sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cinfães adere à Rota do Românico

A Câmara de Cinfães aderiu à Rota do Românico. Um projecto da Associação de Municípios do Vale do Sousa, agora alargado aos restantes seis municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende).

Para tal foi estabelecido um protocolo de parceria onde foram definidos alguns objectivos, nomeadamente, a inventariação dos edifícios românicos dos concelhos tendo como base o alargamento da rota a toda a região NUT III; a constituição do Gabinete da Rota do Românico Sousa e Tâmega; a realização de projectos previstos no âmbito da contratualização e do PROVERE, bem como no âmbito de outros programas nacionais e europeus; a colaboração em iniciativas de educação e na promoção de simpósios, congressos e conferências ou encontros; a partilha de conhecimentos em projectos já executados no âmbito da gestão patrimonial e do estudo arqueológico do património; a consolidação do produto turístico cultural Rota do Românico; e a conservação, valorização e salvaguarda dos Monumentos Românicos do Tâmega e Sousa.

Ficou ainda decidido que, cada município terá de indicar um responsável pela gestão do protocolo ao nível da respectiva instituição. No caso de Cinfães a escolha recaiu no vereador do Turismo, Serafim Rodrigues. O protocolo tem a duração de 4 anos, renovável por iguais períodos.

De referir que, a Rota do Românico do Vale do Sousa foi distinguida com o mais prestigiado galardão nacional do sector turístico, o Prémio Turismo de Portugal, no dia 13 de Janeiro, no Parque das Nações, na Bolsa de Turismo de Lisboa. A Rota do Românico venceu o Prémio Turismo de Portugal, na categoria “Requalificação de Projecto Público”, destinado a reconhecer intervenções de natureza material, realizadas por entidades públicas, que contribuíram de forma significativa para a qualificação da oferta e para o reforço da atractividade do destino, no âmbito de um ou vários produtos turísticos estratégicos.


GAP

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva