sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A dinamização da actividade “21 Dias com o Património” aproxima-se da recta final. No próximo dia 12, domingo, o Memorial da Ermida estará em destaque, numa sessão que irá decorrer, pelas 16.00 horas, na Junta de Freguesia de Irivo, no concelho de Penafiel.
O Memorial da Ermida corresponde a uma tipologia de que restam apenas seis exemplares em todo o território nacional. Este tipo de monumentos deverá relacionar-se tanto com a colocação de túmulos, como com a evocação da memória de alguém, como ainda com a passagem de cortejos fúnebres. Segundo a lenda, terá sido um ponto de paragem no translado do corpo de D. Mafalda, filha de D. Sancho I, para o Mosteiro de Arouca.
Esta é a penúltima incursão da actividade “21 Dias com o Património” pelos monumentos da Rota do Românico, que encerrará o seu périplo na Igreja de Santa Maria de Airães, no concelho de Felgueiras, no dia 18, sábado.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável. Desde o início do mês de Julho, a iniciativa já percorreu as Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde, do Salvador de Aveleda, de São Pedro de Abragão, de São Gens de Boelhe, do Salvador de Cabeça Santa, de São Miguel de Entre-os-Rios e de Meinedo, os Mosteiros de São Pedro de Ferreira, de Santa Maria de Pombeiro e de São Pedro de Cête, a Ponte de Vilela e de Espindo, a Ermida da Nossa Senhora do Vale, o Marmoiral de Sobrado, a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e a Torre de Vilar.



Cláudia Costa

Comunicação

Rota do Românico do Vale do Sousa

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva