sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Iniciativa municipal abrangeu mais de 2000 pessoas


FOI UM SUCESSO O PASSEIO ANUAL DE IDOSOS DA CAMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA

* GONÇALO ROCHA EVIDENCIOU SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES



Promovido pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, o habitual “ Passeio Anual dos Idosos “, foi uma iniciativa de grande sucesso que, além de ter despertado grande adesão e entusiasmo entre a população local, serviu para juntar a grande família Paivense num convívio e numa jornada inesquecível que muitos guardam na memória e fizeram questão de realçar.
O passeio deste ano, feito em três jornadas e totalizando 41 autocarros , teve como destino Santiago de Compostela, em Espanha, capital administrativa e religiosa da região da Galiza, uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca, onde acorrem milhares de peregrinos de todo o Mundo que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Santiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar, onde seu imponente santuário está a celebrar o “Ano Santo Jacobeu”.

No passado dia 19 de Agosto viajaram os “ seniores “ das freguesias da Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso, da zona Couto Mineiro do Pejão, depois a 26 do mesmo mês foi a vez de seguirem viagem até terras da Galiza, os idosos das freguesias de Santa Maria de Sardoura, S. Martinho de Sardoura e Fornos e ontem seguiram viagem até terras do Minho e Compostela, os participantes das freguesias de Sobrado, Bairros e Real, totalizando mais de 2000 pessoas, contempladas nesta iniciativa municipal que se traduziu num rotundo êxito, com muitos idosos a fazerem questão de enaltecer o passeio e agradecer a oportunidade da viagem por terras de Espanha.
Recorde-se que o “ Passeio Convívio Sénior” foi uma iniciativa do programa “ Viver Activo, Viver Melhor”, que teve como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sócio-cultural e de ocupação dos tempos livres.
Motivando grande expectativa entre a população paivense, o “passeio dos idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesia, vai a caminho de três décadas de existência e ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraízada, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.
Este ano, a ambição municipal foi mais longe, e o Executivo liderado por Gonçalo Rocha, perspectivou a possibilidade da população sénior paivense dar uma “ saltada “ até terras de Espanha e visitar um local sagrado de peregrinação mundial, este ano a comemorar o Ano Santo e a atrair mais visitantes e peregrinos.
Na opinião do presidente da CM, Gonçalo Rocha, o “Passeio Convívio Sénior/2010” visa estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e o reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra “.
Na sua habitual intervenção aos participantes, durante a pausa para animação e almoço, o edil paivense manifestou o gosto e a satisfação de todos ver reunidos num salutar ambiente de convívio e confraternização, nesta acção de grande alcance social que merece continuidade, realçando que, além do grande encontro da família paivense, esta jornada de animação colectiva e convivência popular é, para muitos, uma oportunidade única de sair de casa, conviver com outras gentes e conhecer novas paragens, sendo por isso, um justo prémio pelo contributo que sempre deram para o progresso e desenvolvimento do município de Castelo de Paiva.
Fazendo um balanço bastante positivo da iniciativa, o autarca de Castelo de Paiva congratulou-se pelo facto de tudo ter corrido bem nestas três jornadas e destacou a colaboração da equipa dos Bombeiros Voluntários e de apoio médico ( Dr.ª Joana , Dr. Avelino Alves e Dr.ª Judite Quintas, bem como a colaboração do Staff da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia.
Nesta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, para além da animação musical assegurada pela Câmara Municipal no Parque da Senhora da Cabeça, em Valença, num local aprazível junto ao Rio Minho, há que contar com músicos e animadores oriundos das próprias freguesias, que colaboraram no evento.
No regresso a casa, os “ seniores “ paivenses tiveram a oportunidade de passar pela bonita cidade de Vigo e fazer uma paragem na zona da aprazível praia de Samil, local atractivo e de grande beleza paisagística e interesse turístico da Costa da Galiza e espaço agradável para concretizar a última visita aos farnéis e para mais um pézinho de dança com a animação proporcionada pela equipa da Câmara Municipal.
Para além do apoio médico e de enfermagem que sempre foi disponibilizado durante a realização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal, que obrigou a uma grande operação logística, contou como sempre, com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.



GIRP/COliveira

10 comentários:

Anónimo disse...

Pela primeira foto consigo perceber que os idosos de Castelo de Paiva estão muito bem conservados, deve ser o ar puro de Castelo de Paiva!
Ou então, à semelhança dos anos anteriores, o passeio não é apenas para idosos mas, principalmente, para o seu bando de acompanhantes! Porque há idosos que precisam de aocmpanhante, mas se precisam de dois, então não deve estar em condições de viajar de autocarro até Espanha! E então quando os senhores do executivo levam a familia completa! Continuamos no mesmo...

Anónimo disse...

É esta a "Mudança". Só por respeito aos leitores não coloco aquela frase que indica que mudam uns insectos mas o alimento é o mesmo. Haja respeito pelos contribuintes, votei em vocês mas já não os consigo ouvir, tanta hipocrisia, estão a ser pior que os laranjas.

Anónimo disse...

votei PS mas tou arrependido com tanta vergonha e hipocrisia e com a politica do presidente : olha pro que eu digo nao olhes pro que eu faço
ate o presidente dos Bombeiros foi passear tres vezes e levou a mulher para comer à mesa do rei
tenham vergonha
para nao falar que ate os motoristas dos bus comeram a mesa do orçamento
da para tudo

Anónimo disse...

Tambem vai ser um sucesso quando a nossa 3ª Idade em caso de doença der conta de que terá de fazer mais "passeios" para ser atendido num SAP ou hospital fora do Concelho. Aí sim, vai ser um exito,quero ver nessa altura a satisfação do executivo. Quem sabe ponha á disposição e gratuitamente autocarros para os idosos não mexerem no seu magro peculio.
A ver vamos.

Anónimo disse...

Tambem vai ser um sucesso quando a nossa 3ª Idade em caso de doença der conta de que terá de fazer mais "passeios" para ser atendido num SAP ou hospital fora do Concelho. Aí sim, vai ser um exito,quero ver nessa altura a satisfação do executivo. Quem sabe ponha á disposição e gratuitamente autocarros para os idosos não mexerem no seu magro peculio.
A ver vamos.

Anónimo disse...

Mas então não foi o presidente dos bombeiros que disse " agora vai ser uma borga?" Ele lá sabia porque o estava a dizer.

Anónimo disse...

Com tanta gente a dizer que votou PS e que agora está arrependido, não percebo como o Gonçalo Rocha só ganhou por 8!!!

Anónimo disse...

estes passeios foi um regalo para gente VIP
tudo do bom carro comida e visitas guiadas a custa do erário

Anónimo disse...

nao seria melhor dizer passeio dos meio idosos ou jovens mais velhos
ate houve casais novos a servir de acompanhantes para uma velha que se fartou de dançar em Valença
é caso para dizer : e esta heim?????

Anónimo disse...

No tempo do PT convidam uns musicos das freguesias para acompanhar e fazerem a animação á borla, agora com a camara na bancarrota leva -se animação de luxo com colunos mesa de mistura gerador para ter luz e um sttaf VIP para promover a dança
VIVA A FARTURA DA NOSSA AUTARQIA, afinal quanto custou tudo isto vezes tres
ques ver que foi mais barto do que no ano passado ????????????????

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva