terça-feira, 2 de setembro de 2008

2º Encontro PT Paredes com Teatro - 19, 20 e 21 de Setembro na Casa da Cultura de Paredes

Informação institucional
No âmbito do Programa PT Paredes Com Teatro tem lugar este mês de Setembro, na Casa da Cultura de Paredes, o 2º Encontro PT, este ano com uma grande variedade de eventos: espectáculos, formação/workshops, conferências e sessões de trabalho.
Na área da formação foi convidada Madalena Vitorino, que se encontra à frente do Centro Cultural de Belém e tem dinamizado um dos mais criativos centros de animação e pedagogia nas artes perfomativas – O Centro de Animação e Pedagogia do Centro Cultural de Belém. No workshop que irá realizar fará uso dos seus conhecimentos enquanto artista e programadora, mas também dos seus conhecimentos internacionais nesta área. Será um importante contributo para os participantes do PT pensarem em trabalhar projectos e peças para a infância.
Afinal, “Para que serve o teatro?’” foi o desafio lançado aos convidados para o debate que vai anteceder o espectáculo da noite, “A Boda dos Pequenos Burgueses” de Bertold Brecht.
Mas, o encontro terá outros espectáculos: logo a abrir, no dia 19, a seguir à apresentação da 3ª Edição do Programa PT, será a vez da comédia “A Birra do Morto” e no sábado, a peça “Os malucos”. O encontro termina no domingo, com um convite ao grupo O2 - Associação Clube de Jazz de Baltar que este ano integrou o programa ArtMatrix que apresentará a peça “O Eclipse”.
A Edição 2008 do Encontro PT apresenta um programa com melhorias significativas em relação à primeira edição. Não poderia ser de outra forma, já que pretende, para além da oportunidade de reflexão, formação e convívio reflectir, também, o crescimento e o êxito do Programa PT na dinamização do teatro no concelho de Paredes. Por isso, a 3ª Edição deste programa apresentará algumas novidades, a conhecer no dia da abertura do referido encontro.
Programa
19 de Setembro
21h00 – Abertura do Encontro, pelo Presidente do Município, Celso Ferreira;
- Apresentação da 3ª Edição do PT Paredes de Teatro, pelo vereador da Cultura, Pedro Mendes;
22h15 – “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches. Enc. de Inês Leite, pela Associação “Os Expansivos de Lordelo”;
20 de Setembro
10h00 – 13h00 – Workshop - “Teatro para a infância: conceitos e projectos”, por Madalena Vitorino - Sala Multiusos, Casa da Cultura de Paredes;
10h00 – 13h00 – sessão de trabalho – Criação de instrumentos de comunicação e divulgação para o Programa PT;
14h30 – 17h30 – Workshop (cont.)
17h30 – Malucos?!, a partir de textos de Cyrano Rosálem e Fernando de Abranhes Ferrão. Enc. e dramaturgia de Marinho Neto, pela Associação para o Desenvolvimento do Lugar de Bustelo, Recarei.
21h00 – Conferência/debate – “Para que serve o teatro?”, Madalena Vitorino, entre outros convidados;
22h15 – A Boda dos Pequenos Burgueses, de Bertold Brecht. Enc. de Ana Perfeito, pela Associação Clube de Jazz de Baltar.
21 de Setembro
16h00 – “O Eclipse”, de Sérgio Roveri.
Enc. de Ana Perfeito, pelo grupo O2 - Associação Clube de Jazz de Baltar.
17h00 – Palhinhas e refrescos (Jardim)
Workshop - Teatro para a Infância: conceitos e projectos, na Sala Multiusos da Casa da Cultura de Paredes
Formadora: Madalena Vitorino
Madalena Vitorino estudou dança contemporânea na London School of Contemporary Dance e em 1980 obteve o grau de professora de Dança na Universidade de Londres, Goldsmith’s College / Laban Centre for Movement and Dance.
Trabalha nas áreas da coreografia, da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação assim como as relações entre o teatro e a dança.
Tem coreografado extensivamente para lugares não convencionais, como fábricas, museus, parques de estacionamento, florestas, ruas, etc., com actores, bailarinos, cantores e pessoas não profissionais nas artes performativas. Actualmente é Assessora para a área de pedagogia e animação na Fundação Centro Cultural de Belém. Lecciona a disciplina de Psicopedagogia das Expressões Artísticas no Curso de Mestrado em Teatro e Educação na Universidade do Algarve.
Sessão de trabalho - Criação de instrumentos de comunicação e divulgação para o Programa PT, na Galeria de Exposições. Casa da Cultura de Paredes
Dinamizadores: Henrique Praça, Sónia Peixoto
A divulgação dos espectáculos do PT tem sido o calcanhares de aquiles desta iniciativa, isto é, tem pecado por insuficiente e algumas vezes inexistente. O orçamento do Programa PT, ainda que a crescer de ano para ano, dificilmente pode suportar uma campanha promocional em suportes tradicionais: cartazes, desdobráveis, outdoors.
Pretende-se nesta sessão de trabalho pensar discutir e apresentar novos instrumentos de divulgação que sejam claros e eficazes na comunicação com o público. Não se trata, apenas de discutir o orçamento para a divulgação, trata-se de criar modelos inovadores, a baixo custo, para melhor informar o público das iniciativas do PT. Assim, pediu-se a todos os responsáveis dos Grupos para levarem ideias e sugestões para a divulgação dos espectáculos do PT, fáceis de implementar e distribuir e de baixo custo. Com inteligência e alguma criatividade vai ser possível conseguir implementar algumas iniciativas de divulgação inovadoras.

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva