terça-feira, 2 de setembro de 2008

NOTA DE IMPRENSA



Conforme tem acontecido em anos anteriores, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante o mês de Setembro, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.

O passeio deste ano, que terá como destino a Praia de Mira, localizada neste concelho do distrito de Coimbra, apresenta uma organização diferente do habitual já que, as nove freguesias do concelho, vão ser distribuídas por três dias, tendo a autarquia paivense e as Juntas de Freguesia decidido pelas seguintes datas: no dia 9 de Setembro será promovido o passeio das pessoas das freguesias de Sardoura, S. Martinho e Fornos, enquanto para o dia 11 de Setembro serão contempladas as freguesias de Sobrado, Bairros e Real e depois, no dia 18 de Setembro, vão viajar os participantes das freguesias da Raiva, Pedorido e Paraíso
A viagem contempla uma passagem pela zona de Ovar / Furadouro para uma breve paragem para o pequeno – almoço, sendo que a pausa para almoço-convívio será realizada na extensa zona turística da Praia de Mira, onde os participantes, oriundos de todas as freguesias do concelho, terão a oportunidade de visitar este importante e concorrido local veraneio e desfrutar de todas as estruturas de acolhimento turístico ali existentes.
Situada na zona centro e inserida na região da Costa de Prata, recortada entre Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz, a Praia de Mira, estende-se por um areal branco, onde sobressaem os toldos e as barraquinhas com tecidos de cores garridas. A Praia de Mira situa-se entre as dunas e o Atlântico, junto ás águas serenas da Lagoa da Barrinha. A arte xávega, levada ao mar pelos barcos de pesca tradicionais é um espectáculo para os visitantes e um orgulho para a população local, que quase quadriplica neste meses de verão.
A procura pela Praia de Mira tem crescido ao longo dos anos, sendo que toda a envolvente a nível comercial e urbanística acompanhou esta preferência, e toda a área circundante caracteriza-se pela beleza não só do mar, mas também do pinhal, da lagoa e das dunas preservadas pela vegetação existente.
Importante será referir a oferta do comércio de rua que contrasta com a tranquilidade da lagoa, a cerca de duzentos metros, onde se pode fazer alegres passeios de gaivota, caminhadas ou fazer agradáveis piqueniques.
Esta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pelo grupo “ Os Amigos da Portela “, que volta a integrar a comitiva e a colaborar nesta iniciativa da edilidade paivense.
No regresso a casa, os “ seniores “ paivenses terão a oportunidade de fazer uma paragem em Oliveira de Azeméis e visitar o Parque La Salette, local atractivo e agradável para concretizar a última visita aos farnéis.
Realçando o espírito de solidariedade e a política de acção social levada a cabo pela autarquia, o presidente Paulo Teixeira entende que esta “ é uma acção de grande alcance social que merece continuidade, destacando a participação dos mais idosos nas iniciativas da comunidade e nos projectos que dignificam o concelho “.
O edil de Castelo de Paiva defende que esta iniciativa anual, “ deve continuar a ser assumida como o grande encontro da família paivense, permitindo um alargado e salutar convívio entre todos, possibilitando ainda, uma animação colectiva que marca esta grande jornada de confraternização”.
Para além do apoio médico e de enfermagem que será disponibilizado durante a realização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal, que obriga a uma grande operação logística, conta como sempre com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva