


Lisboa, 16 Nov (Lusa) - O secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento reiterou hoje a disponibilidade do Ministério em apoiar as empresas de calçado Investvar e da Rohde "na medida do razoável", em função da viabilidade económica de cada uma.
"Estamos disponíveis para apoiar na medida do que é proporcional e do que é razoável, operações que possam vir a ser bem sucedidas do ponto de vista económico", declarou Fernando Medina à margem da "Semana do Empreendedorismo" que decorre até 22 de Novembro, em Lisboa.
No entanto, "não o faremos relativamente a operações que não tenham viabilidade económica porque isso é simplesmente desperdiçar o dinheiro de todos os contribuintes e isso não o faremos".
O governante disse tratar-se de "duas situações muito distintas que o Ministério da Economia tem vindo a acompanhar muito de perto", mas "cada caso tem que ser avaliado".
Relativamente à Aerosoles "continuamos a trabalhar e contamos, até ao fim do mês, poder ter uma resolução relativamente à situação da empresa".
No caso da Rhodes "tive a informação que domingo foi aprovado um primeiro plano na assembleia de credores, vamos acompanhar e ver o desenvolvimento desse plano, qual a sua sustentabilidade e viabilidade e quais as possibilidades de sucesso".
Há cerca de uma semana, o secretário de Estado recebeu em audiência o Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra com quem discutiu a situação das duas empresas de calçado.
Os problemas da Investvar (que utiliza a marca Aerosoles), com sede em Esmoriz, e da Rohde, em Santa Maria da Feira, põem em causa cerca de 1.500 postos de trabalho no distrito de Aveiro.
A administração da Investvar garante que a viabilização do maior grupo de calçado português está nas mãos do ministro da Economia, Vieira da Silva, que tem que dar luz verde para o processo de reestruturação financeira e operacional avançar.
Na Rohde, há cerca de 800 trabalhadores em ‘lay-off’ até ao próximo dia 20, dia em que será decidido o futuro da empresa de calçado de Santa Maria da Feira, na assembleia de credores, no âmbito do processo de insolvência.
Amarante, 16 Nov (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa reelegeu hoje, em Penafiel, Alberto Santos como presidente do Conselho Executivo, mas os presidentes dos 12 municípios acordaram a rotatividade da presidência entre socialistas e sociais-democratas.
A CIM do Tâmega e Sousa, que abrange o espaço territorial NUTS III Tâmega (Nomenclatura de Unidade Territorial para fins Estatísticos), já era presidida desde Fevereiro pelo presidente da Câmara de Penafiel, mas o empate PS/PSD na composição da comunidade saído das eleições autárquicas de Outubro obrigou a consenso entre os dois blocos políticos.
Assim, o PSD vai presidir à comunidade na primeira metade do mandato, cabendo os dois vice-presidentes ao Partido Socialista (autarcas de Cinfães e Castelo de Paiva), invertendo-se os cargos na segunda metade, dentro de dois anos.
Como os estatutos não prevêem mandatos parciais, os autarcas agora eleitos para o Conselho Executivo deverão demitir-se no final de 2011, proporcionando uma nova eleição.
No anterior mandato, o PSD detinha a maioria, com seis presidências de câmara e o PS apenas cinco, uma vez que Fátima Felgueiras, afastada no mês passado, representava um movimento independente.
Com a vitória socialista em Castelo de Paiva e a conquista de Felgueiras pelo PSD, os dois partidos equilibraram as forças.
Na assembleia intermunicipal, o PSD é maioritário, tendo até reforçado a sua posição, depois de os sociais-democratas terem ganho a maioria em Amarante (anteriormente era do PS) e mantido a assembleia de Castelo de Paiva, cujo executivo passou para os socialistas.
A CIM do Tâmega e Sousa compreende um território com cerca de 530 mil habitantes.
Constituem a comunidade intermunicipal os municípios de Amarante (PS), Baião (PS), Castelo de Paiva (PS), Celorico de Basto (PSD), Cinfães (PS), Felgueiras (PSD), Lousada (PS), Marco de Canaveses (PSD), Paços de Ferreira (PSD), Paredes (PSD), Penafiel (PSD) e Resende (PS).
O Bairros foi o grande beneficiado desta jornada.
Depois dum surpreendente empate do até aqui líder Esgueira no seu reduto frente ao Lourizela a 3 bolas, o Bairros ao vencer o Branca Activa na condição de visitante, ascendeu ao primeiro lugar da tabela classificativa e é nesta altura líder isolado com 13 pontos.
Menor sorte teve o Casal,. A equipa da freguesia de Fornos recebeu e foi derrotado pela forte formação de S.João de Ver, caindo assim para o 7º posto. Quanto ao Arouca, não foi capaz de contrariar o seu eterno rival Académico de Cambra deixando-se derrotar por um contundente 2 – 6, cedendo assim o seu anterior posto à formação de Azagães.
Resultados após a 5ª jornada.
AROUCA – ACADEMICO DE CAMBRA 2 : 6
BRANCA ACTIVA - BAIRROS 4 : 6
CP ESGUEIRA – LOURIZELA 3:3
ADREP – BEIRA RIA 2 – 7
TRAVASSÔ – ISPAB 6-3
URRÕ – ANGEJA 3-3
CLUB ALVERGARIA – AZAGÃES 1-3
CASAL – S.JOÃO DE VER 4:7
CLASSIFICASSÃO
BAIRROS 13 P
ACADEMICO DE CAMBRA 12
S.JOÃO DE VER 12
TRAVASSÔ 12
CP ESGUEIRA 11
ANGEJA 7
CASAL 7
BEIRA RIA 7
URRÔ 6
LOURIZELA 6
AZAGÃES 6
AROUCA 4
ADREP 4
ISPAB 3
BRANCA ACTIVA 0
CLUB ALVERGARIA 0
PROXIMA JORNADA 21-11
ISPAB – CASAL; 17H
S.JOÃO DE VER – CP ESGUEIRA; 17.30H
BEIRA RIA – TRAVASSÔ; 18H
LOURIZELA – CLUB ALVERGARIA; 18H
ANGEJA – AROUCA; 18H
BAIRROS – ADREP; 18H
ACADEMICO CAMBRA – BRANCA ACTIVA; 18H
Informação Institucional
A Casa Regional Nespereira e Douro Brasil – Rio de Janeiro, vem na pessoa de seu atual presidente Sr. Jacemir da Silva Barbosa e de sua diretoria, Prestar os nossos Sinceros Agradecimentos a todos que de alguma forma colaboram com o fabuloso sucesso da Festa da “Primeira Edição do Troféu Baluarte Cidadão Luso-Brasileiro 2009” que realizou-se no dia 15 de Novembro, próximo passado enaltecendo a toda a nação Luso-brasileira, o que sem sombra de dúvidas, Fortalece os elos que une toda Pátria Portuguesa de além mar nas sete partidas do mundo, onde a língua Pá
tria oficial é o Português, gostaríamos de agradecer em especial a Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria, nas Pessoas do seu atual Pres. Sr. Ernesto Pires de Boaventura e de sua diretoria, inclusive já deixando agendando para o próximo ano. A Segunda Edição do Troféu Baluarte Cidadão Luso-Brasileiro 2010” no mesmo local e data, passando a Integrar no nosso calendário oficial e nos anais estatutário desta Casa Regional.
Gostaríamos de antecipadamente, propor a Continuação das próximas edições do “Troféu Baluarte Cidadão Luso-Brasileiro 2010” Também em Portugal, que será previamente agendado em comum acordo com o grupo que irá realizar este evento em Portugal, Juntamente com a administração da Casa Regional Nespereira e Douro do Rio de Janeiro. Ao qual solicitamos que este grupo a ser organizado seja pessoas ligadas ao distinto companheiro José Moreira, do Jornal Castelo de Paiva online, correspondente oficial da Casa Regional Nespereira e Douro do Rio de Janeiro, Informamos que para realização deste evento
estamos buscando apoio de empresas Públicas e Privadas e dos principais veículos de comunicação de massa.
Por esta razão gostaríamos de contar com a vossa e prestimosa ajuda no sentido de iniciarmos contatos de parceiras, fundamental importância para a comunicação e assessoria do projeto nos órgão competentes . Atenciosamente