sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícias sobre Cinfães

Munícipes vão receber 3000 lâmpadas de baixo consumo
A Agência para a Energia (ADENE) e a EDP vão distribuir, aproximadamente, três mil lâmpadas de baixo consumo por cerca de 750 agregados familiares do concelho de Cinfães (quatro lâmpadas por residência), no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência Energética no Consumo (PPEC).
Segundo as entidades promotoras da iniciativa, “o projecto permite a atribuição de 4 CFL [lâmpadas fluorescentes compactas] a cada agregado familiar, mediante a entrega do mesmo número de lâmpadas incandescentes, com o objectivo de redução em 10% do consumo em iluminação, responsável por cerca de 1/5 do consumo eléctrico total. As lâmpadas recolhidas serão direccionadas às empresas competentes de abate do equipamento em causa.”
Em Cinfães, as lâmpadas serão distribuídas no dia 5 de Junho, em cada uma das 17 freguesias do Município. “A distribuição será do tipo 'porta-a-porta'”: “uma empresa subcontratada com os fundos do projecto, em conjunto com as associações de jovens locais, irá a cada uma das habitações oferecer pessoalmente 4 lâmpadas fluorescentes compactas, um questionário de preenchimento obrigatório e um guia de boas práticas de consumo de energia eléctrica.” Serão contemplados, segundo determinação do projecto da ADENE e da EDP, os agregados familiares do Bairro Social de Cinfães e os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) do concelho.
Gabinete de Inserção Profissional abriu ao público
O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Cinfães iniciou funções com um horário de atendimento entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00, de segunda a quinta-feira, nas antigas instalações do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no Município, na Rua Conselheiro Martins de Carvalho. O GIP não estará aberto ao público à sexta-feira, dia reservado ao serviço externo do gabinete.
O GIP de Cinfães foi criado depois de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao IEFP, com o objectivo de “apoiar os jovens e adultos desempregados” na “definição ou desenvolvimento de um processo de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em cooperação” com o Centro de Emprego de Lamego.

Obras adjudicadas
As obras dos Espaços Envolventes à Biblioteca e ao Auditório Municipais, na freguesia de Cinfães, e do Estradão do Lugar de Choupo – Almas, na freguesia de Espadanedo, foram adjudicadas às empresas Santana & CA, SA, por 1.019.043,50 euros, e Montalvia – Construtora, SA, por 152.861,30, respectivamente.
Subsídios atribuídos
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou atribuir cerca de cinco mil euros para subsidiar a realização de obras na sede da Associação Filarmónica Cultural Recreativa e Desportiva de Tarouquela.; 500 euros para o Festival de Folclore organizado pelo Grupo Etnográfico da Gralheira; e 250 euros para a “luta de bois” organizada pela Junta de Freguesia da Gralheira.

Palestra sobre Política e Relações Internacionais
A Associação Cultural Serpa Pinto irá promover a palestra “O cidadão como locus do urbano”, no próximo dia 23 de Maio, na Casa da Cultura de Cinfães, a partir das 15h00.
Enquadrada no ciclo promovido pela Associação durante 2009, a palestra terá como oradora Paula Cristina Pereira, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutorada em Filosofia e Investigadora Integrada do Instituto de Filosofia.
Tendais volta a receber o Dia da Saúde
O VII Dia da Saúde vai realizar-se no Salão Paroquial de Tendais, no próximo dia 24, a partir das 14h30.
A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais anuncia um programa dedicado ao cancro digestivo e aos distúrbios emocionais, tendo como oradores Castro Monteiro (especialista na área da Cirurgia, Endoscopia Digestiva e Clínica Geral) e Susana Pereira (licenciada em Psicologia Social e do Trabalho), respectivamente.
G.A.P.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva