quarta-feira, 13 de junho de 2012


CM DE Castelo de Paiva já pagou subsídios de participação
MARCHAS POPULARES E INFANTIS SÃO INICIATIVAS EMBLEMÁTICAS NO S.JOÃO


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva já liquidou os subsídios atribuídos para a participação das Marchas Populares e Infantis do S. João 2012, valorizando assim, o compromisso e o apoio assumido pela edilidade, às comissões organizadoras das marchas, ás instituições participantes, aos professores e encarregados de educação, para uma iniciativa que evidencia a grandeza dos festejos são joaninos no território paivense.


10 Mil euros para as Marchas Populares
Pelo seu impacto na sociedade e na cultura paivense, as Marchas do São João permanecem na nossa memória, onde se misturam lembranças das festas de cada rua, de fogueiras, de desfiles e danças, do colorido das roupas, de balões e pendões, cravos e manjericos, rimas e poemas, das saudáveis disputas entre marchas e dos segredos dos temas.
No seu vasto e rico historial constam centenas de pessoas que emprestaram a sua inteligência, brilhantismo, imaginação e trabalho dedicado, conferindo às Festas de S. João de Castelo de Paiva o estatuto que hoje têm. É impossível lembrar todos os paivenses que participaram e viveram estas festas. Ainda que nos detenhamos apenas nos organizadores, músicos, letristas e coreógrafos, muitos permanecerão anónimos, importando sempre valorizar o contributo que deram, para o seu prestígio e grandeza.
O mais importante, refere o presidente Gonçalo Rocha, é a história da alegria e das animações que sempre encheram a nossa vila pelo São João, transformando as Marchas Populares e Infantis num dos elementos marcantes da nossa identidade cultural.
Neste contexto, a Câmara Municipal atribui e já liquidou um subsídio de 10000 euros ( 2500 x 4 ) à Comissão Fabriqueira da Paróquia Sobrado para apoio à realização dos desfiles das quatro marchas que representam a zona urbana da vila, nomeadamente Vale da Rua, Gração, Fonte e Frutuária.
Mais de 7000 euros para as Marchas Infantis

Entretanto, as Marchas Infantis, organizadas pelas IPSS locais e Agrupamentos Escolares, também contam com o apoio da Câmara Municipal, na medida em que pretendem sensibilizar a criança, bem como os seus educadores (professores, demais agentes educativos e encarregados de educação), toda a comunidade em geral (a escola, o bairro e todo o concelho), para o meio envolvente, revivendo velhos costumes e tradições.
Alegrando e fortalecendo a cultura popular paivense, este é um momento de jubilo e orgulho para a comunidade local, sendo que as Marchas Infantis, que se mostram na manha de 22 de Junho, são o verdadeiro aperitivo para o grande desfile das Marchas Populares, o cartaz emblemático da noite de São – João.
Este ano, o apoio municipal contempla um total de 953 alunos, num investimento de 7147 euros, a repartir pelas diversas Instituições, abaixo referenciadas, que participam no desfile infantil que vai encher de colorido o Largo do Conde, para mais uma edição das festas são joaninas no território paivense:

- AGRUPAMENTO DO COUTO MINEIRO PEJÃO:  86 participantes, atribuir 645 euros
- AGRUPAMENTO VERTICAL CASTELO DE PAIVA:   417 participantes, atribuir 3127,50 euros
- CENTRO SOCIAL DE SANTA MARIA DE SARDOURA:   80 participantes, atribuir 600 euros
- CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE SOBRADO: 146 participantes, atribuir 1095
- ASSOCIAÇÃO “OS CUCOS” DE BAIRROS: 152 participantes, atribuir 1140 euros
- SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL: 72 participantes, atribuir 540 euros



GIRP/Carlos Oliveira

8 comentários:

O Directo disse...

Aquele clã que está no cartaz pertence à marcha do Vale da Rua, Gração, Fonte ou Frutuária? Alguém me sabe informar se na marcha dos Serviços Sociais da Câmara Municipal irão desfilar os secretários? Não gostava nada de perder esse espetáculo.

Anónimo disse...

É uma pena que os Senhores e Senhoras Professoras e funcionários de Escolas não dediquem à população do Concelho meio dia "de borla" para as Marchas Infantis desfilarem no Sábado. Se eu mandasse só dava o Subsídio se saissem no dia 23

Kalimero disse...

Pf alguém me pode informar quanto custam os CLÃ ao erário público ?

Anónimo disse...

Era escusado era ter "Maré Alta". Fujam disso, é a maior tortura acústica de Portugal e arredores..e anda a câmara a pagar isso...era melhor ter silêncio a ter "Maré Alta"...

Anónimo disse...

Caro Kalimero, deveria estar mais preocupado com a poluição sonora provocada pelos "Maré Alta" do que com os gastos com os clã...ao menos esses sabem cantar, tocar e não fazem playback instrumental...

Anónimo disse...

deixa lá não estão a gastar o deles e o teu???????????????

Anónimo disse...

Porque censuraram os meus comentários? não disse nada de anormal e ofensivo...só dei a minha opinião, que toda a gente vê e sabe, mas não sei porquê continuam a contratar essa coisa a que chamam de conjunto musical, denominada por "Maré Alta"...

Anónimo disse...

deixa lá o povo paga

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva