terça-feira, 12 de junho de 2012


Quintino Rodrigues vai ser homenageado
Castelo de Paiva vai receber no Domingo
“Troféu Cidade da Póvoa” em ciclismo

O concelho de Castelo de Paiva vai receber no próximo Domingo, dia 17, o Troféu “ Cidade da Póvoa de Varzim “, uma prova aberta de ciclismo, orientada também para protagonizar uma homenagem ao conhecido corredor Quintino Rodrigues.

A corrida, organizada pela empresa “ Bikeservice “, tem uma extensão de 90 quilómetros, ligando a cidade do Póvoa de Varzim até Castelo de Paiva, sendo uma prova pontuável para o Troféu Cidade da Póvoa de Varzim, e considerada prova aberta, porque o evento agrupa os participantes nos habituais escalões “masters”, com prémios para os três primeiros de cada escalão, quer no sector masculino quer no feminino.

O grupo de corredores participantes irá compacto até Estrada D. Miguel / Marginal ao Douro, e a partir desta localidade será aberto até ao centro da vila de Castelo de Paiva..
Com um percurso de dificuldade média, a prova vai desenrolar-se desde  a Praça de Touros na Póvoa de Varzim, passando por Vila do Conde, Maia, Ermesinde – Santa Rita,  Alto de Valongo, Marginal 108,  Entre os Rios e chegada prevista para as 12h00 em frente à Câmara Municipal de Castelo de Paiva. 
No âmbito desta corrida, será prestada uma singela homenagem ao conhecido ciclista Quintino Rodrigues, que tem fortes raízes familiares em Castelo de Paiva. Nascido em 1971, na freguesia de Mafamude, concelho de Vila Nova de Gaia,  iniciou a sua carreira em 1992, tendo-se retirado em 2004, representando o Feirense, Sicasal/Acral, Kelme/Artiach, Boavista, S. L. Benfica, CCC-Polsat e ASC-Vila do Conde.
Foi um excelente trepador, ganhou muitas etapas, circuitos e outras provas, nomeadamente a Volta dos Sete (Marinha Grande), Volta a Vila Real, Circuito de Nafarros, Circuito de Alenquer, Rampa da Arrábida e o Porto-Lisboa em 1999. Ganhou também a Volta a Portugal do Futuro em 1995, sendo que na Volta a Portugal ganhou duas etapas, tendo-se classificado na geral no 2º lugar (duas vezes), no 9º (uma vez) e no 10º (duas vezes). Ganhou o Premio da Juventude nos dois primeiros anos em que participou (1992 e 1993).
Correu muitas provas a nível international, nomeadamente o Campeonato do Mundo, a Volta a Itália, a Volta a Espanha e a Volta à Polónia.

 No final da etapa, em Castelo de Paiva, será servido um almoço aos participantes, uma oferta da equipa local “ Os Pedais de Paiva “.
As inscrições para esta prova, que tem o apoio da CM de Castelo de Paiva, estão abertas até 22h00 do dia 14 de Junho.
GIRP/COliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva