quarta-feira, 3 de março de 2010

Meteo: Aproximação de depressão irá agravar o estado do tempo a partir de sexta feira


Lisboa, 03 mar (Lusa) - A situação meteorológica deverá agravar-se a partir de sexta feira, altura em que uma nova depressão irá atingir o território nacional, originando chuva e vento forte em quase todo o país.

"Sexta feira voltará a ser um dia bastante complicado", alertou Idália Mendonça, do Instituto de Meteorologia (IM), dizendo que a chuva forte irá marcar presença em Portugal continental, sobretudo nas regiões centro e sul, com a força do vento a rondar os 45 Km/h, no litoral, e com possível ocorrência de trovoadas.

O agravamento das condições climatéricas começará, no entanto, a fazer-se sentir no arquipélago da Madeira, a partir das 12:00 de quinta feira, devido à "aproximação da depressão".

"Esta situação meteorológica tem a ver com a localização do anticiclone que está localizado junto às Ilhas Britânicas, a norte, e também devido à sua fraca intensidade, permitindo que as perturbações frontais que circulam no Atlântico, como é o caso das depressões, provoquem aguaceiros muito fortes", explicou a meteorologista do IM à Lusa.

Ao aproximar-se do arquipélago da Madeira, já na quinta feira, a depressão irá originar "precipitação forte a partir da tarde", assim como vento com rajadas que poderão atingir os 110 Km/H, "em especial nas zonas montanhosas".

A meteorologista adverte, no entanto, que as condições meteorológicas estão longe de se assemelhar às que provocaram o temporal na Madeira, em fevereiro passado.

"Ao afastar-se [a depressão] do arquipélago e aproximar-se do continente, a partir de sul, as condições meteorológicas agravar-se-ão", disse ainda Idália Mendonça, referindo-se ao estado do tempo no centro e sul do país, a partir de sexta-feira.

De acordo com as previsões do IM, as condições meteorológicas irão atenuar-se no próximo fim de semana, sobretudo no domingo, embora no próximo dia 10 a situação se agrave devido "à aproximação de uma nova depressão", sendo esperada uma descida da temperatura.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva