sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aprovados protocolos com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

O Município de Cinfães aprovou dois protocolos com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, um na área da Sociedade do Conhecimento e outro no domínio da Protecção Civil.

O primeiro prende-se com o desenvolvimento de um projecto designado “Economia Digital e Sociedade do Conhecimento – valorização do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Municípios que integram a NUT III Tâmega”. O objectivo é criar condições para a generalização do acesso à Internet e para a produção de conteúdos on-line de forma a permitir a prossecução dos objectivos no âmbito das políticas públicas nacionais para as áreas da Sociedade da Informação e do Conhecimento contribuindo para a competitividade e afirmação das regiões portuguesas. Particularmente, este projecto visa a integração de Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, através de apetrechamento tecnológico das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O outro protocolo aprovado tem em vista a concretização de um projecto denominado “Acções imateriais para a prevenção e gestão de riscos materiais e tecnológicos nos municípios que integram a NUT III Tâmega. Aqui, o objectivo passa pela criação e revisão de planos de emergência de âmbito municipal e a divulgação e sensibilização no domínio da protecção civil, de âmbito regional e municipal, com o intuito de melhorar o grau de conhecimento e de preparação da população no que respeita aos riscos.

Ambos os projectos serão candidatados ao Programa Operacional Regional do Norte. A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é a entidade promotora e coordenadora dessas candidaturas. Foi ainda deliberado que os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende, assumirão a sua quota-parte da responsabilidade financeira dos respectivos projectos.



G.A.P.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva