sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Simdouro investe 4 milhões de euros no saneamento em Cinfães

A sociedade Simdouro – Saneamento do Grande Porto, responsável pela recolha, tratamento e rejeição dos efluentes dos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Maia, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia definiu um plano de investimentos no valor de 72 milhões de euros, com início já em 2010.

Este montante permitirá a construção de 23 estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e cerca de 115 quilómetros (Km) de interceptores, 17 Km de condutas elevatórias e 14 estações elevatórias, que entrarão em pleno funcionamento em 2014.

Para o Município de Cinfães prevê-se a implementação de 12 subsistemas de drenagem e tratamento de águas residuais “em alta”, com um investimento global em infra-estruturas que se estima em cerca de 4 milhões de euros: a construção de uma ETAR principal para servir a sede do concelho; a construção de 7 ETARs de reduzida dimensão nas localidades de Espadanedo, Moimenta/Travanca, Nespereira, Oliveira do Douro, Tarouquela, Fornos (servindo também o Município de Castelo de Paiva) e Porto Antigo (servindo também o Município de Baião); e a integração de 4 ETARs existentes em Casal, Santiago de Piães, Zona Alta de Souselo e Fornelos. No final da realização destes investimentos, será possível servir 67% da população residente com um sistema de drenagem e tratamento de águas residuais.

Criada em Outubro de 2009, com um período de concessão de 50 anos, a Simdouro é constituída pela Águas de Portugal, que detém 51 por cento do capital social, e pelos oito municípios, que dividem entre si os restantes 49 por cento.

G.A.P.

3 comentários:

Anónimo disse...

e em Castelo de Paiva? para quando? o Vereador do Ambiente ainda anda à procura do FORMULÁRIO ? ta tramado.....nunca mais la vai

Anónimo disse...

Está a dar a volta ao miolo, para ver como resolver o problema do esgoto a céu aberto no rio Arda, para o qual colaborou !

Anónimo disse...

sR vIVE pRESIDENTE DA Camara e com o pelouro do ambiente...aonde para?

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva