sábado, 16 de junho de 2012


Gonçalo Rocha esteve na AG realizada em Lamego
MUNICÍPIO DE CASTELO DE PAIVA ASSUME VICE – PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO IBÉRICA DOS MUNICÍPIOS RIBEIRINHOS AO DOURO


O Município de Castelo de Paiva assumiu ontem, durante uma reunião da Assembleia – Geral, realizada na histórica cidade de Lamego, uma das quatro Vice-Presidências portuguesas da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), numa proposta de renovação de cargos e eleição de nova presidência que resultou da reunião daquele órgão deliberativo.


A Presidência da AIMRD que se encontrava sob a presidência do Município de Lamego, foi agora assumida pelo Ayuntamiento de Laguna de Duero. De acordo com os estatutos, é necessário realizar um processo de renovação dos cargos, de dois em dois anos, no que é imprescindível alterar a Presidência, uma vez que, sucessivamente, se comuta de país.
A Comissão Executiva da Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro é constituída por uma presidência e oito vice-presidências, sendo que as quatros vice-presidências portuguesas passam a ser, para além do município de Castelo de Paiva, os municípios de Tabuaço, Porto e Miranda do Douro e as quatros espanholas são: os ayuntamientos de Duruelo de la Sierra, Valladolid, Aranda del Duero e Aldeadávila de la Ribera.
No total, são cinquenta e quatro municípios, localizados desde a nascente até à foz, separados pela língua e pela cultura, mas unidos, desde 1994, pela partilha do Rio Douro, fazendo parte da estrutura desta associação luso-espanhola.
Recorde-se que, a Associação Ibérica de Municípios Riberinhos do Douro nasceu da vontade de diversas localidades, situadas nas margens deste rio, de criar um órgão capaz de ocupar-se da cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal, assim como de tentar conseguir a consecução de um projecto económico e ecológico comum.
O presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, participou neste encontro e congratulou-se pelo facto do município paivense assumir uma das vice-presidências desta associação ibérica, evidenciando o interesse de se continuar unidos, a trabalhar pela valorização, desenvolvimento e defesa do Rio Douro, sustentando depois, a necessidade de potencializar esta valência extraordinária que é o Douro, concretizando projectos de interesse comum.
Nesta Assembleia – Geral, promovida em Lamego, foi ainda definitivamente aprovado o Relatório de Contas de 2011, a Proposta de Orçamento para 2012 e feita a análise e apreciação da presidência portuguesa de Lamego, agora concluída.

GIRP/Carlos Oliveira

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva