sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cândido honra paredenses com quinto triunfo e exibição da "amarela"

Paredes, Porto, 15 Mai (Lusa) - O ciclista Cândido Barbosa (Palmeira-Tavira) ganhou hoje a segunda etapa do Grande Prémio Paredes-Rota dos Móveis, à frente dos Paços do Concelho que o fez cidadão honorário, em Paredes, num quinto “sprint” vitorioso em 2009, ascendendo à liderança da corrida.
“Todos os atletas gostam de vencer nas suas terras. Foi um excelente trabalho da equipa e dos meus lançadores (Nelson Vitorino e Ricardo Mestre). O momento decisivo foi a 30 quilómetros do fim, quando assumimos a corrida, impondo um ritmo forte. Na recta da meta, aproveitei as tentativas de me surpreender dos meus adversários, a 500 metros - Filipe Cardoso (Liberty Seguros) e Bruno Sancho (Mortágua-DR Seguros)”, disse o “Foguete da Rebordosa”.
Barbosa foi o primeiro do pelotão a cruzar a meta, com bastante tempo para preparar a comemoração, em 4:14.53, ao cabo de 166,5 quilómetros, desde a cidade galega de Verin, seguido de Nuno Marta (CC Loulé) e do espanhol Francisco Pacheco (Contentpolis-Murcia).
Na tabela geral, o “Ciclista do Povo” encabeça a lista, com vantagens de seis segundos sobre o anterior líder, o espanhol Manuel Ortega (Andalucia-CajaSur), e de 14 sobre o jovem rival Edgar Pinto (Liberty Seguros).
“As duas últimas etapas é que são decisivas, mas penso que conseguirei manter a camisola amarela mais um dia pelo menos, embora o objectivo seja claramente a vitória final”, concluiu Barbosa.
O dia ficou marcado pela fuga do duo composto por Hugo Vítor (CC Loulé) e António Amorim (Barbot-Siper), logo aos 10 quilómetros, que foram seguidos por outros dois homens da equipa colombiana Boyaca, José Ojeda e Edwin Paja, mas o grosso da coluna “rolou” compacto desde os 136 quilómetros até final.
Sábado, o pelotão deste 4.º GP Paredes vai enfrentar uma terceira tirada de 144,5 quilómetros, entre Valongo e Rebordosa, com quatro voltas ao circuito citadino da localidade que viu nascer Cândido Barbosa e um total de cinco contagens para o prémio da montanha de segunda categoria e outro de terceira, coincidente com a meta.
- Classificação da segunda etapa:
(média: 39,194 km/h)
1. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira) 4:14.53 horas
2. Nuno Marta, Por (CC Loulé) m.t.
3. Francisco Pacheco, Esp (Contentpolis-Murcia) m.t.
4. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros) m.t.
5. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia) m.t.
6. Pedro Soeiro, Por (CC Loulé) m.t.
7. Nelson Rocha, Por (Madeinox-Boavista) m.t.
8. Constantino Zaballa, Esp (Fercase-Rota Móveis) m.t.
9. Santiago Perez, Esp (Madeinox-Boavista) m.t.
10. Manuel Ortega, Esp (Andalucia-CajaSur) m.t.
- Classificação geral, após segunda etapa:
1. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira) 8:00.58 horas
2. Manuel Ortega, Esp (Andalucia-CajaSur) a 06 segundos
3. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros) a 14
4. Nuno Marta, Por (CC Loulé) a 16
5. Hugo Vitor, Por (CC Loulé) a 16
6. Francisco Pacheco, Esp (Contentpolis-Murcia) a 18
7. António Amorim, Por (Barbot-Siper) m.t.
8. Jesus Rosendo, Esp (Andalucia-CajaSur) m.t.
9. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia) a 19
10. William Aranzazo, Col (Boyaca) m.t.
HPG.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva