima em manter neste ponto ambiental.
Contudo, averiguados os factos, fomos ver a situação efectiva que Castelo de Paiva se encontra na matéria e, apesar do crescimento que o Sr. Vereador divulgou, continuamos vergonhosamente em último lugar e muito longe dos objectivos estabelecidos, segundo os dados divulgados pela Ambisousa.

Quanto ao crescimento na reciclagem, e usando as Palavras do Sr. Vereador, os números é que, neste caso, infelizmente, "falam por si e dão-nos mais uma vez razão".
Castelo de Paiva apresenta os piores resultados em matéria de reciclagem de todo o Vale do Sousa, não assegurando sequer metade dos objectivos (30%). Quando se fala em "forte crescimento", os números, 2,3% (dados completos no quadro em anexo) face ao mesmo período do ano passado, é um facto que estamos a melhorar, contudo os resultados são insignificantes face à analise dos resultados/crescimento dos restantes parceiros da região do Vale do Sousa.

Para efectivamente começar-mos a ter resultados positivos e que possam realmente orgulhar o município, são necessárias 3 medidas urgentes:
Reforçar com mais alguns ecopontos;
Praticar políticas de sensibilização ambiental;
Recolher os resíduos de reciclagem de forma mais eficaz, situação que não vem acontecendo, apesar dos inúmeros telefonemas por parte dos munícipes aos serviços camarários.

Poderíamos efectivamente festejar o crescimento, mas ainda não existem motivos de festejo. Mais do que nunca, é altura de efectivamente o actual executivo em funções começar a traçar uma verdadeira estratégia ambiental sustentada em realismo e não em valores utópicos. É urgente uma política ambiental clara para que os objectivos sejam cumpridos e saia-mos do vergonhoso último lugar, que nos distancia dos 30%, traçados como objectivo a atingir.

Gabinete de imprensa da Juventude Socialista de Castelo de Paiva

Orientado para os Auxiliares de Acção Educativa - Centro de Formação Profissional de Rio Meão

A equipa técnica do Centro de Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Rio Meão deslocou-se ontem, ao final da tarde, ás instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego, em Castelo de Paiva, a fim de realizar uma Sessão de Esclarecimento orientada para os Auxiliares de Acção Educativa, que se inscreveram para concretizar o processo de RVCC Profissional – Reconhecimento Validação e Certificação de Competências Profissional Este processo destina-se a Auxiliares de Acção Educativa no activo, visando a sua certificação profissional e será realizado pelo Centro Novas Oportunidades (CNO) do Centro de Formação Profissional de Rio Meão em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Este processo, que será pioneiro no concelho, decorrerá nas instalações do IEFP em Castelo de Paiva, localizado na ZI de Felgueiras.A sessão, onde marcaram presença o presidente da autarquia, Paulo Teixeira, e o Vereador da Cultura, Manuel Rocha, contou com cerca de 65 Auxiliares de Acção Educativa, já inscritos para realização do processo RVCC e foi realizada pelo técnico RVCC do CFP de Rio Meão, Jonathan Tavares.Na sua intervenção, o edil paivense referiu-se à importância da acção formativa para a valorização profissional dos funcionários, potenciando uma nova dinâmica e motivação pessoal no desenvolvimento das tarefas que estão atribuídas nestas funções, ao mesmo tempo que abordou todo o ciclo de formação que o concelho já beneficiou e as oportunidades que foram criadas, esperando que estas e outras acções possam contribuir para minimizar o impacto do desemprego no concelho.



GIRP/COliveira

Caminho das Curtinhas vai ser beneficiado


Presidente da Câmara esteve em S. Martinho e acompanhou a beneficiação do Caminho de Lagarém.

Acompanhado do presidente da Junta de Freguesia, Manuel Emílio dos Santos, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, esteve ontem de visita à freguesia de S. Martinho para visitar algumas obras e perspectivar novos melhoramentos.
Depois de, neste mandato, terem já sido concretizadas as obras de beneficiação do Caminho de Valsoeiros e do Caminho Casal Perro, o autarca paivense acompanhou de perto as obras de alargamento e pavimentação do Caminho de Lagarém de Baixo e esteve depois, com a Junta de Freguesia, a analisar o orçamento para a beneficiação do Caminho das Curtinhas, a próxima obra a ser realizada nesta freguesia do concelho, numa parceria entre as duas entidades.
Paulo Teixeira, Rui César Castro e Manuel Emílio dos Santos aproveitaram, ainda, a ocasião da visita, para analisar “ in loco “ a situação Caminho do Mirante, no centro da freguesia, e o Caminho do Gestal ao Terreiro, em Vila Verde, dois melhoramentos também considerados necessários.

GIRP/Oliveira

Programa Artmatrix envolve escolas do concelho

O programa Artmatrix é uma iniciativa do município de Paredes e tem como missão promover e apoiar práticas artísticas.
Os destinatários deste Programa são as Escolas E,B 2/3 e Secundárias do concelho de Paredes, bem como outros grupos que desenvolvem actividade no âmbito cultural, sobretudo de dinamização do teatro junto de camadas etárias infantil/juvenil.
A segunda edição deste programa visa a promoção das artes nas Escolas do concelho, com a adesão, neste ano lectivo, de sete grupos de teatro e um grupo de música tradicional portuguesa.
GICMP

Paredes - I Corrida do Coração - 8 de Junho - Gandra

Inmformação institucional
A Junta de Freguesia de Gandra vai organizar a I Corrida do Coração no próximo dia 8 de Junho.
A iniciativa conta com o apoio do CHILL OUT e visa proporcionar à comunidade de Gandra um momento de lazer e diversão e, ao mesmo tempo, angariar fundos, através dos patrocínios e inscrições que reverterão a favor de uma das instituições de solidariedade social existentes na freguesia.
A concentração está marcada para as 9h30, em frente ao CHILL OUT, na EN15 - Km 14,9, sendo que a partida ocorrerá às 10h00. O término está previsto para as 12h00, na sede da Junta de Freguesia de Gandra.
Neste evento está confirmada a presença de Aurora Cunha e de outras individualidades

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Castelo de Paiva: Ex-conservador depõe em julgamento de autarca acusado de falsificação e burla

Castelo de Paiva, 04 Jun (Lusa) - Uma testemunha, hoje ouvida no Tribunal de Castelo de Paiva no julgamento do autarca Paulo Teixeira, afirmou que até há poucos anos era possível registar um terreno em nome pessoal sem confirmação da sua existência física.
Artur Beleza Vasconcelos, conservador durante cerca de 30 anos do Registo Predial local - donde saiu há três anos - foi hoje ouvido na segunda sessão do julgamento em que o presidente social-democrata da Câmara de Castelo de Paiva é acusado de dois crimes de falsificação de documentos e um de burla qualificada, no âmbito do caso dos terrenos da feira local.
Neste processo, em que são arguidas mais cinco pessoas, o Ministério Público (MP) acusa o autarca do PSD de alegadamente ter vendido, como se fossem seus, terrenos que a câmara já teria adquirido à sua família.
Em 1985 a mãe de Paulo Teixeira vendeu à autarquia, então presidida pelo socialista Antero Gaspar, uma área única, de 5.410 metros quadrados, inscrita em dois artigos matriciais (559 e 560).
Contíguo ao terreno vendido à Câmara de Castelo de Paiva, existia uma outra parcela (artigo 557), propriedade do avô do autarca. Com uma área de 1250 metros quadrados, esta parcela tinha sido transformada em lotes para construção pelo avô de Paulo Teixeira.
Por causa desta venda em lotes, o artigo 557 deixou de ter existência física, dando origem a três novos registos.
Já presidente da autarquia do concelho, Paulo Teixeira soube que este artigo 557 continuava inalterado, ou seja, em nome do seu avô e - de acordo com a acusação do MP - "ressuscitou" o artigo em vez de ter procedido ao cancelamento da inscrição deste terreno de 1250 metros quadrados, que ficou em nome de uma tia, como anterior possuidora.
Registada a parcela, Paulo Teixeira vendeu-a a José da Costa Sousa por cerca de 22.500 euros.
A acusação entende que José Sousa, que reside junto ao terreno em causa, passou a ser dono de um terreno que era propriedade da câmara.
O antigo conservador sustentou, em tribunal que desde há cerca de seis anos - desde a introdução de um sistema informático nas conservadoras - "não há possibilidade de algum prédio fugir".
Admitiu que, até então, "por uma simples declaração complementar era possível fazer uma actualização de registos".
"E isto era extremamente perigoso", frisou Artur Beleza, acrescentando que se as pessoas quisessem enganar o registo predial "facilmente o faziam".
O ex-conservador adiantou ainda que, "em Castelo de Paiva os artigos nunca tinham as áreas devidas".
Durante a manhã, o procurador do MP, Remisio Malhado, tentou perceber quantos metros quadrados tinha, afinal, o terreno que o arguido José Sousa comprou a Paulo Teixeira.
Este arguido disse ter sabido da venda daquele terreno pela mãe do autarca e pelo próprio Paulo Teixeira e que manifestou interesse em comprá-lo porque ficava paredes-meias com a sua propriedade.
Para o empresário José Sousa, o terreno que estava em causa era o "resto do artigo 557", um "terreno nas traseiras da casa, um campo com oliveiras", mas cuja área desconhecia porque nunca ninguém lhe disse.
"A escritura referia cerca de 1.200 metros quadrados, mas não tinha aquilo, não podia ter", sustentou José Sousa, que garantiu "nunca ter considerado aquela parcela de terreno propriedade da autarquia".
Já quase no final da sua audição José Sousa referiu que a área de terreno, que adquiriu a Paulo Teixeira, terá provavelmente "300, 400 metros quadrados".
Na acusação, o MP concluiu que o empresário sabia que "estava a comprar um artigo sem existência física" e que "sabia ainda que o terreno em causa pertencia à autarquia".
O tribunal ouviu ainda outros dois arguidos, amigos de José de Sousa, que foram suas testemunhas numa escritura de justificação notarial.
Ambos afirmaram ter sido testemunhas por considerarem José Sousa um "homem de confiança" e porque pensaram que apenas lhes era pedido que confirmassem que aquele terreno pertencia ao empresário.
Dois arguidos, incluído a mulher de José Sousa, preferiram não falar em tribunal.
A próxima sessão está marcada para dia 18, estando prevista a continuação do testemunho do conservador e das testemunhas da acusação.
JAP.
Lusa/fim

AROUCA - RÃO KYAO, COM «FADO VIRADO A NASCENTE» NA SEMANA CULTURAL


«Fado Virado a Nascente» é, como o título deixa antever, uma nova abordagem do fado por parte de Rão Kyao. Acompanhado pela fadista Deolinda Bernardo, Fernando Silva (guitarra) e Carlos Macieira (viola), o músico aborda as afinidades entre a música árabe e o fado, num espectáculo que traz estes sons do mundo aos Claustros do Mosteiro de Arouca, no próximo dia 6 de Junho, às 22 horas. «Fado Virado a Nascente» é um espectáculo integrado na Semana Cultural 2008.

V Regatas Sentir Penafiel

Informação institucional
A ENVA vai organizar na freguesia de Eja em Entre-os-Rios, as "V Regatas Sentir Penafiel". Do programa fazem parte regatas de Vela Adaptada em Raquero Adaptado e Access 2.3 Duplo, sendo também realizadas regatas abertas às classes de Vela Ligeira Optimst e Vaurien.A Escola nacional de Vela Adaptada - Associação, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que proporciona a prática da Vela principalmente às pessoas com deficiência, realizando de forma regular cursos de vela nas Instalações da Associação Regional de Vela do Norte Marina Porto Atlântico em Leça da Palmeira.
Para além da realização das Regatas de Vela Adaptada no dia 21 de Junho, serão também realizadas durante a manhã do dia 22 de Junho, actividades de demonstração de Vela Adaptada com início às 10H00 conforme programa.A grande novidade deste ano será a inclusão de uma embarcação da classe Access 2.3 individual servo assistido nas actividades de demonstração de Vela Adaptada cuja aquisição foi por nós efectuada no início deste ano.
A realização destas Regatas conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel; Junta de Freguesia de Eja e Junta de Turismo de Entre-os-Rios

Penafiel - Inauguração do quartel da GNR de Pinheiro pelo ministro da Administração Interna

Informação institucional
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, inaugurou, no passado Sábado, dia 31 de Maio, o posto da GNR de Pinheiro, Penafiel.O ministro, que estava acompanhado do secretário de Estado da Administração Interna, afirmou que o Governo irá continuar a apoiar a construção e remodelação de novos quartéis da GNR em todo o país, acrescentando que nos próximos dois anos haverá um forte investimento na modernização do equipamento disponibilizado Àquela força de segurança. “Queremos dotar a GNR de todas as condições para que responda aos desafios da modernidade assumindo um policiamento de proximidade”, declarou Rui Pereira. O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, recordou que a construção do posto da GNR de Pinheiro, “era um anseio da população local que considerava haver necessidade de um equipamento deste género no Sul do concelho dada a sua importância na estratégia de desenvolvimento, pela sua vocação turística”. Refira-se a recente inauguração, das Termas de S. Vicente, naquela localidade, que atrai centenas de aquistas pela qualidade das suas águas medicinais. Recorde-se ainda que o terreno para a construção daquele quartel foi cedido pela Câmara Municipal de Penafiel. O novo posto, que vai servir 20 mil habitantes, desenvolve-se num só corpo com cave semi-enterrada e rés-do-chão, sendo visível no alçado Norte só um piso e no sul dois pisos, atendendo ao declive do terreno. É ainda constituído pela parte operacional com garagem e por uma habitação (casa de função). QUARTEL DA GNR DE PAÇO DE SOUSA NÃO VAI ENCERRAR
Na cerimónia de inauguração foi reafirmado que o quartel da vila de Paço de Sousa não vai encerrar. O presidente da Câmara Municipal de Penafiel garantiu a disponibilidade da autarquia “para colaborar na construção de um novo quartel em Paço de Sousa que reúna condições de conforto e funcionalidade para que a GNR de Paço de Sousa possa cumprir com êxito as suas funções”.

Paredes - VIII Semana do Ambiente em Paredes de 02 a 08 de Junho

Apresentado Plano de Acção e Sensibilização Ambiental 08/09 e 09/10

O Plano de Acção e Sensibilização Ambiental visa melhorar a qualidade de vida e do Ambiente, que deve ser a conduta pessoal de todos os cidadãos.
Tem como objectivos reduzir a “Pegada Ecológica” no concelho de Paredes, provocar a tomada de consciência, a alteração de comportamentos e a promoção de hábitos para a diminuição da “Pegada Ecológica” de cada indivíduo, bem como, promover a actividade ambiental em Paredes.
Pretende-se o envolvimento de toda a população e, neste sentido, será feita uma aposta na comunicação/informação da iniciativa, bem como na formação dos cidadãos paredenses, particularmente da comunidade escolar.

O projecto será bianual e esta é a Emissão Zero. A Emissão Zero é uma marca que visa promover o desenvolvimento sustentável, compensando as emissões resultantes da actividade humana, através do sequestro do CO2, com a plantação de árvores. Pretende-se, ao mesmo temo, fazer um diagnóstico da “Pegada Ecológica” no concelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, e o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Pedro Mendes, participaram na apresentação do Plano de Acção e Sensibilização Ambiental, tendo realçado as boas práticas do Município no domínio do Ambiente.

Celso Ferreira destacou a aposta na sensibilização ambiental, designadamente no que à política da reciclagem diz respeito, “como forma de contribuirmos para um mundo melhor” e assegurarmos hoje um futuro mais limpo e mais saudável.

O vereador Pedro Mendes referiu que o Município não só já atingiu, como ultrapassa, grande parte das metas estabelecidas pela União Europeia, para serem cumpridas até 2011. A meta para a reciclagem do papel é de 60 por cento e, actualmente, Paredes já recicla 65 por cento.
Considera que a comunidade já está mais desperta para a matéria do ambiente, mas assegura que esta estratégia vai ser reforçada. “Paredes tem grande sensibilidade para as questões ambientais, mas queremos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e do ambiente e para tal é necessária uma alteração dos comportamentos”.
O projecto dirige-se a toda a comunidade, com destaque para a escolar e para que todos estejam envolvidos serão utilizados os meios de comunicação social, bem como suportes publicitários. Pretende-se que todo o concelho contribua para a diminuição da Pegada Ecológica.
A primeira fase consiste em traçar o diagnóstico, para se saber qual a Pegada Ecológica, qual o comportamento do município, para que, posteriormente possam ser definidas as metas para melhorar ainda mais o Ambiente em Paredes. A principal será a mudança de comportamentos e de atitude.


ROTEIRO AMBIENTAL


Dia 3 – Roteiro Ambiental – Visita guiada ao Ecocentro de Paredes e à ETAR com a Escola EB1 Corregais de Lordelo.

O Roteiro Ambiental tem como objectivo a reflexão da prática quotidiana de carácter ambiental pela população do Município. Constitui-se num processo de cariz informal, recorrendo a um circuito realizado, com a visita ao Ecocentro e ETAR, com a respectiva explicação técnica. Esta acção pretende ser um processo pedagógico participativo, que estimula a consciência crítica sobre a problemática ambiental
A visita ao Ecocentro realça a problemática dos resíduos, com destaque para a importância da separação, veiculando a Redução, Reutilização e a Reciclagem. Aqui é focado, de uma forma mais lata, o Aterro Sanitário, clarificando conceitos e a importância do mesmo. Na ETAR, com a colaboração das Águas de Paredes, é identificado e explicado o processo de tratamento das águas residuais, demonstrando a sua importância para o meio ambiente.
Na globalidade, com a visita guiada a duas estruturas, os alunos apreendem a interligação das aparentes diferentes temáticas existentes no Ambiente.


“CALCULA A TUA PEGADA ECOLÓGICA”

Dia 4 – “Calcula a Tua Pegada Ecológica”. Acção de sensibilização ambiental -Agrupamento Vertical de Escolas de Sobreira, no período da manhã;


DIA DO AMBIENTE NA ESCOLA EB1 DE PAREDES

Dia 5 – Comemoração do Dia do Ambiente na Escola EB 1 de Paredes, com a dinamização de 4 ateliers temáticos: “Lixo no bom caminho”; “Oficina de Música”, “Brinquedos em Acção” e “Trilho da Energia”.

A Câmara Municipal de Paredes, no âmbito da VIII Semana do Ambiente em Paredes, vai comemorar o Dia do Ambiente na Escola EB1 de Paredes, no dia 5 de Junho, com a realização de uma acção que terá lugar durante todo dia e abrangerá cerca de 400 alunos, dos 6 aos 10 anos de idade.
A acção consistirá na dinamização de diversos ateliers temáticos, subordinados a diversas temáticas ambientais, como por exemplo, oficinas de reutilização de materiais, de expressão corporal, actividades interactivas e jogos de grandes dimensões.
A comemoração do Dia do Ambiente no recinto da escola possibilita um contacto único dos seus alunos com as temáticas ambientais.
As actividades são diversificadas e dinâmicas para que as crianças estejam constantemente motivadas, sensibilizando-as para as questões ambientais e, assim, contribuam para o desenvolvimento sustentável do concelho e para a melhoria do ambiente, em geral.

Pelas 14h30 decorrerá um espectáculo (“performance”), subordinado ao tema da compostagem caseira denominado «Narigão», que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

17h00 – Entrega de mini-ecopontos individuais aos funcionários da Câmara Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho;


PROJECTO EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA ARTE – Energia

20h30 - 1º Espectáculo “ENERGIA” realizado pelas 16 turmas (300 crianças) que participaram ao longo do ano no projecto “Educação Ambiental pela Arte”, que terá lugar no auditório da Fundação A Lord;

Estará em cena no auditório da Fundação A Lord, pelas 20h30, do dia 05 de Junho e pelas 15h00 e 21h00 do dia 06 de Junho o espectáculo «A Energia», resultante do projecto «Educação Ambiental pela Arte» desenvolvido durante o corrente ano lectivo.
A representação e apresentação do trabalho desenvolvido durante o projecto, aos pais e familiares das crianças envolvidas e a toda a comunidade é o culminar de um projecto que abordou a temática da energia, em 16 escolas e abrangeu mais de 300 alunos do concelho de Paredes.
O espectáculo vai reunir em palco os alunos e professores envolvidos, bem como formadores, actores e bailarinos espelhando, desta forma, o carácter multidisciplinar desta iniciativa.

«Educação Ambiental pela Arte» adopta o tema “energia”, uma problemática intrinsecamente relacionada com o crescimento da população e com a crescente industrialização das sociedades modernas. Actualmente, o consumo de energia no mundo está resumido, na sua grande maioria, às fontes de energia tradicionais, como o petróleo, o carvão e o gás natural. Essas fontes são poluentes e não renováveis, pelo que no futuro, serão inevitavelmente substituídas. Para garantir a existência de energia suficiente no futuro é necessário geri-la prudentemente no presente. A poupança e eficiência energética estão, portanto, na ordem do dia e são uma preocupação premente.


Dia 6 – 9h30-12h00 - Jornadas do Ambiente - no Aterro Sanitário de Lustosa - Acção conjunta CM Paredes/Ambisousa com a participação das Escolas EB1 de Corregais (Lordelo), EB 1 de Alto da Vila (Duas Igrejas) e EB 1 Calvário (Vilela), contemplando cerca de 300 alunos;

- Apresentação do 2º e 3º Espectáculo “ENERGIA” a realizar-se de manhã, para a população escolar e às 21h00 para os pais e encarregados de educação, respectivamente, que terá lugar no auditório da Fundação A Lord;


Dia 7 – Caminhada Ambiental – 9h30 – Concentração no Jardim Central de Lordelo - Identificar para Melhorar. Consiste na identificação e registo fotográfico de pontos negros no noroeste do concelho (Lordelo e Rebordosa) aos olhos dos mais jovens. A acção será desenvolvida em parceria com os Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Paredes e aberto à população juvenil em geral.

Dia 8 – Encerramento da VIII Semana do Ambiente com o grande espectáculo GNR/SEPNA, a realizar a partir das 14h30 no Parque da Cidade.

Paredes assinalou Dia Mundial da Criança - Oferta a 7500 crianças de cachecol e CD

Informação institucional
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Paredes ofereceu a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico público e particular um cachecol de Portugal e um DVD da primeira Edição do Concurso de Cinema de Animação “Inventa a Historia, Nós Fazemos o Filme”.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira e o vereador do pelouro da Educação, Pedro Mendes, entregaram ambas as ofertas às acrianças da EB1 de Bustelo, Recarei e da EB1 de Castromil, Sobreira.
Ao todo foram contempladas cerca de 7500 crianças do concelho.

Concurso de Cinema de animação – “Inventa a História Nós fazemos o Filme”

Promovido pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Paredes, teve como publico alvo, os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico. Participaram várias escolas dos diferentes níveis de ensino.
Pretendeu-se facultar aos alunos novas experiências no âmbito do mundo do cinema de animação e do audiovisual, através de um processo de execução faseada do programa de criação de um filme animado.


Menção honrosa
E.B. 2, 3 de Cristelo - filme “ O gato sem nome”
E.B.1 Boavista, Beire – filme “ Mariana bailarina”

Escolas vencedoras
Categoria pré-escolar
Jardim-de-infância de Valinhos, Sobreira – filme “ A fada gota de água”

Rastreio de Doenças Cardiovasculares e Palestra sobre Alimentação Saudável e Exercício Físico - Piscina Municipal Rota dos Móveis

No dia 31 de Maio realizou-se, na Piscina Municipal Rota dos Móveis, o primeiro rastreio de Doenças Cardiovasculares.
Este rastreio foi organizado pelos professores da referida piscina e contou com a preciosa colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo da Sobreira e com alunos de Enfermagem da CESPU.

A iniciativa teve como principal objectivo sensibilizar e dar a conhecer a realidade das doenças cardiovasculares, aos utentes e à população em geral.
No início da tarde realizou-se uma palestra sobre Alimentação Saudável e Exercício Físico, que contou com a colaboração da nutricionista Maria Rosa Santos, da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

A adesão ao rastreio e à palestra superou todas as expectativas tendo sido rastreadas cerca de duas centenas de pessoas, o que revela a importância deste tipo de iniciativas.

É importante salientar que o sucesso desta iniciativa se deveu à colaboração dos professores da Piscina Municipal Rota dos Móveis, do Núcleo da Sobreira da Cruz Vermelha, das alunas de Enfermagem da CESPU e da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Processo que envolve Paulo Teixeira Presidente da Câmara de Castelo de Paiva, tem hoje nova sessão

O julgamento que envolve Paulo Teixeira e mais cinco arguidos no processo da venda dos terrenos feira de Castelo de Paiva continua hoje no Tribunal Judicial de Castelo de Paiva com a audição de testemunhas.
Recorde-se que o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, afirmou no final da primeira audiência realizada no dia 14 de Maio de que está inocente dos crimes de falsificação de documento e de burla qualificada no âmbito do processo dos terrenos da feira.
Paulo Teixeira, garantiu a legalidade do negócio que fez com o também arguido José Costa Sousa, argumentando que lhe vendeu um terreno pertencente à sua família, e não à Câmara Municipal, como sustenta a acusação."Vendi a área sobrante de um loteamento que o meu avô tinha feito, ao único comprador interessado".
O autarca, sublinhou que José Costa Sousa tinha essa "parte sobrante" nas traseiras de sua casa.
Na primeira sessão do julgamento que decorreu no tribunal de Castelo de Paiva, dos seis arguidos, o autarca foi o único a prestar declarações perante o colectivo de juízes.
O julgamento prossegue hoje com a audição de testemunhas. A próxima sessão já está marcada para dia 18 deste mês.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Nota de imprensa do Partido Socialista - Câmara de C.Paiva é a 4.ª pior do país nos pagamentos a Fornecedores!



Paulo Teixeira continua a "afundar" financeiramente o Município!





Segundo os dados divulgados recentemente pela Direcção – Geral das Autarquias Locais, a Câmara de Castelo de Paiva encontra-se no 4.º lugar do topo da lista dos Municípios que mais demoram a pagar aos fornecedores de bens e serviços. A Autarquia Paivense demora, em média, 816 dias a pagar. Olhando aqui ao lado, vimos Cinfães a pagar a 5 dias e Arouca a 42 dias! O Partido Socialista tem vindo a denunciar e a condenar inúmeras vezes a forma escandalosa e incompetente como Paulo Teixeira tem conduzido, ao longo dos seus mandatos, as finanças da Câmara Municipal. Não há memória de semelhante situação na nossa Autarquia. O Município de Castelo de Paiva, no tempo da gestão Socialista de Antero Gaspar e Joaquim Quintas, sempre foi marcado pelo rigor e pelo cumprimento das suas obrigações. A Câmara era uma pessoa de bem e com obra. Hoje, ao invés, o Município Paivense não tem obra e vive uma situação financeira pantanosa, dramática e aflitiva, fruto da gestão desastrosa e ruinosa levada a cabo por Paulo Teixeira e seus amigos. Há dívidas que, pasme-se, provêm de 1998, - ano da tomada de posse)! Há enormes dívidas, provenientes de obras típicas de "caça ao voto" que se arrastam de 2001 e de 2005. São avultados os custos de tamanho endividamento, seja pelos elevados juros moratórios, seja pela inflação natural dos preços dos fornecedores e empreiteiros. Este contínuo e reiterado descontrolo das contas e do despesismo sem critério da maioria "laranja" levou à uma situação de ruptura financeira sem precedentes. É uma situação muito negativa, altamente penalizadora e desprestigiante para o nosso Concelho. Os Paivenses podem concluir com toda legitimidade que Paulo Teixeira e seus pares, pela sua péssima gestão, já estão a dar avultados prejuízos ao Concelho.


PARTIDO SOCIALISTA DE CASTELO DE PAIVA
Castelo de Paiva, 03 de Maio de 2008.

Paredes - Município adquiriu nova viatura de recolha de resíduos sólidos


O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, acompanhado pelo vereador do Ambiente, Pedro Mendes, apresentaram, junto à Piscina Rota dos Móveis, em Recarei, um novo equipamento ao serviço do Ambiente, de recolha de resíduos sólidos urbanos.
Presentes estiveram vários Presidentes de Junta de Freguesia do concelho bem como Comunicação Social.
Refira-se que neste momento estão ao serviço do Ambiente em Paredes 8 viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos, sendo que no próximo mês de Julho espera-se mais uma.
A viatura custou cerca de 130 mil euros. É menos poluente, no que respeita aos gases de combustão; permite um reforço das características de segurança para os cantoneiros; a estanquicidade do tanque de resíduos também sai reforçada e os novos sistemas de travões são mais amigos do ambiente e de menor manutenção.

GICMP

PAREDES - IV MEGAMARATONA DE FUTEBOL JOVEM - Juntou cerca de 500 crianças

Informação institucional
Com organização conjunta dos pelouros do Desporto e Educação da Câmara Municipal de Paredes teve lugar no Complexo Desportivo Municipal de Paredes, a IV Megamaratona de Futebol Jovem.
Na iniciativa participaram 480 alunos, do 4.º ano de escolaridade, de todas as escolas do concelho. As equipas foram distribuídas por séries e constituídas por 10 elementos – 6 rapazes e 4 raparigas do 4º ano de escolaridade.
A iniciativa revelou-se, mais uma vez, um sucesso. O espaço dos campos sintéticos de Paredes tornou-se pequeno para a realização deste evento.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, acompanhou a entrega de lembranças a todos os participantes, assim como de um troféu às quatro equipas primeiras classificadas.

Eficácia da G.N.R evita o pior - Assalto a gasolineira

Inaugurado e 2005, o posto de abastecimento de combustível da Repsol, em Lavagueiras, Pedorido, de Ferreira da Silva voltou a ser assaltado e já vão três vezes.
Na madrugada de domingo para segunda-feira por volta das 2:57h a GNR de Castelo de Paiva, recebeu uma informação de que as bombas de gasolina de Pedorido estavão a ser assaltadas. De imediato aquela força policial deslocou-se para o local para evitar que qu o posto de abastecimento fosse novamente assaltado.
Devido á distancia que separa a sede de concelho, e onde se encontra o posto da GNR e o local do crime, Pedorido, foi necessário pedir ajuda ás forças de segurança de Canedo – Santa Maria da Feira à qual se juntou ainda uma patrulha vinda da cidade de Lourosa.
Bastaram 4 minutos para que o assalto fosse evitado já que a GNR estava por perto. Dada a excelente eficácia da GNR de Canedo que se encontrava perto de território Paivense, os ladrões foram surpreendidos pondo-se de imediato em fuga, seguindo a direcção da barragem de Crestuma. Alertada a GNR de Lever foi apertado o cerco aos larápios naquela zona de Gaia.
À GNR acabaria por se juntar a PJ numa autêntica perseguição ao homem. A viatura em que seguiam os assaltantes, uma carrinha de marca BMW de cor preta, viria a ser encontrada já em território de Gondomar, mas abandonada.
No local esteve também uma equipa da GNR (NIC) Núcleo de Investigação Criminal).
Por António Pinto

CINFÃES - PROTECÇÃO E VIGILÂNCIA NAS FLORESTAS DO CONCELHO


Dando cumprimento ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e ao Plano Operacional Municipal, a equipa Municipal de Vigilância Florestal iniciou ontem, 2 de Junho, a sua actividade que se prolongará até ao final do mês de Setembro.
À imagem do ano anterior, esta equipa é constituída por dois elementos que se deslocarão num veículo 4x4 equipado com reservatório de água, motobomba, mangueira, binóculos, rádio transmissor e outros utensílios, e percorrerão toda a área florestal do concelho numa acção de vigilância e prevenção de focos de incêndios.
A sua principal função será a vigilância e o primeiro alerta às entidades responsáveis bem como, desde que isso seja possível, proceder à primeira intervenção.
Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, responsável pela Protecção Civil no concelho, esta é mais uma forma de, em coordenação e conjugação de esforços com Bombeiros, G.N.R. e população em geral, contribuirmos para minimizar os fogos florestais.
GICMC

segunda-feira, 2 de junho de 2008

13 Junho, Casa da Cultura de Paredes, 22h00 - Clã no Conta-me Histórias

Informação institucional
Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves participam, dia 13 de Junho, em mais uma sessão do «Conta-me Histórias», na Casa da Cultura de Paredes.
Dando continuidade à iniciativa, a intérprete e o compositor dos Clã vão contar alguns pormenores da carreira da banda, que conta já com 15 anos e as experiências de gravar e editar cinco álbuns de originais seguidos de longas digressões nacionais e internacionais.
A par da conversa que abordará, igualmente, o processo de criação das músicas, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves vão interpretar alguns dos emblemáticos temas dos Clã, somente ao violão.
CLÃ
Referência incontornável no panorama musical português, os Clã têm um percurso notável que conta já com mais de uma década. Pela qualidade e versatilidade, este grupo distingue-se pela beleza das composições em português interpretadas pela inconfundível voz de Manuela Azevedo. Com quatro álbuns de originais editados («LusoQualquerCoisa», «Kazoo», «Lustro» e «Rosa Carne»), um DVD («Gordo Segredo») e um CD duplo ao vivo («Vivo»), os Clã acumulam digressões nacionais e parcerias com conceituados músicos nacionais (com Sérgio Godinho em «Afinidades») e internacionais (com Arnaldo Antunes e Patu Fu).
Depois de terem apostado no mercado internacional em 2006, actuando no Brasil, Espanha, Macau e França, os Clã surpreenderam os fãs em Outubro de 2007 com o quinto álbum de originais. De «Cintura» retiraram-se para singles «Tira a Teima», «Sexto Andar» e «Vamos Esta Noite» que servem de amostra a mais um trabalho revelador do talento do grupo. Em palco, os Clã dão vida aos temas novos e recuperaram alguns dos clássicos que ainda hoje se distinguem pela intemporalidade. Este ano a aventura continua e esperam-se altos voos.

Paredes - Encontro das Artes com o Público! Na rua…

Informação institucional


O Encontr’Artes vai ao encontro de todos. Onde? Nas Praças e Jardins de Paredes,
Lordelo e Rebordosa.
Espectáculos e performances teatrais e musicais ao ar livre, interpretados por artistas nacionais e internacionais onde a interacção com o público é fundamental. Programa: 20, 21 e 22 de Junho [Parque José Guilherme Pacheco]
Voluminaires Pasacalles
20 Junho, 22h00
Entidade Artística: Ale Hop
Sinopse: “Voluminaires” são uma nova forma de fazer espectáculo, lúdico e diferente. Entre o circo, o teatro imaginário, o impacto visual, a vanguarda cénica e as artes de rua mais contemporâneas…
Circo a Céu Aberto
21 Junho, 22h00
Entidade Artística: Corda Bamba
Sinopse: “Circo a Céu Aberto” é um espectáculo transdisciplinar de circo contemporâneo que envolve acrobacia, malabarismo e música ao vivo. Partindo do universo da Viagem, desenvolve-se um percurso simbólico em que a praia, o mar e o céu são personagens/lugares que estruturam novas abordagens e relações entre a música e o circo
Teatro Dom Roberto
22 Junho, 16h00
Entidade Artística: Teatro de Marionetas do Porto
Sinopse: “Nos finais dos anos 50, ainda os fantocheiros populares calcorreavam terras portuguesas por festas e romarias, divertindo o povo de pequenos e grandes que acorria a ver os seus espectáculos. Os pequenos bonecos de madeira e trapos bailavam caprichosamente ao som dos gritos estridentes produzidos pelo fantocheiro e tudo terminava invariavelmente pela tradicional cena de pancadaria, para grande alegria do público.
Hoje, o Teatro Dom Roberto é apenas uma imagem feliz da infância de alguns, um traço de vivo de uma preciosa herança cultural que se vai esvaindo com os tempos da “modernidade”.”
O Ninho
22 Junho, 17h00
Entidade Artística: Fiar
Sinopse: O ninho é um lugar de encontro do Cante Alentejano e da Dança Aérea, de atenção mútua a cada um dos elementos que desejam reinventar-se na sensação e no sentimento.
Movem-se juntos na procura da imagem total, de um estado de espírito que todos possamos identificar e reviver.
27, 28 e 29 de Junho [Lordelo e Rebordosa]
Charanga 27 Junho, 22h00
Jardim Central, Lordelo
Entidade Artística: Circolando
Sinopse: Charanga constitui uma das partes do projecto alargado Ciclo das Minas. Com ele Circolando parte para as terras esquecidas que são as minas abandonadas em busca das vidas que lá persistem.
Das vidas que perduram nas histórias e nos sonhos das suas gentes.
Vidas negras de homens-toupeira onde luz a sempre persistente “tenebrosa e maravilhosa loucura”. A loucura que deforma porque não se conforma. Desobedece, com o sonho de outros mundos. Subverte, procurando a beleza, o prazer e o espanto.
Vidas que Charanga celebra tomando por pontos de partida dois objectos simbólicos: a bicicleta e a evocação do vento e da viagem; a fanfarra e as imagens associadas do brilho e da luz.
A estes objectos vieram juntar-se a turba de água que traz consigo o mar e os sonhos de criança nos círculos de um carrossel... sonho com sóis e cabeças de vento.
Tascas Tour
28 de Junho, 22h00
Jardim Central, Lordelo
Entidade Artística: O’queStrada
Sinopse: Os O’queStrada estão a caminho! Universal e indescritível, a sua sonoridade ousa uma fusão única impregnada do espírito do fado, do ska, do pop, do funáná e de outras histórias que cruzam o seu caminho.
Este clã desenha o seu mapa de fronteiras musicais e traça a estrada no encalço de todos vocês, numa saga de enredo, fugas, amor, mistério e acção. Com os seus instrumentos base: a guitarra à portuguesa, a contra-bacia, a guitarra rítmica, a voz e o acordeão, falam entre eles uma língua singular, energética e popular numa viagem sonora 99% acoustic style.
Farra Fanfarra
28 Junho, 20h00
Praça da Comunidade, Rebordosa
Entidade Artística: Farra Fanfarra
Sinopse: A Farra Fanfarra abana o Globo Terrestre até as fronteiras se transformarem numa confusão de ritmos e cores inebriantes.
Circo e Música de mãos dadas para uma farra sem limites!
Dona Gatafunha e o Resto do Mundo
29 Junho, 17h00
Jardim Central, Lordelo
Entidade Artística: Teatro Joana
Sinopse: Três personagens de uma antiquíssima fábula, cruzam-se com Dona Gatafunha e uma nova história acontece. Entre o sono e o sonho, habilidades e desassossegos de quem por tudo e por nada anda nas bocas do mundo. As piruetas aflitas e clownescas de querer acertar a vida pela cabeça dos outros.
Espectáculo inspirado no universo da banda desenhada e na fábula O Velho O Rapaz e O Burro de Esopo e La Fontaine.
Corrida Mirabolante
29 Junho, 17h00
Avenida Bombeiros Voluntários, Rebordosa
Entidade Artística: Teatro Extremo
Sinopse: Neste espectáculo, o público irá assistir a uma divertida corrida, disputada por quatro concorrentes muito trapalhões que conduzem originais viaturas, construídas com materiais reciclados.

Piscina de Rebordosa - Duatlix.Prova com dois segmentos: um de Natação e outro de Atletismo.

Informação institucional

A actividade Duatlix teve lugar no passado dia 31 de Maio, na Piscina Municipal de Rebordosaem. Os participantes defrontaram-se entre si para uma longa e dura prova de natação: 20 minutos a nadar sem interrupção, para o escalão 1 (mais novos) e 10 minutos para o escalão 2 (mais velhos). Seguiu-se a prova de atletismo (duas voltas para os mais novos) movendo-se os atletas numa sincronia para a dura batalha de quem ficaria à frente na esperança de obter um bom resultado. É certo que o esforço foi feito e os atletas esgotaram-se ao fim da primeira volta.
A competição estava presente. O espírito desportivo, a forma de estar dos atletas e o sentido da responsabilidade transformaram a actividade de carácter social em actividade competitiva. Esta destinava-se ao convívio entre amigos que gostam de desporto e lazer.
A entrega das lembranças teve como definição a valentia de alguns atletas querendo, também, acima de tudo, valorizar a presença de todos no empenho, no desportivismo, no fair-play, pela sua entrega e no espírito de amizade.

Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Nespereira - Raid TT “ Passeio pelo Ardena “encerrou programa do “ Maio Cultural “


A exemplo de anteriores edições, foi um sucesso o “ Passeio pelo Ardena “, uma prova Todo-o-Terreno, realizada no passado Sábado e promovida pela Junta de Freguesia de Nespereira, evento que encerrou o programa “ Maio Cultural “, uma iniciativa que envolveu as colectividades da freguesia em diversas actividades culturais e desportivas, e que cativou visitantes e a população local.

A concentração dos participantes aconteceu bem cedo, no espaço do Parque da Feira, e pela frente, homens e máquinas, tinham um percurso arrojado e atractivo, por vezes referenciado por paisagens de rara beleza e um ou outro obstáculo mais difícil, mesmo a jeito de pôr à prova a resistência dos “jeeps” e o tecnicismo dos concorrentes em matéria de condução TT.

As quatro dezenas e meia de “jeeps” percorreram parte do território da maior freguesia cinfanense, privilegiando trilhos junto ao Rio Ardena e na vertente serrana do Montemuro, onde na Zona de Lazer de S. Pedro se realizou o reconfortante almoço de confraternização.
Mais tarde, já na zona da Vista Alegre, nas imediações da Vila de Nespereira, gizada para o espectáculo e para motivar a adrenalina, uma penosa pista trialeira esperava os concorrentes, com muita gente a ocorrer para presenciar as peripécias e loucuras dos mais afoitos, que é como quem diz, aqueles que, apresentando melhores argumentos competitivos, demonstram mais ousadia e melhores técnicas de condução.
O jantar de encerramento foi a oportunidade para se discutir as aventuras e os deslizes da jornada, numa iniciativa que tem continuidade garantida e que teve o apoio e colaboração dos Bombeiros Voluntários de Nespereira.
O presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Mário Teixeira, fez um balanço positivo desta jornada de Todo-o-Terreno, uma das actividades emblemáticas do Maio Cultural, e evidenciou a sua satisfação pelo facto da iniciativa que, durante um mês, envolveu a freguesia, estar a motivar cada vez mais a participação das pessoas e a cativar visitantes.

Reportagem de Carlos Oliveira

“Tive regionalização com a queda da ponte”

Em entrevista ao Jornal Primeiro de Janeiro, no passado dia 1 de Junho, Paulo Teixeira, o Presidente da Câmara de Castelo de Paiva, fala da sua inocência quanto a venda dos terrenos da feira. O autarca refere, refere"Se eu tiver alguma culpa neste caso que seja condenado e se não que seja absolvido. Há pessoas que têm sites na net, o próprio PS em Castelo de Paiva todas as semanas lança notícias sobre isto. Entre outras coisas, o edil paivense, fala das dificuldades finaceiras, e das obras realizadas desde que entrou para a Câmara em 1999. Paulo Teixeira, fala no desemprego que nesta altura e segundo o mesmo se cifra nos 1100 desempregados e numa outra coisa que há muito vem reenvindicando que são as acessibilidades. O Presidente da Cârama, diz-se um acérrimo defensor da regionalização. E quanto aá sua recandidatura...Teixeira afirma "O partido quer, o meu julgamento não tem nada que ver com a câmara, portanto…"
Aqui fica na integra a entrevista concedida pelo autarca:
Paulo Teixeira volta a tribunal na próxima terça-feira. Um processo que dura há oito anos, em que é acusado de falsificação de documentos e burla. O presidente da Câmara de Castelo de Paiva reitera a sua inocência e deseja o fim do processo o mais rápido possível. De resto aponta o dedo a Mário Lino e pede mesmo a sua demissão.

Maria José Guedes
Está a ser acusado de falsificação de documentos e de burla qualificada. Na próxima terça-feira volta ao tribunal, um processo que já conta com quase oito anos…
Felizmente há duas semanas tive a oportunidade de apresentar a prova da minha inocência. Era uma coisa que estava à espera há oito anos. Esta queixa foi apresentada pelos vereadores do PS no início de 2000, e eu já fui a eleições duas vezes depois disso e eleito democraticamente. Carrego esta cruz há oito anos e como é em sede de tribunal que se prova a culpabilidade ou a inocência, estou ansioso que este processo chegue ao fim. Se eu tiver alguma culpa neste caso que seja condenado e se não que seja absolvido. Há pessoas que têm sites na net, o próprio PS em Castelo de Paiva todas as semanas lança notícias sobre isto. Este processo tem que ver com o seguinte: quando entrei na Câmara de Castelo de Paiva já tinha património. Perdi o meu pai aos 16 anos, nessa altura vivia aqui na Rua da Alegria e aqui estive até aos 32 anos, o meu irmão tinha 11 anos e a minha mãe 39 anos de idade quando ficou viúva. O meu pai tinha herdado dos meus avós, a minha mãe tinha herdado dos pais dela, por esse motivo houve um inventário de menores. Repare, eu tive um carro antes mesmo de ter a carta de condução. Perante o Ministério Público tive de fazer a prova, desde 1886, relativamente a um artigo que a minha família vendeu em 1999, porque a acusação diz que aquele artigo não existe e que eu inventei e falsifiquei uma certidão da conservatória e das finanças, e daí os dois crimes de falsificação de documentos e a burla a um terceiro, porque diz que fiz a escritura de uma coisa que não existia. Isto é a acusação. Desde que o meu pai faleceu que a minha família tem tudo nas mãos dos nossos advogados, que nos ajudaram, e mesmo esta escritura de 1999 passou por um escritório de advogados. Por isso foi tudo feito dentro da legalidade. Há um relatório de um perito, nomeado pelo tribunal de Castelo de Paiva em 2006 para apurar a verdade, e disto ninguém fala, e esse perito demorou três meses para fazer o trabalho que ditou que o terreno que a minha família vendeu nunca havia sido comprado pela câmara para o parque da feira. Que o terreno com existência física pertence aos herdeiros. Posso dizer que por morte do meu pai eu sou co-proprietário nos concelhos de Ílhavo, Águeda e Castelo de Paiva, e em mais do que um artigo. E ainda há dois anos apareceu um terreno na Costa Nova, em Aveiro, onde eu poderei vir a ter 6,25 por cento. Trata-se de um terreno que era do meu avô materno que faleceu em 1994. A minha família, mãe e tias, ninguém sabia. Estamos agora fazer o inventário adicional…
Contado assim parece de resolução tão evidente, porque está a demorar tanto tempo a sentença da justiça?
Infelizmente é assim. Oito anos são de mais. Eu sei onde é que a acusação e o Ministério Público querem chegar com isto. Sou uma pessoa incómoda para muita gente. E, por isso, desde que caiu a ponte que tenho esta factura para pagar. Há pessoas que não gostaram de ouvir o que eu disse a 4 de Março de 2001. A oposição desde então só fala da dívida da câmara e dos terrenos da feira.
A oposição diz que a câmara está falida devido à sua incompetência na gestão dos dinheiros, acusam a existência de um exagerado número de quadro técnicos superiores, de ordenados chorudos, e que o presidente dá emprego aos amigos… O Governo criou o gabinete técnico florestal, o que nos obriga a ter uma engenheira do ambiente. Criaram a rede social, aliás fomos dos primeiros concelhos do país a ter uma rede social, tivemos de ter uma assistente social para aquela área. Temos a comissão de protecção de menores que nos obriga a ter alguém da parte jurídica como também uma assistente social para acompanhar. Somos provavelmente o concelho com menos técnicos superiores. Temos a rede escolar do primeiro ciclo completamente servida a nível de refeições escolares, fazemos parcerias com as IPSS locais… Mas, naturalmente que as coisas positivas que acontecem em Castelo de Paiva não passam na comunicação social e claro que a oposição não as refere. Na óptica da oposição a única coisa que diz que eu fiz, e bem, foi a feira do vinho verde.
O que fez mais?
Esquecem-se da remodelação do edifício dos paços do concelho, pré-primárias que se fizeram, remodelação do parque escolar… Que fotografia se pode tirar a Castelo de Paiva depois da tragédia da queda da ponte?
O concelho está completamente diferente. Faço um desafio a quem quiser visitar Castelo de Paiva, eu mesmo faço a visita guiada e um dia não vai chegar. São mais de 400 obras em dez anos. Porque essa acusação da câmara estar falida já vem de longe. Mas está?
Naturalmente que temos dificuldades financeiras. O concelho não tem receitas extraordinárias, depende em mais de 85 por cento dos dinheiros que vêm do Estado. Temos 127 apartamentos e 6600 fogos. Se o dr. Saldanha Sanches fosse a Castelo de Paiva, como lhe disse um dia, se calhar não dizia que as câmaras dependem do imobiliário. Claro que essas traduzem receitas extraordinárias para os municípios, mas nós não. Nós pagamos para haver um investimento turístico, para haver uma fábrica. Ainda agora demos um terreno para uma fábrica. Está a ser construído um hotel, que irá ter isenção de IMI (imposto municipal imobiliário), tem 50 por cento de redução de taxas de construção…
A oposição pede a descida do IMI e diz que a abolição da taxa de aluguer dos contadores da água, desde 26 de Maio, foi em Castelo de Paiva substituída pela quota de utilização.
Desafio qualquer pessoa a ver as próximas facturas da água para verificarem se está mais cara ou mais barata do que estava.
Como vai ficar?
Sem qualquer alteração. Na mesma. Mas ainda regressando à questão dos técnicos e dos «jobs for the boys» bem…, o presidente da concelhia do PS trabalha na loja do cidadão em Aveiro. Quem o colocou lá foi o PS, porque agora quando teve de fazer o exame para uma loja do cidadão em Viseu teve sete valores. Por outro lado, uma das maiores reformas do País, em termos políticos, está em Castelo de Paiva, é o meu antecessor. Foi governador civil de Aveiro, é líder da Assembleia Municipal do PS. Por isso o número um do PS na Câmara Municipal, na vereação, está aposentado, depois de ter contado como tempo de serviço os anos em que foi vereador do PSD. As pessoas de Castelo de Paiva admiram-se como é que o líder do PS de Castelo de Paiva trabalha na loja do cidadão em Aveiro, está em Castelo de Paiva até ao meio-dia, faz o horário da parte de tarde…ele é que se calhar tem um job, porque agora candidatou-se a outros lugares e não foi apurado. Sabe, eu não tenho lugares para professores de história na câmara, mas ele entregou-me o curriculum para ver se eu lhe arranjava um. Mas isto não é por arranjos! As coisas fazem-se por necessidade. O Governo transfere competências para as câmaras, mas essas competências não vêm acompanhadas pelo respectivo invólucro financeiro. Só para as pessoas terem uma ideia, o meu secretário é técnico superior e quem o meteu lá foi o anterior presidente de câmara do PS que é primo por afinidade. Faço um desafio, se calhar temos uma dúzia de técnicos superiores a mais dos que existiam quando o PS estava na autarquia, mas as competências para as autarquias também aumentaram. Repare, naquela altura a câmara nem gabinete jurídico tinha! Os milhares de contos que se pagaram ao jurista da câmara que saiu da autarquia e foi exercer para as empresas do presidente cessante é hoje vice-presidente de uma câmara no distrito de Aveiro, pelo PS. Os seguros eram feitos pelo sogro do presidente, mas na altura não havia a Comunicação Social. O processo foi arquivado pela PJ e gostava de saber se houve transparência. E gostava de saber se em relação ao meu processo a reabertura do mesmo foi totalmente transparente por parte do Ministério Público.
Está a dizer que houve tráfico de influências?
No final vamos ver.
Castelo de Paiva continua a ser longe…
As estradas dentro do concelho estão melhores, porque há boicote do PS em Castelo de Paiva e muitas delas já podiam estar feitas! Neste momento os membros do Governo não vão a Castelo de Paiva por influência do PS de lá, porque acham que isso seria dar protagonismo ao Paulo Teixeira. Nos últimos três anos o governo esqueceu Castelo de Paiva. Esteve lá um secretário de Estado das Obras Públicas em 12 de Dezembro de 2005 e já houve milhares de contos de inaugurações de obras e não apareceu ninguém.
Como está o concelho face ao desemprego?
Temos neste momento cerca de 1100 desempregados. Houve um aumento de Dezembro para Janeiro deste ano, mas temos vindo a regredir cerca de 100 desempregados por ano. Temos dois projectos: um na área industrial e outro na área turística que vão criar mais 100 postos de trabalho. Temos mais uma unidade comercial com cerca de 30 postos de trabalho…sei que é pouco, mas se neste momento o concelho já tivesse as acessibilidades que nos prometeram desde a altura do eng. António Guterres… O IC35 é um projecto que está pronto desde 2006. Desde Entre-os-Rios até quase à portagem de Penafiel. Até um deputado do PS já perguntou ao ministro que interesses é que há para que a obra não avance. O concurso não foi aberto e nem sequer há dinheiro em PIDDAC. Portanto o senhor secretário de estado mentiu descaradamente. Neste momento estão a ser investidos em Castelo de Paiva mais de vinte milhões de euros em investimentos público/privado. Estamos a construir uma biblioteca municipal que vai ser inaugurada em Outubro…a cinco quilómetros de Castelo de Paiva, as Termas de S. Vicente recentemente inauguradas, está prevista a vinda de dez mil pessoas. Para o hotel da Quinta das Lágrimas, que é também inaugurado em Outubro, em cima da linha da água do Rio Douro e que demorou doze anos a passar por todas as entidades deste país para ser licenciada a obra, vão milhares de pessoas. O turismo religioso movimenta milhares de pessoas em Castelo de Paiva. No ano passado recebemos em termos de turismo fluvial, cinco mil e seiscentas pessoas. A Rota do Românico no Vale do Sousa, bem, espera-se mais de um milhão de pessoas. Tem 21 monumentos, vai desde Castelo de Paiva a Felgueiras, ao Mosteiro do Pombeiro…e vão fazer a estrada 106? Uma estrada que no ano passado nos levou a duas mortes porque a viatura do INEM não chegou a tempo a Castelo de Paiva? Eu fiz um desfio ao sr. ministro das Obras Públicas, ao «jamais» que só diz disparates. Ele que venha a esta região, que venha ao Vale do Ave, ao Vale do Sousa e vê pessoas a passar fome. Demitam o ministro Mário Lino, já chega de asneiras.
Há fome em Castelo de Paiva?
Há em todo o lado. Tenho casais no concelho que chegam ao fim do mês e não ganham. Tenho pessoas que não têm dinheiro até para pagar a factura da água porque têm os ordenados em atraso. Mas claro que quem está no Terreiro do Paço, e passa o tempo a fazer passeatas e a dizer asneiras destas…não conhecem a realidade do País. Quando o sr. primeiro-ministro disse que não há fome em Portugal, no Parlamento, eu saí da sala. Aquilo não é verdade. Castelo de Paiva está a 44 km do Porto e demora-se mais de uma hora a lá chegar. Com o IC35 vamos ficar a meia hora do Porto. Sou presidente há dez anos e não sei quantificar a importância desta via, tal é a sua dimensão. As acessibilidades fundamentais para o desenvolvimento do País. São urgentes para Castelo de Paiva.
É a favor da regionalização?
Claro, e não tenha dúvidas de que iríamos beneficiar e muito. Posso dizer que tive um pouco a regionalização quando se deu a queda da ponte. Chegava um ministro ou um secretário de Estado a Castelo de Paiva e perguntava o que era preciso fazer. É esta pré-primária? Íamos ao local, víamos, analisava-mos, a DREN dava o parecer e a obra aparecia. A regionalização é ter a capacidade de decisão próxima de quem está próximo das pessoas. Sou favorável a uma regionalização que não nos faça depender de sete distritos como eu dependo agora. Tudo o que seja reduzir para metade já era bom. Repare, para resolver um problema de estradas tenho de ir a Setúbal, agricultura tenho de ir Braga, Saúde vou a Coimbra, telefones tenho de ir a Penafiel, electricidade vou a Guimarães, Cultura é em Vila Real, CCDRN é no Porto, Governo Civil é em Aveiro, associação de pesca desportiva é no Porto, associação de futebol é em Aveiro…os nossos jovens de hóquei em patins levantam-se às seis da manhã de domingo para jogar às nove na Mealhada…como é que pode haver produtividade? Acima de tudo a regionalização iria trazer a proximidade. O eng. Mário Lino delegou os assuntos de Castelo de Paiva no secretário de Estado, este por sua vez delegou nos assessores.., mas o facto dos membros do Governo não conhecerem o terreno é transversal a todos os que por lá têm passado. O problema em Portugal é que as coisas andam desfasadas o tempo. Era importante ter o plano rodoviário nacional cumprido.
Vai recandidatar-se?
O partido quer, o meu julgamento não tem nada que ver com a câmara, portanto…Paulo Teixeira volta a tribunal na próxima terça-feira. Um processo que dura há oito anos, em que é acusado de falsificação de documentos e burla. O presidente da Câmara de Castelo de Paiva reitera a sua inocência e deseja o fim do processo o mais rápido possível. De resto aponta o dedo a Mário Lino e pede mesmo a sua demissão.

Maria José Guedes
Está a ser acusado de falsificação de documentos e de burla qualificada. Na próxima terça-feira volta ao tribunal, um processo que já conta com quase oito anos… Felizmente há duas semanas tive a oportunidade de apresentar a prova da minha inocência. Era uma coisa que estava à espera há oito anos. Esta queixa foi apresentada pelos vereadores do PS no início de 2000, e eu já fui a eleições duas vezes depois disso e eleito democraticamente. Carrego esta cruz há oito anos e como é em sede de tribunal que se prova a culpabilidade ou a inocência, estou ansioso que este processo chegue ao fim. Se eu tiver alguma culpa neste caso que seja condenado e se não que seja absolvido. Há pessoas que têm sites na net, o próprio PS em Castelo de Paiva todas as semanas lança notícias sobre isto. Este processo tem que ver com o seguinte: quando entrei na Câmara de Castelo de Paiva já tinha património. Perdi o meu pai aos 16 anos, nessa altura vivia aqui na Rua da Alegria e aqui estive até aos 32 anos, o meu irmão tinha 11 anos e a minha mãe 39 anos de idade quando ficou viúva. O meu pai tinha herdado dos meus avós, a minha mãe tinha herdado dos pais dela, por esse motivo houve um inventário de menores. Repare, eu tive um carro antes mesmo de ter a carta de condução. Perante o Ministério Público tive de fazer a prova, desde 1886, relativamente a um artigo que a minha família vendeu em 1999, porque a acusação diz que aquele artigo não existe e que eu inventei e falsifiquei uma certidão da conservatória e das finanças, e daí os dois crimes de falsificação de documentos e a burla a um terceiro, porque diz que fiz a escritura de uma coisa que não existia. Isto é a acusação. Desde que o meu pai faleceu que a minha família tem tudo nas mãos dos nossos advogados, que nos ajudaram, e mesmo esta escritura de 1999 passou por um escritório de advogados. Por isso foi tudo feito dentro da legalidade. Há um relatório de um perito, nomeado pelo tribunal de Castelo de Paiva em 2006 para apurar a verdade, e disto ninguém fala, e esse perito demorou três meses para fazer o trabalho que ditou que o terreno que a minha família vendeu nunca havia sido comprado pela câmara para o parque da feira. Que o terreno com existência física pertence aos herdeiros. Posso dizer que por morte do meu pai eu sou co-proprietário nos concelhos de Ílhavo, Águeda e Castelo de Paiva, e em mais do que um artigo. E ainda há dois anos apareceu um terreno na Costa Nova, em Aveiro, onde eu poderei vir a ter 6,25 por cento. Trata-se de um terreno que era do meu avô materno que faleceu em 1994. A minha família, mãe e tias, ninguém sabia. Estamos agora fazer o inventário adicional…
Contado assim parece de resolução tão evidente, porque está a demorar tanto tempo a sentença da justiça? Infelizmente é assim. Oito anos são de mais. Eu sei onde é que a acusação e o Ministério Público querem chegar com isto. Sou uma pessoa incómoda para muita gente. E, por isso, desde que caiu a ponte que tenho esta factura para pagar. Há pessoas que não gostaram de ouvir o que eu disse a 4 de Março de 2001. A oposição desde então só fala da dívida da câmara e dos terrenos da feira.
A oposição diz que a câmara está falida devido à sua incompetência na gestão dos dinheiros, acusam a existência de um exagerado número de quadro técnicos superiores, de ordenados chorudos, e que o presidente dá emprego aos amigos… O Governo criou o gabinete técnico florestal, o que nos obriga a ter uma engenheira do ambiente. Criaram a rede social, aliás fomos dos primeiros concelhos do país a ter uma rede social, tivemos de ter uma assistente social para aquela área. Temos a comissão de protecção de menores que nos obriga a ter alguém da parte jurídica como também uma assistente social para acompanhar. Somos provavelmente o concelho com menos técnicos superiores. Temos a rede escolar do primeiro ciclo completamente servida a nível de refeições escolares, fazemos parcerias com as IPSS locais… Mas, naturalmente que as coisas positivas que acontecem em Castelo de Paiva não passam na comunicação social e claro que a oposição não as refere. Na óptica da oposição a única coisa que diz que eu fiz, e bem, foi a feira do vinho verde.
O que fez mais?
Esquecem-se da remodelação do edifício dos paços do concelho, pré-primárias que se fizeram, remodelação do parque escolar… Que fotografia se pode tirar a Castelo de Paiva depois da tragédia da queda da ponte? O concelho está completamente diferente. Faço um desafio a quem quiser visitar Castelo de Paiva, eu mesmo faço a visita guiada e um dia não vai chegar. São mais de 400 obras em dez anos. Porque essa acusação da câmara estar falida já vem de longe. Mas está?
Naturalmente que temos dificuldades financeiras. O concelho não tem receitas extraordinárias, depende em mais de 85 por cento dos dinheiros que vêm do Estado. Temos 127 apartamentos e 6600 fogos. Se o dr. Saldanha Sanches fosse a Castelo de Paiva, como lhe disse um dia, se calhar não dizia que as câmaras dependem do imobiliário. Claro que essas traduzem receitas extraordinárias para os municípios, mas nós não. Nós pagamos para haver um investimento turístico, para haver uma fábrica. Ainda agora demos um terreno para uma fábrica. Está a ser construído um hotel, que irá ter isenção de IMI (imposto municipal imobiliário), tem 50 por cento de redução de taxas de construção…
A oposição pede a descida do IMI e diz que a abolição da taxa de aluguer dos contadores da água, desde 26 de Maio, foi em Castelo de Paiva substituída pela quota de utilização.
Desafio qualquer pessoa a ver as próximas facturas da água para verificarem se está mais cara ou mais barata do que estava.
Como vai ficar?
Sem qualquer alteração. Na mesma. Mas ainda regressando à questão dos técnicos e dos «jobs for the boys» bem…, o presidente da concelhia do PS trabalha na loja do cidadão em Aveiro. Quem o colocou lá foi o PS, porque agora quando teve de fazer o exame para uma loja do cidadão em Viseu teve sete valores. Por outro lado, uma das maiores reformas do País, em termos políticos, está em Castelo de Paiva, é o meu antecessor. Foi governador civil de Aveiro, é líder da Assembleia Municipal do PS. Por isso o número um do PS na Câmara Municipal, na vereação, está aposentado, depois de ter contado como tempo de serviço os anos em que foi vereador do PSD. As pessoas de Castelo de Paiva admiram-se como é que o líder do PS de Castelo de Paiva trabalha na loja do cidadão em Aveiro, está em Castelo de Paiva até ao meio-dia, faz o horário da parte de tarde…ele é que se calhar tem um job, porque agora candidatou-se a outros lugares e não foi apurado. Sabe, eu não tenho lugares para professores de história na câmara, mas ele entregou-me o curriculum para ver se eu lhe arranjava um. Mas isto não é por arranjos! As coisas fazem-se por necessidade. O Governo transfere competências para as câmaras, mas essas competências não vêm acompanhadas pelo respectivo invólucro financeiro. Só para as pessoas terem uma ideia, o meu secretário é técnico superior e quem o meteu lá foi o anterior presidente de câmara do PS que é primo por afinidade. Faço um desafio, se calhar temos uma dúzia de técnicos superiores a mais dos que existiam quando o PS estava na autarquia, mas as competências para as autarquias também aumentaram. Repare, naquela altura a câmara nem gabinete jurídico tinha! Os milhares de contos que se pagaram ao jurista da câmara que saiu da autarquia e foi exercer para as empresas do presidente cessante é hoje vice-presidente de uma câmara no distrito de Aveiro, pelo PS. Os seguros eram feitos pelo sogro do presidente, mas na altura não havia a Comunicação Social. O processo foi arquivado pela PJ e gostava de saber se houve transparência. E gostava de saber se em relação ao meu processo a reabertura do mesmo foi totalmente transparente por parte do Ministério Público.
Está a dizer que houve tráfico de influências?
No final vamos ver.
Castelo de Paiva continua a ser longe…
As estradas dentro do concelho estão melhores, porque há boicote do PS em Castelo de Paiva e muitas delas já podiam estar feitas! Neste momento os membros do Governo não vão a Castelo de Paiva por influência do PS de lá, porque acham que isso seria dar protagonismo ao Paulo Teixeira. Nos últimos três anos o governo esqueceu Castelo de Paiva. Esteve lá um secretário de Estado das Obras Públicas em 12 de Dezembro de 2005 e já houve milhares de contos de inaugurações de obras e não apareceu ninguém.
Como está o concelho face ao desemprego?
Temos neste momento cerca de 1100 desempregados. Houve um aumento de Dezembro para Janeiro deste ano, mas temos vindo a regredir cerca de 100 desempregados por ano. Temos dois projectos: um na área industrial e outro na área turística que vão criar mais 100 postos de trabalho. Temos mais uma unidade comercial com cerca de 30 postos de trabalho…sei que é pouco, mas se neste momento o concelho já tivesse as acessibilidades que nos prometeram desde a altura do eng. António Guterres… O IC35 é um projecto que está pronto desde 2006. Desde Entre-os-Rios até quase à portagem de Penafiel. Até um deputado do PS já perguntou ao ministro que interesses é que há para que a obra não avance. O concurso não foi aberto e nem sequer há dinheiro em PIDDAC. Portanto o senhor secretário de estado mentiu descaradamente. Neste momento estão a ser investidos em Castelo de Paiva mais de vinte milhões de euros em investimentos público/privado. Estamos a construir uma biblioteca municipal que vai ser inaugurada em Outubro…a cinco quilómetros de Castelo de Paiva, as Termas de S. Vicente recentemente inauguradas, está prevista a vinda de dez mil pessoas. Para o hotel da Quinta das Lágrimas, que é também inaugurado em Outubro, em cima da linha da água do Rio Douro e que demorou doze anos a passar por todas as entidades deste país para ser licenciada a obra, vão milhares de pessoas. O turismo religioso movimenta milhares de pessoas em Castelo de Paiva. No ano passado recebemos em termos de turismo fluvial, cinco mil e seiscentas pessoas. A Rota do Românico no Vale do Sousa, bem, espera-se mais de um milhão de pessoas. Tem 21 monumentos, vai desde Castelo de Paiva a Felgueiras, ao Mosteiro do Pombeiro…e vão fazer a estrada 106? Uma estrada que no ano passado nos levou a duas mortes porque a viatura do INEM não chegou a tempo a Castelo de Paiva? Eu fiz um desfio ao sr. ministro das Obras Públicas, ao «jamais» que só diz disparates. Ele que venha a esta região, que venha ao Vale do Ave, ao Vale do Sousa e vê pessoas a passar fome. Demitam o ministro Mário Lino, já chega de asneiras.
Há fome em Castelo de Paiva?
Há em todo o lado. Tenho casais no concelho que chegam ao fim do mês e não ganham. Tenho pessoas que não têm dinheiro até para pagar a factura da água porque têm os ordenados em atraso. Mas claro que quem está no Terreiro do Paço, e passa o tempo a fazer passeatas e a dizer asneiras destas…não conhecem a realidade do País. Quando o sr. primeiro-ministro disse que não há fome em Portugal, no Parlamento, eu saí da sala. Aquilo não é verdade. Castelo de Paiva está a 44 km do Porto e demora-se mais de uma hora a lá chegar. Com o IC35 vamos ficar a meia hora do Porto. Sou presidente há dez anos e não sei quantificar a importância desta via, tal é a sua dimensão. As acessibilidades fundamentais para o desenvolvimento do País. São urgentes para Castelo de Paiva.
É a favor da regionalização?
Claro, e não tenha dúvidas de que iríamos beneficiar e muito. Posso dizer que tive um pouco a regionalização quando se deu a queda da ponte. Chegava um ministro ou um secretário de Estado a Castelo de Paiva e perguntava o que era preciso fazer. É esta pré-primária? Íamos ao local, víamos, analisava-mos, a DREN dava o parecer e a obra aparecia. A regionalização é ter a capacidade de decisão próxima de quem está próximo das pessoas. Sou favorável a uma regionalização que não nos faça depender de sete distritos como eu dependo agora. Tudo o que seja reduzir para metade já era bom. Repare, para resolver um problema de estradas tenho de ir a Setúbal, agricultura tenho de ir Braga, Saúde vou a Coimbra, telefones tenho de ir a Penafiel, electricidade vou a Guimarães, Cultura é em Vila Real, CCDRN é no Porto, Governo Civil é em Aveiro, associação de pesca desportiva é no Porto, associação de futebol é em Aveiro…os nossos jovens de hóquei em patins levantam-se às seis da manhã de domingo para jogar às nove na Mealhada…como é que pode haver produtividade? Acima de tudo a regionalização iria trazer a proximidade. O eng. Mário Lino delegou os assuntos de Castelo de Paiva no secretário de Estado, este por sua vez delegou nos assessores.., mas o facto dos membros do Governo não conhecerem o terreno é transversal a todos os que por lá têm passado. O problema em Portugal é que as coisas andam desfasadas o tempo. Era importante ter o plano rodoviário nacional cumprido.
Vai recandidatar-se?
O partido quer, o meu julgamento não tem nada que ver com a câmara, portanto…

domingo, 1 de junho de 2008

Dia Mundial da Criança - Centenas de Crianças passaram pelo Pavilhão Municipal dos Desportos

Para comemorar o Dia Mundial da Criança a Câmara Municipal de Castelo de Paiva pos á disposição dos mais pequenos insulflaveis, desporto radical entre outras coisas. E foram muitos os que pelo Pavilhão Municipal dos Desportos lá passaram para se divertir



Tiro ao Arco






Matraquilhos Humano









Escorrega


Rappel





Fotos sobre concelho Castelo de Paiva