quinta-feira, 12 de março de 2009

Parceiros Europeus do Programa Leonardo da Vinci estiveram hoje em Castelo de Paiva

No âmbito das iniciativas da ADRIMAG
Programa Leonardo da Vinci trouxe parceiros europeus a Castelo de Paiva
No âmbito das parcerias internacionais promovidas pela ADRIMAG e, consequentemente, pelos municípios da sua área de intervenção, o município de Castelo de Paiva recebeu hoje a visita dos parceiros internacionais participantes no Programa Leonardo Da Vinci. Trata-se de um Programa da União Europeia que atende às necessidades de ensino e formação profissional das pessoas presentes no mercado de trabalho, bem como às necessidades dos estabelecimentos e organizações que fornecem esse ensino e formação.Com esta visita, que teve como ponto alto uma deslocação ao CACE – Centro de Apoio à Criação de Empresas, instalado na antiga fábrica CJ. Clark, os parceiros intervenientes tomaram contacto com a realidade concelhia, de forma a encontrar soluções que promovam, por um lado, o desenvolvimento pessoal da população, bem como a sua empregabilidade e participação no mercado de trabalho europeu.” Pretende-se, assim, melhorar e aumentar, em toda a Europa, a mobilidade dos participantes na educação e formação profissionais iniciais e na formação contínua, de modo a aumentar o número de estágios em empresas para pelo menos 80 000 por ano até ao final de 2013, bem como melhorar e aumentar a cooperação entre estabelecimentos ou organismos que oferecem oportunidades de aprendizagem, empresas e parceiros sociais em toda a Europa”. COliveira - GICMCP

Um olhar sobre Cinfães

À volta dos livros na Fonte dos Amores
O Largo da Fonte dos Amores, na vila de Cinfães, vai receber a “LerLândia – Viagem ao mundo dos livros”. Uma quinzena de leitura, entre 17 a 27 de Março, com actividades diárias (consultar programa em anexo), entre as quais a realização de feira do livro e de exposições; apresentação de espectáculos teatrais por alunos das escolas do concelho e por companhias profissionais e amadoras; dramatizações de histórias lidas; e encontro com a escritora Ana Saldanha.
A Quinzena da Leitura de Cinfães, proposta pelos serviços da Biblioteca Municipal, tem um orçamento de cerca de 8 mil euros. A iniciativa insere-se no programa Páscoa Cinfães 2009, a decorrer entre os meses de Março e Maio.
Páscoa Cinfães 2009
Nova exposição no Museu
A inauguração da exposição “Adereços do Desfile de Carnaval – Serpa Pinto” será a primeira realização do programa Páscoa Cinfães 2009, cujas actividades decorrerão durante Março, Abril e Maio. A exposição irá ser inaugurada amanhã, dia 13, pelas 14h30, no Museu Serpa Pinto,
Visitas de estudo nos Dias da Floresta e da Água
Ainda no âmbito do Páscoa Cinfães 2009, cerca de 40 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos Verticais de Escolas de Cinfães e de Souselo vão participar em visitas de estudo ao Centro de Educação Ambiental da Águas do Douro e Paiva, em Lever (Vila Nova de Gaia), e à Barragem de Carrapatelo, na freguesia de S. Cristóvão de Nogueira.
As visitas enquadram-se nas comemorações dos Dias Mundiais da Floresta (21 de Março) e da Água (22 de Março).Os alunos de Souselo visitarão a Barragem de Carrapatelo, no dia 16; e os alunos de Cinfães irão visitar o Centro de Educação Ambiental, a 19 de Março.
Subsídios para a formação desportiva
Os escalões de formação das associações desportivas do concelho de Cinfães vão receber entre 2 mil e 5 mil euros, em subsídios da Autarquia. O apoio será concedido aos clubes participantes em campeonatos distritais de futebol, na presente época 2008/2009.
O montante a atribuir varia consoante o escalão de formação (Juniores A, B e C, Infantis e Escolas) e a classificação obtida nas respectivas competições.
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou, ainda, atribuir um prémio de subida à competição nacional no valor de 2500 euros.

Escola Municipal de Andebol joga no sábado
A Escola Municipal de Andebol de Cinfães vai jogar com a equipa de Moimenta da Beira, no próximo sábado, dia 14, no Pavilhão Gimnodesportivo Armando Costa. O jogo tem início às 10h30. Antes, às 9h30, jogam as equipas de Tarouca e de Lamego; e mais tarde, às 11h30, decorrerá o jogo entre Resende e Penedono B.
Tendo em conta a importância das novas tecnologias de informação e da amplitude das novas redes informáticas, aliadas a uma utilização cada vez mais valorizada no espaço escolar, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva está a oferecer, a todos os alunos do concelho, do 1º Ciclo do Ensino Básico uma PEN Drive de 1GB. A distribuição deste acessório informático começou ontem pelas escolas do concelho e decorre até à próxima semana, num périplo em que participará o Presidente Paulo Teixeira, o Vereador da Educação, Manuel Rocha, os Presidentes de Junta de Freguesia respectivos e as responsáveis pelos Agrupamentos Escolares de Castelo de Paiva / Sobrado e do Couto Mineiro do Pejão.O gesto da autarquia paivense já mereceu elogios, até porque as crianças que frequentam as escolas cada vez mais dependem da informática e da rede da Internet para alcançar o desejado sucesso escolar. Na mensagem que deixou aos alunos, o edil paivense sublinha a importância desta oferta, “ como uma forma de melhorar a vida escolar “. Ontem foram contemplados os alunos das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da freguesia de Real e Nº 1 de Sobrado, enquanto hoje a distribuição abrangeu as Escolas das freguesias de Bairros e Fornos. Amanhã os autarcas visitam as escolas da freguesia de Santa Maria de Sardoura, seguindo-se depois as escolas da Freguesia de S. Martinho, e na Sexta – Feira os alunos da Nº 2 de Sobrado.Na próxima semana, nos dias 16 e 17, serão visitadas as escolas do Agrupamento do Couto Mineiro do Pejão, que engloba os alunos das freguesias de Paraíso, Raiva e Pedorido.

GIRP/COliveira

Candidatura a Gabinete de Inserção Profissional e adjudicação

A Câmara Municipal de Cinfães apresentou candidatura ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a criação de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP) no Município. O objectivo é “apoiar os jovens e adultos desempregados” na “definição ou desenvolvimento de um processo de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em cooperação” com o Centro de Emprego de Lamego.
Segundo o IEFP, entre outras competências, o GIP poderá prestar “informação profissional para jovens e adultos desempregados”; apoiar a “procura activa de emprego”; proceder ao “acompanhamento personalizado dos dempregados em fase de inserção ou reinserção profissional”; captar “ofertas de entidades empregadoras”; divulgar “ofertas de emprego e actividades de colocação”; encaminhar os inscritos “para ofertas de qualificação”; e realizar “controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego”.
Investimento em plataformas digitais
A Câmara Municipal de Cinfães adjudicou a aquisição de uma plataforma de gestão documental, gestão de processos e de contra-ordenações e base de dados Oracle à empresa ANO – Sistemas de Informática e Serviços, Lda..
O fornecimento, no âmbito do projecto Cinfães Digital XXI, foi adjudicado por 72.500 euros.
GAP

quarta-feira, 11 de março de 2009

Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva recebeu Marcelo Pinho, do MMS

Marcelo Pinho, Vice-Presidente da Comissão Política e Responsável Regional do MMS - Movimento Mérito e Sociedade, no Distrito de Aveiro foi recebido hoje, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira. A exemplo do que já aconteceu em outras autarquias do distrito, esta audiência foi pedida por Marcelo Pinho no sentido de conhecer melhor as potencialidades, as dificuldades e os projectos de âmbito distrital/nacional no concelho de Castelo de Paiva Na reunião entre Paulo Teixeira e Marcelo Pinho abordaram-se temas de política nacional, as novas vias de comunicação que continuam a ser reclamadas para Castelo de Paiva, nomeadamente o IC35 que ligará Penafiel a Mansores (Arouca), passando por Castelo de Paiva, e a conclusão da Variante à EN 222 em direcção a Santa Maria da Feira, as finanças locais, os projectos intermunicipais e outros assuntos da actividade autárquica.Marcelo Pinho realçou a abertura e disponibilidade do Presidente da Câmara de Castelo de Paiva para esta troca de ideias e agradeceu o facto de ser bem recebido na autarquia paivense. Recorde-se que o MMS é um partido novo, com novas pessoas, que está a encontrar o reconhecimento e a mobilização necessária para contribuir para dar um novo impulso a Portugal e Marcelo Pinho fez questão de insistir na tónica de que “ é necessário deixar de confundir as lutas partidárias com as lutas pelas causas da nossa região, para podemos fazer mais pelas pessoas e por Portugal”.

GIRP/COliveira

Ruas em terra batida em Aguiar de Sousa perto do fim

O Executivo Municipal visitou, recentemente a freguesia de Aguiar de Sousa.

Nesta altura, teve oportunidade de apresentar ao Executivo da Junta de Freguesia local, bem como à população, o projecto da capela mortuária, para a qual será aberto concurso público no próximo mês e que ficará localizada nas antigas instalações da Junta de Freguesia.
O Presidente da Junta local congratulou-se com a boa nova e por aquele equipamento ficar localizado muito próximo do cemitério.
O Executivo de Celso Ferreira teve, ainda, oportunidade de inaugurar algumas ruas que foram pavimentadas com betuminoso, no Lugar de Aguiar, Sarnada e Alvre.
Importa referir que apenas faltam pavimentar meia dúzia de ruas naquela freguesia para pôr termo às ruas em terra batida naquela localidade.
Na totalidade serão investidos cerca de 450 mil euros na pavimentação das ruas em Aguiar de Sousa.
O Presidente da Câmara Municipal, Celso Ferreira, lembrou que não há mais nenhuma freguesia no concelho que tenha tanto investimento em pavimentação de ruas, como a de Aguiar de Sousa. “É um factor fundamental para que as pessoas tenham conforto e qualidade de vida”, sustentou.
Para além deste investimento, que o autarca considera ser o maior de sempre realizado naquela freguesia, anunciou à população de Aguiar de Sousa que o Parque de Campismo vai, finalmente, avançar naquela localidade.
GICMP

terça-feira, 10 de março de 2009

Paredes garante o Play-Off em Pólo Aquático

A duas jornadas do final da fase regular do campeonato, o Paredes garante o play-off. Além da vitória diante do rival Cdup, a equipa do Vale do Sousa beneficiou ainda da derrota da Amadora em Guimarães, isolando-se no 3º lugar. Desta forma, o Paredes passa a depender apenas de si para conseguir já nesta fase uma participação nas competições europeias da próxima temporada.
Do jogo desta jornada, apesar de uma vitória natural, o equilíbrio verificado ao longo de praticamente todo o desafio, foi de certa forma inesperado. Isto porque, a equipa paredense vinha duma série de vitórias inequívocas e folgadas diante de adversários fortes e o Cdup apresentava-se em Recarei, sem dois dos seus principais jogadores.
Conforme se pode verificar nos parciais o Paredes apenas ganhou vantagem no último período: 2-1, 3-4, 3-2 e 5-1. Marcaram para o Paredes: Ricardo Sousa (5), António Cerqueira (5), Vítor Oliveira (2) e Hugo Mota (1).
De destacar ainda a presença de Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes e que fez questão de apoiar pessoalmente a equipa da sua cidade, neste desafio importante.
Faltam agora jogar os encontros contra CPN em Ermesinde e Belenenses, para fechar a fase regular do campeonato em Recarei.
GICMP

segunda-feira, 9 de março de 2009

Inauguração da Sala Snoezelen, na EB1/JI da Redonda Madalena - 12 de Março

No próximo dia 12 de Março, pelas 15h00, será inaugurada a primeira sala Snoezelen do concelho, na unidade de apoio a alunos com multideficiência da UAAM da E.B.1/JI de Redonda Madalena. A sala de Snoezelen é uma sala multi-sensorial que tem como objectivo a estimulação sensorial visando a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.O conceito da sala de Snoezelen proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.O ambiente multisensorial permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos.Refira-se que o investimento para a instalação da sala foi da inteira responsabilidade do Município.
GICMP

Universidade Sénior de Castelo de Paiva arrancou hoje na Biblioteca Municipal

CM é a entidade promotora deste projecto cultural
Universidade Sénior arrancou hoje na Biblioteca de Castelo de Paiva


Arrancou hoje no Auditório da Biblioteca Municipal, com a realização da sessão de abertura, a Universidade Sénior de Castelo de Paiva, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, no âmbito da Rede Social, e que tem como entidade parceira o Centrum F – Centro Solidariedade Social de Fornos, a entidade executora deste projecto cultural. Para além da presença do presidente da Direcção da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, José Artur Espanha, ao lado do presidente Paulo Teixeira e do Vereador Manuel Rocha, estiveram na mesa de honra, a Coordenadora da Universidade Sénior, Profª António Canhoto e a representante da IPSS – Centrum F, Carla Moreira. Segundo o Vereador Manuel Rocha, do Pelouro da Cultura da edilidade paivense, os principais objectivos da Universidade Sénior de Castelo de Paiva estão orientados para, dentro do âmbito das suas actividades: a) Oferecer aos alunos, um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às suas idades, para que possam viver de acordo a sua personalidade e a sua relação social;b) Proporcionar aos alunos a frequência de aulas e cursos onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, valorizados e ampliados;c) Desenvolver actividades promovidas para e pelos alunos;d) Criar espaços de encontro na comunidade que se tornem incentivos e estímulos a um são espírito de convivência e de solidariedade humana e social;e) Divulgar e preservar a nossa história, cultura, tradições e valores;f) Fomentar e apoiar o voluntariado social:g) Desenvolver acções de formação social, pessoal e profissional para toda a comunidade. As aulas serão ministradas em diversos locais, como a Biblioteca Municipal e no Espaço Internet, no Pavilhão dos Desportos e Piscina Municipal, relativamente ás modalidades de ginástica e hidroginástica.Orientadas para maiores de 50 anos, as inscrições para a Universidade Sénior de Castelo de Paiva continuam abertas e, no momento, apresenta mais de 4 dezenas de inscritos, sendo que existem vários professores disponíveis para colaborar voluntariamente neste aliciante projecto cultural, que está a despertar grande entusiasmo em Castelo de Paiva.A edilidade paivense está a incentivar a iniciativa e o presidente Paulo Teixeira realçou, na cerimónia de abertura hoje realizada, a importância desta acção, evidenciando o interesse que o programa tem para o concelho e a valorização que potencia para os participantes.

GIRP/Carlos Oliveira

CM de Castelo de Paiva vai oferecer PEN's DRIVE a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Edil vai passar em todas as escolas do concelho
Câmara Municipal de Castelo de Paivavai oferecer PEN’s ao alunos do 1º Ciclo·
Universidade Sénior arranca hoje na Biblioteca Municipal Tendo em conta a importância das novas tecnologias de informação e da amplitude das novas redes informáticas, aliadas a uma utilização cada vez mais valorizada no espaço escolar, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai oferecer, a todos os alunos do concelho, do 1º Ciclo do Ensino Básico uma PEN Drive de 1GB. A distribuição deste acessório informático começa hoje pelas escolas do concelho e decorre até à próxima semana, num périplo em que participará o Presidente Paulo Teixeira, o Vereador da Educação, Manuel Rocha, os Presidentes de Junta de Freguesia respectivos e as responsáveis pelos Agrupamentos Escolares de Castelo de Paiva / Sobrado e do Couto Mineiro do Pejão.O gesto da autarquia paivense já mereceu elogios, até porque as crianças que frequentam as escolas cada vez mais dependem da informática e da rede da Internet para alcançar o desejado sucesso escolar. Na mensagem que deixou ao alunos, o edil paivense sublinha a importância desta oferta, “ como uma forma de melhorar a vida escolar “. Hoje serão contemplados os alunos das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico das freguesia de Real e Sobrado, numa acção que antecede a sessão de abertura da Universidade Sénior, a ter lugar pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva.Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, no âmbito da Rede Social, tendo uma parceria com o Centrum f – Centro Solidariedade Social de Fornos, como entidade executora, estando agendada a presença do presidente da Direcção da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, José Artur Espanha, ao lado de Paulo Teixeira e Manuel Rocha.
GIRP/COliveira

Equipas de Castelo de Paiva com sortes diferentes


Numa jornada marcada pela violência - Real, Vila Verde e Casa do Povo da Raiva perderam e assim cairam na tabela classificativa.


Vila Cova do Perrinho 2 - Folgoso 4.


A sétima jornada do campeonato do INATEL de Aveiro não foi nada favorável a algumas equipas do concelho de Castelo de Paiva. Apenas Paraíso e Folgoso venceram. Este ultimo, fora de portas frente ao Perrinho próximo adversário da C.P. Raiva. Quanto a este encontro, os de Folgoso não tiveram em nada a vida facilitada na sua deslocação a Oliveira de Azemeis. Cedo o Folgoso inaugurou o marcador, estavam decorridos 10 minutos de jogo. Mas a formação do Perrinho 5 minutos depois chegõu ao empate. Os homens de Folgoso nunca baixaram os braços . Com garra e determinação lá conseguiram voltar a marcar e passar novamente para a frente do marcador.
Na segunda parte, o terreno de jogo parecia inclinado para as bandas do Perrinho, fruto do péssimo trabalho do árbitro da partida que em abono de verdade fez uma péssima arbitragem mas que em nada admira as gentes de Paiva que têm revelado certo descontentamento quanto á arbitragem de Aveiro. Mas de nada valeu ao Perrinho a grande ajuda do árbitro , nem mesmo a vergonhosa expulsão de Joel, numa decisão hipócrita do juiz da partida.
Lutando contra todas as adversidades, a humildade e o ignorar de varias situações alheias as leis do jogo, o Folgoso encontrou aqui a grande arma de defesa para vencer a partida, 2-4.
Resultado final tão justo como merecido.

Paraíso vence o Real…
O Paraíso ao vencer o Real subiu na tabela classificativa.
Uma jornada, favorável à formação residente em Pejão que vence de forma expressiva a formação de Carlos Castro, enquanto que a Raiva volta a comprometer a sua tarefa frente ao Milheiros de Poiares por um resultado tangencial de, 1-0. Com este resultado negatrivo para o antepenúltimo posto depois de ter estado nos lugares cimeiros.
Por sua vez o Vila Verde ao ser derrotado frente ao Juat por duas bolas a uma, parece ter perdido o norte e cai para a 5ª posição cedendo o anterior lugar para a equipa de Milheiros.

Violência…
Quando se diz de forma injusta que a indisciplina esteve presente no encontro Arrifana vs Paraíso, atribuindo este acto á formação de Castelo de Paiva deveria haver uma certa atenção e mesmo cuidado por parte de pessoas com responsabilidade directiva quanto a certas afirmações e que tive a oportunidade de transcrever. Que dizer do encontro entre o Real da Praça vs Arrifana, onde o final da partida mais parecia uma luta de galos? Vamos estar atentos e ver o resultado quanto ás sanções disciplinares a aplicar em relação a este encontro.
RESULTADOS DA VII JORNADA
PARAISO - REAL 3-1
REAL da PRAÇA - ARRIFANA 1-2
MILHEIROS - RAIVA 1-0
PERRINHO - FOLGOSO 2-4
VALE - MOZELOS 2-1
JUAT – VILA VERDE 2-1
CLASSIFICAÇÃO APOS A 7ªJORNADA
VALE – 0
ARRIFANA – 3
MILHEIROS – 9
PARAISO -11
VILA VERDE - 12
MOZELOS – 12
REAL da PRAÇA – 12
FOLGOSO – 13
JUAT – 13
RAIVA – 14
REAL -15
PERRINHO – 17
PROXIMA JORNADA
FOLGOSO - VALE
RAIVA – PERRINHO
ARRIFANA – MILHEIROS
PARAISO – REAL da PRAÇA
REAL – VILA VERDE
MOZELOS - JUAT
António Pinto

JOSE ANTÓNIO ROCHA VENCE PROCESSO JUDICIAL A LOPES DE ALMEIDA - PS CONGRATULA-SE COM A DECISÃO






O Tribunal da Relação do Porto considerou procedente o recurso que o Socialista, José António Rocha, apresentou no processo 154/05.0TACPV, sobre a sentença proferida em 11.06.2008 no Tribunal Judicial de Castelo de Paiva.O Partido Socialista congratula-se com esta importante decisão, que repõe a verdade, a justiça, e dá uma importante lição a todos aqueles que tentam impedir e amedrontar a opinião livre e diferente. Alguns, agora e ao contrário do que disseram há uns meses atrás, poderão considerar uma má decisão. No entanto, devem ter presente que não são donos da razão e que vivemos num estado livre de opinião. Recorde-se que este é um processo que decorre da queixa apresentada pelo Sr. Dr. Lopes de Almeida, presidente da Assembleia Municipal, a propósito de um texto da autoria de José António Rocha, intitulado “Era uma vez”, em que se fazia referência a uma incapacidade de 87,5% e eram feitas criticas ao comportamento político no exercício daquele cargo e pelo qual se sentiu ofendido na sua honra, honorabilidade, consideração, dignidade e ainda vexado e humilhado perante todos os que acederam ao blogue e perante munícipes paivenses.Como é do conhecimento dos Paivenses, depois de conhecida a sentença do Tribunal de Castelo de Paiva, o Sr. Dr. Lopes de Almeida veio publicamente tecer largos comentários sobre a dita sentença chegando ao ridículo de sentenciar como inoportuno qualquer recurso, tal era a bondade da decisão da 1.ª Instância.Cumpre-se assim, agora, desmentir o que por ele foi dito em Junho do ano passado, reafirmando a total ausência de culpa do nosso Camarada José António Rocha nos crimes com que o Sr. Dr. Lopes de Almeida o tentou incriminar, indo a tribunal. O Tribunal da Relação foi claro. A absolvição não se deveu a qualquer questão processual. Esta foi declarada porque “não se extrai dos factos dados como provados que o arguido tivesse adoptado (quando escreveu e publicou o referido texto no blogue) conduta ilícita, pelo que se impõe a sua absolvição…”.Esta é uma decisão justa, que confirma a verticalidade daqueles que têm a coragem de assumir as suas posições, vem dar o alento necessário para continuarmos atentos à gestão municipal e a denunciarmos publicamente as más decisões, coisa que tem sido abundante nesta gestão do PSD, liderada por Paulo Teixeira.



Castelo de Paiva, 08 de Março de 20009


P`lo Partido Socialista de Castelo de Paiva

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva