sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Autarcas da região estão preocupados Governo congela construção do IC35

Já é uma certeza. O IC35, via que ligaria Castelo de Paiva, criando uma alternativa à EN 106, já não vai ser construído. Esta infra-estrutura é uma das que o ministro das Finanças decidiu congelar em virtude, explicou, das dificuldades económicas do país.


Porém, este anúncio do Governo deixou preocupados os sete presidentes das câmaras municipais abrangidas pela Concessão do Vouga, que já pediram uma reunião, com carácter de urgência, a Teixeira dos Santos.
Na carta enviada para o Ministério das Finanças, os autarcas recordam que, em 29 de Agosto de 2009, o Governo emitiu um despacho assinado por Teixeira dos Santos e pelo então também ministro Mário Lino a ordenar à Estradas de Portugal que promovesse o concurso internacional para a construção do IC35. "Posteriormente, declarações públicas de Vossa Excelência vieram reforçar este propósito e esta decisão, nomeadamente aquando de uma visita a Castelo de Paiva em 31 de Agosto de 2009", lembram, igualmente.


Deste modo, os presidentes das câmaras de Penafiel e Castelo de Paiva, mas também de Vale de Cambra, Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Sever do Vouga mostram "uma profunda preocupação" com o congelamento desta obra que, salientam, "assume uma importância vital para o desenvolvimento e progresso económico da região".

Entretanto, também o PS/Penafiel emitiu um comunicado através do qual lamenta o adiamento do IC35. Mas, contrariamente aos autarcas, os socialistas de Penafiel culpam a Câmara Municipal de Penafiel por esta decisão do Governo por, dizem, não terem concluído o estudo de impacto ambiental relativamente à ligação entre a EN15 e a A4. "O parecer desfavorável assumido publicamente pelo presidente da Câmara Municipal, no que se refere à proposta inicialmente apresentada para consulta pública comprometeu a conclusão do projecto. Tal situação permitiu o arrastamento, por inépcia política e cruzamento de interesses, até 23 Outubro 2008, com o início de novo estudo de avaliação de impacto ambiental, concluído em 11 Março 2009. Não fossem estes obstáculos, a obra estaria quiçá iniciada, não caindo no impasse presentemente verificado", defende.

Esta posição levou a que também Alberto Santos… lamentasse. "Numa atitude absolutamente cega com a defesa da decisão do Governo, o PS veio a público lançar a confusão e tentar atirar areia para os olhos dos penafidelenses, fazendo crer que a responsabilidade da decisão de suspender o IC35 é da Câmara Municipal. Nem o diabo num dos seus dias mais inspirados se lembraria de tamanho disparate", declara.

Alberto Santos lamentar, ainda, "a total falta de solidariedade do PS/Penafiel com todos os munícipes que diariamente sofrem o tormento de cruzar a saturada EN 106". "No combate político não vale tudo", finaliza o autarca.

Jornal "Verdadeiro Olhar"

5 comentários:

Anónimo disse...

O IC35 deveria unir os habitantes da região e nao para isto. Vamos organizar uma marcha lenta Castelo de Paiva - Penafiel em sinal de protesto

Anónimo disse...

Foi anunciado com pompa em CPaiva para ajudar o PS nacional e local...agora ganharam as eleições já não se faz....acho que os paivenses se devem sentir enganados!

Picamiolos disse...

AGORA É QUE O PRESIDENTE DA CONCELHIA DE C.PAIVA DO P.S DEVERIA FALAR !
FAZIA UM BRILHARETE ! ADIVINHEM QUEM É ?

Anónimo disse...

GONÇALO ROCHA

Anónimo disse...

Pois mas agora com estes gajos no governo acabou tudo nem estradas nem variantes nem nada
Sempre quero ver agora o presdiente da camara a pedir explicações ao governo....isso gostava de ver mas é só letra

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva