terça-feira, 3 de novembro de 2009

Requerimento apresentado por Pedro Filipe Soares na Assembleia da República

O deputado Pedro Filipe Soares, apresentou recentemente um requerimento dirigido ao Ministro que tutela a Economia, Inovação e desenvolvimento sobre plano de reestruturação do Grupop investvar - Continuidade da Fábrica Globar

REQUERIMENTO Número /XI ( .ª)

PERGUNTA Número /XI ( .ª)

Assunto: Plano de Reestruturação do Grupo Investvar – Continuidade da Fábrica Glovar

Destinatário: Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento


Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

O grupo Investvar, o maior fabricante português de calçado encontra-se com graves problemas financeiros, situação que se tem agravado ao longo do último ano e meio.
Este grupo detém várias fábricas em Portugal nos concelhos de Castelo de Paiva e Ovar.
A estrutura da direcção do grupo sofreu alterações no passado mês de Março, tendo o administrador Pedro Ribeiro da Cunha sido indicado pelo Ministro da Economia de então, Dr. Manuel Pinho.
Este administrador foi encarregue de apresentar um plano de reestruturação do grupo que permitisse a sua viabilidade. Segundo declarações públicas do administrador Pedro Ribeiro da Cunha, foi previsto um cenário de futuro do qual a empresa Glovar pudesse não fazer parte.
A empresa Glovar, encontra-se a laborar no concelho de Castelo de Paiva, cuja situação social e económica é extremamente grave, decorrente do encerramento, nas últimas décadas, das empresas que eram o pilar económico do concelho (Empresa Carbonífera do Douro e C. & J. Clarks) e da incapacidade de encontrar outras indústrias capazes de mitigar o grave problema de desemprego do concelho.
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, as seguintes perguntas:
1. Tem o Governo conhecimento das declarações do administrador Pedro Ribeiro da Cunha sobre o encerramento da empresa Glovar?
2. O Governo está de acordo com o cenário de encerramento da empresa Glovar, aprovando algum plano de reestruturação do grupo que preveja o encerramento desta empresa?
3. Se o encerramento de alguma das empresas do grupo Investvar a laborar em Castelo de Paiva acontecer, face à grave crise social que se vive no concelho, irá o Governo desenvolver algum plano de emergência social para Castelo de Paiva?
Palácio de São Bento, 03 de Novembro de 2009.

O Deputado

Pedro Filipe Soares

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns, senhor deputado. Ainda bem. Porque dos actuais politicos de Castelo de Paiva, pouco se espera.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva