sexta-feira, 3 de abril de 2009

Freguesia de Real apresenta feira de produtos rurais

Mostra será inaugurada por Carlos Duarte
Filipe Valente e Paulo Teixeira vão marcar presença
Este fim de semana a freguesia de Real abre as portas á a 1ª Mostra de Vinho e Produtos Rurais desta freguesia e terá com cenário o Largo Adro..
A presidir à cerimónia de inauguração estará presente o Eng.º Carlos Duarte, ex – Secretário de Estado da Agricultura e actualmente Vogal da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Norte.

Noticias sobre o concelho de Cinfães

Queimadas e fogueiras proibidas

Dado o nível muito elevado do índice de risco temporal de incêndio florestal, está proibida a realização de fogueiras e de queimadas, no concelho de Cinfães, até à próxima segunda-feira, dia 6 de Abril (inclusive).

O Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Autarquia esclarece que “a realização de queimadas (renovação de pastagens) só é permitida após licenciamento na Câmara Municipal de Cinfães e desde que efectuada na presença de um técnico credenciado em fogo controlado ou de equipa de bombeiros”. A queima de sobrantes de exploração (fogueiras) não carece de licenciamento para poder realizar-se, embora se deva ter em atenção o índice de risco de incêndio, actualizado diariamente (consultar o GTF, os bombeiros da área de intervenção ou o sítio electrónico http://www.meteo.pt/).
Actualmente, “fora do Período Crítico (ainda por definir), as queimadas e as fogueiras apenas são permitidas desde que o índice de risco temporal de incêndio seja inferior ao nível muito elevado”.

Esclarece-se ainda que, durante o Período Crítico, não será permitido, em todos os espaços rurais, “realizar queimadas e fogueiras para recreio ou lazer e para a confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos”; e “queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração”.

Contactos úteis

Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cinfães: 255 560 560;

Bombeiros Voluntários de Cinfães: 255 561 567;

Bombeiros Voluntários de Nespereira: 256 955 445




Escola Secundária vai à Assembleia da República


Dois alunos da Escola Secundária de Cinfães vão participar na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, na Assembleia da República. Luís Carlos Vieira Mouta e André Filipe Cardoso Ribeiro foram eleitos na sessão distrital do programa, a 23 de Março, em Viseu, e vão representar a Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende.

“Alimentação e Saúde” é o tema do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, cuja sessão nacional decorrerá nos dias 20 e 21 de Abril. Do distrito de Viseu, estarão presentes seis escolas e 12 alunos com três propostas aprovadas na sessão distrital:

- Promover, de uma forma exaustiva, hábitos de vida saudável através da redução do consumo de açúcar e de gorduras evitando, assim, o aparecimento de doenças crónicas. Este objectivo deverá ser alcançado através de duas medidas: afectação de um nutricionista a todas as escolas, de forma a serem elaboradas ementas saudáveis e variadas e a possibilitar a realização de rastreios e/ou consultas a todos os elementos da Comunidade Escolar; realização de campanhas nos Mass Media, sobretudo a Televisão;

- Consciencializar, através de acções de sensibilização, direccionadas a alunos e Encarregados de Educação, para os malefícios dos alimentos genética e quimicamente alterados e suas consequências na saúde;

- Distribuir a comida que não chega a ser servida nas cantinas escolares, com a colaboração de instituições credíveis de solidariedade social, pelas pessoas carenciadas.

Na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, agendada para os dias 25 e 26 de Maio, será debatida uma recomendação que resultou de uma medida apresentada por alunos da Escola Secundária de Cinfães na sessão distrital: a “criação de uma lei em que as escolas obrigatoriamente têm que patrocinar acções de voluntariado aos alunos. Contudo, os alunos não seriam obrigados a participar no voluntariado, mas a acção ficaria registada no currículo”.

Na sessão distrital realizada em Lamego, a 24 de Março, foram aprovadas, ainda, mais quatro recomendações a apresentar na Assembleia da República, no âmbito da temática “Participação Cívica dos Jovens”:

- A educação para a cidadania na perspectiva do desenvolvimento de saberes, de saberes fazer técnicos, sociais e relacionais para a intervenção e para a parceria de género deve ser assegurada pela escola, enquanto condição para o pleno exercício da cidadania num contexto democrático;

- Promoção de condições de vida associativa, cívica e política, para ultrapassar uma verdadeira crise de participação na vida institucional e associativa, nomeadamente nas estruturas tradicionais e sublinhando o papel capital da participação das e dos jovens na construção da sociedade civil, enquanto recurso para a permanente renovação da sociedade democrática e, aproveitando os valores do voluntariado e recaindo sobre um serviço cívico, a escola deverá constituir um acesso intra e extra estrutura que, posteriormente, conduzirá os jovens numa vida activa mais assente nos valores éticos;

- Dentro das disciplinas já existentes, defendemos que é necessário um maior fomento de uma educação para a cidadania. Propomos, portanto a reformulação das Áreas Disciplinares existentes, promovendo a educação e desenvolvimento da argumentação a par da cidadania obtendo, assim, alunos intelectuais e sociais;

- Divulgação de programas de voluntariado com vista a uma maior motivação dos jovens para a participação cívica.

Sobre o Parlamento dos Jovens

Parlamento dos Jovens (Feira quinzenal com novas datas
No mês de Abril, a feira quinzenal da vila de Cinfães será transferida de 10 para 9 e de 26 para 27, porque o dia 10 é feriado nacional e o dia 26 é domingo e o dia anterior é feriado nacional.
25 de Abril na Casa da Cultura
“O 25 de Abril através da imprensa” é a exposição a inaugurar na próxima terça-feira, dia 7, na Casa da Cultura de Cinfães, a partir das 14h30. A mostra poderá ser visitada até 30 de Abril.
Novo número d'A Tendedeira
Está em distribuição o número 9 da revista A Tendedeira, de Abril de 2009, edição da Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais é uma iniciativa “da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano lectivo com as Escolas de todo o país [dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário] que desejarem participar, culminando com duas sessões nacionais que se realizam anualmente”.

Até à data, realizaram-se sessões escolares, nos respectivos estabelecimentos de ensino, e sessões distritais com os alunos eleitos em cada uma das escolas participantes. Irão participar no debate nacional os alunos eleitos nas sessões de cada distrito.

“Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político”; e “dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses”, são alguns dos objectivos do Parlamento dos Jovens.



Malhão de Cinfães na voz de Teresa Salgueiro

Teresa Salgueiro canta o Malhão de Cinfães no novo ábum apresentado recentemente. Segundo a editora Farol, o trabalho da antiga vocalista dos Madredeus, intitulado Matriz, “assenta na música antiga, popular e tradicional de norte a sul de Portugal, percorrendo todo o país, com um subcapítulo dedicado apenas ao fado” e também abarca a “música portuguesa contemporânea, recriando autores como Carlos Paredes, Fausto, Fernando Lopes Graça”.

Joaquim Pereira Pinto, maestro e compositor cinfanense, esclarece que a autoria do Malhão de Cinfães, celebrizado por Amália Rodrigues na década de 1960, “é atribuída, por tradição”, a Augusto do Amaral, fundador do Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães). Augusto do Amaral terá escrito e musicado o Malhão nos finais da década de 1940.



Feira quinzenal com novas datas


No mês de Abril, a feira quinzenal da vila de Cinfães será transferida de 10 para 9 e de 26 para 27, porque o dia 10 é feriado nacional e o dia 26 é domingo e o dia anterior é feriado nacional.


25 de Abril na Casa da Cultura


“O 25 de Abril através da imprensa” é a exposição a inaugurar na próxima terça-feira, dia 7, na Casa da Cultura de Cinfães, a partir das 14h30. A mostra poderá ser visitada até 30 de Abril.


Novo número d'A Tendedeira


Está em distribuição o número 9 da revista A Tendedeira, de Abril de 2009, edição da Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais (ver capa em anexo).

Fátima Almeida volta a recandidatar-se á Presidência do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva


Fátima Almeida, voltou a recandidatar-se ao cargo de Presidente do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva para o próximo mandato 2009/2013.

O prazo da entrega das candidaturas para o concurso a Presidente do AVECPV(Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva)teriam de ser entregues na secretaria do agrupamento até á passado. Mas segundo Fátima Almeida, serão ainda consideradas válidas todas aquelas que chegarem pelo correio mas com a data de 3 de Abril 2009

Gonçalo Rocha apresenta o 1.º Cartaz e o Site da sua candidatura à Câmara Municipal



Este Sábado, Gonçalo Rocha apresenta o 1.º Cartaz e o Site da sua Candidatura à Câmara Municipal


Este Sábado, pelas 10h da manhã, na freguesia de Real, junto ao cruzamento da Malhadoura, Gonçalo Rocha apresenta, numa pequena cerimónia, o 1.º cartaz e, em simultâneo, o Site da sua Candidatura à Presidência da Câmara Municipal. Para Fátima Strecht, porta voz da Candidatura, "esta cerimónia, que será muito simples, mas recheada de algumas surpresas, realiza-se na freguesia onde o nosso candidato teve a sua infância e a sua juventude e marcará o arranque da nossa caminhada para a vitória nas próximas eleições Autárquicas". Ainda para a porta voz da candidatura "esta cerimónia pública, em que toda a população poderá participar, marcará um ciclo novo de mudança para Castelo de Paiva".

P`lo Gabinete de Imprensa do PS Castelo de Paiva

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Saxofonista Espanhol (António Filipe Belijar) vai estar em Castelo de Paiva

A Associação Portuguesa do Saxofone, sediada em Castelo de Paiva, vai realizar nos próximos dias 6,7e 8 de Abril, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva um "MASTERCLASS" que conta com a presença do conceituado saxofonista espanhol ANTONIO FELIPE BELIJAR e também com o português DUARTE BASÍLIO, professor do Conservatório - Escola de Artes da Madeira. Este é o segundo grande evento da Associação num curto espaço de tempo , após em Dezembro de 2008 ter realizado também em Castelo de Paiva o " I Encontro Nacional de Saxofonistas", que contou com a presença de cerca de 70 participantes oriundos de várias regiões de Portugal, realiza agora este Masterclass, do qual têm grandes expectativas. Belijard, orientará os participantes apartir do 5º grau de conservatório até ao nível superior,enquanto que, Duarte Basílio irá trabalhar com alunos até ao 4º grau de conservatório ou 14 anos de idade. A Associação proporciona ainda, a todos que quiserem assistir concertos durante os três dias. Assim: * Dia 6 de Abril, pelas 21h - Recital de Antonio F. BELIJAR; * Dia 7 de Abril, pelas 18h - Concerto Pedagógico com alunos da Universidade Sénior de Castelo de Paiva; * Dia 8 de Abril, pelas 21h - Concerto pelo "Ensemble APSAX" , Belijard e Duarte Basílio.

Informação Institucional

EQUIPAMENTO CATIVA UTILIZADORES




BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVACADA VEZ COM MAIOR ADESÃO

O novo equipamento da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, inaugurado pelo Presidente da República em 6 de Fevereiro, está a ser um sucesso em termos de utilizadores o que, na opinião do presidente Paulo Teixeira, é uma grande satisfação para este Executivo Municipal, porque representa um bom indicativo de que esta estrutura cultural que, recentemente foi aberta à população, dignifica o concelho e está a ser bem aproveitada por todos, desde os mais jovens a pessoas com mais idade. Desde que foi aberta ao público, a nova Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva já regista uma frequência de mais de 2500 utilizadores, repartidos pelos meses de Fevereiro e Março e desde a data da sua inauguração, este espaço municipal já realizou várias actividades culturais e recreativas, destacando-se:



-Comemoração do Dia do Pai – 19 de Março;
- Visitas guiadas à Biblioteca Municipal;
- Visualização de filmes,§ Hora do Conto;
- Realização de trabalhos manuais;
- Desenhos (pinturas).


Por outro lado, na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, o Espaço Infantil é um sucesso consolidado, apresentando já 1 milhar de visitas de crianças, registando-se a visita de várias escolas do concelho, nomeadamente:

- Escola nº 1 de Sobrado (3 x);
- Jardim-de-infância de fornos;
- Escola Primária de Serradelo;
- Escola nº 2 de Sobrado ( 2 x);
- Jardim-de-infância de Folgoso;
- ASS Bairros “Cucos” (CATL)
- CS Santa Maria de Sardoura
No dia de hoje, a Biblioteca Municipal acolheu o Centro Social de Santa Maria de Sardoura”, com a presença de 36 crianças da sua valência do CATL, tendo sido efectuado o seguinte programa: § Visita de conhecimento da Biblioteca Municipal;§ Visualização de um filme;§ Realização de trabalhos manuais e desenhos sobre a visita. Recorde-se, a propósito, que a Universidade Sénior de Castelo de Paiva, que conta com a participação de 60 inscritos, está a desenvolver grande parte das suas actividades nas novas instalações da Biblioteca Municipal, localizada na Rua Emídio Navarro, na zona urbana da vila.

GIRP/Carlos Oliveira

terça-feira, 31 de março de 2009

Actividade desportiva juntou crianças no Corta-Mato e no Encontro Municipal de Jogos tradicionais


Com o objectivo de aumentar as possibilidades de práticas lúdicas e pré-desportivas com crianças do primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Paredes, o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Paredes continua a implementar, no presente ano lectivo, o Programa Municipal de Actividade Física e Desportiva, conjuntamente com a comunidade educativa e outras entidades do associativismo desportivo local, regional e nacional.
O referido programa envolve, semanalmente, cerca de 5000 alunos durante as actividades de enriquecimento curricular e aos sábados possibilita a participação em encontros/competições, que decorrem nas escolas sede dos respectivos agrupamentos, ou em instalações desportivas municipais.
Neste ano lectivo, para além dos jogos tradicionais serão contempladas as modalidades de natação, andebol, minibásquete, futebol e atletismo.
A exemplo dos anos anteriores, pretende-se que este seja mais “um ano em movimento”, contribuindo decisivamente para a formação integral das crianças do concelho de Paredes e para a promoção da prática de actividade física regular e diversificada pelas mesmas.
Na semana passada decorreram duas das actividades com maior envolvimento de participantes: o Corta-Mato e o Encontro Municipal de Jogos tradicionais.
No dia 26 de Março, teve lugar o II Corta – Mato Municipal da Pequenada, no Parque da Cidade de Paredes.
Esta edição contou com a presença de 1000 crianças, em representação de 51 escolas do 1º ciclo, que integram os agrupamentos verticais de Lordelo, Rebordosa, Cristelo, Sobreira, Baltar e Paredes.
O Presidente da Câmara, Celso Ferreira, esteve presente na iniciativa, procedendo à partida das diferentes provas.
Nas palavras que proferiu, apelou a que continuem a praticar exercício físico com regularidade, acarinhando e incentivando os pequenos atletas.
Do programa fizeram parte oito provas, sendo agrupados os alunos por diferentes anos lectivos e sexo. Os participantes manifestaram um excelente desempenho desportivo e não se pouparam a esforços, quer durante as suas provas, quer no apoio aos restantes colegas.
GICMP

Câmara promove concurso para a criação do Hino de Castelo de Paiva

CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA
1 - A Câmara Municipal de Castelo de Paiva institui a criação do Hino de Castelo de Paiva.
2 - A criação do Hino de Castelo de Paiva tem por objectivos:a) Enaltecer, glorificar e promover as características do concelho;b) Salientar o seu património natural e histórico;c) Promover as virtualidades das suas gente;d) Incentivar a criação artística;e) Apelar para um bairrismo sadio e para um orgulho construtivo da comunidade local.
3 - A Câmara Municipal submete à população a possibilidade de redacção do texto e composiçãomusical.
4 - As propostas deverão dar entrada até às 17h30 do dia 15 de Maio de 2009, na CâmaraMunicipal, por fax: 255699282 ou para o e-mail geral@cm-castelo-paiva.pt, indicando nome,morada e contacto do autor.
5 - São aceites trabalhos em co-autoria, desde que expressamente identificados.
6 - Cada participante poderá enviar até três propostas do hino.
7 - A participação é gratuita.
8 - Os textos deverão ser remetidos e estar teclados, dactilografados ou digitalizados.
9 - Será designado pela Câmara Municipal um júri, constituído pelos seguintes elementos, um decada Banda de Música do Concelho, um da Academia de Música e um da Câmara Municipal.
10 - O júri terá como atribuição avaliar a qualidade das participações e da sua decisão nãohaverá recurso.
11 - O autor do trabalho seleccionado cederá à Câmara Municipal, e por tempo indeterminado, apropriedade intelectual, com todos os direitos para utilização do texto e música, sem quaisquercontrapartidas financeiras, patrimoniais ou outras.
12 - O trabalho vencedor, poderá, eventualmente, e apenas por necessidades técnicas, sofrerligeiras adaptações, quer não desvirtuem a sua qualidade musical e rigor literários, sendo, noentanto, ouvido o seu autor.
13 - As presentes normas constituem os critérios de realização do presente concurso, sendo oscasos omissos resolvidos pela Câmara Municipal.

Conjunto quer divulgar mais o seu trabalho

O Agrupamento Luso Dance, que tem dado nas vistas nos últimos meses com excelentes actuações, um pouco por todo o lado nesta região, esteve recentemente na rádio PAIVENSE FM, em entrevista com Ricardo Ramalho, nas Manhãs da Praça. Formado por antigos e actuais alunos da Escola de Música da Casa do Povo de Nespereira, em Cinfães, este grupo de música popular, “ Lusodance “, promete ser um êxito e um caso de grande popularidade, já que continua a recolher elogios por onde tem actuado. Fábio Vasconcelos (acordeão), Joel Pereira (teclados e voz), Diana Fernandes (acordeão e voz) e Patrícia Soares (acordeão e voz) juntaram-se aos experientes Abel Oliveira (viola) e João Fonseca (violino), e protagonizam agora um projecto musical que está a dar que falar e que já “ rubricou “ actuações de relevo e muito aplaudidas, conforme aconteceu recentemente, na Casa do Cinfanense, na cidade do Porto, e também na cidade de Espinho.Durante cerca de uma hora, os responsáveis do conjunto abordaram a ideia da criação deste grupo musical, que nasceu em Setembro de 2007, tendo realizado a sua primeira actuação na passagem de ano 2007/2008. A partir daí, segundo a entrevista na PAIVENSE FM, a carreira tem estado em constante ascendência, numa ocasião em que a freguesia de Nespereira ainda continua com grupos de renome, mas que recorda com saudade outros grupos entretanto já extintos, como os "Sons do Ardena" e os "Gerasom".O grupo apresenta um estilo de música popular bem agradável, mas com meios mais modernos que os restantes grupos tradicionais da área, já que se destaca a utilização dos teclados e cientes de que querem marcar a diferença, falaram na mistura do tradicional (viola acústica e violino), juntamente com os teclados, o que potencia uma maneira mais alegre de fazer música, fazendo esquecer a sonoridade mais característica e melancólica existente no tradicionalismo relativo à música habitual da região.Com pouco mais de um ano de existência, e a receber o aplauso e o incentivo de muita gente, evidencia-se a excelente voz de Patrícia Soares, a irreverência em palco de Diana Fernandes, a afinação de Joel Pereira, e a experiência de dois grandes senhores da musica tradicional portuguesa, que já passaram por vários grupos da região.Constituindo uma “ lufada de ar fresco “ na música nespereirense, este grupo apresenta-se como uma promessa a ter em conta, estando garantido mais um contributo para o engrandecimento da freguesia e da cultura local.Importante será realçar, também, a simpatia que o grupo “Lusodance” vai conquistando por onde passa, sempre pronto a colaborar na freguesia e nas terras vizinhas, sendo de enaltecer a colaboração já prestada ao Rancho Folclórico de Nespereira e ao Académico de Fornelos, em iniciativas de relevo social, um pormenor que foi referido pelos responsáveis nesta entrevista à PAIVENSE FM, estando já agendada para breve, uma apresentação do seu trabalho na Rádio Montemuro, a emissora do concelho de Cinfães.



Carlos Oliveira – texto e fotos

Liga de Futebol “Terras do Paiva”.

Depois de muitas ideias sobre os mais variados problemas que têm vindo a surgir com as equipas do Concelho de Castelo de Paiva, isto no que se refere à forma de tratamento por parte dos órgãos do INATEL, ex que surge a ideia da criação de um campeonato de Futebol Popular. Com a criação deste campeonato associações do concelho acabam por ver de certa forma os seus problemas (Financeiros) resolvidos.
As queixas têm sido por demais e mesmo apresentadas nos órgãos do INATEL que ao longo dos anos tem vindo a ignorar os protestos dos clubes ali inscritos.
Assim poderemos ter mais equipas a nascerem e a renascerem para o futebol e certamente que com esta diversidade de jogos por todo o concelho sai a ganhar.
Com isto sai a ganhar o Concelho de Castelo de Paiva, pois com a criação de novas associações haverá um maior dinamismo desportivo e cultural.
O associativismo é o grande pólo de desenvolvimento de uma terra e mesmo de uma região. Podem mesmo algumas freguesias, resgatar a sua identidade desportiva, recreativa e mesmo cultural, como são os casos do G.D.Pedorido e do Oliveirense F.C arredados das competições.
Todos vão ganhar com a criação desta liga .
Existe já uma equipa a trabalhar neste processo e não há dúvida que a criação desta Liga vem revolucionar o desporto no concelho paivense.
Este exemplo pode ser comparado ao que foi criado em Espinho e que veio a dar grandes resulatados.
Que vantagens tirou Espinho com este campeonato?
O S.C de Espinho, busca protocolos com as associações do concelho Vareiro no sentido da captação de jogadores que ao longo dos anos têm vindo a reforçar o clube da Cidade. Mais, já são vários os olheiros dos campeonatos nacionais a observar este campeonato popular de futebol, procurando aqui reforçar os seus planteis, como é o caso do Milheiroense que conta nas suas fileiras com vários jogadores oriundos deste campeonato . Existem outros clubes a fazer prospecção de jogadores como é o0 caso do V.Guimarães (Liga Sagres)
Castelo de Paiva não pode parar e todos temos a responsabilidade de criar na nossa terra razoes para um futuro melhor. Vamos assim dar aos nossos jovens uma possibilidade para que estes pratiquem desporto e assim encarrilem por trilhos mais dignos desta sociedade em que vivemos. Assim poderemos sorrir ao vermos a nossa gente feliz por esta brilhante ideia. Um bem-haja à Câmara Municipal de Castelo de Paiva por apoiar esta iniciativa, cabendo agora aos clubes a responsabilidade de aderirem a este projecto impar de desenvolvimento desportivo. Só com um Concelho dinâmico e a pensar no futuro dos nossos filhos encontraremos aqui razões para acreditar que vale a pena viver e orgulharmo-nos desta terra que “AMAMOS”.Vamos exigir que nos respeitem dando prova de que somos capazes….


Por António Pinto

FOLGOSO, “O GRANDE” ACABRUNHA VILA VERDE

O Folgoso recebeu e venceu de forma categórica o Vila Verde e assim recupera lugares na tabela classificativa.
Cedo a formação de Folgoso abriu o caminho para um autêntico festival de golos, decorriam 10 minutos de jogo por Tiago Padeiro chegando o Vila Verde ao empate 5 minutos depois. A raça e determinação dos comandados de Artur Pinto eram uma postura assumida e difícil de combater. Assim o Folgoso foi construindo o caminho que o levaria a uma vitória à muito desejada, para fugir aos lugares menos dignos de Campeões.
Tempo de intervalo, Folgoso 3- 1 com o resultado final, 4-3.
Uma jornada de certa forma positiva para os clubes de Paiva onde apenas o Vila Verde perdeu. A Raiva ao empatar em casa frente um adversário directo, desce dois lugares, ocupando agora o antepenúltimo lugar na tabela classificativa. Já Paraíso cumpriu com a sua obrigação ao vencer o Perrinho no seu reduto com uma vitória tão justa como difícil, que valoriza ainda mais esta grande vitória.
Real continua sem ganhar.
O Real tinha nesta jornada uma grande oportunidade para regressar as vitórias, recebia um adversário ao seu alcance e teve tudo para poder vencer a formação da Vila da Feira.
Em tempo regulamentar o Real vencia por 2 – 1 o Mozelos e já mesmo em período de compensação Luís falha uma grande penalidade que poderia ditar a justeza no placar da Mó, a dois minutos do tempo final Agostinho Silva assinala uma grande penalidade para os Feirense que desta forma chegam ao empate
Um arbitro Paivense…
Ao contrario daquilo que acontece com árbitros do conselho da Feira. Agostinho Silva que habitualmente apita no INATEL, sendo mesmo observador da A.F.Associação de Futebol de Aveiro teve em Real uma atitude digna e justa respeitando os atletas em campo de ambas as equipas, dando a estes o protagonismo do espectáculo e assim deixou que os artistas o focem e procurou dignificar a sua classe de ex arbitro de futebol Nacional.
O mesmo deveria acontecer na Feira e não só, os árbitros deixarem alguns interesses menos dignos e assumirem um papel de seriedade e de personalidade desportiva. Mas não tenho dúvidas de que cada vez mais a seriedade desportiva abandonada nos campeonatos associativos nos quais estes senhores já prestaram serviço, esta a ser transportado para o INATEL dando a entender um certo facilitismo por parte de quem rege este órgão
Seriedade e respeito…
Os árbitros aqui me parecem assumir um papel de juízes e carrascos no que concerne à justiça para com as equipas do Concelho de Castelo de Paiva.
Porque não faz este órgão do INATEL uma reciclagem no conselho de arbitragem?
Um dia teremos árbitros vindos de lares de 3ª idade a apitar jogos do INATEL, ou será mesmo que já não temos?

Resultados da 10ª jornada
Real – Mozelos 2 – 2
Folgoso – Vila Verde 4 – 3
Raiva – JUAT 0 – 0
Arrifana – Vale 1 – 1
Paraíso – Perrinho 2 – 1
Real da Praça – Milheiros 1- 1

Próxima Jornada 11ª
Milheiros – Real
Perrinho – Real da Praça
Vale – Paraíso
JUAT – Arrifana
Vila Verde – Raiva
Mozelos – Folgoso

Pontuação
Vale 2
Arrifana 7
Real da Praça 14
Milheiros 15
Mozelos 16
Paraíso 16
Folgoso 18
JUAT 19
Raiva 19
Vila Verde 20
Real 22
Perrinho 26

António Pinto

segunda-feira, 30 de março de 2009

IMPRENSA ESPANHOLA FALA NA TAÇA DAS NAÇÕES EM CASTELO DE PAIVA

O Municipio de Fabero del Bierzo(Espanha) também fez referência á prova "Taça das Nações em Ciclismo" que se disputou este fim de semana por terras do Vale do Sousa.
A reportagem pode ser vista no endereça http://www.faberomunicipal.com/
Recorde-se que a segunda etapa teve o seu inicio no Largo da Feira de castelo de Paiva e terminou no concelho de Paredes.

Colombiano Henao venceu GP de Portugal Rota do Románico Taça das Nações





Com a vitória na tarde de domingo, o colombiano terminou a Taça das Nações vestido de amarelo Com uma diferença de 48 segundos para o segundo classificado, Ricardo Vilela (Portugal A) – levando igualmente para casa a camisola verde da Montanha. Na classificação por equipas, triunfou a equipa mista da UCI. A terceira e última etapa do 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale de Sousa, que ligou Lousada a Felgueiras/Alto de Santa Quitéria, na distância de 136,1 Km, teve um arranque deveras movimentado com vários e numerosos grupos a tomarem o comando da corrida, nos quais participaram Vasco Pereira e João Pereira, respectivamente das selecções B e A de Portugal. Todas essas operações, nas quais os dinamarqueses tomaram parte na defesa do seu líder, Rasmus Guldhammer, vieram, contudo, a abortar quando se atingiu o Km 58. Os ataques prosseguiram e os portugueses voltaram a estar presentes na frente da corrida, desta vez com quatro elementos num grupo de 13 corredores que se isolou ao Km 69. Eram eles Carlos Baltazar e Ricardo Vilela, da selecção A, e Vasco Pereira e Domingos Gonçalves, da equipa B. Deste grupo em fuga restaram apenas quatro elementos, entre os quais o português Ricardo Vilela, que resistiu bem na subida para o Alto de Santa Quitéria, onde o colombiano Sergio Henao se manteve isolado na frente vencendo a etapa e, num golpe espectacular, arrebatou a camisola amarela, desde o primeiro dia na posse do dinamarquês Guldhammer, que perdeu 1m 23s e terminou no 3º lugar da geral, enquanto o português Ricardo Vilela, foi 2º na etapa, a 25s do vencedor, e conquistou a segunda posição na classificação final, a 48 segundos do vencedor absoluto. Sergio Henao venceu também o Prémio da Montanha, enquanto Guldhammer manteve o primeiro lugar nos Pontos e na Juventude. Por equipas a vitória pertenceu equipa da UCI.




2ª etapa Guldhammer reforçou a liderança entre Castelo de Paiva e Paços de Ferreira
Dinamarquês caiu mas manteve a camisola amarela
O camisola amarela Rasmus Guldhammer reforçou a liderança no 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa ao vencerno passado Sábado, em Paços de Ferreira, a segunda etapa desta competição internacional Sub 23, cuja jornada teve início no concelho de Castelo de Paiva. Eufórico no momento de cortar a linha de meta, junto ao Parque de Exposições de Paços de Ferreira, apesar das escoriações e dores provocadas por uma queda nos últimos quilómetros, Guldhammer fez questão de abraçar e de elogiar os companheiros de selecção. “Foi mais um óptimo dia, a minha equipa esteve muito bem, muito forte, e ajudou-me bastante, especialmente depois da queda. Agarraram em mim e levaram-me até à meta”. Com mais uma etapa ganha na prova portuguesa da Taça das Nações Sub 23, Rasmus Guldhammer dilatou para 25 segundos a vantagem sobre os rivais mais directos, o espanhol Pedro Merino e o luxemburguês Ben Gastauer. Sobre a diferença que lhe confere grande favoritismo para o último dia de prova, o camisola amarela é cauteloso. “Não é assim tanto tempo e sei pela experiência de anos anteriores que 25 segundos podem ser perdidos num instante. Mas acredito na minha equipa e creio que podemos ser bem sucedidos”. Os 113,6 quilómetros da segunda etapa do Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa tiveram início em Castelo de Paiva, desde o Largo da Feira, onde o presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, deu o sinal de partida e teve oportunidade de enaltecer esta iniciativa de dimensão internacional.Com um poderoso sprint nos últimos metros com inclinação considerável, o dinamarquês Guldhammer impôs-se no despique com o espanhol Pedro Merino e o sul-africano Jaco Venter (UCI). O melhor português, Marco Cunha, terminou em 7º lugar, com o mesmo tempo do pelotão, apenas a quatro segundos do vencedor, subindo ao 10º lugar da geral. O francês Vichot assumiu a liderança da montanha e a selecção B de Portugal manteve o 5º lugar por equipas, classificação em que a Dinamarca perdeu a liderança para a formação da UCI. Etapa Castelo de Paiva – Paços de Ferreira


1º 61 GULDHAMMER, Rasmus DIN 2:57:09
2º 21 MERINO, Pedro ESP a 01
3º 136 VENTER, Jaco UCI a 01
4º 134 MAASING, Sander UCI a 01
5º 124 TRATNIK, Jan ESL a 01
6º 102 CHUCHULIN, Roman UCA a 01
7º 5 CUNHA, Marco P-A a 04
8º 23 VIGIL, Andres ESP a 04
9º 22 ANIA, Daniel ESP a 04
10º 123 FURDI, Blaz ESL a 04
11º 131 CIOBAN, Sergiu UCI a 04
12º 82 KRISTSKIY, Timofey RUS a 04
13º 32 HENAO, Sergio L. COL a 04
14º 101 AGARKOV, Yuriy UCA a 04
15º 14 COELHO, Marco P-B a 04
GIRP/Carlos Oliveira

Circuito Nacional de Montanha 2009

Grupo Desportivo esteve representado por oito atletas na segunda jornada do exigente calendário do atletismo de montanha.
Mogadouro recebeu as diversas embaixadas desportivas com uma temperatura muito baixa, isto depois de se ter vivido uma quadra quase estival.
Para esta prova o objectivo passava pela tentativa de pelo menos repetir a prestação do ano transacto. Sabia-se que esse pressuposto era difícil de atingir, pois um atleta nuclear da formação (Carlos Silva) não se encontra nas melhores condições físicas. Também existia a curiosidade de ver em acção dois novos valores: Amélia Vieira e António Moreira. As expectativas não foram defraudadas; o Grupo Desportivo ocupou o terceiro lugar no pódio e os dois atletas são mesmo para ter em conta especialmente Amélia Vieira, pois os 20 anos completados em plena prova deixam perceber que estamos em presença de uma atleta com larga margem de progressão, até porque a jovem atleta ostenta o título de campeã nacional júnior 2007.
Finda a prova registámos os comentários de Amélia e Carlos: Amélia Vieira: “Foi engraçado comemorar o aniversário a competir. A prova correu-me bem, fiquei com a certeza que quando tiver melhor controle quer das emoções, quer das reais possibilidades que possuo tudo será diferente. As minhas adversárias que se cuidem, irei lutar!”Carlos Silva: “Estou a passar por muitas dificuldades. O meu joelho está a tirar-me o sono. Criei hábitos competitivos que não posso, por causa da lesão, cumprir. Dentro destes condicionalismos penso que estive bem. Vou trabalhar a auto-estima para que o futuro seja bom.”
Resultados
Amélia Vieira – 5ª Senior F
Vítor Barbosa – 6º Senior M
Nuno Sousa – 7º Senior M
Carlos Silva – 5º Vet II
Sérgio Azevedo – 8º Senior M
Joaquim Barbosa – 10º Senior M
Fernando Ramos – 10º Vet III
António Moreira – 14º Senior M
Colectivo – 3º Lugar

domingo, 29 de março de 2009

Portugal soma quarto jogo consecutivo sem ganhar


Madail "frustrado", mas crente no apuramento - A selecção portuguesa de futebol somou hoje o quarto encontro consecutivo sem ganhar no Grupo 1 europeu de apuramento para o Mundial de 2010, ao empatar a zero na recepção à Suécia, no Porto.
Depois de vencer por 4-0 em Malta, no longínquo dia 06 de Setembro de 2008, Portugal não mais venceu: perdeu 3-2 na recepção à Dinamarca e somou três "nulos" consecutivos, dois com os suecos e, pelo meio, um em casa com a Albânia.
Portugal, que continua sem ganhar em casa aos suecos (três empates e quatro derrotas) soma escassos seis pontos, em cinco jogos, contra 10 da Dinamarca, que hoje ganhou por 3-0 em Malta, no seu quarto jogo no grupo, e outros tantos da Hungria, vencedora por 1-0 na Albânia, no quinto embate.
O conjunto de Carlos Queiroz ascendeu, ainda assim, ao terceiro posto, em igualdade com Albânia (seis encontros disputados) e Suécia (quatro).
A formação das "quinas", que está cada vez mais longe da África do Sul, embora permaneça na corrida, volta a jogar a 06 de Junho, dia em que se desloca à Albânia.
Madail "frustrado", mas crente no apuramento
Porto, 28 Mar(Porto) - O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, revelou hoje "frustração" pelo empate luso (0-0) com a Suécia, mas garantiu que continua a acreditar no apuramento para o Mundial2010.
"Frustração foi o que senti no final do jogo. Mais uma vez, Portugal produziu uma excelente exibição e, por circunstâncias que não consigo compreender, não conseguiu marcar. Não estarei a dizer nada de anormal se disser que dominámos por completo a Suécia, mas não conseguimos marcar um golo", lamentou.
Madail considera que "qualquer português tem de ficar abatido" pelo que se está a passar com a equipa das "quinas", mas deixou uma mensagem de esperança: "enquanto houver matemática, acredito".
"Para mim hoje foi uma grande desilusão porque acho que jogámos o suficiente para podermos ter vencido este jogo, independentemente de um incidente ou outro no jogo que não quero comentar", acrescentou, lamentando o facto da equipa continuar divorciada da "sorte".
O presidente da FPF considera que o resultado foi "injusto" para Portugal, elogiando a "desenvoltura" com que os pupilos de Carlos Queiroz jogaram.
RBA/SSS.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva