domingo, 28 de fevereiro de 2010

Homenagem a Monsenhor Carlos Resende





Numa iniciativa dos antigos alunos , ASEL, na pessoa do Dr. Adão Sequeira, foi levada a efeito uma homenagem ao cinfanense e antigo Reitor do Seminário Maior de Lamego, Monsenhor Carlos Alberto Pinto Resende, por altura do centenário do seu nascimento, em Fevereiro de 2010. Nasceu a 12 -2-1910 e faleceu a 23-8-1991.

A sessão solene de homenagem teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cinfães, no passado dia 13 de Fevereiro.

Na abertura participou o Coro do Seminário de Lamego.

Nas intervenções desta homenagem começou o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Prof. Pereira Pinto, tendo dadas as boas-vindas a todos os presentes e falando sobre o homenageado. De seguida falou o Dr. Adão Sequeira, um dos promotores da homenagem, que fez uma grande intervenção falando sobre aquele que foi seu professor. Sugeriu ao Presidente da Câmara de Cinfães, para que dê o nome do Monsenhor Carlos Resende a uma rua ou praça da Vila de Cinfães.

O senhor Bispo de Aveiro D. António Francisco dos Santos, um cinfanense nato, numa maravilhosa intervenção, começou com palavras de apreço aos que tiveram a iniciativa daquela homenagem e falou também do homenageado e da sua família com palavras sentidas e bonitas. Apelou, ainda, ao Presidente da Câmara para que, como pediu o orador anterior, que seja dado o nome do Monsenhor a uma artéria da Vila de Cinfães.

O Coral Etnográfico de Cinfães, dirigido pelo Maestro Prof. Joaquim de Araújo Pereira Pinto fechou a sessão solene.

Seguidamente foi descerrada uma placa alusiva ao acontecimento, na casa onde residiu, frente à Igreja Matriz de Cinfães, o Monsenhor Carlos Resende.

E a terminar esta bonita homenagem foi celebrada missa pelo senhor Bispo de Lamego.

TEXTO E FOTOS: FERNANDO FERREIRA

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva