terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Estradas: Suspensão da concessão do Vouga "contraria palavra" do ministro das Finanças - autarca de Penafiel


Penafiel, 02 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Penafiel, Alberto Santos (PSD), disse hoje à Lusa que a suspensão pelo Governo da concessão da autoestrada que ligaria aquela cidade a Entre-os-Rios contraria "a palavra" do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

"Recordo que o senhor ministro esteve há poucos meses na região, nas vésperas das eleições, a anunciar que tinha dado instruções às Estradas de Portugal para que, até ao final do ano, a obra avançasse", afirmou o autarca penafidelense.

Alberto do Santos invoca alegadas declarações públicas de Teixeira dos Santos, em Arouca, a 20 de Setembro de 2009.

"Os políticos não podem dizer aos portugueses uma coisa num dia e outra coisa noutro dia", insistiu Alberto Santos.

Para o edil, que também preside à Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, esta decisão do Governo constitui "uma grande machadada para a região".

"A estrada que atualmente existe [EN 106] é uma das mais lotadas do país, porque é uma autêntica via urbana que não serve a dinâmica económica e social da região", observou.

Alberto Santos reagia ao anúncio de hoje do ministro das Obras Públicas, António Mendonça, segundo o qual o Governo ira suspender o lançamento de novas concessões rodoviárias que estavam previstas no Orçamento do Estado, entregue no Parlamento na semana passada.

"A confirmar-se esta decisão, no que concerne ao troço que liga Penafiel a Entre-os Rios, significa que, mais uma vez, se contraria uma decisão de 2001, da Assembleia da República", enfatizou o autarca de Penafiel.

Alberto Santos lembra que nesse ano os deputados de todos os partido consideraram, na sequência da queda da ponte Hintze Ribeiro, que essa via "era uma das principais prioridades para o país".

A ligação por autoestrada da cidade de Penafiel à ponte de Entre-os-Rios, integra-se na denominada concessão Vouga, na região conhecida por IC35.

Os autarcas de todos os concelhos abrangidos por esta concessão rodoviária (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Sever do Vouga) já solicitaram, por carta, uma audiência ao ministro das Finanças.

Essa via, reclamada há vários anos pelos autarcas da região, é fundamental, na ótica do Vale do Sousa, para melhorar o acesso da cidade de Penafiel a Entre-os-Rios.

O denominado IC35 facilitaria também a ligação de Castelo de Paiva, Marco de Canaveses, Cinfães e Resende ao nó da A4, em Penafiel, cidade onde está instalado o principal hospital da região.

A atual EN 106 é uma das vias mais congestionadas do país, atravessando áreas densamente povoadas.

Nas horas de maior movimento pode demorar cerca de 45 minutos para percorrer os cerca de dez quilómetros que separam Penafiel da ponte de Entre-os-Rios.

11 comentários:

Unknown disse...

Mais uma razão para activar a barca de travessia Pedorido Rio Mau, foram os políticos locais que na altura das eleições também "fizeram renascer a Ideia" não vamos agora cometer o mesmo erro que os membros do governo! João Teixeira, Baixo Concelho de Castelo de Paiva.

Anónimo disse...

A barca ....que invenção oh João. Ve-se mesmo que não ouviste o Teixeira dos Santos na IETA , SA em Pedorido a anunciar o despacho conjunto com o Min.das Obras Públicas

Anónimo disse...

Da Camara de Castelo de Paiva nem uma linha sobre isto...é da mesma cor tem medo. Que saudades do Paulo Teixeira ai se ele cá estivesse isto não ficava assim.

Picamiolos disse...

Calma João :
Parece que a nova ponte que querem fazer em Lisboa a atravessar o Tejo, vai ser construída entre Pedorido e Rio-Mau.
Mas,para tirar dúvidas pergunta ao Sr. António Rodrigues e ao Sr. José M. Barbosa que já fizeram parte duma comissão" P´ro ponte".

José Manuel Vieira disse...

ESTA "crise" de falta de dinheiro só dá para fazer chorar os pategos.
Então não é que a câmara de Lisboa aprovou a verba de 350 mil € para financiar o Red Bull Air Race !......

Anónimo disse...

Ja agora moderador sabes qual o Valor do PIDDAC para Castelo de Paiva? o mais baixo de sempre...1 milhão de euros..era bom veres isto e colocar este assunto na discussão

Anónimo disse...

O Sr.António Rodrigues agora não fala na Ponte entre Pedorido e Rio Mau porque tem o rabo trilhado...andou a apaparicar o TEixeira nos ultimos 4 anos e agora em muitos assuntos está comprometido

Unknown disse...

Algúem intitulado como Picamiolos está a confundir as minhas palavras, eu falei activar a barca entre Pedorido-Rio Mau, não falei na Ponte. Sem querer levantar polémica, só queria que os autarcas actuais não esquecesse o assunto.João Teixeira do Baixo Concelho.

Anónimo disse...

nao foi so essa...a Ministra Ana Jorge hoje contrariou a Vereadora JUdite Quintas a salvadora da saude do concelho...depois de esta ultima ter dito na RIP que ia fazer um contrato com o dr.avelino , via Santa Casa, para trabalhar no Centro de Saude...mais um tiro no pé Dra.Judite DEMITA-SE

Picamiolos disse...

J0ÃO,17.49:
A fase da barca já passou !
Projecta-se já travessia em submarino :-)

Anónimo disse...

Não digo de submarino.
Mas um teleférico não era má ideia.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva