sábado, 10 de julho de 2010

Intervenção da Vereadora do PSD Vanessa Pereira, hoje na reunião do Executivo Municipal, sob o SAP



Bom dia a todos,



A Feira do Vinho Verde de 2010 foi perturbada pela questão da SAUDE e da Educação no concelho.


Na educação, perdoem-me, mas há histórias muito mas muito mal contadas e eu espero que o concelho não perca para interesses políticos demasiado evidentes….
Sobre a Saúde, nada mesmo nada me surpreende. Desde o início deste mandato que alerto para a situação da falta de médicos e do provável encerramento do SAP….
Este Governo Socialista que já nos habituou a ter uma politica prejudicial aos mais desfavorecidos, clara e evidente em todas as medidas que toma (tomemos como exemplo o PEC) e está decidido a não cumprir o acordo que fez com os Paivenses em 2007.
De facto para este Governo o encerramento do SAP já estava decidido para 2007 e só não aconteceu porque os Paivenses, A Câmara, a Assembleia Municipal e as juntas e assembleias de freguesia protestaram e fizeram o Governo recuar. E recuou fazendo um acordo com o concelho garantindo o SAP até à conclusão do IC35 e da variante à 222.
E por isso com pompa e circunstancia foi prometido por um ministro em plena campanha eleitoral o avanço do IC 35. Aliás o Despacho saiu até em Diário da Republica e solicito ao meu colega que por favor distribua cópia. Só que depois das eleições foi o que se sabe o Ministro deu o dito por não dito e esqueceu-se do IC35. Por isso agora o Governo não quer cumprir o acordo de manutenção do SAP e como não conseguiu fecha-lo de uma vez estrategicamente começa a fechá-lo aos soluços para não nos queixarmos….
E foi assim no fim-de-semana da Feira de Vinho Verde com milhares de pessoas a visitar o concelho e provavelmente com algumas (muitas) espantadas com o que se passa na saúde em Castelo de Paiva.
Estranho o timimg do comunicado emitido ontem mesmo poucas horas antes desta reunião de CM e que ainda não disponível no site da CM…bem secalhar não estranho! A exemplo de outras vezes mais uma vez se conheceu o seu teor pela Rádio Paivense! Solicito aqui uma cópia do mesmo…
Afinal sempre tivemos razão para o que andamos a alertar desde o inicio deste mandato…ainda bem que o Sr. Presidente acordou!
No comunicado fala em nome da Câmara Municipal, esquece por sinal que CM somos todos, os 7 vereadores e mais uma vez não fomos ouvidos nem achados! Esta é a sua Ideia de Democracia! Os paivenses começam a entender…
No comunicado dirigem-se ataques à Dr.ª Fátima Gonçalves mas como nunca nos foi permitido assistir a nenhuma reunião com a Ace´s, não sabemos a posição da mesma, nem o motivo pelo qual o não o recebe! Estranhamente somos na Ace´s o único concelho que é liderado por uma CM socialista!
Mas deixem me relembrar algumas coisas ditas ao longo destes meses:
- Na reunião de câmara de 14 de Janeiro do presente dizia-se que a ARS ia celebrar um contrato com o Dr. Avelino Alves, medico que muito deu ao Centro de Saúde de Castelo de PAiva e aos paivenses …afinal nunca aconteceu;
- Na reunião de 11 de Março eu própria sugeri que fosse aprovada uma moção de repúdio pelo previsível encerramento do SAP.***
O Presidente da Câmara referiu não ver razão para aprovar nesta altura qualquer moção de repúdio, simplesmente porque não há ainda qualquer decisão sobre o encerramento. – Mas estranhamente no comunicado emitido ontem diz que logo em Novembro 2009 foi confrontado com a possibilidade de encerramento do SAP, afinal em que ficamos? Aqui já se chamaram alguns nomes por muito menos!
- Na reunião de Câmara de 25 de Março referiu que ainda não viu necessidade de levar um autocarro para defender o interesse dos paivenses em relação ao SAP de quando necessitar contratará o autocarro!
- Na penúltima Assembleia Municipal o senhor até referiu conversas com o Secretário de estado Dr. Pizarro e que ele conhecia muito bem concelho!
- Na ultima reunião de câmara referi o caos no Centro de Saúde….. a falta de médicos no SAP dias a fio… a deslocação de enfermeiros do CS castelo de Paiva para outros CS…o deteriorar das condições de trabalho dos profissionais, e quando refiro a condições de trabalho não me refiro só a condições físicas mas sim às emocionais…estes profissionais merecem respeito!
Nós avisamos e aqui afirmo que sem luta o seu Governo Socialista não vai cumprir o acordo que fez com os Paivenses. Sem luta o SAP fecha e curiosamente nem sequer negociamos contrapartidas. Á meses que dizemos isso….
A sua resposta foi que estava atento e que não precisava dum autocarro. Pois bem, a minha conclusão e tendo em conta os últimos desenvolvimentos no CS Castelo de Paiva e no SAP, é que por este andar o senhor nem de autocarro, nem de comboio, nem de avião resolve o problema.
Este problema da Saúde, grave, não é seu. É NOSSO e como tal temos que todos, paivenses, câmara, assembleia municipal, juntas de freguesia e assembleias de freguesia de lutar pela sua defesa. Não queira ficar sozinho ligado ao maior ataque feito aos direitos na saúde dos paivenses! Não queremos ser mais do que ninguém! Apenas queremos ser tratados de forma igual aos restantes portugueses!
Uma palavra aos profissionais do Centro de Saúde (médicos enfermeiros auxiliares e administrativos) de castelo de Paiva que muitas vez são privados das condições ideais para trabalharem…uma palavra de agradecimento pelo empenho esforço e dedicação nesta altura difícil. A todos o nosso agradecimento!
Uma palavra para os paivenses, chegou a hora de nos unirmos, de lutarmos juntos sem demagogias… por mantermos o acesso aos cuidados de saúde, por mantermos o nosso SAP! Para exigirmos que o Governo Socialista cumpra o que nos prometeu!





Castelo de Paiva, 8 de Junho de 2010
21 Dias com o Património Rota do Românico

A Rota do Românico vai levar a iniciativa “21 Dias com o Património” ao Mosteiro de São Pedro de Ferreira, à Igreja de São Mamede de Vila Verde e ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.
A actividade, que se insere no Programa de Animação Cultural da Rota do Românico, pretende dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Com o apoio da Câmara Municipal

ROTA DO ROMÂNICO E FUNDAÇÃO “ A LORD “ PROMOVEM EXPOSIÇÃO EM CASTELO DE PAIVA



A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, com a colaboração da Rota do Românico e da Fundação “ A LORD “, vai promover, durante o mês de Julho, e com inicio a partir de hoje, uma exposição intitulada “ Rota do Românico, uma experiência fundada na História “



Constituída por um conjunto de painéis e aguarelas, a exposição estará patente no espaço da Biblioteca Municipal, localizada na Rua Emídio Navarro, e permite ao visitante participar numa interessante viagem à redescoberta do valioso património histórico-cultural desta região.

A entrada é livre, sendo o horário da visita o mesmo do funcionamento da Biblioteca Municipal.



GIRP/COliveira

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CM DE CASTELO DE PAIVA TOMA POSIÇÃO SOBRE FUNCIONAMENTO DO SAP

Para os devido efeitos se junta Tomada de Posição da CM de Castelo de Paiva sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente – SAP de Castelo de Paiva, hoje aprovada em reunião do Executivo Municipal.



Câmara Municipal assumiu a gestão deste equipamento

PISCINA MUNICIPAL DO CASTELO JÁ ESTA ABERTA AO PUBLICO




Já se encontra aberta ao público, desde o inicio desta semana, a Piscina Municipal do Castelo, localizada na zona ribeirinha do Douro, na freguesia de Fornos, uma estrutura que recentemente sofreu obras de remodelação e que, a partir de agora, passa a ser gerida directamente pela edilidade paivense, deixando de estar sujeita a concessão.

Nota de imprensa





Autarquia vai colocar 28 oleões no Concelho

A Câmara Municipal de Cinfães assinou um protocolo com a empresa Biosys para a colocação de 28 oleões no Município. O objectivo é a recolha selectiva e encaminhamento de óleos alimentares usados, de produtores do sector industrial, hotelaria, restauração e doméstico do Concelho.



Nota à Imprensa



XIV Feira de Artesanato, Gastronomia e Vinho Verde

A autarquia de Cinfães promove, de 16 a 18 de Julho, a 14ª edição da Feira de Artesanato, Gastronomia e Vinho Verde. A abertura está agendada para as 17h, de sexta-feira, e vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro.
Em parceria com o Centro Social de Sardoura

CM de Castelo de Paiva vai promover Campo de Férias para jovens do concelho



A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, enquanto entidade promotora e o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, enquanto entidade executora do “Projecto Incluir “ estão a desenvolver Campos de Férias direccionados a crianças e jovens.

Comunicado Junta Freguesia da Lomba - Gondomar

Clique sobre a imagem para ampliar

Comunicado da Junta de Freguesia da Lomba - Gondomar

Clique sobre o texto para ampliar

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rancho Folclórico Nossa Senhora das Amora, organiza Festival Nacional de Folclore


O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras , vai organizar o seu Festival Nacional no próximo  dia 10 de Julho de 2010 pelas 21h, no Adro da Capela de Nossa Senhora das Amoras em Oliveira do Arda Raiva Castelo de Paiva.


Aqui fica o programa do Festival:

Pelas 18h será a Recepção a todos Grupos.

As 18h15m visita ao Monte de S Domingos e Minas do Pejão.

As 19h30m Lanche Convívio com todos os Grupos e Convidados.

As 20h30m visita ao lar de Idosos do Couto Mineiro do Pejão.

As 21h Entrega de Lembranças e Inicio do Festival.

Os Grupos presentes:

Rancho Folclórico nossa Senhora das Amoras.

Rancho Infantil Juvenil de Ventosa do Bairro (Mealhada).

Rancho Típico Cantarinhas de Nisa (Alto Alentejo).

Rancho Folclórico "As Andorinhas de S. Silvestre " Murtosa.

Grupo Folclórico Penafiel.
Auditório Municipal de Castelo de Paiva recebeu
Encontro Inter – Concelhio de Bibliotecas Escolares



Sob o lema “ Ler em rede “, realizou-se na passada segunda – feira, no espaço do Auditório Municipal de Castelo de Paiva, o Encontro Inter- concelhio de Bibliotecas Escolares da área de Entre Douro e Vouga, uma iniciativa que contou com a presença de Professores Bibliotecários, Bibliotecários Públicos, Directores de Escolas / Agrupamentos, Autarcas, Directores de Centros de Formação, DREN, Equipa de Apoio às Escolas e ainda Coordenadores Inter concelhios.
Com o apoio da CM de Castelo de Paiva

Associação Comercial e Industrial vai promover “ Feira Outlet”



A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva vai promover, nos dias 9,10 e 11 de Julho, no espaço do Largo do Conde, uma Feira Outlet, uma iniciativa gizada no âmbito do programa MODCOM e que está a despertar grande entusiasmo, contando com o apoio da edilidade paivense.
Concerto no Mosteiro de Pombeiro

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, no concelho de Felgueiras, vai ser palco de um concerto do Coro Anima Mea. Promovido pela Rota do Românico, o concerto integra-se nas comemorações da elevação de Felgueiras a cidade.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Com o apoio da CM de Castelo de Paiva

Associação Comercial e Industrial  vai promover “ Feira Outlet”




A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva vai promover, nos dias 9,10 e 11 de Julho, no espaço do Largo do Conde, uma Feira Outlet, uma iniciativa gizada no âmbito do programa MODCOM e que está a despertar grande entusiasmo, contando com o apoio da edilidade paivense.

Homenagem a "Barreiro de Magalhães"

Mais um título para a colecção de Bruno

Na prova de 800m do Campeonato Distrital de Iniciados, o atleta do Grupo Desportivo usou a táctica mais simples: começar à frente e terminar em primeiro.

O Campeonato de pista ao ar livre em iniciados disputa-se em duas jornadas, 4-07-2010 e 16-07-2010.

Na proxima jornada o super-campeão vai tentar chamar a si a medalha de campeão na prova de 1500m, entrando em seguida num periodo de repouso.

Resultados


800m

1º Bruno Vieira 2 05,84

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Certame atraiu milhares de visitantes a Castelo de Paiva

13ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato confirmou excelência de um evento com estatuto nacional

Ministro da Agricultura e Pescas realçou potencial da Sub-Região do Paiva



Durante três dias de intensa animação, milhares de visitantes passaram por Castelo de Paiva, na 13ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, que continua a manter o objectivo inicial, relacionado com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva