quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SOS Rio Paiva,está preocupada com a poluição no Rio Paiva

No passada quarta feira(5 Agosto) cerca de uma centena de populares de Fráguas dirigiram-se à Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva para exigir explicações sobre a poluição do Rio Paiva (o mais limpo da Europa) que tem levado à interdição balnear da praia fluvial local.

Foi improvisada uma sessão de esclarecimento antes da realização da reunião de Câmara onde o Presidente da autarquia tentou serenar a população.

O autarca assumiu perante todos que a ETAR de Vila nova de Paiva efectua descargas de esgotos para o Rio Paiva, justificando este acto criminoso e devastador para o nosso rio, com o facto de existirem ligações ilegais de águas pluviais à rede de saneamento, o que obriga a descargas nos dias em que chove mais intensamente.

Questionado pelo SOS Rio Paiva sobre as descargas por nós denúnciadas nos dia 19 de Julho, numa semana em que não choveu, o Presidente não encontrou qualquer explicação... tendo sido ainda confrontado com os nossos alertas e solicitações feitas há uma ano atrás, nomeadamente o pedido de acesso às análises do efluente da ETAR.

A população, indiferente às lutas partidárias, num acto louvável de grande civismo, exigiu a resolução do problema de poluição do Paiva (classificado como Rede Natura 2000), tendo o autarca assumido o compromisso que o problema da ETAR será resolvido em 90 dias. A promessa foi registada na acta da reunião de Câmara.
Para o próximo sábado dia 8, a partir das 14h30 na sede da ADEP - Parque das Tílias, Castelo de Paiva, vai ter lugar uma conferência de imprensa promovida em conjunto pelo SOS Rio Paiva e a ADEP onde será tornada pública uma posição sobre a "Poluição no Rio Paiva: Saneamento “.

SOS Rio Paiva

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva