terça-feira, 10 de maio de 2011

Reconhecimento à autarquia e aos militares cinfanenses que estiveram na Índia

FREGUESIA DE NESPEREIRA VAI RECEBER EM MAIO ENCONTRO NACIONAL DE EX-PRESIONEIROS DE GUERRA


A freguesia e vila de Nespereira vai receber, no último Sábado de Maio, um encontro nacional de ex - Prisioneiros de Guerra, uma iniciativa orientada para a participação daqueles que, nestas condições, representaram as Companhias CC6,CC7 e CC8, de velha Goa, mobilizados a partir do Regimento de Infantaria 5 de Caldas da Rainha.

Ricardo Soares, promotor do encontro


Segundo a organização, trata-se de um evento alargado a todos aqueles que, no conflito do Ultramar, foram Prisioneiros de Guerra, privilegiando os oriundos dos concelhos de Cinfães, Arouca e Castelo de Paiva, bem como de outras Companhias.
Ricardo Soares, ex-Prisioneiro de Guerra na Índia e principal mentor do evento, refere que, o propósito da iniciativa, é reconhecer publicamente à Junta de Freguesia de Nespereira, pelo facto de ter permitido atribuir, na toponímia local, o nome de “ Ex-Prisioneiros de Guerra da Índia”, a um arruamento da freguesia.
Recorde-se que a deliberação da autarquia de Nespereira, ainda ao tempo de Mário Teixeira, em Julho de 2009, permitiu denominar o arruamento em causa, que tem início na confluência da Rua António da Rocha e Rua do Alto e termina na confluência da Rua da Vista Alegre e da Rua da Pedra da Moira, ou seja numa parte do troço da estrada municipal que liga Nespereira a Vilar de Arca, terra já pertencente a S. Tiago de Piães.
Tratou-se assim, conforme proposta de Ricardo Soares, de uma justa homenagem aos vinte e quatro militares do concelho cinfanense, cinco dos quais da freguesia de Nespereira, que prestaram serviço militar na Índia, por ocasião da invasão de Goa, Damão e Diu, em Dezembro de 1961.
Sabe-se que, nas cerimónias a realizar a 28 de Maio, para além do autarca de Cinfães, Pereira Pinto, e do Presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, vão estar presente outros convidados e individualidades civis e militares, estando a ser ultimado um programa evocativo com alguma honra e solenidade.
Os interessados em participar devem contactar, quanto antes, a organização através de Ricardo Soares, através dos seguintes contactos: 256955184/ 917903762, em Nespereira – Cinfães.
Carlos Oliveira – texto e foto

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva