sábado, 6 de fevereiro de 2010

Desemprego vs Rendimento Social de Inserção

Com este artigo pretendo lançar uma questão que me parece importante e que muito sinceramente ainda não consegui entender. Alguém me sabe dizer porque é que uma pessoa que esteja a beneficiar do Subsidio de Desemprego, isto porque trabalhou e fez descontos para a Segurança Social para isso, tem que se apresentar periodicamente nos serviços da Segurança Social e ainda por cima com provas em como andou à procura de Emprego? É quase como um indivíduo que sai em liberdade condicional e tem que se apresentar na GNR.
Agora temos outra situação, falemos dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI). Na sua maioria são pessoas que pouco ou nada fizeram na vida, nunca trabalharam, não fizeram descontos e só pensam em viver à custa do RSI. Será que não tinha que ser exigido a estes beneficiários o mesmo que se exige aos beneficiários do desemprego? Porque é que os beneficiários do RSI não são obrigados a procurar emprego? Bem eu até chego a achar que quem legislou se enganou… colocou as normas dos beneficiários de RSI nos beneficiários do Subsídio de Desemprego e vice-versa. Por favor haja alguém que alerte e altere esta situação. Como é que é possível que uma pessoa que trabalha uma vida inteira e depois tem o azar de cair no desemprego, onde vai usufruir de um direito para o qual descontou, ainda por cima tem de ser controlada? Já um beneficiário de RSI não tem controlo quase nenhum e nem sequer é obrigado a procurar emprego… É este o Portugal que vivemos…
Meus senhores não quero com isto dizer que não há RSI atribuídos a gente que necessita, porque há. Mas, na sua maioria são pessoas que têm alergia a trabalho.
PS. Temos também o caso das baixas médicas, temos a azar de ficar doentes e ir para a baixa somos logo encaminhados para uma junta médica. Chegam ao cúmulo de chamar grávidas com 8/9 meses de gestação. È verdade que existem baixas fraudulentas mas, há que ter bom senso.



Jorge Rocha

14 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o desabafo do sr Jorge Rocha e subscrevo-o inteiramente, até porque é com o dinheiro dos contribuintes (dos que o são) que esse rendimento é pago. Apesar de ser uma ajuda preciosa em situações de GRAVE carência económica, o que se percebe é que existem alguns "artistas" que tentam enganar o sistema para usufruir daquilo que poderia ajudar quem realmente necessita. Talvez a solução passasse por uma maior fiscalização ou seja maior trabalho no terreno e menos nos gabinetes. Sabemos que o sistema tem falhas, mas nestas situações parece que algumas vezes é mais fácil fazer de conta, talvez dê menos trabalho.

José Rui disse...

Realmente este país é assim. Os do rendimento minimo é que devia ser obrigados a procurar emprego e a apresentar-se periodicamente. Acho tambem que esse subsidio deveria ser temporário, tipo 6 meses, já será tempo suficiente para alguem arranjar um trabalhito.
Agora o que falta a muitos dos que recebem o rendimento minimo é vontade de trabalhar...

Anónimo disse...

Tambem concordo com o Jorge Rocha...plenamente
O Governo deveria por essa cambada de parasitas a trabalhar em qualquer coisa e a colaborar com as autarqyuias e instituições a limpar valetas, a limpar as florestas, a apanhar lixo das bermas das estardas e dos nosso rios mas ponham essa gente a trabalhar por favor
Aqueles que realmente precisam e são comprovados acho muito bem que recebam ajuda do Estado agora esse milhares de parasitas que andam aí a viver á custa dos nossos descontos era po-los a vergar o fio e o mais depressa possível
Um abraço e parabens pelo seu desabafo

Picamiolos disse...

Essa de chamar "cambada de parasitas" no geral merece, no mínimo,uma repreensão á SÁ PINTO.
È vergonhoso que a propósito dalguns problemas existentes que o sistema ignora,porque lhe interessa
se insulte muitas pessoas pobres e honestas.
Porque não se preocupam com os vencimentos máximos garantidos ( VMG ), que existem no nosso pais para cada vez mais uma GRANDE minoria.
Malhar em quem não se pode defender !
A lógica á Paulo Portas ?

3 Mosqueteiros disse...

Tretas sr.Picamiolos... Todos sabemos muito bem que há muita gente do RSI que não quer trabalhito, para eles é bom levantar ao meio-dia e ter o dia ganho... Acha que isto deve continuar assim? Então esta pessoas não deviam ser obrigadas a procurar trabalho? Não deviam ter que se apresemtar na segurança social? Para mim é a lógica do "NÃO ESMOREÇAS, TRABALHA DURO, MILHARES DE PESSOAS QUE VIVEM DO RENDIMENTO MINIMO SEM TRABALHAR DEPENDEM DE TI"... Sr. Picamiolos, se trabalha e faz os seus descontos então pense nisto

Anónimo disse...

Todos sabemos que existem agregados familiares que dependem do RSI para terem alguma qualidade de vida, não se podendo na realidade generalizar. quanto a isso não existem dúvidas. no entanto é do conhecimento geral que muitos dos ditos cujos são para ser gastos em coisas superfluas; Muitos dos que auferem esse rendimento passam horas a fio no café dando-se ao luxo de gastar o dinheiro em cafés, cervejas, tabaco e outros "bens" que não são essenciais, e, penso eu, que essa atribuição é feita para satisfazer necessidades básicas. desde quando isso são necessidades básicas?
segundo me parece o Rendimento social de INSERÇÂO implica:inserção laboral, social e comunitária. sabendo que existem pessoas que auferem esse rendimento à muitos anos, inclusive alguns, desde o seu aparecimento, questiono-me que inserção é essa. talvez quem fiscaliza estas situações tenha explicações válidas para estas situações, mas que o cidadão comum não consegue perceber, é uma realidade. Ou a fiscalização não é a suficiente? lamento que isto aconteça até porque pago os meus impostos e na hora de ter regalias estas são, muitas vezes para aqueles que andam a "enganar" o sistema.

Anónimo disse...

Devo ser chines sr Picamiolos
O que eu disse é que quem for mesmo necessitado e desfavorecido e com essa situação devidamente comprovada pelas entidades competentes deve beneficiar dessse apoio social, criado por ocasião do Governo de Guterres
Agora o que reafirmo é que essa cambada de parasitas que andam por aí nos cafés e nas pastelarias sem fazer nada, que não ajudam o vizinho ou alguem nisto ou naquilo, que nao contribuem nada para o desenvolvimento da terra, do concelho e do país, e que ainda gozam com aqueles que descontam para eles receberem à boa vida, então essa gente tem que vergar o fio em qualquer lado e nao falta por aí que lhe dar que fazer
O mal é muito proteger estas situações e a gente sabe bem como estes esquemas fraudulentos funcionam... é que tudo gira em torno de interesses e dos votos.....
um abraço Sr Picamiolos

TOMÉ disse...

Pois é pessoal. O porteguesito é danado para o desenrascanço. As mentalidades não atingem mais, cada vez mais as pessoas são comodistas, olham só para o seu umbigo.Mas é necessário falar, é necessario por a boca no trombone. Concordo plenemente com muito bons comentarios que por aqui vão aparecendo. O problema não são as instituições que instituem os subsídios e ajudas, elas são concebidas para ajudar quem precisa, o verdadeiro problema é que muito portugues ainda não vive no século 21.
Habituado que estava a ter a polícia sempre em cima agora pensa que é sempre a abrir e enntão não lhe faltam habilidades para enganar o sistema. Não sabe porem que está a dar na propria cabeça. Com tanto aldrabão o país não evolui, a produtividade será sempre baixa e lá está o porteguesito sempre na cauda da tabela. Concordo com um amigo quee um dia me observou enquanto discutiamos precisamente este problema.
"... isto não tem emenda nem pode ter... o próprio país nasceu de uma vigarice ... o Viriato, vigarizou a mãe não foi? fechou-a no quarto prendendo-a e à sua revelia tomou conta do tasco.."
Saúde para todos e paciencia para aturar muitos pobres portugueses - de espírito cláro.

Anónimo disse...

RSI (rendimento social de inserção) é para quem não sabe, uma prestação que deve ser atribuída por um periudo de tempo curto, isto é, até que a pessoa seja colocada novamente no mercado de trabalho por vontade própria ou seja inserida.
Só que o "Portuguesito" nao gosta de trabalhar, prefere viver á custa do Estado (subsídios).
Continuem com esse tipo de mentalidade...
PS:
Espero que um dia alguém tenha a coragem de acabar com isto (RSI)

Anónimo disse...

Estou de acordo com o picamiolos, nem todos têm culpa. Mas isto é tudo uma questão de mentalidade e de educação, vivemos num país em que não faltam chico-espertos.
Não foi o Viriato que tramou a mãe, foram dois "negociadores" contratados para negociar com Roma que o tramaram, o D. Afonso Henriques é que tramou a mãe, esse sim, deve estar arrependido do que provocou...

Anónimo disse...

Será que, no meio disto tudo, podemos questionar o trabalho dos técnicos afectos ao RSI? Será que estes são suficientes? Será que passam a informação correcta para a Segurança Social ou fazem as informações do alto do seu gabinete? Não haveriam de fazer visitas periodicas? Será que não deveria existir uma equipa dedicada só a RSI como existe noutros concelhos? PORQUE É QUE AS JUNTAS DE FREGUESIA NÃO REQUISITAM OS BENEFICIÁRIOS DE RSI PARA TRABALHOS EM PROL DA COMUNIDADE? Tenho a certeza que o numero de casos começava a diminuir se fossem obrigados a vergar o elo.

Anónimo disse...

Acho bastante interessante esta abordagem, visto que estou a fazer um trabalho sobre isso no âmbito da disciplina de economia...

Foi uma pequena ajuda, pelo menos :D

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que aqui foi dito, sobre o rendimento social de inserçao.Se eu mandasse neste País, punha abaixo o(RSI).Andam milhares de Sanguessugas da Sociedade a comer minha custa e á custa de quem ás vezes nem tem tempo para comer, com tanto trabalho que têm para fazer. Dizem os Senhores do Governo e aqueles, que também lhes dá jeito assim dizer:- Coitadinhos dos pobrezinhos, temos que dar-lhes o apoio social.E pimba, toca a esfolar a pele ao triste do trabalhador, que ja não pode com tanta carga em cima dos ombros. É triste mas é a realidade de um País que não tem um Governo com olhos de ver ao perto, pois só vê de longe e aquilo que lhe convém. Eu tenho uma vizinha que vive de inserçao social há mais de 10 anos.Juntou-se com com o meu vizinho, deu-se como mãe solteira, ja tem 3 filhos dele, esta a viver na casa dele e vivem os dois à custa dos nossos descontos para a Segurança Social.Depois, nós quando precisarmos de uma reforma ou de um subsídio qualquer para nosso benefício, que bem o merecemos, então dizem-nos, que já não temos direito a isto e aquilo,etc.etc.etc.É a tristeza de um País Real sem Rei nem Roque.É com muita mágua que digo isto mas é a mais pura verdade. Enfim sem mais comentários.

Filipe Marques disse...

Diga nao ao desemprego invista noutras fontes de rendimento.
http://filipemarquesptc.blogspot.pt

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva