sábado, 18 de abril de 2009

Euromihões: "Jackpot" de 75 milhões de euros na próxima semana

Nenhum apostador acertou na chave completa do sorteio de ontem do Euromilhões, pelo que haverá um "jackpot" de 75 milhões de euros na próxima semana, anunciou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Nove jogadores vão receber, cada um, 417.239.66 euros do segundo prémio, enquanto outros 19, quatro dos quais portugueses, foram contemplados, cada um, com 56.086.98 euros do terceiro prémio.
A chave completa do Euromilhões foi: números 4 - 7 - 21 - 44 - 47 e estrelas 1 - 5.
Lusa

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Notícias sobre Cinfães

Contas de 2008 com saldo de 3 milhões de euros

A Câmara Municipal de Cinfães encerrou o ano de 2008 com um saldo total de 3.151.399,93 euros (somatório da Execução Orçamental, 3.080.229,76 euros; e das Operações de Tesouraria, 71.170,17 euros).

A Prestação de Contas do Município inclui ainda os seguintes valores:

Despesa
- Total: 12.326.402,75 euros (gastos Correntes, 7.149.990,19 euros; e de Capital, 5.176.412,56 euros).
- Operações de Tesouraria: 516.946,12 euros;
Receita
- Total do saldo da gerência do ano anterior: 3.153.297,84 euros (Execução Orçamental, 3.076.896,16 euros; e Operações de Tesouraria, 76.401,68 euros).
- Receitas Orçamentais (total de 12.329.736,35 euros):
Correntes: 8.363.376,20 euros;
de Capital: 3.962.613,91 euros;
Outras: 3.746,24 euros.
- Operações de Tesouraria: 511.714,61 euros.

Secretário de Estado do Desporto em Cinfães

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, vai deslocar-se ao Município, na próxima sexta-feira, dia 24, para presidir às cerimónias de inauguração dos Polidesportivos das freguesias de Espadanedo e de Tarouquela e do Mini-Campo Desportivo da Forca e da Rua Armando Costa, na vila de Cinfães.
Programa da visita:
14h30 - Recepção oficial nos Paços do Concelho;
15h00 - Inauguração da Rua Armando Costa e do Mini-Campo Desportivo da Forca (sede do Concelho);
16h00 - Inauguração do Polidesportivo de Tarouquela;
16h30 - Inauguração do Polidesportivo de Espadanedo;
17h00 – “Verde de Honra”.
Comemorações dos 35 anos do 25 de Abril
O 35º aniversário da Revolução de Abril será assinalado pela Câmara Municipal de Cinfães, no sábado de 25, a partir das 10h00.
Programa:
10h00: Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, com Salva de Morteiros e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira;
15h00: Concerto pela Banda Marcial de Cinfães, no Largo da Fonte dos Amores.
O programa da conferência a realizar amanhã, dia 18, na Casa da Cultura de Cinfães (15h00 - 17h00), foi alterado, passando a intitular-se “O desenvolvimento sustentável e as comunidades locais”.
A iniciativa, promovida pela Associação Cultural Serpa Pinto, terá como orador o administrador da Empresa Municipal Proviver (Vila Verde), Manuel Barros.


G.A.P.

Jogos Desportivos de Castelo de Paiva arrancam no dia 25 de Abril

Já é conhecido o programa oficial da Abertura dos Jogos Desportivos de Castelo de Paiva
PROGRAMA
Largo do Conde - Sobrado
14H00
Recepção à Banda Musical de Fornos na CM
Actuação da Banda junto à Igreja Matriz de Sobrado
Actuação conjunta das 3 Bandas do Concelho
Desfile das Associações e Fanfarra dos BV Castelo de Paiva
Atletismo – Participação das crianças do concelho.
Concerto das Bandas de Música de Bairros e Pejão
Org- Câmara Municipal de Castelo de Paiva

ABERTURA OFICIAL
25 de Abril 2009

Entre-os-Rios: Governo analisará protesto dos familiares das vítimas logo que tenha documentação

Lisboa, 16 Abr (Lusa) - O ministro da Justiça afirmou hoje que o protesto dos familiares das vítimas da tragédia de Entre-os-Rios contra o pagamento de meio milhão de euros de custas judiciais será analisado logo que o Governo possua essa documentação. A posição de Alberto Costa foi transmitida em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros. Na quarta-feira, familiares das vítimas da tragédia de Entre-os-Rios anunciaram que vão pedir a intervenção do Presidente da República e do Governo para serem libertados do pagamento de meio milhão de euros de custas no processo-crime relativo à queda da ponte. "Nas cartas, vamos denunciar a situação e pedir a isenção de custas", referiu à agência Lusa o presidente da Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios (AFVTE-R), Horácio Moreira. Segundo o ministro da Justiça, "o Governo está à espera dessa documentação", garantindo que "será examinada logo que chegue ao Ministério da Justiça". Questionado sobre a possibilidade de os familiares das vítimas da tragédia de Entre-os-Rios não pagarem essas custas judiciais, Alberto Costa deu a seguinte resposta:"Vamos examinar essa documentação e o pedido. Depois decidiremos", referiu. A antiga Ponte Hintze Ribeiro caiu a 04 de Março de 2001, provocando a morte de 59 pessoas, que seguiam a bordo de um autocarro e dois veículos particulares. Mais de cinco anos depois, em Outubro de 2006, o Tribunal de Castelo de Paiva determinou a absolvição de quatro engenheiros da ex-Junta Autónoma de Estradas (JAE) e de outros dois de uma empresa projectista, que o Ministério Público responsabilizava pela queda daquela travessia sobre o Douro. Os seis técnicos estavam acusados dos crimes de negligência e violação das regras técnicas, mas o tribunal entendeu que na altura das inspecções realizadas pela ex-JAE à ponte não havia ainda regras técnicas que enquadrassem a actuação dos peritos. "Facilmente se conclui que os arguidos não praticaram os crimes de que vinham acusados, impondo-se a sua absolvição", sentenciou o colectivo de juízes.

PMF/JGJ.

Lusa/fim

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CM DE CASTELO DE PAIVA assinala o Dia Internacional Monumentos e Sítios 2009

No âmbito da Rota do Românico
CM de Castelo de Paiva assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade. Neste sentido, a CM de Castelo de Paiva vai promover amanhã, dia 17, sexta-feira, pelas 21h30m, um debate subordinado ao tema “Património e Ciência”, que terá lugar nas instalações da Biblioteca Municipal, e que conta com figuras de renome no panorama nacional, debate esse que abre as actividades de comemoração da efeméride.O programa completo das actividades orientadas para este fim-de-semana, ao nível da Rota do Românico, segue em anexo.
CO/GIRP

Assembleia Municipal de Paredes, reune dia 14 de Abril

Vai decorrer no próximo dia 14 deste mês pelas 14h30, nas instalações de A CELER, em Rebordosa a SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL com a seguinte ordem de trabalhos:

Período de “ANTES DA ORDEM DO DIA”

Eleição do Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Municipal

Apreciação e aprovação da acta da Sessão Ordinária de 2009/03/06

Período da “ORDEM DO DIA”

1-Pedido de interrupção da suspensão do mandato do Senhor deputado Cristiano Manuel Soares Ribeiro

2-Relatório de Actividades Municipais e Situação Financeira do Município

3-Documentos de Prestação de Contas do Município de Paredes – Ano 2008

3.a) C&R Ribas Pacheco – Parecer do Revisor Oficial de Contas

4-Modificação ao Orçamento – ano 2009 – 3ª revisão ao Orçamento da Receita, Despesa e PPI

5- Alteração ao Regulamento de Ocupação do Espaço Público, Mobiliário Urbano e Publicidade no Concelho de Paredes

6-Associação de Municípios do Vale do Sousa – Adaptação dos Estatutos

7- Postura de Sinalização Vertical na Rua do Monte da Passagem e Rua Monte da Estação e de Sinalização Vertical e Horizontal na Rua Elias Moreira Neto – Castelões de Cepeda

8-Sinalização Vertical de Via Pública sem saída e Respectivas Posturas Escritas na Travessa Aldeia de Cima – Cete

9-Sinalização Vertical na Rua José Ribeiro da Silva – Cristelo

10-Sinalização Vertical e Horizontal e Respectivas Posturas Escritas na Rua Albano Amaral, Rua de Santa Marta e Arruamento Designado como L1 e Sinalização Vertical e Posturas Escritas na Rua da Torre – Lordelo

11-Colocação da Passadeira na Escola de Vila – Sinalização Vertical de Sentido Único na Rua de Castro Araújo e Sinalização Vertical de Estacionamento Proibido a Automóveis de Mercadorias no Arruamento Interior do Edifício “Quinta da Batalha” – Lordelo

12-Sinalização Horizontal na Rua Nova Via e Sinalização Vertical na Rua da Alegria na Freguesia de Rebordosa.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Feira da Saúde de Paredes - 24, 25 e 26 de Abril


A Feira da Saúde de Paredes é um evento anual, aberto à população, promovido pelo Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Paredes, pelo quarto ano consecutivo e irá realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de Abril, no Parque José Guilherme, entre as 10h às 18 horas. Cada entidade participante possui uma tenda ou unidade móvel. Nestes espaços serão efectuados diversos rastreios gratuitos, desde medição de tensão arterial, colesterol, glicemia, oftalmologia, avaliação do estado nutricional, auditivo, densitometria, espirometrias, HIV, podologia, saúde oral, avaliação da condição física, entre outros.

Vão estar presentes na feira várias associações:


Academia Boa Forma
Academia de Dança do Vale do Sousa
Acústica Médica
Altis Clube de Paredes
ANEM – Associação Nacional de Esclerose Múltipla
ANF – Farmácias do Concelho de Paredes
ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social
Associação Empresarial de Paredes
Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo
Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação Local de Paredes
Associação Portuguesa de Dietistas
Associação Portuguesa de Doentes da Próstata
Associação Portuguesa de Osteoporose
Bombeiros Voluntários de Paredes, Baltar, Cete, Lordelo, Rebordosa
Centro de Histocompatibilidade do Norte
Centro de Saúde Paredes - Rebordosa
Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE
Centro Social de Cete
Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH / Sida do Porto
CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL
Chill Out
Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleos da Sobreira e Vilela
Danu’s Vida
Fit In
Freemotion
Fundação Fernando de Pádua
Gandra Fit
Hospital da Misericórdia de Paredes
Ideal Korpus
IDT - Instituto da Droga e Toxicodependência – CRI Porto Oriental
INEM – Delegação Norte
Instituto Português do Sangue - Centro Regional de Sangue do Porto
Liga Portuguesa Contra o Cancro – N.R.Norte
Mama Mater - Pelo Direito à Amamentação
Município de Paredes - Ambiente
Município de Paredes – Desporto
Myos - Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica
ONDR – Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (25 e 26/04)
Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras
Veolia Água - Águas de Paredes


Programa da Feira:


24 de Abril
09h30 > Recepção às entidades convidadas
10h00 > Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho
* Apresentação Pública do Estudo do Perfil de Saúde do Concelho de Paredes, elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa
* Visita Oficial à IV Feira da Saúde
09h30 - 18h00 > Actividade Física e Desportiva para Crianças
09h30-17h00> Jogos Tradicionais
09h30-17h00> Jogos de Andebol
10h00-18h00> Badmington - Altis Clube de Paredes
10h00-18h00> Xadrez e Damas – Altis Clube de Paredes
10h00> Dance Kids - Fit In
10h30> Dance Kids - Ideal Korpus
11h30> Capoeira - Fit In
15h30> Free Dance – Freemotion
16h00> Fun Kids – Ideal korpus
16h30> Dança Jazz - Academia de Dança do Vale do Sousa
09h30 – 12h00> Actividade Física e Desportiva para Seniores
09h30> Yoga – Ideal Korpus
11h00 – 12h00> Sensitive – Chill Ball, Pilates e Ginástica Adaptada - Chill Out
10h30> Jogo da Alimentação Saudável – “A brincar e a jogar, descobre como te alimentar”
- Projecto de “Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” pela Juventude Cruz Vermelha Portuguesa
11h00> Teatro “Um dia na Feira dos Alimentos”
– Pelo Grupo de Alunos da EB1 Lourosa – Mouriz – coordenação dos alunos de Enfermagem da ESSVS - CESPU com o apoio do Serviço de Saúde Pública de Paredes
14h30> COPOS – “Quem decide és tu.”
- Projecto de parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto da Droga e Toxicodependência e a Direcção Geral da Saúde.
15h00> Jogo da Alimentação Saudável – “A brincar e a jogar, descobre como te alimentar”
- Projecto de “Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” pela Juventude Cruz Vermelha Portuguesa
16h00> COPOS – “Quem decide és tu.”
- Projecto de parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto da Droga e Toxicodependência e a Direcção Geral da Saúde.
16h00> Teatro “Um dia na Feira dos Alimentos”
– Pelo Grupo de Alunos da EB1 Lourosa – Mouriz – coordenação dos alunos de Enfermagem da ESSVS - CESPU com o apoio do Serviço de Saúde Pública de Paredes.
10h00 - 18h00 > Insufláveis e Animação de Rua
21h00> “Fátima a Pé – O Pé do Peregrino “ – Sessão de Esclarecimento sobre Cuidados Preventivos – Casa da Cultura de Paredes
– Pelo Departamento de Podologia da ESSVS- CESPU

25 de Abril

10h00 – 18h00> Actividade Física e Desportiva para todos
10h00 - 17h00 > Street Basket - Altis Clube de Paredes
10h00 - 18h00 > Xadrez - Altis Clube de Paredes
10h00> Ballet – Pelouro do Desporto
10h30> Hip Hop – Ideal Korpus
11h15> Pilates – Academia Boa Forma
11h45> Total Training – Chill Out
15h00 > Body Combat – Freemotion
15h30> Hip Hop - Danu’s Vida
16h00> Jump – Gandra Fit
16h30> Step – Academia Boa Forma
17h00> Danças de Salão – Pelouro do Desporto
17h30> Danças Modernas – Pelouro do Desporto
17h00> Basquetebol em Cadeiras de Rodas
– Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação de Paredes
10h00 - 18h00 > Insufláveis e Animação de Rua
26 de Abril

09h30 – 18h00> Actividade Física e Desportiva
09h30 – 12h30> Bike Mania* (Aula aberta para todos)
10h00 – 12h00> “Cãominhada” - Altis Clube de Paredes
15h00 – 18h00> Exibição de Fitness*
* Pelos Ginásios: Academia de Dança do Vale do Sousa, Freemotion, Chill Out, Fit In, Gandra Fit, Centro Social de Cete, Academia Boa Forma e Ideal Korpus.
15h00> Simulacro de Incêndio no Edifício da Câmara Municipal de Paredes:
- Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Paredes
- INEM - Delegação Norte
- Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleos de Sobreira e de Vilela
10h00 - 18h00 > Insufláveis e Animação de Rua

terça-feira, 14 de abril de 2009

BIKE TOUR VILAS


Executivo da Câmara Municipal de Paredes, reune na próxima quarta feira

O executivo da Câmara Municipal de Paredes vai reunir na próxima quarta feira (15) com a seguinte ordem de trabalhos:



Aviso aos Cidadãos Eleitores

Segundo uma nota de imprensa do Partido Socialista dá conta que :


As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento. Deste modo: · Os cidadãos portadores de Cartão do Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão. Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade. Os jovens de 17 anos foram igualmente incritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos. De modo a certificar-se do seu n.º de eleitor, bem como a freguesia onde vota poderá utilizar os seguintes meios:


Consultar via internet em: http://www.recenseamento.mai.gov.pt/


Enviar uma SMS para 3838.


Informar-se na respectiva Junta de Freguesia


A nossa Candidatura estará à sua disposição para qualquer esclarecimento.


José Carvalho

Equipa de basquetebol do FCP está hoje em Castelo de Paiva para promover o 2º Campus de Férias Desportivas


A equipa de basquetebol profissional do FC do Porto, esteve esta manhã no concelho, no espaço da Escola Secundária local, numa deslocação orientada para promover e divulgar o 2º Campus Basquetebol / Castelo de Paiva, uma iniciativa que foi um sucesso no ano passado e que este ano está agendada para a semana de 19 a 26 de Julho,
prevendo acolher mais de 80 jovens oriundos de várias regiões do país. A iniciativa, mais do que uma jornada de férias desportivas, tem em vista a promoção e desenvolvimento no concelho, da modalidade de basquetebol, enquanto actividade desportiva de referência e a realização deste “ Campus “ de Férias de Basquetebol foi o principal objectivo da parceria que foi estabelecida no ano transacto, entre o FC do Porto, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Agrupamento Vertical de Escolas, constituindo um excelente argumento para a dinamização que se deseja da modalidade em Castelo de Paiva.Durante a realização desta jornada de férias e de informação sobre o basquetebol, procurar-se-á promover diversas actividades, como o trabalho técnico, jogos e concursos, jogos tradicionais, actividades de exploração da natureza e visitas culturais e turísticas ao concelho.O clube nortenho disponibiliza um “ staff “ com treinadores e monitores especializados na modalidade e um fisioterapeuta de apoio ao Campus de Férias de Basquetebol, bem como atribuirá diplomas a todos os participantes.O edil paivense Paulo Teixeira, congratula-se com a realização desta nova edição do Campus de Férias em Castelo de Paiva, realçando a importância desta proposta do FC do Porto e da autarquia local para as férias escolares, onde se proporciona o ensino do basquetebol ao mais alto nível, evidenciando ainda, que esta acção potencia momentos únicos de salutar convivência aos jovens participantes, numa harmonia total entre o desporto e a natureza, entre o corpo e a mente.

GIRP

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Km Jovem e Campeonato das Beiras e Distrital de 10.000m


Decorreu no sábado passado(dia 11), no centro de estágios do Luso, uma reunião de atletismo que integrava um conjunto alargado de provas e que supostamente seria Campeonato das Beiras. E supostamente porquê?

Do agrupamento, donde constam as associações de Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Castelo Branco e Guarda, apenas Leiria (5 equipas e 16 atletas), Coimbra (2 equipas e 4 atletas), Viseu (uma equipa e 3 atletas) e Aveiro (27 equipas e 221 atletas) se fizeram representar. Os quadros associativos que não simpatizam, por aí além, com provas de estrada e montanha, têm que fazer mais pela sua menina dos olhos pois, se não fosse a boa adesão dos clubes de Aveiro, a reunião teria significado confrangedor.

As duas equipas de Castelo de Paiva marcaram presença, o Grupo Desportivo com 6 atletas e a A.D. Clark com 5, e pode dizer-se que de forma positiva uma vez que tivemos quatro atletas no pódio, o que se torna relevante já que o atletismo paivense não tem espaços de treino para a pista.

Bruno Vieira segundo no Km Jovem em Iniciados, Joana Mendes terceira na mesma distância mas no escalão Juvenil, Patrícia Monteiro medalha equivalente à prata nos 10000m das Beiras e Amélia Vieira com a de bronze na mesma distância, deixaram antever que mais rotinados e com melhores níveis de confiança serão uma mais valia para o desporto de Castelo de Paiva e a certeza que o atletismo tem futuro nesta região. Os responsáveis pelos dois clubes viram desta forma o certame:Adélia Tavares (Clark): “Estamos satisfeitos, a pista do Luso, obriga-nos a um grande esforço físico e financeiro, isso desfavorece-nos mas olhando para os resultados temos de considerar positivo o trabalho que desenvolvemos, pois como é sabido treinamos sem pista.”Manuel Vieira (Grupo Desportivo): “Como atestam os resultados que temos vindo a conseguir estamos com um naipe de atletas fabulosos, empenhados, dignos e cada vez mais apaixonados pelos valores da terra e do clube que representam. É pena, e referindo-me concretamente a esta reunião, que não seja encontrada a fórmula certa, que conduza a que os interesses sejam recíprocos entre órgãos associativos, técnicos, juízes e clubes.”

ResultadosKm Jovem

Ana Pinto (Clark) – 18ª Iniciada

Bruno Vieira (GDCCP) – 2º Iniciado

Joana Mendes (Clark) – 3ª Juvenil

Andreia Teixeira (Clark) – 12ª Juvenil

Rafael Lopes – 10º Juvenil

10.000m

2ªPatrícia Monteiro (Clark)

3ªAmélia Vieira (GDCCP)

8ºAdélia Tavares (Clark)

9ªNuno Sousa

10ºVítor Barbosa

15ºAntónio Moreira

Gonçalo Rocha presente no 12.º Aniversário da Associação de Jovens Sol Nascente de St.º Ildefonso

A convite da Associação de Jovens Sol Nascente de St.º Ildefonso - da Vila de Raiva, Gonçalo Rocha, esteve presente, durante a tarde deste Sábado, no 12.º Aniversário daquela Associação. Numa iniciativa muito participada e festiva, Gonçalo Rocha, na sua intervenção, agradeceu o convite e a forma muito simpática como foi recebido e deu os parabéns à Associação, felicitando os seus Dirigentes e Associados. O Candidato Socialista à Câmara Municipal destacou ainda "a grande dinâmica e sucesso desta Colectividade."
O Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Castelo de Paiva, 12 de Abril de 2009.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva