sexta-feira, 18 de julho de 2008

Arouca - CISTER: SABERES E SABORES, DE 25 A 27 DE JULHO



Informação institucional
A riqueza cultural dos mosteiros é inegável, e a influência que exerceram sobre as populações onde se inseriram é enorme. Por isso, a associação arouquense Anima Património volta a dar nova vida ao Mosteiro de Arouca, ao organizar a mostra Cister: saberes e sabores. O objectivo é divulgar o património cultural e gastronómico, bem como os traços de identidade deixados pelos mosteiros cistercienses de várias localidades do país e do estrangeiro. Do programa constam várias actividades culturais, paralelas à mostra, destacando-se o seminário «Cister Realidade Presente», a 25 de Julho, que será transmitido via Internet com a colaboração da ADREDV.

Cister, Saberes e Sabores 2008 Mosteiro de Santa Maria de Arouca 25, 26 e 27 de Julho

A (re)descoberta das iguarias e dos conhecimentos legados pela Ordem de Cister é a proposta da Associação Anima Património para o evento que se realiza, na sua IV Edição, no valioso e emblemático monumento que é o Mosteiro de Santa Maria de Arouca.
Regendo-se pela regra de S. Bento, estilo de vida simples harmonizada pela oração e trabalho, Cister é testemunho vivo do espírito dinâmico dos monges e monjas que trabalhando a terra onde se instalaram, moldaram as regiões à sua imagem. Baluartes de cultura, os Mosteiros Cistercienses são ainda força motriz de desenvolvimento.
“Cister Saberes e Sabores 2008” visa a promoção turística e a divulgação do património local, nacional e internacional relativo à Ordem de Cister e pretende ser um pólo de intercâmbio, experiências e partilha de conhecimentos, promovendo cultura e identidade.
Durante estes dias, Arouca será ponto de encontro nacional e internacional, da importante herança patrimonial de uma ordem religiosa que marcou a história e a evolução deste concelho, do país e de todos os de tradição Cisterciense.
Nesta aposta cultural, patrimonial e turística, os Saberes de Cister traduzem-se em debates, exposições temáticas, visitas guiadas, intervenções de comunidades religiosas e concertos musicais, enquanto que os Sabores surgem sob a forma de mostras, fabrico e venda de doçaria, licores, ervas medicinais e vinhos.
Memorizar a Identidade, valorizar o presente, perspectivar o futuro, uma estratégia de dignificação e desenvolvimento.

Cinfães - Decisões tomadas em reunião de Câmara

ACESSIBILIDADES E VIAS DE COMUNICAÇÃO
O executivo da Câmara Municipal de Cinfães, reunido em sessão ordinária, no passado dia 14 do corrente mês, deliberou por unanimidade aprovar o Relatório Final da Requalificação da E.N. 222 a Paços; E.N. 222 a Chãos e Campo da Bola, na freguesia de Souselo, adjudicando a obra pelo valor de 33.775,00 euros, bem como o Relatório Final da Requalificação e Pavimentação da E.M. 556 de Macieira à E.N. 225 em Passantes – Nespereira, adjudicada pelo valor de 173.843,18 euros.
PATRIMÓNIO, CULTURA E CIÊNCIA
Na mesma reunião foi aprovado por unanimidade o Relatório Final da Requalificação dos Espaços Envolventes à Capela de Marcelim, na freguesia de Tendais pelo valor de 34.120,40 euros.
EDUCAÇÃO
Nesta rubrica a Vereadora da Educação propôs, à imagem dos anos anteriores, a atribuição de subsídios aos jardins-de-infância, escolas do 1º CEB e ensino especial, para o próximo ano lectivo, nos seguintes moldes:
- Higiene/Expediente/Consumíveis - 150,00 euros por turma;
- Escola com fotocopiadora – 302,50 euros por escola para consumíveis e manutenção;
- Passeio Escolar (uma visita de estudo por ano, desde que não utilizem o autocarro municipal – 4,50 euros por alunos.
Foi ainda apresentado o Plano de Acção Escolar para o próximo ano lectivo, com a comparticipação de manuais escolares e material para os alunos do 1º CEB da seguinte forma:
- alunos no escalão A – todos os manuais escolares e 10,00 euros em material;
- alunos no escalão B – 2 manuais escolares e 5,00 euros em materila.
Estas propostas foram aprovadas por unanimidade.
ACÇÃO SOCIAL
Nesta rubrica o Presidente da Câmara propôs a realização, no p.f. dia 4 de Setembro, a realização do Passeio Anual dos Idosos do concelho, nos moldes do realizado no ano anterior. Assim os idosos do concelho de Cinfães, no próximo dia 4 de Setembro rumarão até à região do Minho para, numa Quinta de Arraial Minhoto, passarem um dia de convívio e animação

Destruição de documentos impede prova

Mapas de terrenos e respectivos levantamentos topográficos - entre os quais, alegadamente, estudos técnicos sobre os terrenos da feira de Castelo de Paiva - feitos pelo Gabinete Técnico do Vale do Sousa foram destruídos pelo próprio gabinete, antes de 1986, noticia o JN.«Este facto poderá impedir que se prove qual foi a área de terreno comprada pela câmara à mãe do ex-presidente, Paulo Teixeira, que está a ser julgado por falsificação e burla».

quinta-feira, 17 de julho de 2008

CINFÃES: GNR identificou homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal

A GNR identificou um homem de 24 anos como presumível autor de um incêndio florestal, que deflagrou durante a tarde de terça-feira em Fornelos, Concelho de Cinfães.
Segundo o comandante do Destacamento de Lamego da GNR, Pedro Reis, o jovem "foi identificado algumas horas após ter deflagrado o incêndio, na sequência de uma denúncia".
O incêndio florestal, que deflagrou por volta das 14:00, "consumiu cerca de cem metros quadrados" de vegetação.

24 Horas sempre a correr

Mesmo conhecedores das dificuldades que são levantadas à realização de um evento deste cariz, quis o Grupo Desportivo e a A.D. Clark, levar a efeito este tipo de corrida que tem como principal objectivo trazer para o seio daqueles, que relevam a actividade física, mais aderentes.
Durante vinte e quatro horas, no parque de feiras de Castelo de Paiva, num perímetro de 500m, 102 participantes aderiram à iniciativa. Foi gratificante constatar a boa adesão a este formato de fazer desporto. A compreensão e a tentativa de contribuir para a consolidação do atletismo em Castelo de Paiva, trouxe ao largo (entenda-se pista) pessoas com ritmos bastante diferenciados.
Foi bonito! Esperamos que para o ano aquando da realização do 4º “24 horas sempre a correr”, os paivenses tenham o mesmo elevado comportamento.

Dados técnicos
102 participantes
1619 voltas percorridas
809,5 Km concluídos
50 litros de água consumidos, 37€ de despesa

Registo selectivo
620 voltas percorridas
310 Km de corrida
12,9 Km/h e 4,55min/km

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Cinfães, Promomove Feira do Artesanato, Gastronomia e Vinho Verde





Durante o próximo fim de semana, a vila de Cinfães acolhe a XII Feira do Artesanato, Gastronomia e Vinho Verde.
Paulo Gonzo, é cabeça de cartaz da Feira que vai acolher milhares de pessoas nosa três dias que decorre o evento.

CARLOS GUILHERME EM CONCERTO COM A BANDA MUSICAL DE AROUCA



Informação institucional
O conhecido tenor Carlos Guilherme vai cantar acompanhado pela Banda Musical de Arouca, num concerto que terá lugar no próximo dia 19 de Julho, às 21:30, no Cinema Globo d’Ouro, em Arouca. A Banda Musical de Arouca apresenta-se, pela primeira vez, com este cantor de renome nacional, tendo preparado um programa que contempla árias de ópera, temas populares portugueses e alguns temas ligeiros.
O local escolhido foi o Cinema Globo d’Ouro, no centro da vila de Arouca, na noite de 19 de Julho (às 21:30). O concerto conta com a participação especial da soprano arouquense Magda Brandão.
Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda na Agência de Seguros Correia, Agência de Viagens Roquetur e Movilar, em Arouca, bem como na bilheteira do Cinema, no dia do espectáculo.
A filarmónica arouquense tem funcionado ininterruptamente desde 1825, levando a sua música a todo o país, tendo também participado nas cerimónias de geminação entre Arouca e Poligny (França). Actualmente é dirigida pelo maestro João Dias.
O tenor Carlos Guilherme nasceu em Moçambique, e estudou com Greta Muir na Rodésia (Zimbabué), onde se estreou, na Companhia de Ópera de Salisbury. Em 1975, venceu o Concurso Internacional de Eisteddfod, e em 1976 veio para Portugal. É artista residente do Teatro Nacional de São Carlos desde 1980 e tem cantado em salas de todo o mundo.

NOTA DE IMPRENSA - Destinado ás crianças mais desfavorecidas do concelho



Câmara de Castelo de Paiva promoveu
3ª edição do programa “ Férias Desportivas “


A exemplo do últimos anos, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do seu Pelouro do Desporto e Tempos Livres, promoveu recentemente, a 3ª edição do programa “ Férias Desportivas “, uma acção orientada para a realização de actividades de lazer para as crianças consideradas mais desfavorecidas do concelho.

Nesta iniciativa municipal, realizada em parceria com as Juntas de Freguesia e algumas IPSS, foram contempladas mais de 25 crianças de todas as freguesias do município, com idades entre os 9 e os 12 anos, tendo sido escolhido o período de 30 de Junho a 11 de Julho, para desenvolver actividades desportivas e recreativas no território concelhio e também fora de Castelo de Paiva.
Para além de visitarem várias instituições e equipamentos públicos, como a GNR e a Rádio Paivense, assim como terem conhecido algumas zonas de interesse turístico e paisagístico do concelho, os jovens paivenses integrados nesta acção de recreio e de lazer, participaram em actividades desportivas no Pavilhão Municipal de Desportos e na Piscina Municipal, em Sobrado, bem como na Piscina Descoberta no Castelo e nas praias fluviais de Pedorido e Fornos.
Neste período, foram programadas actividades diversas, como a ginástica, a natação, a iniciação à canoagem, demonstração de hóquei em patins, para além de uma caminhada ao longo do Rio Arda, com recolha e separação de lixo, tendo os alunos sido acompanhados por monitores da autarquia paivense.
As crianças visitaram ainda o Atelier de Cerâmica em Gaído, na freguesia de Pedorido, a Quinta Pedagógica do Centro Social de Sardoura, andaram de “ gaivotas “ no Rio Arda, e passaram uma manhã na Praia de Matosinhos, com uma visita durante a tarde ao Parque da Cidade, onde decorreu o almoço de confraternização.
Para Manuel Rocha, Vereador do pelouro do Desporto e Tempos Livres, esta é uma iniciativa definida para compensar as crianças e alunos pertencentes a agregados familiares mais desfavorecidos do concelho, proporcionando-lhes um tempo de confraternização e de relacionamento fraternal, possibilitando conhecer a realidade concelhia, vista de uma perspectiva mais aberta e saudável.
Na hora de encerrar o programa e entregar os certificados de participação, o vereador Manuel Rocha congratulou-se com o êxito desta nova edição das Férias Desportivas, evidenciando que, para além do convívio salutar entre todas as crianças participantes, esta acção permitiu que todos tivessem um conhecimento mais amplo sobre o concelho, a sua história e potencialidades, proporcionando ao mesmo tempo, a possibilidade de visitarem instituições e equipamentos de utilização colectiva de relevante importância no município.

GIRP/COliveira

PT Paredes Com Teatro prossegue


Prossegue nos próximos fins-de-semana o programa PT Paredes com Teatro, da responsabilidade do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes, que visa a promoção da cultura e o envolvimento dos cidadãos paredenses, cujo propósito é a promoção, o apoio e o desenvolvimento do teatro amador no concelho de Paredes.
19 de Julho
O Grupo de Jovens de Vandoma apresenta a peça “Sonho de uma noite de Verão”, pelas 21h30, no Parque de Merendas da Sobreira
«É das muitas comédias de William Shakespeare, a mais conhecida e data do Séc. XVII. Trata-se de um comédia de enganos passada em Atenas com referências mitológicas. A história começa com os preparativos do casamento do Duque Teseu com Hipólita. Teseu é chamado para resolver uma disputa amorosa entre a romântica Hermia e seu pai Egeu. Hermia ama Lisandro, mas seu pai não gosta da ideia e quer força-la a casar com Demétrio. Teseu define o destino da jovem apaixonada e por isso Hermia e Lisandro decidem fugir para a floresta. Enquanto isso, Demétrio é perseguido incessantemente por Helena, sua profunda apaixonada, que se humilha para conseguir o seu amor.
Os quatro encontram-se numa floresta povoada de fadas e duendes e sofrerão as travessuras do duende Puck. Oberon, o Rei das Fadas, está em pé de guerra com Titânia, a Rainha das Fadas. Como forma de vingança, Oberon arma com Puck um plano ardiloso envolvendo uma poção mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser vivo que vir pela frente.
Enquanto isso, um grupo de actores amadores ensaia uma peça para o casamento do Duque. Um destes actores é o Fundeiro, a quem Puck transforma num homem com cabeça de burro e Oberon usa a poção em Titânia para que ela se enamore pelo asno. As confusões armadas por Puck levam a que os casais se apaixonem pelos pares errados, mas no final tudo acaba em bem!»
20 de Junho
O Grupo de Teatro Experimental de Duas Igrejas apresenta a peça “A importância de enquadrar”, no Salão da Junta de Freguesia de Vandoma, pelas 16h00.
«A importância de enquadrar é uma visão do mundo actual aos olhos de alguém que viveu e sentiu a vida com os olhos da arte. O escritor Mário Rodrigues.
As cenas da vida mostram-nos o que somos, o que parecemos e o que queremos ser. O teatro ajuda-nos a reflectir sobre isso.
Que importância tem o que se passa num café entre um cliente e a empregada de mesa? Entre um casal que já coabita há mais de 30 anos? Ou com o funeral de alguém que foi o nosso mestre e só depois de morto nos apercebemos disso?...
A experiência de vida que vamos adquirindo, ensina-nos a diferenciar e relativizar as diferentes importâncias dos “quadros” que representamos.
JTDI, o grupo de teatro de Duas igrejas, leva a cena uma peça que durante alguns meses foi pretexto para um grupo de jovens apaixonados pelo teatro se juntarem e conviverem».
26 de Junho
O Grupo de Teatro Experimental de Duas Igrejas apresenta a peça “A importância de enquadrar”, na Casa da Cultura de Paredes, pelas 21h30.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Uma iniciativa municipal integrada nos Jogos Desportivos

Valor e dinamismo das colectividades paivenses
evidenciado no 5º Festival Associativo
As colectividades de Castelo de Paiva voltaram a estar juntas e a mostrar a sua dinâmica, no decorrer do V Festival Associativo, um evento promovido pelo Pelouro da Cultura e Desporto da Câmara Municipal e integrado na 22ª edição dos Jogos Desportivos, que teve lugar no espaço do Largo do Conde, bem no centro da vila.

A iniciativa procurou mostrar a força e a dinâmica do movimento associativo paivense, contemplando as vertentes ambiental, cultural, desportiva, recreativa e etnográfica, sendo que estiveram representadas quase duas dezenas de colectividades do concelho, tendo a cerimónia de abertura, realizada na manhã de Sábado, contado para além do presidente da CM, Paulo Teixeira, com o vereador Manuel Rocha, do Pelouro da Cultura e Desporto, assim como diversos autarcas e dirigentes associativos do concelho.
Congratulando-se com esta jornada de convívio das associações locais, o presidente Paulo Teixeira evidenciou, na sua intervenção, a força do associativismo local e o contributo que todos continuam a dar para a dinamização desportiva e para a preservação da cultura local, incentivando outras acções que possam motivar a juventude e a população local a um convívio mais fraterno, ajudando a divulgar e a projectar ainda mais o concelho.
O programa teve início com a cerimónia da abertura oficial, realizando-se mais tarde a iniciativa “ 24 horas Sempre a Correr “, promovida em conjunto pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e a Associação Desportiva CCJ Clarks.
Depois foi a “ Caminhada pela Saúde “, desde a zona do Castelo - Fornos até ao centro da Vila, que culminou com o 1º Festival das Sopas, promovido pelo Centro de Saúde de Castelo de Paiva, uma iniciativa que foi um êxito, conforme fez questão de evidenciar o Vereador Manuel Rocha, que louvou a acção, a colaboração de todas as entidades e agradeceu a presença das IPSS, dos restaurantes e das colectividades nesta primeira edição, com o júri a confirmar a grande qualidade das 13 sopas presentes, mas a orientar a distinção principal para a “ Sopa Arco Íris “, apresentada pelos Serviços Sociais, Culturais e Desportivos dos Trabalhadores da CM de Castelo de Paiva.
Durante a tarde de Sábado houve animação musical e um programa de jogos tradicionais organizado pelo CC Desportivo de Real, ficando a jornada associativa completa durante a noite, com a realização de um animado espectáculo de karaok.
No Domingo terminou a iniciativa “ 24 Horas Sempre a Correr “ e da parte da tarde voltaram à actividade os Jogos Tradicionais, numa acção conjunta do CCD de Real e também do Real Atlético Clube, concluindo-se o Festival Associativo com uma Gincana de Futebol, da responsabilidade do Sporting Clube Paivense.
O festival, que contou com muita animação, música ao vivo e insufláveis para as crianças, teve ainda, muitas surpresas para quem esteve de visita aos espaços apresentados pelas colectividades.
As colectividades presentes neste Festival Associativo são o Hóquei Clube Paivense, o SC Paivense, a Associação Jovens Rio, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, a AD CJ Clark’s, Real Atlético Clube e CCD de Real, a Associação Juvenil Ambiental de Castelo de Paiva, o Agrupamento de Escuteiros, a ARCAF, a Rancho Folclórico de Bairros, a Associação Pr’a Pular, o Grupo de Dinamização de Pedorido, a Casa do Povo da Raiva e a Associação de Jovens Sol Nascente, da Raiva.

GIRP/C Oliveira

Paredes - 16.ª Mostra de Artes Populares

Informação institucional
Um bom regresso ao Parque José Guilherme


A Câmara Municipal de Paredes, através do Pelouro de Turismo levou a cabo a 16ª Mostra de Artes Populares, de 10 a 13 de Julho, no recentemente requalificado Parque José Guilherme.
Com esta iniciativa o Município de Paredes teve como objectivo apoiar e incentivar a prática de actividades artesanais ao nível local e regional, bem como trazer as gentes de volta ao Parque: um objectivo plenamente conseguido.
Esta edição contou com a presença de cerca de 40 artesãos não só do concelho mas também oriundos de outras partes do país, conjugando produtos tradicionais e modernos.
Este ano foi possível encontrar deliciosa e única doçaria tradicional, broa caseira, trabalhos em madeira, bordados e rendas, cestaria, cerâmica e vidro, tapeçarias entre outras artes decorativas.
Para animar os dias, o certame contou com o espectáculo da Associação Cultural e Musical de Paredes (Orquestra Ligeira do Vale do Sousa), com a participação dos Ranchos Folclóricos da Casa da Povo da Sobreira e de Vilarinho de Cima, Gandra, com a actuação do Grupo de Teatro Amador de Cristelo - “Auto da Índia ???” e com diversões para os mais novos, insufláveis, palhaço Mimo, etc.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, e a sua equipa visitaram todos os artesãos, que, aproveitaram esta presença para solicitar ao Executivo que dê continuidade ao evento.
A opinião de que o regresso da iniciativa ao Parque José Guilherme resultou em pleno foi partilhada por todos.
Centenas de pessoas visitaram a 16.ª Mostra de Artes Populares Paredes Rota dos Móveis.
Artesãos presentes:
Caldas da Rainha (Leila de Almeida e Fernando José — Velas e sabonetes, mosaicos de azulejos, bijuteria, reciclagem de Jornal);
Esposende (Abílio dos Santos Pereira - Doçaria tradicional);
Lousada (Lousoficíos -António Peixoto Magalhães - Cestaria; Arnaldo Nunes Vieira - Quadros representativos de monumentos e paisagens em pedra e madeira; Município de Lousada - Artur de Oliveira Ribeiro – Cestaria)
Linda-a-Velha (Ana Isabel Delgado - Doces de Amêndoa, licores, mel e produtos regionais);
Maia (Vanessa Sofia Azevedo de Vizela - Trabalhos em esponja direccionados às crianças);
Melgaço (Leonardo Arsénio Dias - Vinho Alvarinho Coto da Moura);
Mirandela (Mário Jorge Morais Fernandes - Alheiras de Mirandela e fumeiro);
Paredes (Amélia Almeida - Bordados à mão; Ana Maria Ferreira Sousa Costa - Trabalhos em massa de fimo, madeiras com aplicação de pedras e sacos de feltro e croché; Carlos Augusto C. S. Moreira - Sandálias, cintos, pulseiras, porta-chaves; Emaús — Trabalhos em madeira; José Joaquim Braga Pereira - Trabalhos em madeira; Liliana Raquel Tavares Silva - Bijuteria; Luís Teixeira de Sousa - Peças em madeira; Maria da Sílvia Maria Vieira da Costa e Silva e Alda Rosendo Moreira - Técnica do guardanapo e lavores);
Penafiel (Lucília Miranda e Etelvina Ferraz - Peças de madeira pintados à mão e tapeçarias; Maria Alice do Vale Leal - Artigos para o lar; Maria Rosa Santos Oliveira - Fabrico de Pão; Maria José da Rocha - Trabalhos em linho e tapeçaria; Maria Teresa Lopes da Costa - Ponto de cruz, rendas e artes decorativas);
Porto (Sofia Sobreira – Joalharia);
Póvoa do Varzim (Márcia Januário Carneiro S. S. Almeida Macedo — Material em pó de pedra, velas artesanais e materiais de terra cota);
Valongo (Cucamacuca – Art – Brinquedos tradicionais e trabalhos em ardósia);
Vila Nova de Gaia (Maria do Carmo Alves - Cerâmica e vidro;
Vizela (Município de Vizela - Doçaria tradicional Bolinhol):

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Nota de Imprensa - Vigilância abrange as freguesias com maior densidade arbórea


Câmara de Castelo de Paiva aposta
no voluntariado jovem para as florestas

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, dando continuidade, pelo quarto ano consecutivo, à iniciativa de “ Voluntariado Jovem para as Florestas “, está a dinamizar, em parceria com o IPJ – Instituto Português da Juventude, o projecto “ Um olhar sobre a Floresta ”, abrangendo os meses de Julho, Agosto e Setembro.
Os objectivos desta acção, segundo Rui César Castro, vereador responsável pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia, visam a preservação dos recursos florestais e ecossistemas, através da sensibilização da população em geral, bem como a prevenção contra os incêndios florestais, a monitorização tendo em conta a necessidade da reflorestação das áreas já ardidas.
O programa tem como destinatários os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e este ano, a autarquia paivense conta com a colaboração de 40 jovens, maioritariamente estudantes, distribuídos por equipas e quatro períodos / quinzenas, sendo que cada jovem realiza 15 dias de voluntariado, no máximo, e sete dias, no mínimo, repartidos por dois turnos, de manhã e de tarde.
Depois de um curto tempo de formação, os voluntários ficam devidamente identificados, fazem vigilância fixa e móvel por algumas das freguesias do concelho, as de maior mancha florestal e, no caso de detectarem um possível incêndio, ligam gratuitamente para o 117 para relatar a ocorrência.
O presidente Paulo Teixeira, responsável máximo da Protecção Civil no concelho destacou também a importância desta acção, realçando os objectivos desta iniciativa, como mobilizar os jovens para a prevenção dos fogos florestais, levando a cabo várias acções, designadamente vigilância, sensibilização da população, alerta em caso de foco de incêndio e vigilância pós – incêndio.
Vigilância Móvel também em acção
Entretanto, a autarquia paivense também tem em curso o Projecto “ Vigilância Móvel “, uma acção financiada pelo Fundo Florestal Permanente, sendo que este trabalho de vigilância está a ser efectuado por todo o território municipal com uma viatura todo-o-terreno equipada com um kit de 1ª intervenção, com depósito com capacidade para 600 litros de água.
A vigilância móvel decorre desde o início do mês e termina a 30 de Setembro, com a afectação de uma equipa que realiza turnos de 8 horas, garantindo com dois vigilantes por turno, num serviço de 24 horas.
À imagem do ano anterior, esta equipa é constituída por seis elementos que se deslocarão num veículo 4x4 equipado com um Kit de Primeira Intervenção e que vai percorrer a área florestal do concelho, numa acção de vigilância e prevenção de focos de incêndios, sendo quea sua principal função será a vigilância e o primeiro alerta às entidades responsáveis bem como, desde que isso seja possível, proceder à primeira intervenção.

GIRP/C.Oliveira

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva