segunda-feira, 1 de março de 2010

Penafiel: Centro hospitalar anuncia obras de 3ME para ampliar urgência

Penafiel, 01 de Mar (Lusa) - O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai ampliar em mais 500 metros quadrados o serviço de urgência (SU) da sua unidade de Penafiel”, adiantou hoje à Lusa o seu presidente.

José Alberto Marques espera que as obras, que incluem equipamento e estão orçadas em mais de três milhões de euros, estejam prontas no próximo ano.

O edifício onde funciona a urgência verá ampliada a sua área em mais de 30 por cento. A intervenção permitirá criar novos espaços de atendimento, consulta e tratamento dos doentes.

Esta ampliação, segundo o presidente do conselho de administração, procura dar resposta ao acréscimo de doentes que se verificou desde que, em 2007, foi criado o CHTS, abarcando os hospitais de Penafiel e Amarante.

Desde esse ano, o SU da unidade de Penafiel do CHTS, que conta com apoio médico e cirúrgico 24 horas por dia, além dos utentes do Vale do Sousa, passou a receber os doentes urgentes que até então eram atendidos no Hospital de S. Gonçalo, em Amarante, cuja urgência passou a ser apenas básica.

A partir dessa altura, com o aumento do número de doentes e dos profissionais envolvidos no atendimento, o espaço tornou-se insuficiente, sobretudo nos períodos de maior pressão assistencial, nomeadamente durante o inverno.

“A ampliação do serviço de urgência de Penafiel vai de encontro à estratégia de dotar o CHTS de uma urgência médico cirúrgica que possa apoiar a futura urgência básica do novo Hospital de Amarante”, acrescentou o presidente do conselho de administração.

O atual serviço de urgência da unidade hospitalar Padre Américo, em Penafiel - o maior do interior do distrito do Porto - recebe mais de 155 mil doentes por ano.

“O nosso problema neste momento é a nítida falta de espaço do nosso SU. Com a ampliação será possível avançar com uma nova configuração da urgência, dando melhores condições aos doentes e aos profissionais”, explicou José Alberto Marques.

A nova unidade hospitalar de Amarante, em fase de construção, estará pronta no primeiro semestre de 2011 e terá apenas uma urgência básica, apesar de poder contar com melhores condições técnicas da que funciona presentemente no Hospital de S. Gonçalo.

1 comentário:

Anónimo disse...

É inadmissivel o que se passa com nossos utentes...dão entrada no HS Sebastião são estabilizados e "despachados" para Vale do Sousa...Não se cumprem as deliberações que foram tomadas!! não temos acesso justo aos cuidados de saude!!!!

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva