sábado, 24 de julho de 2010

                                                               COMUNICADO

A Direcção da Banda Musical de Fornos, Centro de Cultura e Desporto, informa que amanhã, dia 25 de Julho, na festa de São Pelágio, padroeiro da freguesia de Fornos, vai actuar com um novo fardamento.
A Banda vai transmitir uma imagem moderna e elegante.
A Banda de Fornos tem conseguido superar as dificuldades inerentes à crise económica e apresentado resultados que são visiveis, mesmo para os menos atentos, para isso tem contado com a ajuda de sócios, patrocinadores, simpatizantes, Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Fornos.
A ajuda dos músicos foi fundamental para a aquisição deste novo fardamento.
A Direcção da Banda vem por este meio demonstrar o mais profundo agradecimento a todos os que tornaram este sonho realizável.
Convidamos todos os que se revêm na Banda Musical de Fornos a juntarem-se a nós neste momento de alegria.

A Direcção

Castelo de Paiva, 24 Julho 2010
Rota do Românico  21 Dias com o PatrimónioMosteiro de Cête e Ermida da Nossa Senhora do Vale

A actividade “21 Dias com o Património” continua, no fim-de-semana de 31 de Julho e 01 de Agosto, o seu périplo pelos monumentos da Rota do Românico. O Mosteiro de São Pedro de Cête e a Ermida da Nossa Senhora do Vale, no concelho de Paredes, são os próximos cenários do evento.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.
As sessões de esclarecimento estão agendadas para o dia 31, sábado, no Mosteiro de Cête, e para o dia 01 de Agosto, domingo, na Ermida da Nossa Senhora do Vale, ambas pelas 16.00 horas.
A fundação do Mosteiro de Cête, que a tradição atribui a D. Gonçalo Oveques, remonta ao século X. Apesar da reforma da época gótica, esta Igreja é um testemunho da longa aceitação dos padrões românicos. Se o portal lateral norte deve ser considerado como gótico, já o portal principal retoma aspectos do românico epigonal. Nos claustros merecem destaque algumas bem conservadas arcas tumulares de cavaleiros nobres.
A Ermida do Vale é composta por nave rectangular e cabeceira quadrangular. A cobertura da nave é de madeira enquanto a da cabeceira, hoje também de madeira, foi inicialmente pensada para receber abóbada de cruzaria de ogivas. O arranjo do portal e a escultura que apresenta mostram como a resistência dos motivos românicos se prolongou no tempo. O edifício é precedido por uma galilé de sabor clássico, sustentada por uma colunata toscana.
A actividade “21 Dias com o Património” já percorreu, durante o mês de Julho, as Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde, os Mosteiros de São Pedro de Ferreira e de Santa Maria de Pombeiro, e decorrerá este sábado, dia 24, na Igreja do Salvador de Aveleda e na Ponte de Vilela. A sessão de esclarecimento no Mosteiro de São Pedro de Cête encerra o programa deste mês.
Depois da Ermida da Nossa Senhora do Vale, a actividade prossegue, no mês de Agosto, na Torre do Castelo de Aguiar de Sousa (Paredes), cuja sessão vai realizar-se na sede da Junta de Freguesia, no dia 07, sábado, na Igreja de Abragão (Penafiel), no dia 08, domingo, na Igreja de Boelhe (Penafiel), no dia 14, sábado, na Igreja de Cabeça Santa (Penafiel), no dia 15, domingo, na Igreja de Entre-os-Rios (Penafiel), no dia 21, sábado, na Torre de Vilar (Lousada), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 22, domingo, no Marmoiral do Sobrado (Castelo de Paiva), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 28, sábado, e na Igreja de Meinedo e na Ponte de Espindo (Lousada), no dia 29, domingo.
Na Igreja de Airães (Felgueiras) vai realizar-se no dia 18 de Setembro, sábado, pelas 16.00 horas, e no Mosteiro de Paço de Sousa e no Memorial da Ermida, ambos no concelho de Penafiel, em data a definir.





Cláudia Costa

Comunicação

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Câmara de Castelo de Paiva prepara a admissão de mais um assessor



Fala-se na contratação de um actual membro da Assembleia Municipal do Partido Socialista e ao que parece membro da sua Comissão Política Concelhia.
Esse membro que é funcionário público irá a curtissimo prazo desempenhar funções de apoio ao Presidente da Câmara.
Por outro lado nos corredores dos Paços do Concelho fala-se que o Fernando Teotoneo vai para Coordenador da Secção das Taxas e licenças....
Tudo isto a ser verdade..... A MONTANHA PARIU UM RATO..........
Afinal há dinheiro nos cofres municipais...
Os 2 secretários que foram contratados ao exterior, mais este novo assessor levam mais de 60 mil euros ano ao erário público, quase 50 mil contos num mandato (4 anos).
Por outro lado, a Câmara decidiu esta semana que o Passeio dos Idosos de 2010 fosse a SANTIAGO DE COMPOSTELA (Espanha).
Como as dificuldades financeiras são muitas e o dinheiro municipal é escasso optaram por levar os nossos idosos ao estrangeiro, além disso ao que também parece viagem até lá é mais curta e rápida !!!!!!.
Agora tirem as conclusões que quiserem....


E O BURRO SOU EU.
 
Paulo Ramalheira Teixeira
Jantar de Homenagem a Barreiro de Magalhães


A Comissão de Homenagem ao Dr.Barreiro de Magalhães,está a organizar um jantar para o dia 06 de Agosto pelas 20.30h, na Esplanada, Jardim do Arda, em Pedorido para angariação de fundos
Confirmada está a presença de Gonçalo Rocha -Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva entre outras individualidades, nomeadamente de grandes nomes do ciclismo Nacional.
Se está interessado em participar faça a sua inscrição atravês dos  telefones Junta de Freguesia de Pedorido, 255 762 864 e 93 843 54 4
Sessão de entrega de diplomas


Informação institucional

O Centro Novas Oportunidades do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, promoveu uma cerimónia de entrega de diplomas, no passado dia 9 de Julho, no Auditório do Agrupamento, aos 125 formandos que concluíram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, nível básico e secundário.

A sessão contou com a presença do Dr. Gonçalo Rocha, Presidente da Câmara Municipal, Dr. Lopes de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, representantes das Juntas de Freguesia, entre outras individualidades e foi abrilhantada pela participação do Quarteto de Trompetes da Academia de Música de Castelo de Paiva, pelo testemunho de alguns dos adultos e pela exposição de artesanato local, nomeadamente peças em cobre e linho, bem como por alguns trabalhos dos formandos.

Nos discursos dos representantes autárquicos e das Directoras do Centro e do Agrupamento ficou patente a importância da Escola e da sua abertura às novas ofertas qualificantes através do realce do reconhecimento e da valorização sociais da Iniciativa Novas Oportunidades.

No final realizou-se um pequeno lanche de convívio entre os presentes.


A Directora / O Coordenador do CNO AVE Castelo de Paiva

Dr.ª Beatriz Silva

Dr. Renato Ferreira

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nautilus investe em Castelo de Paiva

Nautilus inaugura nova fábrica de mobiliário para dar tecnologias inovadoras à educação


Animada por um crescimento anual de 50% nas vendas ao longo da última década, a Nautilus vai inaugurar no próximo dia 30 de Julho, uma nova fábrica de mobiliário em Castelo de Paiva, localizada na Zona Industrial de Felgueiras, segundo foi anunciado hoje à imprensa.
Formação Modular no Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão para o ano lectivo 2010/2011


Clique sobre a imagem para aumentar

quarta-feira, 21 de julho de 2010




COMUNICADO
   

                                  Clique na imagem para ampliar                            
Câmara Municipal de Castelo de Paiva, promoveu conferência de imprensa para apresentar algumas provas desportivas que vão decorrer este verão



A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e as colectividades locais envolvidas, promoveram, no  Salão Nobre da autarquia paivense, uma Conferencia de Imprensa onde abordaram a realização  de importantes provas desportivas, que o município vai acolher este Verão.

 

terça-feira, 20 de julho de 2010

Prova integrada no calendário dos Jogos Desportivos



Campeonato Nacional de Carros de Rolamentos passou por Castelo de Paiva





Foi um sucesso a prova do Campeonato Nacional de Carros de Rolamentos, que decorreu no passado Domingo em Castelo de Paiva, uma iniciativa integrada no programa dos XXIV Jogos Desportivos e que recebeu mais de sete dezenas de participantes, repartidos pelas três categorias em disputa.
A prova, promovida pela Associação de Jovens “Sol Nascente “, da freguesia da Raiva, teve a colaboração directa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Gabinete de Desporto, e contou com boa adesão popular, no traçado utilizado através da Variante à EN 222, entre a Zona Industrial de Felgueiras, proximidades do CACE, e o Cruzamento da Ranha, em Sobrado.
Esta iniciativa desportiva, para além do apoio da Câmara Municipal, contou com a prestimosa colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.
Em termos de resultados, a classificação final ficou assim estabelecida:



Prova de Carros de Rolamentos em Madeira



1º Classificado – - Ivo Almeida

2ª. “ - Filipe Almeida

3ª. “ - Albino Monteiro



Prova Livre



1º. – Helder Murteiro

2º. – Marco Ribeiro

3º. - Paulo Pereira



Campeonato Nacional de Carros de Rolamentos



1º.- Jony Costa – Juventude de Sanguedo

2º. António Santos – Juventude de Sanguedo

3º. Mário Bolas – Juventude de Sanguedo

4º. Jorge Brandão – Grupo Desportivo Cruz das Eiras

5º- Nelsom Pereira – Roll Racing



GIRP/COliveira
Para falar de importantes provas desportivas

Câmara Municipal e colectividades promovem hoje Conferencia de Imprensa


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e as colectividades locais envolvidas, vão promover hoje, pelas 19h30, no espaço do Salão Nobre da autarquia paivense, uma Conferencia de Imprensa para abordar a realização de importantes provas desportivas, que o município vai acolher no período de Verão.
Deputados do PSD vão agir para ajudar a resolver questões de Segurança, Saúde e Solidariedade
em Oliveira de Azeméis


Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro tomaram contacto com os principais anseios do concelho de Oliveira de Azeméis e prometeram assumir iniciativas que ajudem a soluciona-los. A Solidariedade, a Segurança e a Saúde estiveram à cabeça das questões levantadas ao longo da visita dos parlamentares, no âmbito do seu périplo pelo distrito de Aveiro, dando corpo à promessa de estarem mais perto das pessoas. As condições infra-humanas em que trabalham os agentes da GNR de Cesar e de Cucujães, a falta de médicos na Unidade de Saúde desta vila e o fim próximo do programa que apoia o projecto SOLIS vão merecer dos deputados a atenção que se impõe.
Rancho Folclorico Nossa Senhora das Amoras esteve presente no Festival da Mealhada





Informação institucional

O Rancho Folclórico de nossa Senhora das Amoras, esteve presente no dia 18 de Julho no XXVIII Festival de Folclore do Rancho Juvenil e Infantil de Ventosa do Bairro, (Mealhada) tendo dignificado o nome das terras de Castelo de Paiva, tendo sido muito elogiado pelos Amantes do Folclore presentes.

No próximo dia 24 de Julho estaremos presentes em Raiz do Monte (Jales) Vila Pouca de Aguiar Trás dos Montes.

A Direcção agrade-se o empenho e dedicação de todos os elementos do nosso Grupo.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DOZE MUNICIPIOS UNIDOS NUM OBJECTIVO COMUM

CM de Castelo de Paiva assinou primeiro Pacto Regional para a Empregabilidade





Os doze municípios da Comunidade Urbana do Tâmega e Vale do Sousa, entre os quais a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, assinaram no final da passada semana, numa cerimónia realizada na ExpoTime, em Lousada, e presidida por Valter Lemos, Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, o primeiro Pacto Regional para a Empregabilidade, sendo que o grande objectivo deste Pacto é promover a melhoria de emprego e qualificação profissional numa Região onde o desemprego ultrapassa a média nacional.
E tudo os assaltantes levaram

Ontem por volta das15:00, no Lugar da Santa Eufêmea, freguesia de S.Pedro do Paraíso concelho de Castelo de Paiva, junto ao horto, foi assaltada uma residência (tipo vivenda).
Biblioteca Municipal recebe apoio de fundos comunitários

Pereira Pinto, na assinatura do contrato co-financiamento para biblioteca municipal



O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Pereira Pinto, assinou, na semana passada, na Fundação de Serralves, o contrato de co-financiamento para a Biblioteca Municipal, no âmbito do ON2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Este contrato garante um financiamento de 834.352 mil euros ao projecto, actualmente, em fase de concurso público, pelo preço base de 1.359.285,52 euros.
Adjudicado Estradão Choupo - Almas



Adjudicado Estradão Choupo - Almas

A Câmara Municipal de Cinfães tem apostado na melhoria das acessibilidades internas e vias de comunicação em várias freguesias do Concelho. A prová-lo, esta semana adjudicou mais uma, concretamente a execução do Estradão Choupo – Almas, em Espadanedo, à empresa Montalvia – Construtora S.A. Ultrapassados os problemas causados com a expropriação de um terreno, esta obra, que representa um investimento superior aos 146 mil euros, foi adjudicada na passada segunda-feira, por unanimidade, em reunião camarária.

GAP
Teatro de Rua na Fonte dos Amores



A Câmara Municipal de Cinfães promove no próximo sábado, às 22h, no largo da Fonte dos Amores, um espectáculo multimédia - Teatro de Rua, que estará a cargo da companhia ARTELIER? - Artes de animação e do teatro de rua.
O espectáculo tem a designação de THÉATRON – Teatro de expressão musical, canto e intervenção sonora, visual e multimédia. A entrada é gratuita.

GAP
Rio Paiva testemunhou

Grupo Desportivo, Carlos Silva, Fernando Ramos e Manuel Vieira, saborearam o pódio em Castro Daire.
O municícpio de Castro Daire aderiu à corrida em montanha, a vila (neste 18-07-2010) conheceu um movimento diferente. Apesar do entusiasmo do Sr.Presidente da Câmara e do Vereador do Desporto, notou-se alguma timidez na promoção da prova, era evidente a surpresa dos trauseuntes à passagem dos atletas, o que atesta, que a divulgação não foi a melhor.
Rota do Românico
21 Dias com o Património

A Igreja do Salvador de Aveleda e a Ponte de Vilela, no concelho de Lousada, acolhem no próximo sábado, dia 24, pelas 16.00 horas, a iniciativa “21 Dias com o Património”.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.

domingo, 18 de julho de 2010

Bruno Vieira deu espectáculo e conquistou mais um título






Quem esteve no estádio universitário de Aveiro, a assistir, ou a participar na última jornada do Distrital de Iniciados em pista ao ar-livre, testemunhou a forma espectacular com que Bruno Vieira obteve a vitória na prova de 1500m planos.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva