sexta-feira, 20 de março de 2009

Biblioteca Municipal festejou Dia do Pai e Dia Internacional da Mulher

Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva festejou Dia do Pai e Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher e o Dia do Pai foram datas que não passaram despercebidas no espaço da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, que promoveu várias iniciativas, voltadas para a população escolar, de forma a assinalar estes dias tão especiais. Na comemoração do Dia do Pai, para além de um programa de Música ao Vivo, com a colaboração da Associação Portuguesa de Saxofone, houve exposição de trabalhos, narração de histórias, ateliers de pintura e trabalhos manuais, tudo com a presença de 3 escolas e 1 jardim de infância, no total de mais de 80 crianças. Já no Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Municipal esteve bastante animada, com a presença de um grupo de formandas do Centro Social de Santa Maria de Sardoura, integradas no Projecto Incluir, que manifestaram o seu agrado por passar algum tempo neste equipamento municipal, agora ao dispor de toda a população paivense.



GIRP/COliveira

Obras de colocação do Piso Sintético no Municipal da Boavista arrancam no próximo dia 30 de Março

Obras arrancam no próximo dia 30 de Março
Câmara Municipal apela à participação da populaçãona despedida do velhinho “ pelado “ do Municipal da Boavista
As obras de beneficiação do Campo Municipal da Boavista, nomeadamente a colocação do piso sintético naquele recinto desportivo arrancam já no próximo dia 30 de Março, pelo que o próximo jogo do Sporting Clube Paivense contra o Cucujães, a contar para a 1ª Divisão da AF de Aveiro, a ter lugar na tarde do próximo Domingo, dia 22, será a despedida do velho “ pelado “ de Castelo de Paiva. Daí o apelo da autarquia paivense e do seu presidente Paulo Teixeira, no sentido da população paivense marcar presença neste jogo de Domingo, também pelo facto de este ser o último jogo oficial que se disputa no actual piso do Municipal da Boavista, uma vez que os trabalhos de substituição do piso avançam na semana seguinte.Recorde-se, a propósito, que a CM de Castelo de Paiva e a empresa “ Alberto Couto Alves, SA “, de Famalicão, contratualizaram a empreitada da obra da “ Valorização do Campo Municipal da Boavista “, orientada para a colocação de piso sintético naquele recinto desportivo, localizado na urbe paivense.O investimento tem um custo superior a 342 mil euros e um prazo de execução de aproximadamente um mês. Depois da construção de bancada coberta e de alguns melhoramentos que foram recentemente concretizados neste recinto desportivo, utilizado pelo Sporting Clube Paivense, trata-se da obra mais desejada e de um velho anseio desde sempre reivindicado pela colectividade e seus adeptos, possibilitando que o clube mais emblemática do concelho possa ter melhores condições para a prática do futebol federado e condições mais dignas para receber os clubes visitantes que, no âmbito, dos respectivos campeonatos distritais, visitam o Campo Municipal da Boavista.
GIRP/COliveira

CM de Castelo de Paiva realiza hoje Acção de Sensibilização Ambiental para comemorar o DIA DA ÁRVORE

Para comemorar o DIA DA ÁRVORE
CM de Castelo de Paiva realiza hojeAcção de Sensibilização nas Escolas e Jardins-de-infância
A CM de Castelo de Paiva, através do Pelouro do Ambiente, vai comemorar durante o dia de hoje, o Dia da Arvore, juntamente com os Agrupamentos Escolares, as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância, através uma acção de sensibilização junto dos alunos e crianças do concelho. Trata-se de uma iniciativa voltada para a população escolar, com a entrega de material de sensibilização ambiental e alusivo à floresta, que será complementada com a plantação de árvores. Por outro lado, a CM de Castelo de Paiva regista com agrado que, nos últimos anos, a população paivense aderiu de forma significativa e entusiasta à separação dos resíduos sólidos, com um aumento de 70% no ano de 2008 e em relação ao ano anterior, pelo que felicita os paivenses pela forma empenhada como têm colaborado neste processo, o que, na opinião do Vice – Presidente Rui César Castro, responsável pelo Pelouro do Ambiente, é bem demonstrativo do esforço que tem sido feito pela autarquia no contexto da reciclagem e na preocupação de manter o concelho cada vez mais limpo e saudável.A este nível, o município paivense tem registado uma diminuição de resíduos sólidos urbanos para aterro sanitário em 1%, o que demonstra que a população paivense aceitou de bom grado o desafio da reciclagem e da separação dos resíduos selectivos, contribuindo assim, para um concelho mais limpo e saudável, destacando-se o trabalho desenvolvido pelos Serviços de Ambiente da autarquia paivense.
GIRP/Carlos Oliveira

Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro será assinalado na LerLândia, Feira do Livro de Cinfães, com a apresentação do espectáculo “Histórias da Nossa Terra”, pelo grupo Turma da Noite. A companhia amadora de teatro de Cinfães actuará no dia 27 de Março, às 14h30.

Os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município vão assistir a “Histórias da Nossa Terra”.

A comemoração do Dia Mundial do Teatro irá coincidir com o encerramento da LerLândia, a decorrer desde 17 de Março no Largo da Fonte dos Amores (ver programa em anexo). Ontem, dia 19, a escritora Ana Saldanha esteve presente na feira, onde conversou com crianças e jovens (ver fotografia em anexo). Uma das iniciativas agendadas para a próxima semana, a 26 de Março (11h00), é a sessão de declamação de poesia pelos alunos dos agrupamentos do concelho.

GICMC

O Parque das Abadias invadido por paivenses

Sábado, 21-3-09 disputa-se no parque das Abadias (Figueira da Foz) o Campeonato Nacional Curto em Corta-Mato, que agrega também o Campeonato Escolar e Universitário.
Grupo Desportivo, Clark, escola preparatória, universidade (Aveiro e Porto) vão fazer evoluir nesta bela cidade do Mondego atletas de Castelo de Paiva, em uma clara afirmação do valor do atletismo desta Terra de Paiva.
GDCPV

quinta-feira, 19 de março de 2009

Apresentada hoje em Felgueiras a Taça do Nações em Ciclismo - 3º GP de Portugal -

Foi apresentado hoje, 19 de Março, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, o 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa. Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Março, a Região do Vale do Sousa recebe a primeira, de sete provas, da Taça das Nações em ciclismo Sub 23, cabendo à selecção nacional a defesa do título após o triunfo em 2008.

20 de Setembro será apresentada em Conferência de Imprensa a prova a contar para o "Circuito Nacional de Montanha"

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e a Associação CJ. Clark's vão promover na próxima Segunda – Feira, dia 23 de Março, pelas 17 horas, no espaço do Auditório da Biblioteca Municipal, uma Conferência de Imprensa para apresentação pública da jornada do Circuito Nacional de Montanha, que terá lugar no concelho, a 20 de Setembro do corrente ano. Trata-se da 1ª Corrida das Vindimas, uma prova de grandeza nacional, que estas três entidades, unidas no objectivo único de incentivar a modalidade e divulgar as potencialidades do concelho, decidiram assumir, com a esperança de concretizar um grande sucesso desportivo que possa projectar Castelo de Paiva.Manuel Rocha, Vereador do Desporto da edilidade paivense, Manuel Vieira, do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e Adélia Tavares, da Associação CJ. Clark's, já se congratularam pelo facto de Castelo de Paiva ter a oportunidade de acolher, no seu território, uma prova de grande impacto desportivo, e mostraram-se esperançados que ela venha a ser um êxito, não só a nível de participantes nos diversos escalões, mas também a nível organizativo.Recorde-se que o Circuito Nacional de Montanha Salomon 2009 é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, da empresa “ Terras de Aventura “ e das diversas entidades, autarquias e colectividades, que organizam cada uma das 12 provas que integram o calendário deste circuito nacional.A CM de Castelo de Paiva, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e a Associação Desportiva CJ. Clark’s agradecem a vossa presença nesta Conferência de Imprensa e esperam a vossa melhor divulgação ao evento.
GICMCPV

Dia Internacional da Mulher - Piscina Municipal de Rebordosa

“O jantar das 56 flores”
Na Piscina Municipal de Rebordosa antecipou-se a comemoração do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, para o dia 7, que consistiu num jantar para as mulheres que frequentam aquele espaço.
Todas as utentes e alunas femininas foram convidadas a participar no referido jantar, juntamente com os elementos femininos que trabalham na Piscina de Rebordosa, passando assim uma noite diferente.
Durante todo o jantar, a música e a boa disposição estiveram sempre presentes. Assim, após a sobremesa chegaram os professores do sexo masculino com as flores para oferecer a quem jantava, tendo sido um momento de grande entusiasmo e de alguns comentários. Agradável é certo!
Também durante o jantar, as mulheres tiveram oportunidade de observar as fotos do Carnaval, tendo sido um momento de comédia.
Mais tarde, começou o verdadeiro espectáculo, com karaoke, onde todas se transformaram em verdadeiras artistas.
No final, as mulheres deixaram, ainda, uma dedicatória num livro, que está sempre presente nos jantares da Piscina Municipal de Rebordosa.
Desta forma, o jantar do Dia Internacional da Mulher contou com 56 mulheres e terminou já no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
GICMP

quarta-feira, 18 de março de 2009

Castelo de Paiva integra o percurso da Taça das Nações Sub 23 em ciclismo

Taça das Nações Sub 23 em ciclismo
Grande Prémio de Portugal “Rota do Românico”também passa por Castelo de Paiva
Pelo terceiro ano consecutivo, Portugal vai abrir a mais importante competição organizada no âmbito da União Ciclista Internacional para corredores com idade inferior a 23 anos e o concelho de Castelo de Paiva está contemplado no percurso da prova de abertura, com a partida da segunda etapa, entre a sede do concelho e o município de Paços de Ferreira.A Taça das Nações é um troféu para selecções constituído por provas organizadas em seis países. Entre nós, a competição vai decorrer de 27 a 29 de Março sob a designação de 3º Grande Prémio de Portugal “Rota do Românico do Vale do Sousa” e o concelho de Castelo de Paiva vai acolher a partida da segunda etapa desta jornada desportiva de grande relevo nacional, com destaque para a presença de 15 selecções de Sub 23 de todo o mundo.A prova de três dias terá início em Penafiel, passará nos concelhos de Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Lousada e Paredes, tendo final em Felgueiras após 360 quilómetros que vão mostrar ao mundo a magnificência do património histórico e arquitectónico assim como as paisagens deslumbrantes da região do Vale do Sousa.A primeira etapa desenrola-se no dia 27 de Março entre Penafiel e Paredes, enquanto no dia seguinte, a partida será ás 11h30 desde Castelo de Paiva ( Largo da Feira ) com destino a Paços de Ferreira, tendo a terceira etapa um percurso compreendido entre a sede do concelho de Lousada e a cidade de Felgueiras, com chegada prevista para as 14h30.A selecção portuguesa, vencedora da Taça das Nações em 2008, vai começar por tentar defender o título, em casa, ao longo de três etapas onde vão estar representados cerca de 15 países. Portugal irá alinhar com duas equipas beneficiando do estatuto de anfitrião permitido pelos regulamentos.O 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa é uma organização PAD que vai decorrer sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Instituto do Desporto de Portugal e com o apoio empenhado dos municípios da Comunidade Urbana do Vale do Sousa. O 3º Grande Prémio de Portugal “Rota do Românico do Vale do Sousa “ será apresentado detalhadamente amanhã, durante uma conferência de imprensa que vai decorrer às 12horas, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras. O presidente Paulo Teixeira já se congratulou com este grande evento desportivo, que vai também percorrer as estradas do concelho. O edil paivense realça que, “ desde sempre que o ciclismo foi um desporto único e muito especial. Quanto mais não seja porque vai aonde não chegam outras modalidades desportivas, percorre locais inóspitos e leva a festa do desporto às ruas, ao contacto com a população. E de forma gratuita…”. “ O ciclismo congrega os valores da vitória, o espírito de equipa e potencia o convívio por onde passa, ajudando a divulgar e a promover as regiões “, destaca ainda o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva que, neste contexto, aproveita para “ felicitar a organização do “ 3º Grande Prémio de Portugal – Rota do Românico do Vale do Sousa “, e desejar a todos BOAS VINDAS a Castelo de Paiva, um concelho que se ufana de acolher a partida da 2ª etapa da prova “. “ Estou certo – sublinha ainda o líder do Executivo Paivense – que esta Taça das Nações, é uma grande aposta para valorizar e projectar no plano internacional a Rota do Românico á qual orgulhosamente pertencemos… “.
Calendário 2009 Taça das Nações Sub 23
Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa - 27 a 29 Março
Tour des Flandres Espoirs (BEL) - 11 AbrilLa Côte Picarde (FRA) 15 Abril
ZLM Tour (NED) - 18 Abril Giro delle Regioni (ITA) 26 Abril a 1
MAio Coupe des Nations Ville Saguenay (CAN) 4 a 7
JunhoTour de l'Avenir (FRA)5 a 13 Setembro
O que é a Rota do Românico do Vale do Sousa?É um projecto da Comunidade Urbana do Vale do Sousa, entidade que congrega os municípios de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. A Rota do Românico do Vale do Sousa envolve 21 objectos patrimoniais de estilo românico na região e os promotores do projecto têm como preocupação fundamental a conservação, salvaguarda e valorização desse património histórico assim como a dinamização, promoção e animação da Rota do Românico. É objectivo da Comunidade Urbana do Vale do Sousa com esta iniciativa criar um produto turístico atractivo, de forma a constituir-se como uma âncora do desenvolvimento do turismo e lazer na região promovendo e dinamizando a criação de emprego na área do turismo, da restauração, alojamento, entre outras.
GIRP/ Carlos Oliveira

terça-feira, 17 de março de 2009

Grupo Desportivo correu em Albergaria-a-Velha

Em manhã de "verão", Albergaria-à-Velha esteve indiferente ao seu evento de atletismo.Não querendo opinar acerca deste evidente alheamento, quer do poder político, quer da população, lamentamos (por amor ao atletismo) esse ambiente insonso que se viveu nesta vila do distrito de Aveiro.O Grupo Despotivo de Castelo de Paiva, fez-se representar neste 27ºGrande Prémio por 8 atletas, distribuidos por duas equipas: uma sénior e outra veterana. A nível individual destaque para Amélia Vieira 9ª classificada em Seniores Femininos, Vítor Barbosa 8º Senior Masculino e 2ºlugar do Iniciado de primeiro ano Bruno Vieira.
Iniciados - 2ºBruno Vieira
Seniores Femininos - 9ªAmélia Vieira
Seniores Masculinos - 8ºVítor Barbosa /10º Nuno Azevedo/ 14ºJoaquim BarbosaColectivo - 2ºGDCCPVeteranos - 6ºCarlos Silva (VetII) /5ºFernando Ramos (VetIII)/2ºManuel Vieira (Vet V)Colectivo - 4ºGDCCP

CM de Castelo de Paiva apresentou candidatura para um Gabinete de Inserção Profissional

CM de Castelo de Paiva apresentou candidatura para a criação de um Gabinete de Inserção Profissional
No sentido de dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado pelas UNIVAs, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva apresentou recentemente uma candidatura ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a criação de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP) no Município. O objectivo dos GIP é apoiar a população desempregada, jovens ou adultos, na definição ou desenvolvimento do seu processo de (re)inserção no mercado de trabalho, em cooperação com o Centro de Emprego de S. João da Madeira.Segundo a Portaria nº 127/2009 de 30 de Janeiro, que cria e regula o funcionamento dos GIP, entre outras competências, o GIP poderá prestar “ informação profissional para jovens e adultos desempregados ”; apoiar a “ procura activa de emprego ”; proceder ao “ acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional ”; captar “ ofertas de entidades empregadoras ”; divulgar “ ofertas de emprego e actividades de colocação ”; encaminhar os inscritos “ para ofertas de qualificação ”; e por ultimo realizar o “ controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego ”. GIRP/COliveira

CM de Castelo de Paiva apoia Mostra de Vinho Verde e de Produtos Rurais na freguesia de Real

Câmara de Castelo de Paiva vai apoiar o evento

FREGUESIA DE REAL VAI REALIZAR “MOSTRA DE VINHO VERDE E DE PRODUTOS RURAIS”


No seguimento de uma deliberação por unanimidade da Assembleia de Freguesia de Real, irá realizar-se no Largo do Adro, nos próximos dias 4 e 5 de Abril, a “ I MOSTRA DO VINHO VERDE E DOS PRODUTOS RURAIS DE REAL”, um evento que contará com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. Este evento tem como objectivo principal a promoção da freguesia e conta como participantes: produtores de vinho, artesãos, comissões de festas, associações e produtores rurais (mel, broa caseira, licores caseiros, salpicões, pão-de-ló, carne arouquesa, doces tradicionais e petiscos), assim como o Centro Social de Real. O evento será organizado por uma comissão, constituída por elementos da Assembleia e Junta de Freguesia, e contará com o apoio da autarquia paivense no que diz respeito ao aluguer e montagem dos stands. Podem participar neste certame, produtores de vinho na área da freguesia, artesãos em nome individual, desde que sejam naturais ou residentes na freguesia, restaurantes da freguesia, talhos com sede ou produção na freguesia, IPSS – Instituições Privadas de Solidariedade Social da freguesia e Associações e Comissões de Festas da freguesia. Vão poder, ainda, participar outras entidades da freguesia, desde que, a organização considere que se enquadram nos objectivos desta mostra. Segundo o autarca de Real, Filipe Valente, a organização conta já com mais de duas dezenas de expositores inscritos, sinal da motivação e do empenho da população local em promover a freguesia de Real. Para o Executivo Municipal, liderado por Paulo Teixeira, esta é uma forma, extremamente positiva de se divulgar o que de melhor se faz e produz na freguesia de Real.

GIRP/COliveira

Presidente da Câmara Municipal esteve de visita à freguesia de S. Martinho

O presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira esteve na passada sexta-feira de visita à freguesia de S. Martinho, onde tomou contacto com algumas obras que estão a decorrer e outras que foram recentemente concretizadas. Acompanhado pelo Vice-Presidente da Cãmara, Rui Cesar Castro, pelo Vereador Manuel Rocha e pelo presidente da Junta de Freguesia, Manuel Emílio dos Santos, o edil paivense esteve no Caminho das Curtinhas, um acesso que finalmente vai ser beneficiado, tendo-se já iniciado a empreitada com a construção de muros de suporte e posterior pavimentação, assim como passou no lugar de Covas, para perspectivar outra intervenção de interesse municipal.Trata-se de uma empreitada que vai ultrapassar os 128 mil euros de investimento.Posteriormente, os autarcas foram ao Caminho da Devezinha, que foi alvo de uma intervenção municipal, aguardando-se agora, uma intervenção da EDP neste acesso.
COliveira/ GIRP

Após o êxito assinalável que constituiu a 1ª edição do Corta-mato Municipal da Pequenada, no ano lectivo anterior e que se traduziu numa jornada memorável de promoção de actividade física e criação de hábitos de vida saudável justifica-se, no Programa Municipal de Actividade Física e Desportiva deste ano, a repetição do evento.
Recorde-se que os participantes manifestaram um excelente desempenho desportivo e não se pouparam a esforços, quer durante as suas provas, quer no apoio aos restantes colegas.
O II Corta – Mato Municipal da Pequenada realiza-se no dia 26 de Março, no Parque da Cidade de Paredes.
Organizado pelo Pelouro da Educação contará com o apoio dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária de Vilela e da Empresa Geração Aventura.
Procurando igualar-se o envolvimento da edição anterior pretende-se, nesta segunda edição, proporcionar a 800 crianças que frequentam as Actividades de Enriquecimento Curricular, em representação de 51 escolas do primeiro ciclo que integram os agrupamentos verticais de Lordelo, Rebordosa, Cristelo, Sobreira, Baltar e Paredes, mais uma vivência enriquecedora da sua formação.
A todos os alunos serão distribuídos suplementos alimentares e prémios de presença. Do programa farão parte oito provas, sendo agrupados os alunos por diferentes anos lectivos e sexo.
HORÁRIO DAS PROVAS
10H00 – Prova para 1º ano de escolaridade/feminino
10H10 – Prova para 1º ano de escolaridade/masculino
10H20 – Prova para 2º ano de escolaridade/feminino
10H30 – Prova para 2º ano de escolaridade/masculino
10H45 – Prova para 3º ano de escolaridade/feminino
11H00 – Prova para 3º ano de escolaridade/masculino
11H15 – Prova para 4º ano de escolaridade/feminino
11H30 – Prova para 4º ano de escolaridade/masculino
11H45 -Entrega de prémios

A Páscoa na Casa da Cultura de Paredes

A Casa da Cultura de Paredes vai dinamizar entre os dias 30 de Março a 9 de Abril um conjunto de actividades para crianças dos 6 aos 12 anos. Pretende-se despertar o interesse dos mais novos para a actividade cultural do concelho.
Neste sentido, as crianças poderão usufruir de oficinas temáticas como a Expressão Dramática; a Expressão Plástica e a Hora do Conto.
Promete-se momentos felizes de pura diversão, jogo e criatividade!
•Horário das Actividades:
Segunda-feira a Sexta-feiraPeríodo da Manhã: 8h45 às 12h45Período da tarde: 13h45 às 18h00
•Preço: 10€
•Número máximo de participantes: 30
Informação institucional

segunda-feira, 16 de março de 2009

Um olhar sobre Cinfães

LerLândia começa amanhã
A Quinzena da Leitura de Cinfães terá início amanhã, dia 17, no Largo da Fonte dos Amores, a partir das 14h30.
A abertura da Feira do Livro e o espectáculo “A História da Carochinha”, representado pelos alunos dos 3º e 4º anos da Escola nº 1 de Meridãos, são as duas primeiras actividades da “LerLândia – Viagem ao mundo dos livros”, a quinzena da leitura que se prolongará até ao dia 27 de Março (ver programa em anexo).
Ligação às Redes de Água e de Saneamento
A Câmara Municipal de Cinfães informa os munícipes que poderão solicitar as ligações dos ramais domiciliários à Rede de Saneamento no lugar de Casal, na freguesia de Cinfães; e à Rede de Abastecimento de Água e de Saneamento no lugar do Barreiro, na freguesia de Souselo.
“Vamos falar de Folclore”, em Nespereira
O Rancho Folclórico de Nespereira vai promover o colóquio “Vamos falar de Folclore”, no próximo sábado, dia 21. “Abordagem sobre o conceito de Folclore”, “Domínios de um Grupo de Folclore: o traje, o canto, a dança” e “Eventos divulgativos do património imaterial e etnográfico dos povos” serão as temáticas em discussão.
Os oradores convidados são António Barreto, António Faria e Fernando Ferreira, responsáveis da Federação do Folclore Português.
A iniciativa vai realizar-se no Auditório Paroquial de Santa Marinha, em Nespereira, entre as 9h30 e as 17h00. Segundo a organização, estarão presentes elementos de todos os ranchos do concelho de Cinfães e dos municípios vizinhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire e de Resende.
G.A.P

"Tomai lá do O'Neill", pelo CeTeatro

No âmbito do programa PT Paredes com Teatro, o Grupo de Teatro de Cete - CeTeatro – levou a cabo o espectáculo "Tomai lá do O'Neill", no auditório da Casa da Cultura de Paredes.A peça de teatro que fala da vida de Alexandre O'Neill contou com a presença de algumas dezenas de pessoas.Alexandre O'Neill, um dos grandes poetas portugueses do século XX foi um criador magnífico e um bom vivant cuja vida e obra não podiam deixar de gerar interesse. A palavra do poeta recolhida por Filomena Oliveira deu-nos um grande texto de teatro, onde O'Neill e o seu percurso ganham de novo vida, num tempo parado pelo Fascismo, num Portugal poeirento e burocrático.Neste "modo funcionário de viver" não se encaixam a sua originalidade, ironia, poesia e visão precursora.Tomai lá do O'Neill e não vão daqui mal servidos!

"A Menina do Mar" no PT Paredes com Teatro
Ainda no desenvolvimento do PT Paredes com Teatro - o Salão da Junta de Freguesia de Beire recebeu o espectáculo "A Menina do Mar", pelo Grupo de Teatro de Sobrosa, TeatroPalco. Esta peça de teatro baseia-se no conto “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que conta a história de amizade entre duas crianças que vivem em mundos diferentes.
GICMP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva