segunda-feira, 11 de maio de 2009

De 14 a 17 de Maio - 4º Grande Prémio de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis RTP


Foi apresentado, na passada semana, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, o 4º Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis RTP, terá lugar de 14 a 17 de Maio.
Para o vereador responsável pelos pelouros das Actividades Económicas e Turismo, Mário Rocha, este evento visa, fundamentalmente, promover a Rota dos Móveis, a Mostra de Mobiliário e o ciclismo. Espera que o grande prémio seja bem disputado e que se realize um grande espectáculo.
Lugo, em Espanha foi o cenário escolhido para as primeiras pedaladas da prova que, após uma etapa totalmente espanhola, se desenrolará no concelho de Paredes.
A quarta edição do Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis RTP continuará a apostar na vertente ibérica ao nível da escolha de percursos e no número de equipas espanholas, que foi claramente reforçado este ano. Ao todo participam 18 formações juntando, pela primeira vez esta temporada, todas as equipas de Clube portuguesas aos conjuntos profissionais.
A PAD, empresa responsável pela prova, escolheu um traçado que pode favorecer os trepadores, fazendo perspectivar grande nível competitivo tendo em conta sobretudo as duas últimas etapas.
Paredes e a região da Rota dos Móveis serão o centro nevrálgico da corrida, que terá quase 604 quilómetros, repartidos por quatro dias, sendo os dois últimos considerados os mais difíceis e decisivos porque vão percorrer circuitos de constante sobe e desce, proporcionando um verdadeiro espectáculo ciclista aos milhares de entusiastas que se esperam à beira da estrada. A região que ao longo dos anos tem dado grandes valores ao ciclismo português é particularmente aficionada pela modalidade.
Lugo, cidade que dá nome a uma das quatro províncias da Galiza, vai assistir à partida do pelotão na quinta-feira, dia 14 de Maio, quando, pelas 11 horas, os corredores partirem da Praça Maior para percorrerem quase 164 quilómetros. Este primeiro dia de competição, totalmente disputado em território espanhol, irá terminar em Verin, a cerca de uma dezena de quilómetros da fronteira com Portugal.
A segunda etapa do Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis RTP vai ter 166 quilómetros e meio e ainda terá Espanha como cenário à partida mas, pouco depois de ser dado o sinal de largada, a corrida atravessará a linha de separação entre os dois países e entrará em Portugal por Vila Verde da Raia. A chegada da competição nesta sexta-feira, 15 de Maio, vai acontecer em Paredes, mesmo no centro da cidade. A meta e a zona de animação que existem sempre em cada final de etapa estarão instaladas no Parque José Guilherme, desde muito cedo, para preparar e animar os populares que vão estar à espera do pelotão. O sprint para a linha de chegada vai acontecer por volta das 15 horas.
A cidade de Valongo surge, este ano, pela primeira vez como ponto de partida de uma das etapas da competição. No sábado, 16 de Maio, a Av. Emídio Navarro vai assistir, a partir das 10h30, à concentração de toda a caravana. Uma hora depois, o pelotão dará início a 144 quilómetros e meio muito competitivos no chamado circuito da Rebordosa. Será o princípio de um fantástico e competitivo fim-de-semana de ciclismo.
Nesta terceira e penúltima etapa as complicações começam logo após a saída de Valongo, quando o percurso levar os corredores ao Alto de Vandôma, uma contagem de montanha de 2ª categoria, e que será o epicentro das dificuldades. No trajecto em circuito, o pelotão terá de ultrapassar cinco vezes esse plano inclinado que deverá eliminar, nos primeiros quilómetros do dia, os menos preparados física e psicologicamente para a alta montanha.
No fim da etapa, após a quinta volta ao circuito, os corredores ainda vão subir, cerca das 15 horas, ao Campo de Futebol de Rebordosa, coincidindo a meta com uma contagem de montanha de 3ª categoria. Após este dia estará definido um reduzido lote de candidatos a vencer o 4º Grande Prémio Internacional de Paredes Rota dos Móveis RTP.
No domingo, o Município de Penafiel associa-se, mais uma vez, a esta grande festa que o ciclismo representa e, de novo, estará a dar o sinal de partida para uma última e decisiva etapa, à semelhança do que tem acontecido recentemente em diversas ocasiões.
A caravana sairá simbolicamente do Largo Conde de Torres Novas, cerca das 11h30, para dar início ao percurso mais curto dos quatro dias de competição.
A última tirada tem apenas 128,8 quilómetros, mas muitas dificuldades às quais se deve acrescentar o cansaço acumulado. O pelotão enfrentará o sobe e desce do circuito de Lordelo, mas antes, a prova passará por Castelo de Paiva, Canedo, Aguiar de Sousa, Recarei e Sobrado. A partir dos 92 quilómetros e depois do pelotão entrar na zona do Estádio de Lordelo, vai subir ao Alto do Cruzeiro, um prémio de montanha de 2ª categoria que terá de ser ultrapassado quatro vezes terminando exactamente aí a etapa na quarta passagem.
O 4º Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis RTP é uma organização PAD, com o forte contributo do Município de Paredes e o apoio de: Jogos Santa Casa, Pedras, Vitalis, Super Bock Mini, Bogani, Ford, edp, Liberty Seguros, Órbita, Soccerade, Dietsport, Pinarello, Aluvia, RTP, RR, O Jogo, Jornal de Notícias e JCDecaux.

Equipas Participantes:

Madeinox Boavista
Centro Ciclismo Loulé / Louletano / Aquashow
Fercase / Rota dos Móveis
Palmeiras Resort / Tavira
Barbot / Siper
Liberty Seguros
Gessical / Fonotel / A.C.R. de Ventosa
Crédito Agrícola
Artesania de Galicia / C.C. Cidade de Lugo
Cartaxo- Capital do Vinho / C.C. J.M. Nicolau
Bretescar / Sporting Clube de Portugal
Stª Maria da Feira / Leclerc / Moreira Congelados
Aluvia / Valongo
Mortágua – DR Seguros
CC Spol – CaixaNova
Xacobeo Galicia
Contentpolis – Ampo
Andalucia CajaSur

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva