terça-feira, 2 de setembro de 2008

Nota de Imprensa


Uma iniciativa da Comunidade Urbana

Autarcas e párocos da região do Vale do Sousa visitaram monumentos da Rota do Românico


O Município de Castelo de Paiva esteve ontem representado, através do Vereador do Pelouro da Cultura, Manuel Rocha, na visita que a Valsousa agendou para alguns dos 21 monumentos que integram o percurso da Rota do Românico.

Nesta primeira visita, que contemplou uma parte do Percurso Norte, os convidados estiveram de passagem pelo Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Igreja de São Vicente de Sousa, Igreja de Salvador de Unhão, Igreja de Santa Maria de Airães e Igreja de São Mamede de Vila Verde, no concelho de Felgueiras, e ainda, a Torre de Vilar, já no município de Lousada.
Nos próximos dias 8,15 e 22 serão visitados os restantes monumentos da Rota do Românico, incluindo o Marmoiral de Sobrado, em Castelo de Paiva, monumento funerário classificado como Monumento Nacional desde 1950, e que integra o Percurso Sul desta rota.
Esta iniciativa, segundo os responsáveis da Valsousa e dos técnicos ligados à Rota do Românico do Vale do Sousa visa dar a conhecer o programa completo desta rota turística que recorda as “ memórias do românico” na região e tomar contacto com os investimentos realizados nos diversos monumentos, agora que a sinalética já está colocada e o “merchandising” já em fase de divulgação.
O Vereador Manuel Rocha mostrou-se impressionado com as intervenções realizadas, realçando que o património religioso da região é uma mais valia para que a Rota do Românico seja um sucesso e possa potenciar o turismo nesta região, atraindo muitos visitantes.
Entretanto, no âmbito das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2008, que vão ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, a Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS) pretende realizar 3 visitas guiadas a alguns dos monumentos que a integram a referida Rota.

GIRP/COliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva