sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nota de Imprensa sobre os despedimentos na Glovar e na Ilpe Ibérica

A Fábrica de Calçado Glovar propôs acordos de rescisão de contratos aos seus trabalhadores, conforme anunciado na comunicação social. Os acordos propostos, para além de serem realizados num ambiente de pressão intensa sobre os trabalhadores, configuram perdas de direitos inaceitáveis.O Bloco de Esquerda há muito que denunciou o mau desempenho financeiro do grupo Aerosoles, detentor da Glovar, chamando a atenção do município e do governo para que procedessem à elaboração de um plano que permitisse a manutenção dos postos de trabalho e o saneamento financeiro do grupo.O executivo municipal paivense, com o autismo que o caracteriza, ignorou os alertas que o Bloco de Esquerda realizou, esperando que os problemas desaparecessem por algum passe mágico. Infelizmente, os problemas não saíram da porta dos trabalhadores da Glovar e alastraram-se a outra empresa do concelho, a ILPE Ibérica.O BE considera que este caso demonstra, com clareza, a forma laxista e irresponsável como o concelho de Castelo de Paiva é gerido. Paulo Teixeira, que há muito havia sido alertado para a situação, apenas ontem disse que ia tentar reunir com o Governo e com o Grupo Aerosoles.O poder político reinante em Castelo de Paiva encontra-se mergulhado em questões menores, estando resumido à luta do poder, pelo poder, esquecendo-se dos problemas dos paivenses. Só assim se percebe que nem executivo municipal, nem oposição com assento nas reuniões de câmara, tenham tido preocupações para com os trabalhadores da Glovar e da ILPE Ibérica atempadamente.Contudo, não é só o poder político paivense que demonstra não estar à altura para a resolução dos problemas. O próprio Governo de José Sócrates demonstra não ter um plano sério de combate à crise económica, bem como ser incapaz de traçar caminhos para salvar postos de trabalho. Só assim se compreende que, após os alertas existentes no mês passado, a injecção de capital existente não permita a manutenção dos postos de trabalho.O Bloco de Esquerda considera irresponsável esta política de gestão de dinheiros públicos, assim como a manutenção de estratégias erradas na reestruturação das empresas. A conclusão que tiramos destas práticas é que o modelo neoliberal que levou à crise económica e financeira não foi ainda não foi alvo de crítica pelo Governo de José Sócrates e este continua a levá-lo à prática.O Bloco de Esquerda lembra que o grupo Roland Berger, escolhido para realizar o plano de reestruturação da empresa, é conhecido pela sua matriz neoliberal, tendo deixado um rasto de desemprego nas reestruturações que propõe, muitas das vezes sem os resultados anunciados.O Bloco de Esquerda apela a acções concretas e sérias para minimização da grave crise social que se avizinha no nosso concelho, bem como para a defesa dos postos de trabalho existentes

Inauguração de Exposição no Museu Serpa Pinto

A exposição de quadros a óleo sobre tela, intitulada “Os Anjos”, vai ser inaugurada hoje, dia 23, no Museu Serpa Pinto, às 17h30.
O autor, Alfredo da Fonseca Monteiro, 44 anos, é filho de pais naturais do concelho de Cinfães, da freguesia de Santiago de Piães.
A exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 12 de Fevereiro.
O Museu Serpa Pinto está aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00; e aos domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.

Cartão Jovem Municipal proporciona benefícios no concelho

Os jovens residentes no município de Cinfães poderão aderir, a partir de hoje, dia 23, ao Cartão Jovem Municipal e usufruir de descontos e vantagens a nível municipal, nacional e europeu. O acordo entre a Câmara Municipal de Cinfães e a Movijovem, detentora da marca Cartão Jovem Euro<26, foi assinado hoje, na Casa da Cultura.
O Cartão Jovem Municipal Euro<26, para além de proporcionar os tradicionais descontos do Cartão Jovem clássico (em cinema, festivais de música, viagens, pousadas de juventude, eventos desportivos, museus, monumentos, em estabelecimentos comerciais, entre outros), proporciona benefícios exclusivos no município de Cinfães.
Serviços municipais
Espaço internet – 100%
Gimnodesportivo – 20%
Resíduos Sólidos Urbanos – 100%
Habitação Própria (licença de obras particulares) – 50%
Piscina Coberta – 20%
Piscina Descoberta – 20%
Aquisição de bens e serviços
F.M. Pacheco Oculista
Óculos graduados (aros e lentes) e exames visuais - 20%
Óculos de sol - 15%
Lentes de contacto e líquidos - 10%
Outro material óptico - 10%
Fio d’Ouro
Ouro - 15%
Relógios e Pratas - 10%
Papelaria Camel’s
Livros Cultura Geral - 10%
Material Escolar - 10%
Quintela Roupas
Todos os Artigos - 10%
Salão Teixeira
Corte de Cabelo - 20%
Sapataria Paulo
Calçado - 10%
Malas - 5%
Alice Montenegro
Material Eléctrico - 10%
Soares Oliveira
Transportes Públicos - 10%
Utilar
Todos os Artigos (excepto telemóveis)‏ - 10%
Auto Viação Almeida & Filhos
Transportes Públicos - 10%
Clube Desportivo de Cinfães
Bilhetes de Jogos - 10%
Papelaria Jovem
Material Escolar - 10%
RFSI - Formação e Informática
Material Informático - 10%
Strongiga
Mobiliário de Escritório - 21%
CD e DVD - 10%
MP3, MP4 e Cartões de Memória - 10%
Mão-de-Obra em Reparações - 10%
Tinteiros - 10%

O Cartão poderá ser adquirido na Câmara Municipal de Cinfães, por jovens com idades entre os 12 e os 25 anos (inclusive), mediante pagamento de 8 euros, entrega de uma fotografia e apresentação do Bilhete de Identidade. O documento terá a validade de um ano.

SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA - PASSAGEM ESTADO ALERTA AMARELO

SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA - PASSAGEM ESTADO ALERTA AMARELO

Chuva Forte, Vento Forte, Neve e Agitação Marítima
No seguimento do briefing técnico operacional realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro, da Autoridade Nacional de Protecção Civil, com o Instituto de Meteorologia e de acordo com as informações disponibilizadas, salienta-se:
Sábado, 24:
Períodos de chuva, por vezes muito forte, durante a madrugada, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral.
Vento muito forte (até 60 km/h) de Noroeste com rajadas da ordem dos 100 km/h, nas terras altas, tornando-se forte (até 50 km/h) a partir da tarde.
Aguaceiros, diminuindo gradualmente de frequência, que serão de neve nos pontos mais altos da serra da estrela, baixando a cota até aos 900 metros ao longo do dia.
Descida da temperatura.
Continuação da agitação marítima na Costa Ocidental, com ondas de Oeste de 5 a 7 metros, a Norte do Cabo Carvoeiro, até 5,5 m a Sul do mesmo Cabo.
Domingo, 25:
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, mais frequentes nas regiões Norte e Centro, que serão de neve acima dos 600 metros.
Nas terras altas, vento muito forte (até 70 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h.
A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução tomando especial atenção:
Às informações da Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança;
À adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados;
À não utilização de braseiras em locais fechados, por haver perigo de morte por inalação de gás (monóxido de carbono) libertado pelas mesmas;
Aos cuidados a ter com a utilização das lareiras;
Aos cuidados a ter com a utilização de outros sistemas de aquecimento.
Aos cuidados redobrados relacionados com a condução de veículos em zonas afectadas pela neve e gelo.
Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar, estacionamento de veículos na orla marítima.
No que respeita às medidas a ter em conta face a previsibilidade da ocorrência de queda de neve e formação de gelo nas estradas:
Para quem pretende viajar:
Evitar fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve, procurando antecipar ou adiar essas viagens.
No caso de ter de o fazer, deve:
Procurar informar-se através das concessionárias ou das forças policiais, de quais os condicionamentos de trânsito existentes e vias alternativas de circulação;
Estar atento antes e no decurso da viagem às informações difundidas pelos Órgãos de Comunicação Social;
Circular preferencialmente utilizando as vias rodoviárias mais seguras;
Tomar algumas medidas preventivas como sejam munir-se de correntes, alguns agasalhos e alimentação suplementares e garantir o abastecimento do depósito do veículo, para fazer face á possibilidade de ser forçado a paragens prolongadas durante a viagem devido à neve e ao gelo.
Nos locais onde se verifique a queda de neve:
Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações;
Evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito;
Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes;
Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos.

Janeiras e Teatro por Cinfães

“Cantar das Janeiras” é a iniciativa do Programa de Natal da Câmara Municipal de Cinfães agendada para amanhã, dia 24.
Irão actuar, no Salão Paroquial de Cinfães, o Rancho Folclórico de Santa Quitéria (Tendais), a Associação R.C. Fornelos – Rancho Folclórico de S. Martinho de Fornelos e o Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira. A partir das 21h30.
No decorrer da próxima semana, o Teatro Regional da Serra de Montemuro (TRSM) irá apresentar “Mãos Grandes”, na segunda-feira, dia 26, na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de S. Cristóvão de Nogueira (14h30). As crianças da Educação Pré-Escolar da freguesia também vão assistir ao espectáculo.
Com “Mãos Grandes”, o TRSM tenta fazer “renascer” espaços como o moinho e o forno das aldeias para “tentar dar a conhecer aos mais pequeninos que o pão não vem das superfícies comerciais, que há todo um processo que vale a pena conhecer” (www.teatromontemuro.com).
No dia seguinte, 27, “Mãos Grandes” será apresentado no salão da Banda de Tarouquela (10h00), para os alunos do 1º CEB da freguesia e crianças do Jardim de Infância do Colégio.
Até ao final do mês, a Casa da Cultura continuará a acolher os ateliês “Brincar ao Teatro”, a mostra bibliográfica “Shakespeare e o mundo do teatro” e a exposição do Programa Território Artes, “O que é o Teatro?”.
G.A.P

Aerosoles iniciou processo de despedimento



O maior grupo de calçado português começou ontem o processo de despedimento previsto no plano de reestruturação desenhado no ano passado. A Aerosoles sofrerá uma redução de 15 por cento da mão-de-obra, sendo que conta com 1.360 funcionários, 661 dos quais em Portugal. Está ainda previsto o fecho de 30 lojas em toda a Europa.






Durante o dia de ontem vários funcionários foram convidados a rescindir amigavelmente o contrato de trabalho. Alguns aceitaram e já não trabalharam na parte da tarde.
O Sindicato do Calçado dos distritos de Aveiro e Coimbra adianta que serão chamados 23 trabalhadores de cada unidade produtiva, quatro em Portugal e duas na Índia, num total de cerca de 130 operários. "A empresa começou a fazer a reestruturação e chamou os trabalhadores para uma tentativa de rescisão por mútuo acordo. E desde que as pessoas aceitem, deixam imediatamente de trabalhar", adianta Fernanda Moreira, coordenadora da estrutura sindical, ao jornal Público.
O sindicato do sector continua preocupado com a situação da Aerosoles, que está sem dinheiro para comprar matéria-prima, e já reclamou a intervenção urgente do Governo mesmo antes da conclusão de um estudo de viabilização financeira da empresa, que está a ser feito e que deverá ser conhecido no final deste mês.
O conselho de administração da Aerosoles continua a não prestar declarações, segundo o jornal referido, sobre o assunto, remetendo uma posição para depois de conhecer o novo plano.
Em anteriores afirmações ao PÚBLICO, Artur Duarte, fundador da empresa e presidente do conselho de administração da Investvar, detentora da marca Aerosoles, defendia que o plano de reestruturação já devia ter sido concretizado. O empresário revelava que, nos últimos meses, a firma tinha quebras de vendas que chegavam aos 20 por cento por semana, quando comparado com o mesmo período de 2007. Artur Duarte garantia, ainda assim, que a empresa tinha todas as condições para ser viável, sublinhando que o mercado continuava interessado em apoiar a marca.


Jornal Público

Márçio Sousa, na Selecção Distrital de Futsal

Márçio Sousa, atleta do A.D.Bairros, foi convocado para os trabalhos da Selecção Distrital de Aveiro em Futsal.
O jovem atleta vem realizando excelente exibições e por via disso o seleccionador inclui-o num lote de atletas que vão representar a Selecção Distrital de Futsal.
A A.D.Bairros actualmente milita na 2ª Divisão Distrital - Zona Norte.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nota de Imprensa

Integrando a comitiva da Rota do RomânicoPresidente Paulo Teixeira esteve presentena abertura da BTL 2009 em Lisboa O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, acompanhado do Vice – Presidente da autarquia paivense, Rui César Castro, marcou ontem presença na cerimónia de abertura da BTL 2009 – Feira de Turismo de Lisboa, integrando a comitiva da Comunidade Urbana e da Rota do Românico do Vale do Sousa. Para além de estar presente na cerimónia de entrega dos Prémios do Turismo de Portugal, que teve lugar no Auditório 1 do Centro de Reuniões da FIL, os autarcas paivense foram os anfitriões do almoço que se realizou no restaurante (stand) da Quinta das Lágrimas, a convite de Paulo Teixeira, da C.M. de Castelo de Paiva, aos colegas presidentes ou seus representantes, assim como à Directora da Rota do Românico e Administrador Delegado da Valsousa.O repasto no Stand da Valsousa e da Rota do Românico teve como prato regional a Lampreia à Moda de Castelo de Paiva, bem como os melhores vinhos do concelho.Seguiu-se depois a visita oficial do Senhor Secretário de Estado do Turismo, Dr. Bernardo Trindade ao certame, sendo que o governante, na sequência do convite anteriormente efectuado, esteve de visita ao Stand da Rota do Românico, contactando com os autarcas do Vale do Sousa, em particular com o edil paivense Paulo Teixeira e com presidente em exercício da Comunidade Urbana do Vale do Sousa, Alberto Santos, participando de seguida, numa Prova de Vinhos e produtos regionais da região do Vale do Sousa.

GIRP/COliveira

Nota de Imprensa

Preocupado com a conjuntura nacionalPresidente da Câmara Paulo Teixeirareúne com Empresários instalados no concelho Atento e preocupado com a conjuntura nacional e internacional que se está a viver, o Executivo Municipal liderado por Paulo Teixeira, está a solicitar reuniões de trabalho com empresas sediadas no concelho de Castelo de Paiva. Em representação do Município Paivense estará o Presidente da Câmara, Paulo Teixeira, começando já hoje com uma reunião / visita à IETA, SA, empresa com instalações na Zona Industrial de Lavagueiras, em Pedorido.Na próxima semana, seguir-se-ão contactos com a CERNE, SA e já está agendada uma reunião com responsáveis do Grupo AEROSOLES, entidade que tem actualmente duas fábricas no nosso concelho.Estas reuniões de trabalho visam colocar a Autarquia Paivense à disposição das empresas, na tentativa de resolução de problemas que possam existir e que necessitem da intervenção do município junto do Poder Central (Governo), e noutras situações ajudar a criar planos que minimizem efeitos negativos para o concelho de Castelo de Paiva.Para além disto, a Câmara Municipal solicitou esta semana, uma audiência ao Ministro da Economia e ao Secretário de Estado da Indústria para lhes dar nota de algumas preocupações relativas a algumas empresas sediadas em Castelo de Paiva, procurando também que as empresas do concelho possam a vir a ter os mesmos benefícios que outras empresas instaladas noutras zonas do País.
GIRP/COliveira

Cinfães -Jovens terão acesso a Cartão Jovem Municipal

O Cartão Jovem Municipal de Cinfães será apresentado amanhã, dia 23, na Casa da Cultura. O acordo entre a Câmara Municipal de Cinfães e a Movijovem, detentora da marca Cartão Jovem Euro<26, será assinado às 11h00.
O Cartão Jovem Municipal Euro<26, dirigido aos jovens do município com idades entre os 12 e os 25 anos (inclusive), proporciona vantagens e descontos a nível municipal, nacional e europeu.
G.A.P.

Nota de Imprensa

Requalificação da Marginal de Boure em cima da mesa
Município de Castelo de Paiva reúne hoje com SONAE e IPTM
O Presidente da Câmara, Paulo Teixeira, o IPTM e representantes da SONAE sentam-se hoje à mesma mesa para analisarem uma pretensão municipal antiga e que passa por enquadrar no Plano de Pormenor, em elaboração pela SONAE, para a zona ribeirinha de Boure, a reconversão da marginal junto ao Douro, uma via que também dá acesso ao Cais de Sardoura, actualmente concessionado pelo IPTM à empresa exportadora de granitos, GRALPE, SA. Para a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a proposta passa por criar uma zona de lazer, a criação de uma pista de pesca desportiva e a melhoria do piso da marginal e a colocação de zona de estacionamentos.
GIRP/COliveira

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

NOTA DE IMPRENSA


Associação Desportiva do Couto Mineiro, vai marcar presença na 19ª Meia Maratona de Lisboa


A exemplo dos últimos 5 anos, Castelo de Paiva vai voltar a marcar presença na Meia Maratona de Lisboa, que este ano se realizará no dia 22 de Março.
A organização desta já habitual presença de paivenses estará a cargo da Associação Desportiva do Couto Mineiro e levará algumas dezenas de paivenses a participar, muitos dos quais fazem a sua 6ª participação consecutiva e levam o nome de Castelo de Paiva àquela importante prova internacional que se realiza todos os anos em Lisboa.
Esta prova, a contar para o Circuito Nacional e Internacional de Atletismo conta com a presença de cerca de 36.000 participantes.
As inscrições já se encontram abertas, lembrando a Associação Desportiva do Couto Mineiro que, por força da organização geral da prova, as inscrições sofrerão um aumento de 5€ a partir do dia 29 de Janeiro, terminando no dia 12 de Março.
Para além dos atletas, há também a possibilidade de haver inscrições apenas para o passeio, sendo estes lugares limitados em função dos atletas inscritos.
Para os paivenses este evento terá ainda um almoço de confraternização, seguido dos já habituais jogos de ocasião.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Clark mostra-se na Pista Coberta

Decorreu no pretérito fim de semana, Sábado e Domingo o Campeonato Absoluto do Agrupamento das Beiras em Atletismo de Pista Coberta.Fazem parte do agrupamento, as Associações de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco. A Associação Desportiva C.J.Cark, marcou mais uma vez presença, assim como, Naide Gomes, que se deslocou até à Nave de Espinho com intuito de promover esta variante do atletismo do qual é uma exímia praticante.As duas atletas Paivenses, que, por via dos mínimos alcançados anteriormente se apuraram para estes campeonatos esteviram bastante bem, tendo, em três situações melhorando as suas marcas; Patricia Monteiro, fez agora aos 3000 metros 10 m e 47 segundos melhorando 16 segundos. Também Joana Mendes esteve muito melhor em 400 e 800 metros.Adélia Tavares, treinadora destas atletas está muito optimista com o futuro, perspectivando grande margem de progressão e antevê que os proximos campeonatos de Corta Mato deêm continuidade aos bons resultados.
Resultados
1500 metros 5ª Patrícia Monteiro 5m.01s
3000 metros 6ª Patrícia Monteiro 10m.47 s
400 metros 5ª Joana Mendes 63,78 s
800 metros 5ª Joana Mendes 2m.26 s

Nota de Imprensa : Presidente Paulo Teixeira na abertura da BTL em Lisboa

Integrando a comitiva da Rota do Românico
Presidente Paulo Teixeira vai estar presente na abertura da BTL 2009 em Lisboa
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, acompanhado do Vice – Presidente da autarquia paivense, Rui César Castro, vai amanhã, marcar presença na cerimónia de abertura da BTL 2009 – Feira de Turismo de Lisboa, integrando a comitiva da Comunidade Urbana e da Rota do Românico do Vale do Sousa. Para além de estar presente na cerimónia de entrega dos Prémios do Turismo de Portugal, a ter lugar no Auditório 1 do Centro de Reuniões da FIL, os autarcas paivense são os anfitriões do almoço que se vai realizar no restaurante (stand) da Quinta das Lágrimas, a convite de Paulo Teixeira, da C.M. de Castelo de Paiva, aos colegas presidentes ou seus representantes, assim como à Directora da Rota do Românico e Administrador Delegado da Valsousa.O repasto no Stand da Valsousa e da Rota do Românico vai ter como prato regional a Lampreia à Moda de Castelo de Paiva, bem como os melhores vinhos do concelho.Segue-se depois a visita oficial do Senhor Secretário de Estado do Turismo, Dr. Bernardo Trindade à Feira, sendo que o governante tem confirmado, na sequência do convite efectuado, a sua presença no Stand da Rota do Românico, realizando-se de seguida uma Prova de Vinhos e produtos regionais da região do Vale do Sousa.
GIRP/COliveira

Centro Social de Sardoura, vai organizar "Torneio de Futsal"

O Centro Social de Santa Maria de Sardoura, no âmbito do Projecto Incluir,financiado pelo Progride -Programa para a Inclusão e Desenvolvimento vai levar a efeito no dia 24 deste mês a um Torneio de Futsal no Pavilhão Desportivo da Raiva. O evento vai contar com a presença de crianças e jovens que participaram no Campo de Férias deste Projecto. O torneio vai poder também contar com a participação de outras crianças e jovens de algumas instituições do concelho de Castelo de Paiva.

De 21 a 25 de Janeiro - Paredes participa da Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Paredes vai, mais uma vez, participar na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2009, que se realiza em Lisboa, na FIL, de 21 a 25 de Janeiro.
O stand da Rota dos Móveis ocupará um espaço de 36 metros quadrados e apostará na promoção do concelho de Paredes, no que se refere ao seu património paisagístico e edificado.
Recorde-se que a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa é o evento por excelência dos profissionais de turismo, onde estes têm possibilidade de dinamizar o seu negócio e apresentar as suas novidades. Para o público que visita a Feira todos anos, a BTL representa a oportunidade de agendar o seu próximo destino de fim-de-semana ou férias.
Em 2008, a BTL acumulou 20 anos de experiência e assumiu-se como o maior e mais importante evento de turismo em Portugal, posicionando-se como o ponto de encontro e de debate dos problemas e desafios do Turismo.
GICMP

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Banco Local de Voluntariado inicia segundo ano com 70 voluntários

O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Cinfães está a iniciar o segundo ano de actividade com 75 inscrições: 70 voluntários e 5 instituições promotoras. No próximo mês de Fevereiro, 29 dos voluntários inscritos irão frequentar formação em voluntariado, já frequentada por um primeiro grupo. 22 dos voluntários aguardam entrevista.
O trabalho de “interesse social e comunitário” (Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro) será desenvolvido pelos voluntários nas instituições promotoras de voluntariado inscritas no Banco.
Durante o primeiro ano de actividade, 2008, o BLV de Cinfães realizou, entre outras actividades, acções de sensibilização em juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), em escolas e junto da população local; e recolha e distribuição de livros e de brinquedos.
O BLV de Cinfães continua a apelar à inscrição de pessoas e de instituições para desenvolvimento de trabalho voluntário.
Contactos do Banco Local de Voluntariado de Cinfães:
Casa dos Outeirinhos, 4690 – 863 Cinfães
T. 255 560 560
F. 255 560 569
@ partilharelibertaresperanca@gmail.com
Informações complementares (disponíveis no sítio electrónico do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, www.voluntariado.pt) :
O que são Bancos Locais de Voluntariado?
Os Bancos Locais de Voluntariado vêm colmatar a falta de uma estrutura que, a nível local e de forma flexível e descentralizada, seja facilitadora do voluntariado, instituindo-se como um local de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade.
Objectivos gerais: - Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado; - Sensibilizar os cidadãos para o voluntariado; - Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado; - Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado. Objectivos específicos: - Acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado e proceder ao encaminhamento para entidades promotoras de voluntariado; - Disponibilizar ao público informações sobre voluntariado.
O que é o Voluntariado?
É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança (art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).
Quem é Voluntário?
É o indivíduo que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei (art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).

Grupo Desportivo de Castelo de Paiva em grande por Trâs os Montes

Mirandela soube merecer a organização deste Campeonato Nacional de Estrada. Cidade encantadora. Cidade de trabalho gerida por trabalhadores. Cidade limpa com povo acolhedor. A população desta bela cidade saiu em peso à rua para vitoriar todos aqueles que com uma manhã nebulosa se apresentaram à partida destes Campeonatos, num desporto que é dos mais belos do mundo. Três equipas partiram com elevado favoritismo: Maratona, Conforlimpa e Joane e assim por esta ordem conseguiram os três melhores lugares do pódio. As restantes formações incitadas pelos milhares de espectadores tudo fizeram para dignificar a sua prestação e em muitos casos excederam-se. O Grupo Desportivo de Castelo de Paiva desfalcado (por motivos de doença) de um elemento nuclear, Sérgio Azevedo conseguiu mesmo assim não desmerecer e entre 26 formações que conseguiram chegar ao fim das 75 inscritas, obteve o 14ºlugar. No escalão feminino a mais jovem atleta do pelotão, Amélia Vieira esteve bastante bem, não temeu os 15Km de corrida intensa e deixou prever que Castelo de Paiva, está a construir um grande fundista.
A equipa do Grupo Desportivo entrou na meta por esta ordem:
Nuno Sousa (52º)
Vítor Barbosa (72º)
Carlos Silva (75º)
Fernando Ramos (116º)
António Moreira (126º)
Manuel Vieira (158º)
Amélia Vieira (18ª/3ªsub23)
Alberto Lopes (183º).

Faleceu Armando Vitória


Faleceu aos 71 anos vítima de doença prolongada Armando José da Piedade Moreira, mais conhecido por "Armando Vitória".
Armando Vitória, foi director do Sporting Clube Paivense. Para além disso era militante do PSD. O funeral realiza-se dia 20 ás 15h30 da capela murtuária para o cemitério da freguesia de Sobrado.
O Castelopaiva-online endereça as mais sentidas condolências à família nesta hora de dor.
Paz á sua alma.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Faleceu a Professora Albina Freitas


O Partido Socialista de Castelo de Paiva, emitiu um pequeno comunicado, para publicamente,testemunhar e agradecer a simpatia e dedicação, de Albima Freitas enquanto professora de várias gerações de Paivenses, nas escolas de Nojões e Sobrado.
Como membro que foi da Assembleia Municipal, na década de noventa, nas listas do Partido Socialista deu provas de empenhamento cívico e político no nosso concelho. Paz à sua alma.Sentidas condolências à família nesta hora de dor.


EDUCAÇÃO: Professores regressam à greve segunda-feira, prometem lutar até Governo ceder

LUSA - Menos de dois meses depois da última paralisação, os professores realizam segunda-feira uma nova greve. Os sindicatos esperam uma adesão semelhante à registada em Dezembro e prometem luta até ao Governo ceder na avaliação e na revisão do Estatuto. Relativamente à greve realizada a 03 de Dezembro passado, os sindicatos estimaram uma adesão de 94 por cento, enquanto os números avançados pelo Ministério da Educação são de 66,7 por cento. "O Ministério da Educação vai ter de avaliar se quer ou não ter esta luta dos professores, pelo tempo que for preciso. Nunca vamos deixar cair esta luta e estou convencido de que os professores vão ter força para lutar por isto, seja com este Governo, seja com qualquer outro", afirmou Mário Nogueira, porta-voz da Plataforma Sindical de Professores, em declarações à Agência Lusa. Governo e sindicatos divergem, desde há meses, sobre o modelo de avaliação de desempenho e o Estatuto da Carreira Docente (ECD), nomeadamente a divisão da profissão em categorias hierarquizadas e a existência de quotas para a atribuição de "Muito Bom" e "Excelente". O também secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou a expectativa de que a greve de segunda-feira tenha uma adesão "semelhante" à registada no mês passado, garantindo que todos os indicadores "vão nesse sentido". "Esta greve foi marcada por 120 mil professores, a 08 de Novembro. Por outro lado, será um dia de luto, já que se assinalam dois anos sobre a publicação em Diário da República do ECD", acrescentou. Para Mário Nogueira, uma "grande" paralisação na segunda-feira é fundamental para "reforçar" a posição das estruturas sindicais durante a revisão do ECD e, por outro lado, enfraquecer a do Governo. Relativamente a novas formas de luta, os sindicatos reservam o anúncio de novos protestos para depois do arranque das negociações, a 28 de Janeiro. Tudo depende da "atitude" da equipa da ministra Maria de Lurdes Rodrigues durante esse processo, referiu. "Vai depender da forma como as coisas evoluírem durante a revisão do ECD. Os objectivos dos professores são claros, mas se não forem alcançados vamos continuar a lutar, nas mesmas dimensões", promete o dirigente sindical. Lucinda Manuela, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), defende a mesma posição: "O Governo terá de ter uma verdadeira abertura negocial, alterar a sua postura e discutir as propostas que os sindicatos vão apresentar". O braço-de-ferro entre Governo e professores preocupa também os encarregados de educação, que consideram que os seus filhos estão a ser prejudicados pelo clima de "instabilidade" e "perturbação" que se vive nas escolas. O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais apela ao "bom senso" entre as duas partes durante a revisão do ECD, deixando, no entanto, uma crítica às estruturas sindicais. "Limitamo-nos a constatar que o Governo deu mais sinais de abertura do que os sindicatos. O regime simplificado teve por base aquilo que os parceiros achavam que impedia a avaliação", afirmou Albino Almeida. Já Maria José Viseu, da Confederação Nacional e Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), teme, sobretudo, que os alunos venham a ser os principais prejudicados com o clima de "intranquilidade", devido à eventual falta de disponibilidade dos professores. "Todos os procedimentos da avaliação de desempenho vão cair numa altura crucial do ano, no terceiro período. É preciso alertar que determinadas situações podem pôr em causa as aprendizagens dos alunos e o sucesso educativo", referiu a responsável.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva