sexta-feira, 22 de maio de 2009

Hoje, ao final da tarde, Gonçalo Rocha e António Lopes visitaram o lugar de Curvite

Hoje(dia 22 de Maio), ao final da tarde, o Candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, acompanhado pelo Candidato à Junta de Freguesia Sobrado, António Lopes, visitaram o lugar de Curvite.
Segundo uma nota de imprensa emitida pelo gabinete de imprensa da Candidatura de Gonçalo Rocha, refere que a iniciativa serviu, sobretudo, para auscultar os anseios e as preocupações daquela população da Freguesia de Sobrado.
Para Gonçalo Rocha " a política de proximidade com os Paivenses foi e será sempre uma realidade presente na sua acção política". Ainda para o candidato Socialista á Autárquicas 2009, "ouvir os Paivenses é condição essencial para encontrar as melhores soluções para a resolver os muitos problemas do Concelho"

Projecto MICAS - SC da Misericórdia de Castelo de Paiva promove jornada de convívio na Serra da Freita em Arouca

No âmbito do projecto MICAS da Rede Social
Santa Casa da Misericórdia promove visita a Serra da Freita em Arouca
No âmbito do projecto MICAS, da Rede Social de Castelo de Paiva, a Santa Casa da Misericórdia vai promover, no próximo dia 28 de Maio, uma deslocação ao vizinho concelho de Arouca, numa actividade orientada para as IPSS locais que trabalham com idosos Trata-se de uma jornada de salutar convívio, sustentada numa actividade que estará a cargo da SC de Misericórdia de Castelo de Paiva e que terá a participação do Centro Social de Sardoura, do Centro Social de Real, da Associação de Reformados e Idosos de Pedorido – ARPIP, do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e da Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “, de Bairros, que vão estar com um grupo de idosos, acompanhados pelos formandos do Curso de Formação de Apoio à Família e à Comunidade, que está a decorrer em S. Lourenço, naquela freguesia.O programa ainda não é definitivo, mas sabe-se que a jornada será preenchida com a celebração de uma Missa no Convento de Arouca, um almoço no Parque da Feira, depois uma subida ao planalto da Serra da Freita, onde está agendada uma pequena caminhada e visita á zona da Castanheira e das famosas pedras parideiras, assim como o sítio turístico da Frecha da Mizarela, em Albergaria da Serra.No total, segundo informação do gabinete local da Rede Social, estão inscritos mais de cem participantes para esta iniciativa, que serão devidamente acompanhados de pessoal de apoio da Santa Casa da Misericórdia, quer das restantes instituições que participam na jornada.
GIRP/COLiveira

Notícias breves sobre Cinfães

www.cm-cinfaes.pt com 3000 visitas
O novo sítio electrónico da Câmara Municipal de Cinfães registou cerca de 3000 visitas na primeira semana de actividade, desde 15 de Maio.
Em www.cm-cinfaes.pt podem ser consultados os mais variados documentos e informações municipais, incluindo notícias e entrevistas; regulamentos; vídeos e fotografias; e Revista Municipal.
O novo sítio, ainda em fase de consolidação, também permite a impressão de requerimentos, para preenchimento e posterior entrega nos serviços, e disponibiliza os contactos electrónicos de todos os departamentos da Autarquia.
www.cm-cinfaes.pt terá actualização regular e procederá ao envio semanal do Boletim Municipal, via correio electrónico, mediante inscrição dos interessados.

Crianças vão navegar no Douro
Os alunos finalistas do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho vão passear de barco sobre o rio Douro, no próximo dia 29 de Maio.
Os participantes, cerca de 350 (crianças e responsáveis das escolas), serão divididos em dois grupos e farão uma viagem entre os cais fluviais do concelho de Cinfães: Porto Antigo, na freguesia de Oliveira do Douro, e Escamarão, na freguesia de Souselo. O barco partirá de Porto Antigo, às 10h00, com a primeira comitiva, e regressará ao mesmo cais, da parte da tarde, zarpando de Escamarão.
A actividade encerrará o Programa Páscoa Cinfães 2009 promovido pela Câmara Municipal.

Fornelos em festa
A freguesia de Fornelos vai receber as festividades do Srº dos Enfermos e da Nª Srª dos Prazeres, nos dias 29, 30 e 31 de Maio, em Macieira.
Do programa festivo (disponível para consulta em anexo) constam actuações da Banda Juvenil de Magueija (Lamego), Banda Marcial de Nespereira e Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães, para além das realizações religiosas.
Novo portal dedicado ao turismo
www.turismoruraldouro.com.pt é o novo portal com informação turística do concelho de Cinfães e da região.
Anunciam-se passeios pedestres, de charrete, de barco, “saída com o pastor”, visitas à Barragem de Carrapatelo, actividades de pesca, contactos de restaurantes e de casas de turismo rural, roteiros (de aldeias típicas, monumentos, rios, serra e pontes, museus e de casas culturais) e eventos.
Caminhada em Idanha-a-Nova
A Associação para a Defesa do Vale do Bestança vai promover nova caminhada, desta vez a Idanha-a-Nova, no fim-de-semana de 30 e 31 de Maio. “Propomos uma ida ao Distrito de Castelo Branco, concelho de Idanha-a-Nova, mais precisamente a Penha Garcia, Salvaterra do Extremo, Monsanto e Idanha-a-Velha” - divulga a organização.
As inscrições podem ser efectuadas até 28 Maio. Mais informações em www.bestanca.com, ou através do 917619080.

Euromilhões: Combinação vencedora

A combinação vencedora do concurso de hoje do Euromilhões é composta pelos números 04 - 13 - 14 - 33 - 43 e as estrelas 01 e 06.
O primeiro prémio do Euromilhões desta semana é de 15 milhões de euros.
ALF.
Lusa/fim.

Já é conhecida a lista(classificação) de árbitros A.F.Aveiro - Época 2008/2009


Carlos Taveira, natural de Anadia, foi confirmado esta semana como o melhor arbitro dos campeonatos distritais da A.F.A. Trata-se de um regresso à terceira categoria nacional, dois anos depois de por lá ter passado.
A acompanhá-lo estará Luís Guimarães, árbitro de Espinho que caso seja aprovado nas provas a prestar, estrear-se-á nos campeonatos nacionais.
O terceiro classificado, Carlos Tavares de Arouca irá prestar provas em Lisboa e ficará à espera de uma vaga no quadro nacional, podendo, também, ingressar nos nacionais, já que o histórico diz-nos que o terceiro elemento tem entrado sempre.
Sandra Bastos arbitro internacional FIFA, é penúltima na classificação.

CLASSIFICAÇÕES
GRUPO A
1º - Carlos Taveira
2º - Luís Guimarães
3º - Carlos Tavares
4º - Renato Oliveira
5º - António Ferreira
6º - António A Gomes
7º - Ilídio Matos
8º - Marco Pereira
9º- Ricardo Pinho
10º - Leandro Costa
11º - Joel Sousa
12º - André Portal
13º - Nuno Santos
14º - Sérgio Castro
15º - Carlos Freitas
16º - Nelson Silva
17º - António C Silva
18º - Ivo Ferreira
19º - Nuno Pinto
20º - Sandra Bastos
21º - Cátia Duarte
GRUPO B
1º - Fernando Martins
2º - José Pereira Silva
3º - Carlos Vaz pinto
4º - João Cabo
5º - Manuel Lopes
6º - Paulo Torres
7º - Jorge Gomes
8º - Filipe Quintas
9º - Alves de Pinho
10º - Ivo Sá
11º - Vítor Maia
12º - Jorge Ferreira
13º - Sérgio Gamboa
14º - Eunice Mortágua
15º - Hélder Ferreira
16º - Joaquim Costa
GRUPO C
1º - Ana Amorim
2º - Carlos Mendes
3º - Tiago Oliveira
4º - Ricardo Silva
5º - Jorge Faria
6º - Óscar Rocha
7º - Mário Almeida
8º - Soraia Teles
Pedro Ribeiro, de S. João da Madeira, foi o 1º classificado do quadro de árbitros assistentes, ganhando com isso a ascensão ao quadro nacional.
Pedro Gomes de Fiães, foi segundo, repetindo o resultado da época passada.

ARBITROS ASSISTENTES, CLASSIFICAÇÃO
1º - Pedro Ricardo Ribeiro
2º - Pedro Assunção Gomes
3º - Hélder Costa Pinto
4º - Carlos Eduardo Pereira
5º - Hugo Pinto silva
6º - José Lopes Silva

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Presidente Paulo Teixeira na apresentação do novo romance de Rui Sousa


No espaço da Biblioteca Municipal Presidente Paulo Teixeira na apresentação do romance “ Viagens Submersas “ O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, o presidente da Assembleia Municipal, Lopes de Almeida, e os Vereadores Rui César Castro e Manuel Rocha, marcaram presença na cerimónia de apresentação, ontem realizada, no espaço do auditório da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, do romance “ Viagens Sumersas “, de Rui Sousa, recentemente editado pela Papiro Editora.
A apresentação do livro, nesta abordagem pública em Castelo de Paiva, teve o apoio da Câmara Municipal e esteve a cargo do Dr. Isidro Beleza, que fez uma dissertação esplêndida sobre o novo romance e sobre autor. O edil paivense também elogiou a obra do autor e mostrou-se agradado de ver tanta gente nesta iniciativa cultural que marca o ciclo de actividades promovidas no novo e amplo espaço da biblioteca municipal de Castelo de Paiva.Em “ Viagens Sumersas “, Sofia vive a realidade como algo exterior a si própria, escrita por outros, e disfarça no viver quotidiano o vazio que adorna a solidão que deveras sente. Pedro escreve as linhas da sua vida por apalpação medrosa, entre o mar ameno que lhe aviva a alma e a serra bravia que lhe alimenta o coração. Segundo o autor Rui Sousa, são “ duas viagens que encerram a inevitabilidade de se ser humano, de se ser carne e alma nas viagens submersas que todos realizam porque, sem o saberem, carregam mundos dentro de si. (…) “.


GIRP/COliveira

quarta-feira, 20 de maio de 2009

CM de Castelo de Paiva promove apresentação do SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-Emprego e a Criação de Empresas

REFERENTE AO “ SIM – SISTEMA DE MICROCRÉDITO
“CM de CASTELO DE PAIVA PROMOVE SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO* ORIENTADO PARA O AUTO-EMPREGO E A CRIAÇÃO DE EMPRESAS


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover, na próxima Sexta – Feira, dia 22, às 11 horas, uma sessão pública de apresentação do SIM – Sistema de Microcrédito para o Auto – Emprego, no concelho de Castelo de Paiva, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o Município de Castelo de Paiva, a ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e a CCAM do Vale do Sousa e Baixo Tâmega. PROGRAMA 11h00 – Início da Sessão de Apresentação – Intervenção do Presidente da CâmaraMunicipal de Castelo de Paiva, Paulo Ramalheira Teixeira11h15 – Leitura dos termos do Protocolo de Adesão ao SIM11h20 – Assinatura do protocolo pelos representantes das entidades intervenientes11h25 – Intervenção do Secretário da Direcção da ADRIMAG, Rui César Castro11h35 – Intervenção do Presidente da CCAM de Vale do Sousa e Baixo Tâmega,Henrique Vasconcelos Teixeira11h45 – Apresentação do SIM pela Gestora de Projecto ADRIMAG, Susana Martins12h00 - Encerramento da Sessão INFORMAÇÃO – SIM O SIM – Sistema de Microcrédito para o Auto-Emprego no Concelho de Castelo de Paiva,resulta de uma parceria entre o Município de Castelo de Paiva, a Associação deDesenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e aCCAM do Vale do Sousa e Baixo Tâmega. Tem como principais objectivos dinamizar a criação de empresas e de emprego noConcelho de Castelo de Paiva, flexibilizando soluções de financiamento à especificidade decada negócio, com vista ao auto-emprego.Destina-se a empresas a criar, sob qualquer forma jurídica, de acordo com as seguintescondições de financiamento: 􀂃 Linha de crédito disponibilizada pela CCAM Vale do Sousa e Baixo Tâmega: 250.000€;􀂃 Limite Máximo de Crédito: 75% do montante de investimento total a realizar pelaempresa, até a um valor máximo de 25.000 euros;􀂃 Prazo de reembolso máximo de 5 anos, com um período de carência de capitalmáximo de 6 meses;􀂃 Taxa de Juro: Euribor a 6 meses + 2% spread bancário.No que se refere à apresentação de candidaturas e acompanhamento dos projectos, osprocedimentos abrangem as seguintes fases:


1.ª O empreendedor apresenta a sua ideia para a criação de empresa ou auto-emprego aoMunicípio e à ADRIMAG;


2.ª É avaliado o potencial do empreendedor e da ideia de negócio e consultada a entidadefinanciadora sobre a receptividade para financiar o empreendedor;


3.ª O empreendedor recebe formação e consultoria na elaboração do plano de negócios emontagem da operação de financiamento;


4.ª A entidade financiadora analisa a viabilidade financeira do projecto e toma a decisãofinal de financiamento ou de recusa de financiamento, num prazo máximo de 15 dias;


5.ª Após a criação da empresa, é disponibilizado ao empreendedor acompanhamentopersonalizado para o arranque e desenvolvimento dos primeiros anos de actividade da empresa.


GIRP/COliveira

Formação Modular em Castelo de Paiva para Auxiliares de Acção Educativa

Nova acção ainda este mês de MaioFormação para Auxiliares de Acção Educativaestá a decorrer nas instalações do CACE Teve início a 12 de Maio, mais uma unidade de formação de curta de duração de 50 horas para Auxiliares de Acção Educativa, com habilitações ao nível do 9º ano, e que vai terminar a 9 de Junho. Tal como outras já realizadas, esta formação está a decorrer nas instalações do CACE – Centro de Apoio à Criação de Empresas, em hórario pós-laboral e também aos sábados, sendo o Centro de Formação Profissional de Rio Meão a entidade formadora.Entretanto, está já a ser preparada pelo Gabinete de Inserção Profissional (GIP) outra iniciativa formativa orientada para estes trabalhadores, que iniciará ainda este mês de Maio.Recorde-se que, estas acções decorrem da sensibilização da Câmara Municipal de Castelo de Paiva junto do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional e da parceria deligenciada pelo Executivo Municipal.
COliveira / GIRP

terça-feira, 19 de maio de 2009

"Correr por uma causa solidária"


Realizou-se no dia 17 de Maio de 2009, na cidade do Porto a "Corrida da Mulher", prova essa de cariz solidário, onde por cada mulher chegada à meta a correr ou a caminhar, a Sportzone e a Adidas irão doar 1€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Nessa prova estiveram aproximadamente 15.000 mulheres do Norte e Centro do país e entre elas estiveram 9 de Castelo de Paiva, que se deslocaram até à cidade do Porto para participar na corrida de 5 Km em ritmo de treino e solidárias com a causa em questão. Foi muito agradável ver tantas mulheres a aderir e ver as ruas da cidade vestidas de cor-de-rosa (todas as participantes vestiam uma camisola cor-de-rosa) O tempo também ajudou, pois esteve uma manhã magnífica para a prática desportiva.
GDCJClark

Obra de colocação de piso sintético deverá estar concluído no final do mês

No Campo Municipal da Boavista em Castelo de Paiva
Obra de colocação de piso sintético deverá estar concluída no final do mês de Maio


As obras de beneficiação do Campo Municipal da Boavista, nomeadamente a colocação do piso sintético naquele recinto desportivo, estão a decorrer em bom ritmo e, se o tempo se mantiver estável, tudo leva a crer, que a empreitada possa estar concluída no final do mês de Maio. Pelo menos, foi essa a conclusão que se tirou, da recente visita do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, liderado por Paulo Teixeira, ás obras em curso, onde esteve acompanhado dos vereadores Rui César Castro e Manuel Rocha, pelo coordenador da fiscalização da obra, por técnicos municipais e directores da colectividade.Recorde-se, a propósito, que a CM de Castelo de Paiva e a empresa “ Alberto Couto Alves, SA “, de Famalicão, contratualizaram a empreitada da obra da “ Valorização do Campo Municipal da Boavista “, orientada para a colocação de piso sintético naquele recinto desportivo, localizado na urbe paivense, um investimento que tem um custo superior a 342 mil euros. Depois da construção de bancada coberta e de alguns melhoramentos que foram recentemente concretizados naquele recinto desportivo, utilizado pelo Sporting Clube Paivense, que milita na 1ª Divisão da AF de Aveiro, trata-se da obra mais desejada e de um velho anseio desde sempre reivindicado pela colectividade e seus adeptos, possibilitando que o clube mais emblemática do concelho, passe a ter melhores condições para a prática do futebol federado e condições mais dignas para receber os clubes visitantes que, no âmbito, dos respectivos campeonatos distritais, visitam o Campo Municipal da Boavista.


GIRP/COliveira

Castelo de Paiva já tem em funcionamento o Gabinete de Inserção Profissional

Funciona nas instalações do CACE em Sobrado Castelo de Paiva já tem em funcionamentoGabinete de Inserção Profissional Na sequencia da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e do contrato de objectivos assinado com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, em finais de Abril de 2009, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Castelo de Paiva iniciou funções no passado dia 01 de Maio, dando continuidade ao trabalho iniciado pelas UNIVAs. Recorde-se que, este Gabinete trabalhará em articulação directa com o Centro de Emprego de S. João da Madeira, com quem tem acções contratualizadas, no sentido de criar um serviço de proximidade aos munícipes do concelho.O edil Paulo Teixeira já se congratulou com a abertura de mais este serviço no concelho, considerando ser uma mais valia para a população local, que aqui poderá tratar de assuntos relacionados com empregabilidade e formação, evitando outras deslocações maiores.Informa-se que o Gabinete de Inserção Profissional de Castelo de Paiva, funcionará nas instalações do CACE, de Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
COliveira/GICMCPV

Chave do Loto 2

A chave do concurso desta segunda feira(18 Maio) do Loto2 é composta pelos números 01 - 03 - 16 - 17 - 23 - 25. O número suplementar é o 44.
O primeiro prémio desta semana é de 840.294 euros.

Rede Social promoveu actividades para assinalar o Dia Internacional da Familia em Castelo de Paiva

Colóquio sobre a Igualdade de Direitos de Pessoas com Deficiência
Gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva assinalou Dia Internacional da Família
O Gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva promoveu, na passada Sexta – Feira, no espaço da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, um colóquio para assinalar o “ Dia Internacional da Família “, complementarizado com outras actividades orientadas para a “ família e comunidade “, que se desenrolaram no Pavilhão Municipal de Desportos, nesta vila. Sob a denominação “ Contra a Discriminação, pela Igualdade de Direitos de Pessoas com Deficiência e Suporte Familiar “, o colóquio foi gizado para debater e realçar a importância da família, tendo marcado presença, entre vários oradores convidados, o Eng.º Celestino de Almeida, director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro. Na sessão de abertura, o Vereador Manuel Rocha, presidente do CLAS, falou na oportunidade deste debate e na importância da família, dando as boas - vindas a todos os participantes em mais esta iniciativa da Rede Social de Castelo de Paiva.Na sua intervenção, Celestino Almeida louvou o trabalho desenvolvido pelo gabinete local da Rede Social e enalteceu a coragem de promover esta troca de ideias sobre um assunto tão profundo, e abordou depois, a questão dos cidadãos solidários na perspectiva de desenvolver e dinamizar a sociedade, criando oportunidades para todos, não excluindo aqueles que apresentam deficiência, que devem e merecem ser tratados de forma igual.O Director da Segurança Social em Aveiro falou, ainda, do impacto da deficiência na sociedade, na questão da empregabilidade, lembrando que “ todos devemos ser solidários e dignos, nunca esquecendo que solidariedade nunca pode ser entendida como uma esmola, mas antes um compromisso social “Em representação da Santa Casa da Misericórdia esteve a Dr.ª Antónia Canhoto, que falou das actividades do CAO – Centro de Actividades Ocupacionais, enquanto Rocha Pereira, presidente da APPACDM de Castelo de Paiva, revelou números da deficiência no concelho ( mais de 300 casos contabilizados ) e abordou a falta de meios que a sua instituição ainda apresenta, evidenciando o trabalho que está a ser desenvolvido no CODI, para além da vertente da formação.Sob o lema “ só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos “, registaram-se depois, vários depoimentos e testemunhos de gente, que sofre na pele, a problemática da deficiência, enumerando um sem número de dificuldades.Se no primeiro painel, se falou nos municípios e da qualidade de vida dos cidadãos e das famílias, bem como o papel das instituições no território no domínio da deficiência, o segundo painel potenciou uma reflexão para intervir, tendo a Dr.ª Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, falado das “ igualdade de oportunidades para os indivíduos / família ““, seguindo-se uma intervenção de Abílio Cunha e Dr. Manuel Monteiro, em representação da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, que abordaram os “ Percursos e Respostas para a Deficiência.No período da tarde, as actividades continuaram no espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, orientadas para a consciencialização da família e da comunidade, com jogos de boccia, percursos de invisuais e percursos para cadeiras de rodas, para além de uma demonstração interinstitucional, tendo participado várias IPSS do concelho.



GIRP/COLiveira



António Lopes é o candidato à Junta de Freguesia de Sobrado


O Partido Socialista de Castelo de Paiva escolheu o Sr. António Lopes para ser o seu candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Sobrado. Constitui para o Partido Socialista motivo de grande honra e orgulho poder contar, para a Junta de Freguesia de Sobrado, com a grande capacidade de trabalho, competência e dedicação do Sr. António Lopes. É reconhecido por todos, o amor e a entrega que o Sr. António Lopes coloca ao serviço das causas que abraça, e a Presidência da Junta de Freguesia de Sobrado será a próxima. Em António Lopes sobressaem sempre, na sua acção, os valores da lealdade, seriedade e um enorme sentido de responsabilidade. É assim na sua actividade profissional de Carpinteiro, como Secretário do Concelho Fiscal da Banda Musical de Fornos; como Tesoureiro, desde 1994, na Direcção da Academia de Música de Castelo de Paiva e foi nos clubes de Futebol que treinou – Sporting Clube Paivense, Centro Cultural e Recreativo de Santa Maria de Sardoura, Oliveira Futebol Clube, Centro Recreativo de Vila Viçosa Arouca, Grupo Desportivo de Nespereira e Futebol Clube de Arouca –.De realçar ainda a sua participação nos “Jogos Desportivos da Câmara Municipal de Castelo de Paiva” e nas actividades culturais e recreativas, nomeadamente, “Marchas de S. João”, entre outras. É momento também, do Partido Socialista manifestar uma palavra de apreço e de reconhecimento ao Sr. António Rodrigues, actual Presidente de Junta de Freguesia, que por razões de natureza pessoal, não estará disponível para continuar a protagonizar qualquer candidatura nas próximas Eleições Autárquicas, declarando-se de “alma e coração” com a candidatura do Sr. António Lopes.






Pelo Gabinete de Comunicação do PS Castelo de Paiva.






Castelo de Paiva, 18 de Maio de 2009.

CAMPEONATO DISTRITAL DO INATEL DE AVEIRO - II CATEGORIA ZONA NORTE

Fraca prestação das equipas de Castelo de Paiva nesta 16ª jornada do campeonato distrital do INATEL.

Folgoso a jogar em casa frente a um adversário directo não foi capaz de quebrar o enguiço. A equipa orientada por Artur Pinto que na 1ª volta havia vencido em S.João da Madeira a formação do Real da Praça, desta vez a jogar em casa esperava-se uma prestação diferente, mas a malapata parece estar instalada para os lados de Folgoso e assim não sabendo de que forma dar a volta ao texto, o Folgoso deu a oportunidade aos visitantes de fazerem “vingança” igualando o resultado entre ambos na 1ª volta, 1 – 2.
Já a Casa do Povo da Raiva, está a atravessar um excelente momento de forma, depois de um empate conseguido na anterior jornada no terreno dum sério candidato à subida, o Arrifana, desta feita foi a vez do Paraíso sentir as garras dos comandados de Nuno Faria.
A jogar em casa o Paraíso perdeu assim uma grande oportunidade para ultrapassar a equipa da Raiva na tabela classificativa, dando também aqui a oportunidade à equipa de Oliveira do Arda para se aproximar dos lugares cimeiros.
O Real tinha pela frente uma tarefa difícil. A formação realense recebia o Arrifana que vinha de certa forma fragilizado com um resultado menos positivo em sua casa e teria que fazer pela vida neste encontro se realmente queria manter as aspirações à subida, o que causou de certa forma grande dificuldade aos jogadores do Real que assim e com esta derrota se vêm afundar na tabela classificativa.

RESULTADOS APOS A 16ª JORNADA
REAL – ARRIFANA, 1 – 2
RAIVA – PARAISO, 0 – 0
FOLGOSO – REAL da PRAÇA, 0 – 2
MOZELOS – MILHEIROS, 1 – 2
JUAT – VALE, 0 – 0
Folgou o V.C.Perrinho

CLASSIFICAÇÃO
VALE, 4
ARRIFANA, 11
MILHEIROS, 18
REAL da PRAÇA 20
RAIVA, 25
PARAISO, 26
MOZELOS, 28
FOLGOSO, 32
JUAT, 32
REAL, 38
VILA VERDE, 38
PERRINHO, 38

PROXIMA JORNADA
PERRINHO – MOZELOS
MILHEIROS – FOLGOSO
REAL da PRAÇA – RAIVA
PARAISO – ARRIFANA
Folga o VALE
Por António Pinto

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aveiro já não é a pior pagadora

Mas Castelo de Paiva mantém uma má posição nacional, encontrando-se em quarto lugar, com um prazo de pagamento de 600 dias.
A Câmara de Aveiro passou do município pior pagador para um lugar muito abaixo do que se encontrava passando de um prazo médio de pagamento de 789 dias para 90 dias, segundo a última “Lista do prazo médio de pagamento registado por município em Abril último”, divulgada pela Direcção Geral das Autarquias Locais, noticia o Diário de Aveiro.«O município de Aveiro desceu mais de 150 lugares, beneficiando do empréstimo bancário que obteve para pagar dívidas, posicionando-se agora em 159º lugar, entre cerca de 300 municípios.Esta é a mudança da lista mais visível na lista dos municípios portugueses.Verificam-se outras melhorias como a de Anadia, que é o oitavo município melhor pagador do país, conseguindo, passar de 10 para seis dias, ou da Mealhada que conseguiu diminuir o prazo de pagamento em um dia, passando de 11 para 10.Na lista liderada por Vila Franco do Campo que demora 878 dias a pagar as contas, o município de Ílhavo é o 46º pior pagador do país e terceiro no distrito, mudando de 152 dias de pagamento para 258 dias.
Mas Castelo de Paiva mantém uma má posição nacional, encontrando-se em quarto lugar, com um prazo de pagamento de 600 dias.
- Diário de Aveiro - notícia não acessível on line

Gonçalo Rocha recebe apoio do Eurodeputado, Armando França


Gonçalo Rocha recebe apoio do Eurodeputado, Armando França.
Neste fim de semana, o Candidato à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, esteve presente em várias iniciativas e recebeu o apoio do Eurodeputado do Partido Socialista, Armando França.
Na Sexta-feira, Gonçalo Rocha participou numa reunião com o seu grupo de trabalho de S. Martinho, cujo o objectivo é continuar a preparar as próximas Autárquicas naquela freguesia. No início desta reunião, o Eurodeputado e Candidato do PS ao Parlamento Europeu, Armando França, acompanhado por Bruno Julião, também ele candidato ao Parlamento Europeu, dirigiu a Gonçalo Rocha e a todo o grupo de trabalho uma mensagem de apoio incondicional e manifestou-se muito confiante no sucesso da nossa Candidatura. Antero Gaspar manifestou grande satisfação por encontrar em S. Martinho uma equipa tão motivada e empenhada em fazer a Mudança.
No Sábado, Gonçalo Rocha começou por verificar o estado das obras de colocação do piso sintético no Municipal da Boavista e deslocou-se, mais tarde, ao Campo de Futebol do Oliveirense para acompanhar o Jogo de Futebol do INATEL, entre a Raiva e o Paraíso.
No Domingo, esteve presente, no Adro da Nossa Senhora das Amoras, na Vila de Raiva, no 1.º Encontro Nacional de Concertinas e Cantares ao Desafio, organizado pelo Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Raiva. Ainda durante a tarde, acompanhou o jogo de Futebol, entre o Paivense e o Canedo, que se realizou em S. Martinho.
Para Gonçalo Rocha " os crescentes apoios que recebemos, a confiança e o entusiasmo que estão a depositar na nossa Candidatura, leva-nos a uma motivação redobrada para trabalhar, cada vez mais, em prol de um projecto novo e moderno para Castelo de Paiva."


Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Triunfo surgiu à quarta jornada, entre mar e serra


Disputou-se na área saloia da nossa capital (Lisboa), a quarta jornada do Circuito Nacional de Atletismo de Montanha. Meia centena de equipas e dezenas de atletas a título individual, marcaram presença nesta bela etapa de onde se vislumbra uma panorâmica soberba do Guincho e toda aquela costa marítima. A delegação do Grupo Desportivo (oito), sete atletas e um caminheiro, ao consultar a lista de inscritos assumiu logo aí a obrigação do triunfo colectivo, resta saber se ao anunciado triunfo colectivo, surgiria algum título individual e de facto ele surgiu através de Sérgio Azevedo que ao ser segundo da Geral, conquistou o primeiro lugar no escalão Senior Masculino; tiveram ainda acções relevantes, Joaquim Barbosa 2ºVet1, Fernando Ramos 3ºVet3, Manuel Vieira 2ºVet5 e Vítor Barbosa 2ºSenior.
Torna-se relevante dar a conhecer que a delegação de Castelo de Paiva, partiu para Lisboa às 4h30, competiu às 10h30, tendo regressado às suas casas pelas 19h30.

Resultados
Sérgio Azevedo – 2º (1º Senior)
Vítor Barbosa – 3º (2º Senior)
Joaquim Barbosa – 10º (3º Vet1)
Fernando Ramos – 13º (3º Vet3)
Rui Barbosa – 36 (7º Senior)
António Moreira – 43º (10º Senior)
Manuel Vieira – 45º (2º Vet5)
Colectivo – 1º


GDCPV

domingo, 17 de maio de 2009

GP Paredes - Herrero e Ribeiro obrigam Cândido Barbosa a "trabalhos forçados" para ganhar


Lordelo, Porto, 17 Mai (Lusa) - O espanhol David Herrero (Xacobeo-Galicia) e Nuno Ribeiro (Liberty Seguros) obrigaram hoje Cândido Barbosa (Palmeiras-Tavira) a “trabalhos forçados” para garantir a vitória no Grande Prémio Paredes-Rota dos Móveis de ciclismo, na quarta e última etapa.
Numa tirada de 128,8 quilómetros, entre Penafiel e o Alto do Cruzeiro, em Lordelo, Herrero revelou-se o corredor com mais reservas de energia nos 500 metros finais, vencendo em 3:16.05 horas, seguido por Ribeiro e Vergílio Santos (Fercase-Rota Móveis), respectivamente segundo e terceiro, a 08 e 11 segundos.
O “Ciclista do Povo” teve que aplicar-se a fundo na ascensão final - 2,3 quilómetros, com troços empedrados e “paredes” com mais de 10 por cento de inclinação – para não desperdiçar a vantagem de 27 segundos que trazia da véspera e conservar a camisola amarela, terminando com vantagens na geral de 06 segundos sobre Herrero e de 23 para o cunhado Nuno Ribeiro.
“Ainda nem é saborosa (vitória), mas qualquer triunfo é sempre complicado. Nunca tive uma vitória fácil. Se não é pelo rabo, é pelas calças. Tive que ser eu a impor um ritmo mais forte no último meio quilómetro, mesmo com algum défice físico e a acusar o esforço dos dias anteriores, mas os meus colegas foram incansáveis. Foi uma vitória mais colectiva do que individual”, afirmou Barbosa.
Depois de o vencedor do prémio da montanha, o espanhol Gustavo Rodriguez, se impor na segunda de quatro subidas ao Alto do Cruzeiro, Nuno Ribeiro aproveitou a penúltima “escalada” para tentar a sua sorte, acompanhado por Rodriguez, Santos, o colega espanhol Isidro Nozal e Célio Sousa (Madeinox-Boavista), mas era “espiado” por André Cardoso (Palmeiras-Tavira).
Abortada a fuga, imediatamente antes dos dois quilómetros finais, Herrero, Santos e o espanhol David Bernabeu ganharam alguma vantagem ao pelotão e o corredor da Xacobeo acabou por destacar-se e vencer isolado.
O “Foguete da Rebordosa”, depois das duas vitórias consecutivas na segunda e terceira tiradas, mostrou-se com pouco estrondo, mas poder de explosão suficiente para alcançar o seu sétimo êxito da temporada, a juntar às duas etapas da Volta ao Alentejo e às "clássicas" de Vila do Conde e de Amarante.

- Classificação da quarta e última etapa:
1. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia) 3:16.05 horas
(média: 39,412 km/h)
2. Nuno Ribeiro, Por (Liberty Seguros) a 08 segundos
3. Vergílio Santos, Por (Fercase-Rota Móveis) a 11
4. Santiago Perez, Esp (Madeinox-Boavista) m.t.
5. David Bernabeu, Esp (Barbot-Siper) m.t.
6. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira) m.t.
7. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros) a 17
8. Gustavo Rodriguez, Esp (Artesania-Lugo) a 21
9. Célio Sousa, Por (Madeinox-Boavista) a 23
10. Miguel Candil, Esp (Fercase-Rota Móveis) a 40

- Classificação geral:
1. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira) 15:03.29 horas
2. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia) a 06 segundos
3. Nuno Ribeiro, Por (Liberty Seguros) a 23
4. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros) a 35
5. Santiago Perez, Esp (Madeinox-Boavista) a 37
6. Vergílio Santos, Por (Fercase-Rota Móveis) a 48
7. Célio Sousa, Por (Madeinox-Boavista) a 51
8. David Bernabeu, Esp (Barbot-Siper) m.t.
9. Angel Vicioso, Esp (Andalucia-CajaSur) a 1.03 minutos
10. Gustavo Rodriguez, Esp (Artesania-Lugo) a 1.06

- Classificação por equipas:
1. Madeinox-Boavista 45:13.19 horas
2. Fercase-Rota Móveis a 54 segundos
3. Palmeiras-Tavira a 55
- Classificação da montanha:
1. Gustavo Rodriguez, Esp (Artesania-Lugo) 66 pontos
2. Miguel Candil, Esp (Fercase-Rota Móveis) 42
3. Nuno Ribeiro, Por (Liberty Seguros) 29

- Classificação por pontos:
1. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira) 84 pontos
2. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia) 67
3. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros) 49
- Classificação da juventude:
1. César Fonte, Por (Cartaxo-Capital Vinho)
2. Rui Vinhas, Por (Aluvia-Valongo)
3. Carlos Baltazar, Por (Aluvia-Valongo)
HPG.
Lusa/Fim

Chave do Totoloto e Joker

A chave do Totoloto sorteada hoje é composta pelos números 04, 21, 33, 38, 43 e 45. O número suplementar é o 36.
O primeiro prémio do Totoloto desta semana é um "jackpot" no valor de 811.804 euros.
Quanto ao Joker o numero sorteado foi o 2.534.967.
O primeiro prémio do Joker desta semana é um "jackpot" no valor de 3.170.711 euros.
MAC.
Lusa/Fim

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva